sexta-feira, 9 de março de 2012

Me wo Mite Hanase: Olha-me nos olhos quando falas



Conhecido também como Look Me in the Eyes When You Talk – Este é um conto de Hitoshi Iwaaki, publicado em 46 páginas na revista Ace Tokunon da editora Kadokawa Shoten. Hitoshi Iwaaki não é tão conhecido, mas é autor de um mangá premiado e elogiadíssimo, o seinen Historie, lançado nas páginas da revista Afternoon da editora Kodansha. Para quem conhece seu estilo atual, já sabe o que encontrar: Arte competente, mas com fundos limpos e enquadramento bem tradicional.

A história tem como fio condutor o horror, que se desenvolve através do drama do personagem principal e trás a tona a gêneses da brutalidade humana – E claro, isso acarreta junto, como eles agirem como se fossem animais agindo por extinto e seguindo a cadeia alimentar do predador mais forte comer o mais indefeso. Após ser espancado por um bando de jovens arruaceiros, um homem apático que tem medo de olhar nos olhos das pessoas, vai parar no hospital. Mas quando abre os olhos, se vê rodeado por pessoas sem olhos. Esse seria só o inicio de sua espiral do horror.

Me wo Mite Hanase lembra um pouco a Visual Novel escrita por Gen Urobuchi, Saya no Uta. E tal qual, coloca o leitor em uma descente espiral de insanidade. Em Saya no Uta, Fuminori Sakisaka começa a enxergar todo o espaço ao seu redor de forma completamente distorcida, com tudo vermelho em volta, gore e bizarras aberrações. Mas aqui, as aberrações são os próprios seres humanos. É terror, mas é um terror de causar apreensão. Para algo do tipo, Hitoshi Iwaaki desenvolve a história de uma forma bem intrigante. Detalhe para a ironia da trama, onde o protagonista não consegue olhar nos olhos das pessoas. Andando cabisbaixo, nota como as pessoas ao redor parecem reagir mal sempre que se veem encaradas. Mas após presenciar algo que não deveria, a situação se inverte. Ele passa a conseguir encarar todo mundo, por mais aversão que sinta, e isso melhora seu convívio social, até que ele começa a olhar demais para o que acontece ao seu redor e se vê encurralado. Para uma sociedade como o Japão, individualista, foi interessante ver pela ótica de um personagem que de repente começa a reparar demais ao seu redor. Bom e recomendo.

[Clique pra ampliar]



Author: Hitoshi Iwaaki
Volumes: 01 Cap.
Gênero: Horror, Seinen
Revista: Ace Tokunon (Kadokawa Shoten)
Ano: 1994
Onde encontrar: Chrono