sexta-feira, 13 de junho de 2014

Higurashi no Naku Koro ni Kaku ~Outbreak~ (2013)

Cadê o surto?
Higurashi deu muito certo como franquia multimídia e [continua altamente rentável com diversos produtos licenciados], como resultado, há diversos produtos extraoficiais. Higurashi Outbreak é uma história curta, um conto escrito por Ryukishi07 em formato de livreto especialmente para o Limited Edition Daybreak Original Soundtrack – trilha sonora de um jogo de tiro homônimo com personagens da série. Ou seja, raridade para fã mesmo pagar caro para ter um item de colecionar que depois de um tempo vai se tornar raridade.

Consequentemente também não apresenta ambição em termos de história, embora esta nova perspectiva traga possibilidades interessantes para o universo da série.
Higurashi no Naku Koro ni Kaku ~Outbreak~ (literalmente: Quando as Cigarras Choram Vermelho ~ Surto~) é uma adaptação desse conto para um OVA de 52 minutos produzido exclusivamente como um brinde incluso na recém lançada máquina de pachinko (imagem acima) licenciada com o nome da série, da empresa Daiichi. Na história, vemos o pequeno vilarejo de Hinamizawa em 27 de julho de 1983 novamente tomado por uma grave ameaça de epidemia. Suspeita-se que um vírus ocasionado pela maldição do Oyashiro-sama tenha emergido do pântano Onigafuchi. Isso faz com que as pessoas comecem a perder a sanidade, com alterações de personalidade, agressividade e paranoia.

Não soa tão diferente do enredo básico da série clássica, exceto que com a ameaça de epidemia coletiva, a vila é cercada por autoridades e os seus moradores proibidos de deixarem o local, abandonados à própria sorte. Já imaginou uma epidemia zombie em Higurashi? É basicamente isto que ocorre. Com a loucura generalizada tomando conta de todos, Hinamizawa não demora a se tornar um Battle Royale e adivinha quem são os alvos? Os forasteiros Keiichi (Souichiro Hoshi), Rena (Mai Nakahara) e Satoko (Mika Kanai), obviamente, que é capturada como sacrifício para um ritual.
Com um cenário tão subversivo (em relação à série original) e com elementos de survival horror era de se esperar que Higurashi Outbreak seguisse uma lógica própria, tal qual Higurashi Kira, afinal são reimaginações que não devem ser levadas tão a sério. Keiichi e Rena enfrentando mano-a-mano 100 pessoas apenas com cutelo e taco de baseball? E todas as implicações que isto, em tese, traria? Isso certamente teria de se levado em consideração se fosse o universo original, em que suas personalidades e modo de agir devem ser respeitadas. Mas isto é puro fanservice – não havendo realmente uma grande diferença entre este OVA e os de Kira. Ou quaisquer outros materiais extraoficiais, com traços sempre alterados.

Infelizmente é uma liberdade criativa que não é bem explorada pela produção do studio Deen. Se é Rule of Cool, vamos ser Rule of Cool (ações físicas envolvendo personagens que são consideradas impossíveis e altamente viajadas, mas ainda assim divertido de assistir. Onde ser implausível é ser legal) com propriedade, mas diferentemente dos OVAs de Kira, Higurashi Outbreak não é um produto visando o grande público – é apenas um extra e a qualidade, tanto em termos de desenvolvido de cenário/história quanto de animação, é medíocre. Todos os momentos de ação se passam durante a noite, o que não justifica a direção obscurecer demasiadamente todo o cenário, focando apenas nas silhuetas de Keiichi, Rena e um ou outro personagem random, evidenciando a pobreza da animação, que apenas se concentra em alguns movimentos dos dois personagens principais. Inclusive, durante essas sequências, é facilmente notável a ampla utilização de animação em flash.
Assim sendo, a qualidade do character design, iluminação e ausência de boas sequências de ação física com Keiichi e Rena matando geral, em consequência estão ausentes. Se não tem bom Rule of Cool, talvez a carga dramática que acompanha as ações dos personagens na série original e o suspense inquietante pudessem fazer a diferença, mas aqui Keiichi e Rena não agem da forma que se esperaria deles em plena sanidade nem tão pouco demonstram sinais de psicopatia. Como disse, não há problema nisto, não é a proposta desta história aprofundar os personagens ou respeitar suas personalidades, mas por não conseguir corresponder plenamente ao que propõe acaba por ser decepcionante.

No entanto, como fã saudosa, tenho que dizer que não foi uma experiência tão ruim assim tampouco condeno a existência de tais projetos. Inclusive, existe a possibilidade que haja mais projetos animados envolvendo Higurashi em curto prazo, e histórias extras é o que não falta. Vai que uma hora eles acertam?

Por fim, Higurashi Outbreak se divide em duas linhas de perspectivas diferentes. Se na primeira metade há o mistério do desaparecimento de Rika, que poderia solucionar todo aquele conflito, na segunda parte a narrativa volta do inicio, interligando as tramas mostrando o outro lado do conflito. Muitos acreditam que Ryukishi07 escreveu este conto através da perspectiva da Takano Miyu, sendo Outbreak uma espécie de fanfic – uma das diversas que a personagem escreveu em Tsumihoroboshi-hen. Através dessa percepção, fica mais claro o porquê dela apresentar fatos com tanta certeza a partir da segunda metade em relação à Síndrome de Hinamizawa. Mas hey, não é como se aparecesse ela no final escrevendo a história. É um exercício imaginativo criativo de expansão do universo e, não ter certeza; mas suspeitas, é o que mantém a chama acesa.

Como uma última observação, deixo registrado que High Schoolof the Dead continua sendo o melhor anime de apocalipse zumbie que se tem conhecimento... Bem, não é como se houvessem concorrentes também. Quando vão adaptar Apocalypse no Toride e I Am A Hero? Questões. 

Nota: 05/10
Direção: Toshifumi Kawase
Roteiro: Toshifumi Kawase
Estúdio: Studio DEEN



Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter