terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Kowarekake no Orgel: Caixa de música meio quebrada


A tempos se crítica a indústria dos animes, seja por falta de criatividade, excesso de ecchi e muitos outros mimimi. E nessa lista de pessoas que reclamam, estão artistas famosos e talentosos do mercado japonês. Mas longe de mim querer iniciar aqui uma discussão do que é ou não interessante de se assistir. Mas falando por mim, eu gosto de obras que consigam me tocar interiormente, seja cult ou trash. E em meio á varios lançamentos de animes versão tv, surgem alguns OVA's bem interessantes, mas que pela sua simplicidade, acabam passando despercebidos por aqueles que não ficam sempre ligados no que tange á noticias de animes. Digo isso por que descobrir sobre a existência de Kowarekake no Orgel bem por acaso, quando passava o olho nos lançamentos do site Ambient e só de ver as imagens eu já me senti atraída, minha percepção é meio louca, mas graças á ela sempre acabo me deparando com ótimos animes.

Kowarekake no Orgel significa "caixa de música meio quebrada" e digo que tem tudo á ver com esse esplêndido OVA. Você deve ta se perguntando (ou não) o porque de todo aquele meu mimimi no parágrafo acima, mas é pelo fato de que em meio a toda a essas "criticas" envolvendo a indústria especializada dos animes,  sempre tem surgido obras incríveis no setor independente. Kowarekake é um doujin, que foi lançado originalmente em 2009 no Comiket 77, logo depois tendo seu lançamento em formato OVA. É uma obra feita pelo conhecido POP, ilustrador de Moetan. Circula pela web um boato sobre uma possivel continuação, mas desse vez seria um spin-off, com uma história paralela e com um nova personagem. Waahh, vamos ao que realmente interessa então, desculpem por ser tão enrolada.


A história gira em torno de Keiichiro, um rapaz que vive sozinho em uma casa que está em completa desordem, a principio fica a impressão de que ele não passa de desocupado preguiçoso que não quer saber de nada á não ser dormir, mas depois vemos que por trás dessa aparente apatia e desleixo, existe um  forte motivo que o faz agir assim. Em um dia de chuva, ele se refugia em um santuário e acaba encontrando uma garotinha sentada em uma cadeira e segurando um girassol e em sua volta, muito lixo. O que faz um garotinha, em plena noite de tempestade, sozinha em meio á um monte de lixo? Na verdade, não se trata de uma garotinha comum e sim de um androide, que alguém tinha jogado fora. O que isso diz pra vocês? Sim sim minna, a trama desse anime é muito similar á Chobits! E ouso a dizer que me lembra também, a trajetoria da Nyu em Elfen Lied, quando é encontrada por Kouta, sem se lembrar de nada sobre seu passado, tal como a Chii, de Chobits. A trama acontece em 2039, onde androides se tornaram eletrônicos comuns, onde cada pessoa tem o seu "parents", nome dado á esses androides com aparência humana. keiichiro não pensa duas vezes e pega a pequena parents que estava jogada no lixo e a leva á um loja de reparos, onde ele é avisado que ela jamais funcionaria.


Mas ela precisa funcionar, para que a trama do anime se desenvolva. Deixada no banheiro da casa de Keiichiro, ela acaba despertando no meio da noite sem quaisquer explicação e quando ele acorda, acaba tendo uma grata surpresa, ja que a garotinha estava lhe esperando com o café da manhã preparado. Mas ela é um modelo ultrapassado, como resultado espere por muitas trapalhadas por parte dela, que aparentemente não leva jeito pra cozinha. Como ela não tinha um nome, Keiichiro a batiza de Flower e apartir dai, sua rotina começa a ser seriamente comprometida pela presença da garota. Alguns devem pensar; "será 28 minutos de OVA, serão suficientes para desenvolver essa história?" Eu digo que sim, e o fato de ter uma trama simples e até clichê, com certeza ajudou. Mas isso não quer dizer nada, pois 25 minutos é muito pouco tempo para se desenvolver uma boa história, mas eis que POP consegue essa façanha, ao definir em tão pouco tempo características básicas nas personalidades de Keiichiro e Flower. Sem contar que a trama consegue fugir do lugar comum, aquela velha premissa de um jovem e um garoto morando sozinhas na mesma casa ser sinônimo de envolvimento amoroso e situações ecchi. Em Kowarekake no Orgel não temos nada disso, o carinho existente entre os dois personagens, em nenhum momento sugestionou que pudesse ser algo mais e isso torna a relação entre eles ainda mais bonita, como dois irmãos que se gostam fraternalmente.


Esse OVA nos proporciona momentos divertidos com uma Flower que me lembra muito a personagem Ika Musume, mas sem a malícia da mesma. Eu acho incrivel como em poucos minutos, o anime conseguiu passar sua mensagem com uma certa profundidade, onde ficamos conhecendo o passado e o motivo de Keiichiro ter olhos que remetem á uma profunda tristeza. O drama consegue ser bem envolvente e que inevitavelmente consegue tocar á quem assiste, sem soar muito melodramático. O final não é tão obvio e pode deixar algumas dúvidas, apesar que eu não ás tenho. Esse é um OVA muito indicado para todos aqueles que querem algo meio "ingênuo" e profundo, mas que também possa ser divertido e emocionante. A trilha sonora casa perfeitamente com a história e o character designer é muito bom, para um trabalho independente e animação corre de maneira suave. O titulo Caixa de música meio quebrada, tem uma analogia perfeita com a personagem Flowers, que como eu disse, é um modelo android já ultrapassado e se percebe isso quando o anime atinge o seu climax. É aconselhável se assistir os créditos, pois logo após tem mais uma pequena cena, que é bem interessante.

Um PV meio longuinho do OVA

***

Não estava nos meus planos inicialmente, comentar sobre esse anime aqui, mas me lembrei de algo que me disseram, quando seu comentário, excede os limites aceitaveis de caractereres, é ora de pensar seriamente em transforma-lo em um post para o seu blog. E viram que comentário gigante né? Creio ser um anime que possa interessar muito aos fãs da Nyu e da Nana-chan. Até muito em breve minna!!!









5 comentários :

Lucas disse...

hmm,parece legal!se eu achar legendado assisto!

|Glaucia disse...

Wow, ficou na minha lista *-* adoro animes desse tipo que são semelhantes ao Elfen Lied e Chobits, quando eu tiver tempo vou ver se assisto :3

Carlírio Neto disse...

Saudações


Quem escreve aqui é o dono do blog "NETOIN!", em resposta à sua solicitação de parceria via e-mail.

Com certeza, no que depender de mim, a parceria entre os nossos blogs está formalizada.

Em breve ( no máximo em uma hora ), haverá a apresentação da parceria em meu blog, juntamente com os links diretos para o "Elfen Lied Brasil" nas áreas determinadas do "NETOIN!".

Grato pela atenção, e que a parceria entre nossos blogs seja muito proveitosa para ambos.

Até mais!

julio pq disse...

ÒTIMO anime, acabei assistindo devido a sua recomendação e não me arrependi. Pra todos que quiserem ver, eu recomendo esse site, ele tem o side story disponivel: http://yokaianimes.com/multimidia/ovas/6325-kowarekake-no-orgel-side-story

Nota 10.

julio pq disse...

ÒTIMO anime, acabei assistindo devido a sua recomendação e não me arrependi. Pra todos que quiserem ver, eu recomendo esse site, ele tem o side story disponivel: http://yokaianimes.com/multimidia/ovas/6325-kowarekake-no-orgel-side-story

Nota 10.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.