terça-feira, 3 de junho de 2014

Sakasama no Patema - Patema Inverted

Tive que ver em casa por que perdi a data no cinema.

Devo dizer que minha pretensão inicial em assistir esse filme, era apenas ter algum assunto para escrever para o blog. Eu tinha ouvido falar do filme em um encarte que peguei do cinema de arte contemporânea daqui da minha cidade, acabei perdendo a chance de vê-lo em uma tela de cinema por falta de atenção, e quando vi, o MDAN lançou, era Salva-Ratio, Por que não?

Onde tudo começou... ainda da tempo de ver Hal e Garden of Words , mas sinceramente o que mais me deixou puta foi ter perdido "The Wind Rises", passou em Japonês com legenda... pqp vida!

Patema viveu toda sua vida no subsolo. Ela gostava de explorar todos os tuneis em busca de descobertas e lugares desconhecidos, e ao mesmo tempo sonhava com o que poderia ser o mundo "real" que seu amigo Lagos falou em sua infância. Lagos a prometeu que um dia lhe mostraria esse mundo que ele queria tanto explorar e ao mesmo tempo unir ao dele, mas essa promessa nunca se realizou. 


Mesmo sendo alertada mais de uma vez pelo Elder e seu amigo Porta, Patema ainda tinha um grande instinto desbravador e sua vontade de descobrir era muito maior que sua noção de perigo e por isso ela foi para onde nenhuma criança deveria ir, na "zona de perigo" onde "homens morcegos" apareciam e raptavam suas vitimas ou pelo menos assim diziam.

Como é de costume, a protagonista nunca tem sorte quando se vai de encontro a uma regra determinante, e acaba sendo atacada. Mesmo conseguindo se defender e fugir, o inesperado acontece e ela acaba caindo da ponte para um buraco sem fim.


Era quase manhã, Age, moreno, olhos azuis (*3* baba baby baba) estava deitado na grama observando as estrelas enquanto esperava o amanhecer e por obra do destino ele vê uma garota subindo na grade para pegar sua mochila que havia caído, o problema é que ela estava de ponta cabeça.


Naquele momento onde Patema mais sentiu medo de sua vida, ao se ver sendo puxada para os céus, seu desespero pede a ajuda de Age, e assim começa a relação dos dois, uma relação cheia de significado.


O mundo em que Age vive é conhecido como "Aiga", com um governo ditatorial controlado pela família Izamura por gerações, onde as pessoas deixaram até de ter direito de olhar para o céu. A cidade no centro do reino é dominado por uma enorme "Torre de Controle", com um vasto deserto à espreita no horizonte, além disso as pessoas acreditam que aqueles "caiem" no céu, são pecadores e estão sendo julgados pelas forças divinas, eles não devem existir, eles não podem ser considerados humanos.


Escrito e dirigido por Yasuhiro Yoshiura, o mesmo de Eve no Jikan e o já comentando aqui no Blog, Harmonie. Como muito bem comentado pela Beta:
"Yasuhiro Yoshiura, diretor do elogiado Eve no Jikan, parece nutrir uma paixão especial por temáticas que dialoguem intrinsecamente com a estética ambiente das historias que conta, como parte complementar para se entendê-la."
Dessa vez ele criou todo um universo, apenas para o nosso prazer de podermos ver os personagens se ambientando a duas realidades diferentes em um espaço curto de tempo. Para mim, o significado do filme se resume a Liberdade, que também pode ser traduzido metaforicamente no filme como "voar".

A argumentação para o fato de Patema ser "invertida" é um acidente catastrófico que ocorreu na tentativa de conseguir uma nova fonte de energia alternativa, vinda da gravidade, fazendo com que o "universo" inverte-se a gravidade de muitas coisas, uma delas uma grande quantidade de seres humanos das quais Patema faz parte, onde se mantém escondidos no subsolo já que eles sabem do perigo de serem encontrados pelos "terrestres".

Patema se vê extremamente dependente de Age para contrabalancear seu peso, graças ao fato dele ser por lógica mais pesado que ela, os dois conseguem se manter no chão, mas logo aprendem maneiras de chegar aos céus juntos. E esse é o significado de tudo.


Patema e Age se mantém juntos pois isso lhes trás equilíbrio, e ao mesmo tempo eles aprendem que podem ter pleno controle de sua liberdade e isso os permitem voar como bem entendem. Ambos buscam de fato uma saída de suas atuais situações, eles tem um ideal em comum que os une.

Patema que vive isolada da realidade do mundo por questão de segurança, onde viveu toda sua vida sem saber da verdade, presa na escuridão dos tuneis do subterrâneo, e Age que mesmo sendo fixado a terra pela gravidade não se encaixa na escola ou na sociedade como um todo, uma sociedade cheia de regras e grandes restrições, com pessoas sem um pingo de individualidade que apenas se mantém caminhando todos os dias para algo que não os fazem felizes, não é necessário sentir, apenas faça, apenas mantenha o mundo girando, calmo, "perfeito". Mesmo que o mundo de Age seja aberto, cheio de campos e um vasto território, as pessoas se sente presas graças as regras da sociedade, extremo oposto da realidade de Patema onde a sua comunidade é cooperativa e organizada, mas é presa por questões físicas. Dois mundos distintos no mesmo planeta, separados por gravidades opostas.



Age perdeu o pai por um acidente, que coincidentemente foi quando ele estava tentando realizar seu sonho de voar nos céus e há aqueles que dizem que ele mereceu, pois desobedeceu as ordens e foi castigados pelas forças divinas. Da mesma forma que Patema acaba perdendo Lagos. Age não tem medo do céu, na realidade ele nutre o mesmo sonho e ao contrario de todos que já viu Patema, mesmo com medo do céu, foi capaz de dizer que ele era lindo e compartilhar da mesma opinião de Age.

Age e Patema conseguem em um curto espaço de tempo entender muito bem um ao outro, principalmente por que ambos acabam passando pelo medo de não se ter nada aos seus pés, o medo do céu. 

O filme possuem bons momentos emocionantes com ótimas musicas para completa-los, tendo Oshima Michiru como responsável, a mesma que cuidou de Fullmetal Alchemist First e Zetsuen no Tempest. Como há momentos onde eles usam esse excesso de emoção para fazer piadas de quebra de tensão.

A todo momento podemos ter tanto a visão de Patema como a de Age em relação ao mundo, movimentos de câmera que tentam mostra da forma mais realista o ponto de vista de ambos, de ponta cabeça na grande maioria das vezes. Ver em primeira pessoa como é estranho ter tudo ao seu redor ao contrario. Seus medos estão inseridos ali e jogados para nós para que possamos entender o que está se passando. A animação é muito bem feita e se dá muito destaque ao que as cores representam na história, como cores neutras e escuras fazem parte da vida de Patema, e quando verdes e azuis que representam a natureza são mais recorrentes a Age e seu mundo ao ar livre, mas os Cinzas é que aparecem na grande maioria das cenas que seria o meio termo.

A história em si pode ser entendida como uma fantasia, onde Age seria o príncipe a salvar a princesa Patema das garras do vilão, é uma ideia infantil mas eu gostei da forma como foi executada. O vilão é muito fácil de compreender, e por isso sinto que seus ideais e motivações são vazios, no fundo ele era um covarde alucinado pelo "poder" que tinha a ideia infantil de querer que Patema depende-se dele, alguns dizem ele ter uma personalidade ~sádica~, eu considero idiota, era só um velho pervertido de merd-.

Atuação de Fujii Yukiyo (Patema) e Okamoto Nobuhiko (Age) são naturais e combinam com seus personagens, e acho que não poderia ser considerado um review meu se eu não comenta-se que eu Shippei eles o filme inteiro *-*. ELES SÃO MUITO FOFOS JUNTOS GENTE! PARAAAAAA!!!!!


Devo dizer que achei que o filme tinha algumas inconsistências em pró do enredo com a falta de algumas explicações, mas acabou bem fechadinho, e mesmo que seja um filme com uma ideia infantil sem lá tanta profundidade, leve devo dizer, recomendo para que todos assistam.




Nota: 08/10
Direção: Yasuhiro Yoshiura
História e roteiro: Yasuhiro Yoshiura
Estúdio: Purple Cow Studio Japan
Tipo: Longa Metragem
Episódios: 01
Duração: 99 min
Perfis: ANN, MAL

Temas Relacionados
-Harmonie – Anime Mirai 2014
-Kotonoha no Niwa - Makoto Shinkai