sábado, 14 de junho de 2014

5 Luxos & 1 Lixo: Openings da Spring 2014

Ah, a Primavera. A estação do amor, da paixão, da renovação. O fim e o inicio de um novo ciclo.
Mas não esse ano, porque esse é o ano em que tudo é eclipsado pela Copa do Mundo. Só que a gente é otaco e continuamos respirando animes! Portanto... Vamo ligeiro que a lista ficou grandinha. 


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Música: Sosho Innocence
Interprete: Maaya Uchida



Não tenho grande apreço por essa música da Maaya Uchida, meu interesse é mais no conjunto da abertura na junção de imagem e música. Tanto que fiquei seriamente em dúvida entre a Hitsugi no Chaika, Selector Infected WIXOSS e esta aqui. Podem não se destacar muito, mas são aberturas econômicas e bem conduzidas. De todas, particularmente acho esta a mais divertida e a que melhor utiliza a linguagem da série a seu favor.

Com enredo que conta a história de assassinas, um alvo delicado e ingênuo e uma defensora tomboy, storyboard e direção foram pontuais em contar esse enredo em 90 segundos de adrenalina. Começa com as duas protagonistas e par romântico sob a mira e as diferentes reações de cada uma. Mesmo os quadros reutilizados do anime com a clássica apresentação do perfil de cada personagem são dinâmicos e envolventes – talvez uma música mais forte daria ainda mais impacto. Há ainda cortes feitos especialmente para abertura, como a apresentação das assassinas, sexys e perigosas. Mas a grande personagem da abertura é a garota de cabelo azul [Tokaku Azuma], que de assassina também se transforma em vítima aos 48 segundos, mas sempre obstinada. O ritmo aos 49 segundos é excelente, num mix de cortes reutilizados, novo background, paleta de cores, com diversos ângulos ousados e cortes secos que até prometem mais do que realmente entregam. Sua OP feijão com arroz que não vai chamar a atenção de ninguém, mas sempre eficaz. 

Música: This game
Interprete: Konomi Suzuki


Tá ai um anime que eu não perco uma abertura sequer! Ela emana o mesmo feeling que Guren no Yumiya emanava para Shingeki no Kyojin, traz a mesma emoção que YOUTHFUL trazia para a primeira abertura de Chihayafuru. Talvez seja até exemplos exagerados, mas a ideia é que This Game casa muito bem com NGNL e tem uma atmosfera propícia para cada começo de episódio.

Assim como a de Akuma no Riddle, a abertura aqui se desenha pela narrativa padrão de aberturas de animes e faz isso com eficácia e economia num ótimo sincronismo visual, apresentando premissa e personagens em sequências que em nenhum momento soam fora do ritmo. Minhas sequências preferidas são: 1) a de Shiro e Sora flutuando sob o solo de um grande centro urbana com pessoas passando sobre eles em tons de P&B, ignorando completamente sua existência. A mensagem é obvia e mesmo não conhecendo o anime, é possível absorvê-la inconscientemente. É um anime otaku-centric oriundo de uma light novel, e seus dois protagonistas são antissociais hikikomoris à margem da sociedade. Isto muda quando alguém joga para eles uma peça de xadrez e toda a realidade à sua volta passa a ter cores vivas.

2) então entramos na minha segunda sequência preferida com travelling entre os personagens que consiste no momento mais forte da abertura; é justamente quando a cantora eleva o seu tom vocal e os cortes de cenas explodem na tela acompanhando este tom otimista. É o momento máximo, em que a dupla têm a chance de viver unicamente num universo à parte em que eles não precisam se preocupar com os conflitos que o mundo real traz. 

03) Isshuukan Friends. (One Week Friends)
Música: Niji no Kakera (Shards of a Rainbow)
Interprete: Natsumi Kon



Música positiva com letras motivacionais que falam sobre a superação e o quanto a amizade desempenha um papel fundamental para esta perspectiva. Obviamente estamos diante de uma composição pensada especialmente para o tema da série, e como comentado pela Natchim (Quando Uma Música Combina Perfeitamente), as imagens que se formam no vídeo nada mais são do que as letras da música ganhando forma e movimentos, em um desenho de um mundo que não é visível a olho nu; para se vê-lo, é preciso fechar os olhos e sentir.

Imagino que despertar essa sensação tenha sido a intenção dos seus atores, pois toda a narrativa parece saltar das páginas do diário de Kaori, refletindo um mundo interior; um mundo muito particular para ela em que se encontra seus amigos mais caros. E o cenário? Ah, o cenário! É um espetáculo à parte com uma simplicidade dos sentimentos mais puros, onde formas, cores, luzes e efeitos se combinam em rimas visuais que soam como versos musicais muito fáceis de compreenderem por serem intuitivos e dialogarem com sentimentos que as pessoas conhecem bem. Melodia e letra possui um aspecto muito emocional e eu adoro como no inicio a Kaori se encontra solitária num mundo vazio emergida em reflexões sobre tudo que estava lhe acontecendo, mas à medida que a percussão vai ganhado entonações mais altas, o mundo ao seu redor vai se preenchendo de calor humano, pois agora ela não está mais sozinha. As cores em aquarelas e os desenhos estilizados dão o toque final, criando uma atmosfera de sonho e bastante intimista. 

02) Mushishi Zoku Shou
Música: Shiver
Interprete: Lucy Rose



Shiver é uma canção sobre o universo interior que nos é tão particular. Contempla as memórias de algo que lhe escapou às mãos, arrependimentos e sobre a falta sentida. A dificuldade de superar e enfim o vislumbre de um novo ciclo, sempre permeado por recordações agridoces.

E eu amava o jeito que você me olhava/E eu sinto falta do jeito que você me fazia sentir

E se nós voltarmos no tempo/Poderíamos aprender a viver do jeito certo

A OP de Mushishi Zoku Shou me soa como o reflexo da paisagem num espelho d’água. Um reflexo natural que vai se transformando conforme o passar das estações. Do lúcido e temperado Verão, passando pelo Outono; Inverno; Primavera e se repetindo novamente num ciclo interminável que se refere à própria natureza cósmica da vida, em que choramos e sorrimos com uma enorme facilidade; de plantas que nascem, florescem e morrem, das estações que vão e vem; da felicidade fugaz. Uma existência feita de instantes dispares.

Essa disparidade cíclica é bem capitada num ótimo timing entre a animação da abertura com a música interpretada por Lucy Rose, que com suntuosidade combina um ar doce e melancólico com a multiplicidade de sentimentos da papoula da índia. O que eu quero dizer é que, como a papoula da índia que possui propriedades narcóticas de puro ópio e com o nome significando “induzir ao sono”, essa abertura também traz em sua atmosfera uma sensação semelhante.

Assim como as propriedades da papoula da índia que a principio seduz, mas que com o tempo se torna uma prisão, os personagens de Mushishis parecem prisioneiros e fugitivos daquilo com o qual não conseguem lidar; e mesmo quando superados, jamais o que se passou jamais será esquecido. Gosto de como a nevoa esvoaçante teima como uma intrusa em se sobrepor na maior parte do tempo sobre o cenário. O frio é a sensação térmica que mais expões a fragilidade do homem e faz com que ele queira se proteger se encolhendo sob diversas camadas de fuga. Gosto também de como a tonalidade vocal da Rose vai da intensidade à serenidade, como a própria cadência harmônica da melodia com violão acústico, riffs de guitarra, piano e batidas esparsas de caixa, num ritmo que segue numa crescente até diminuir novamente. Como a vida e sua natureza cíclica.

Eu realmente sou apaixonada pelo timing dessa abertura e como sua escolha se adequa tão perfeitamente à temática da série. Isso revela uma sensibilidade envolvente. Ser simples e com competência é uma tarefa difícil. 

01) Ping Pong The Animation
Música: Tada Hitori
Interprete: Bakudan Johnny



Se a função genuína das aberturas é ser um reflexo do anime do qual fazem parte, a de Ping Pong é um exercício conceitual exemplar ao evidenciar o caráter estilizado e áspero da animação ao mesmo tempo em que transmite sua vibe explosiva.  A narrativa é simples, mostrando a rivalidade entre os jogadores e sua interação com o pingue-pongue. Não se surpreenda com tamanha entrega da parte dos personagens, que se relacionam com o esporte e se confrontam como se suas vidas dependessem daquela partida. De certa forma depende. Como toda série de esporte, ou pelo menos a maioria, o esporte em questão se torna um meio para que o personagem possa alcançar algo que vai além da simples vitória: um item de valor mais subjetivo.

Com storyboard, direção e animação (juntamente de mais 4 animadores) de Shinya Ohira (para ver seus trabalhos, acessar sua página no ANN), a narrativa salienta essa percepção de mundo, em que todas as vidas giram em torno do pingue pongue. Da preparação para a partida, com a câmera fechando nas diferentes reações (um mais relaxado e o outro concentrado) daqueles que são os dois personagens centrais do enredo ao encarar um adversário; à interação com a bola que se torna o centro dessa câmera. Minha parte preferida é o momento em que Peco se prepara para lança-la à Smile com a perspectiva do foco em ângulo baixo (a partir dos 15 segundos) – sendo este um efeito de exaltação e engrandecimento do objetivo; no caso a bola – e o que se dá a seguir é o deslocamento de zoom out e zoom in alternadamente onde cada corte – rápido e preciso – apresenta um jogador diferente numa excelente caoticidade rítmica.   

Shinya Ohira é um lendário animador adorado entre amantes de sakugas por sua característica de personagens hiperativos que estão sempre se movimentando. Como se nota, é também um amante da abstração e animação de contornos ásperos e irregulares, mas não se enganem: não é preguiça. Na verdade, é considerado um estilo de animação muito difícil de desenhar (em seu trabalho na série de curtas de Animatrix, muitos animadores americanos acreditavam que se tratava de rotoscopia e ficaram surpresos ao verem que se tratava de animação tradicional). O mesmo pode ser dito sobre essa abertura, que parece irregular e emulada de rotoscopia, mas é um sopro de criatividade num mar de aberturas pouco inventivas e repetitivas com as suas linhas instáveis em movimentos quebrados que transmitem a velha e boa atmosfera de animação rudimentar. Destaque para as mudanças de estilo visual que ressaltam diferentes momentos em torno do pingue pongue, da chegada à partida do ginásio, fechado com alguns planos aleatórios, como a falta de limites no espaço com dois personagens saltando de encontro a um avião. É a natureza surrealista e nonsense de Ping Pong concentrada em 90 segundos de abertura. 

#Lixo
Gokukoku no Brynhildr (Brynhildr in the Darkness)
Música: Virture and Vice
Interprete: Fear, and Loathing in Las Vegas



Quando se pensa em aberturas tão caóticas e enlouquecidas com vocais distorcidos, tenho certeza que para muitos o que vem à mente são as de Death Note. Elas são ótimas e compactas, entregam o produto com bom arrojo e sintonia. É realmente o que você pode esperar do anime: um thriller nervoso e intenso. Já em Gokukoku no Brynhildr, você não irá encontrar a atmosfera que essa abertura emana no anime em questão – ao contrário da primeira [abertura em tema incidental] que consegue um equilíbrio satisfatório. Não que não houvesse equívocos, o sincronismo falhava em diversas partes. Não sei dizer quem foi o diretor desta daqui, mas imagino que seja o mesmo da anterior, pois ambas apresentam equívocos nos mesmos aspectos. Claro que é uma música alucinante, há algumas boas jogadas como a Neko Kuroha se desfragmentando; o contraste de cores e a Valquíria enlouquecendo nos segundos finais, casando perfeito com os gritos do vocal – mas como um todo é uma imensa discrepância de timing.

Como nota de rodapé, cabe a curiosidade de uma segunda abertura para um anime que está à 3 episódios do fim sem qualquer previsão de segundo cour adiante – oh sim, o marketing é capaz de quebrar paradigmas porque animes também se tornaram uma poderosa fonte de propaganda para artistas de diversas gravadoras exporem seus singles. 

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