sábado, 26 de dezembro de 2015

Noragami Aragoto (2015)

Era para ser semanal, mas acabou sendo Review final.

Eu meio que tinha prometido nos comentários de um dos posts que iria fazer semanal de Noragami, mas eu não sou responsável o suficiente para isso como vocês podem ver. Então vou pelo menos fazer um review final pra ele, comentando as duas sagas que foram adaptadas =D. O que quer dizer... SPOILERSSSSSSSS pra quem não assistiu essa segunda temporada =3, Vou explicar algumas coisas que aconteceram =3.


Arco Bishamon (Episódios 01 a 06)


Depois de todos os acontecimentos do arco passado, Yato volta a trabalhar como antes, Yukine começa a estudar e tenta ao máximo ser um bom Shiki, e ao mesmo tempo faz um amigo! Coincidentemente é um dos Shikis da Bishamonten, muito poderosa e atual inimiga de Yato. Mas um acontecimento gera diversas desconfianças e conflitos começam a acontecer dentro do Clã "Ha", e o ódio de Bishamon contra Yato aumenta cada vez mais.
Impressões: Bom, pra mim esse arco foi bem corrido, foram 12 capítulos (12 ao 23 no mangá) adaptados sendo que Noragami é um mangá MENSAL, então foram bem uns 3 volumes só nisso. Como Noragami não é o anime de maior orçamento nessa temporada do estúdio BONES, a animação estava meio inconstante isso desde o primeiro episódio. Eu acho que esse arco ficou até bem adaptado, mas eu senti que eles realmente correram com o enredo, mas pelo menos o principal todo foi mostrado.



Diferenças do anime pro Mangá 
(ZOOOOONA DOS SPOILERS, NÃO LEIA SE NÃO QUISERRRRR)

1. A luta final é diferente!

Basicamente no anime eles acrescentaram mais coisas =P, realmente o Yato luta com a Bishamon e tudo mais, mas quando ele luta com o Kugaha é mais ou menos filler. Logo depois que o Yato corta a mão do Kugaha, a Bishamon o protege, mas depois ela o libera e o manda embora como ocorre no anime, mas a parte do ayakashi gigantes atacando o Yato, NÃO OCORRE, mas de fato é um Ayakashi que sai matando todos os Shikis da Bishamon dentro da casa. 


2. Passado do clã "Ma"

No mangá, o capitulo 23 é todo feito para explicar o que aconteceu com o clã que o Kazuma fazia parte antes, como era o Kazuma antes de virar hafuri, o dia-a-dia, como o clã entrou em crise, porque o Kazuma foi atrás do Yato para pedir sua destruição, tudo é bem explicadinho. No anime eles fizeram em Flash Back, e até apresentaram uns personagens que são "importantes" mas não fazem nada com eles =P... mas é aquilo que aconteceu no anime mesmo, Yato chegou e destruiu tudo.



*-*-*

Arco Ebisu (Episódios 07 a 13)

Yato-chan acaba se encontrando com um dos 7 deuses da sorte "Ebisu", que lhe oferece um mar de dinheiro por seu Hafuri Sagrado a.k.a Yukine-kun. Lógico ele não aceita e bla bla bla, porém... Nora aparece novamente diante dele o chamando para um trabalho. E esse trabalho é de proteger uma pessoa importante, que acaba por ser o mesmo Ebisu, que estava indo pro Reino da Trevas buscar uma coisa lá.
Impressões: Esse arco não pareceu muito corrido, mas ao mesmo tempo ele foi o que teve mais Fillers XDD. Como o primeiro, pelo menos o principal foi mostrado, mas pra mim os fillers não me foram muito convincentes, parecia só que eles queriam porque queriam que o Yato salva-se o dia porque ele é o protagonista, e sinceramente, eu não sei dizer se foi bom ou ruim isso... talvez o pessoal que não leia o mangá deve ter achado um máximo e talz... mas enquanto eu assistia eu só conseguia pensar "Mas tah tudo errado produção!!". Foram adaptados os capítulos 24 ao 39.

Sobre a Historia:

Sobre o Yato e seu sumiço, não sei se deu para compreender direitinho mas basicamente, o Yato não pode ir contra as ordens do Pai dele, porquê? Yato é um Deus que não tem seguidores, e por causa disso ele é rapidamente esquecido, a própria Hiyori durante a história acaba esquecendo dele, mesmo tendo tanto apresso por ele, a falta de convivência fez seu trabalho e ele foi esquecido, então imagine as pessoas que ele ajuda... todas elas vão esquecendo dele bem mais rápido... e ai você se pergunta, porque o Yato se mantém vivo por tantos anos? O PAI. Aquele que o criou é o que mantém vivo, porque ele nunca vai esquecê-lo. 

Então sempre que o Pai dele o chama, ele acaba indo resolver as paradas. O que são essas paradas? O Yato é considerado um Deus da Guerra, mas na realidade ele está mais para um Deus das "Calamidades" o real motivo para as pessoas rezarem pra ele, é para pedir para que coisas ruins aconteçam, então sempre que ele é chamado, ele cuida desses casos de assassinatos, destruição, vingança, ódio e diversas outras situações negativas, e por isso que ele não quis levar o Yukine com ele. Ele tem vergonha disso, ele não gosta de fazer esses serviços, mas ele tem que fazer porque não quer que o Pai pare de gostar dele e ele acabar sendo jogado fora, a ponto de vir desaparecer.

Falando nisso, quando a Hiyori esquece do Yato na primeira temporada, aquilo é FILLER tah? No mangá a Hiyori só esquece ele dessa vez. O ultimo arco todo da primeira temporada com aquele outro cara aleatório e tudo filler... se não me engano deve ser os 3 últimos epis. 

Diferenças Anime x Mangá
(ZOOOOONA DOS SPOILERS, NÃO LEIA SE NÃO QUISERRRRR)

1. Morte do Ebisu

A morte do Ebisu é totalmente diferente no mangá, basicamente o Ebisu sai do "Inferno" ainda consciente mas muito ferido, e os deuses já aparecem para ataca-lo, no anime demorou bastante para eles aparecerem. Ele usa os Ayakashis para se defender como ele fez no anime, como também a Bishamon o protege (aquela cena onde o Kazuma controla o Dragão de Trovão realmente acontece), MAS o Ebisu NÃO consegue fugir pra mata, enquanto Ebisu ainda estava jogando no chão por causa luta, uma garotinha de guarda-chuva aparece do lado dele e ele acaba baixando a guarda, mas na verdade essa garotinha era só um boneco, que EXPLODE, Bisha TENTA avisar, mas ela não consegue. O Ebisu libera o Shiki dele que se salva mas o próprio Ebisu morre por hemorragia nos braços da Viina... e é reencanado depois, como acontece no anime.


Então NADAAAAAAAAA desse poder apelão do céu, nada do Yato ajudar, nada deles fugirem, nada deles destruindo a terra, NADA disso acontece, o Yato NEM ESTAVA NA CENA, isso tudo acontece ANTES da Bisha ir até buscar o Yato lá embaixo. Além disso, não importa o quanto o Yukine seja forte por ser um Hafuri, ele ainda não seria capaz de ir contra aquele poder sozinho pelo nível que as coisas andam no mangá, ainda mais com o Yato ferido daquele jeito. Bones só queria prolongar a luta, e deixar para que o protagonista resolvesse o problema deixando a cena mais heroica. Mesma coisa que acontece no arco da Bisha.

Um detalhe muito importante que tem que ser lembrado é que o Ebisu, por ser um Deus ainda bastante cultuado no Japão, mesmo que ele morra, sempre irá renascer, por isso desde de criança, sempre colocaram na cabeça dele que sua vida em si, o seu "EU" não era assim tão importante, o importante é que a ENTIDADE Ebisu se mantenha viva, e isso fez o Ebisu desenvolver uma despreocupação com relação ao sua vontade de viver, até o momento que em que ele se vê diante do Yato que é totalmente o contrario dele, já que o Yato viveu todos esses anos lutando para não ser esquecido e em consequência disso não desaparecer. Quando a Bishamon segura ele em seus braços, vendo o sofrimento dele, ela pede pra ele se calar e diz "Nós vamos nos ver de novo! Você vai ressuscitar!", pela primeira vez ele sente que ELE aquele Ebisu, não seus antepassados e nem os futuros, ELE estava vivo, e queria se manter vivo. Eu acho essa cena espetacular, Ebisu chorando em desespero sabendo que era seu fim, mas desejando com todas as formas viver.



No anime, quem segura o Ebisu nos braços é o Yato mas eu senti como se o contexto tivesse ficado um pouco diferente, quando eu vi a cena pela primeira vez, parecia mais que o Ebisu estava "feliz" por ter compreendido como a vida era importante para ele, e ele só disse que não queria morrer para o Yato para que ele entende-se que ele havia aprendido essa lição tão importante. Mas depois que eu vi pela segunda vez, realmente a expressão do Ebisu é de desespero, de realmente querer se manter vivo, como era para ser. 



2. Kugaha x Yukine

O Kugaha realmente aparece do nada na floresta onde Hiyori e Yukine foram tentar achar o Yato, a luta foi basicamente aquilo mesmo, mas eles cortaram o detalhe de que o Teijin-san o torna um Shiki dele. Assim agora que ele tem um nome conhecido, ele pode ser preso e depois interrogado.


3. Cena do restaurante: O Yato pega o mini-Ebisu e corre lá no restaurante que o antigo Ebisu gostava e tal, mas a Hiyori nem o Yukine seguem eles... eles não ficam espiando na janela =P

4. Liberação da Nora: As cenas foram feitas juntas, mas na realidade são separadas, o Yato se encontra com a Nora SOZINHO, o Yukine não vai com ele, mas o loirinho percebeu que o Yato dá uma fugida de casa e vai com a Hiyori espiar o que é, e ai vê a cena toda. 


5. Conversa entre Yato e Yukine: No dia seguinte dele ter liberado a Nora, é que ele chama o Yukine pra conversar e pedir pra ele o guiar por esse novo desejo que ele aumeja e ao mesmo tempo, ele conta tanto pra Yukine, quanto pra Hiyori, o porque do nome Yaboku, e um pouco do passado dele.

Ah sim, explicando uma coisa que talvez algumas pessoas não tem entendido, não sei por qual fansub vocês viram, o Yato tem um nome real que seria "Yaboku" dado por seu pai e tal... Ele esconde esse nome da mesma forma que a Kofuku esconde que é a Binbougami, porque esse nome só trás memorias ruins para ele da época de quando ele era novo e fazia atrocidades só para realizar os desejos gananciosos do Pai, e ai ele muda de novo quando resolveu mudar sua função de vida para ajudar as pessoas. 

No nome do Yato, o TO é escrito em Katakana ( to), mas esse ideograma também pode ser lido em Kanji como "Boku" (卜 boku) que significa Divinação.

*-*-*

Uma cena que faltou no anime que eu acho bem fofa, é o Iwaki dizendo para o novo Ebisu nunca mais sacrificar sua vida por outra pessoa de novo, já que seu antigo eu não gostaria mais de morrer daquela forma.



Um detalhe muito importante que eu LEMBRO de ter dito no meu post de primeiras impressões era para prestar atenção nesse garoto aqui porque ele é MUITO importante, quem viu o episódio ATÉ O FINAL, depois da END, sabe do que eu to falando.

Será que alguém sacou qual é o real papel dele dentro da história?

Eu gostei bastante da OP dessa temporada, uma das musicas mais empolgantes do Outono *-*, mas a END eu prefiro a da temporada passada.

Foram adaptados dos volumes 04 ao 10, atualmente tem 15 volumes, em teoria ainda dá pra fazer mais uma temporada... mas o arco atual de Noragami ainda não foi concluído, se tiver, vai ser daqui a uns 2 anos.

*-*-*

E é isso, um post cheio de Spoilers porque eu não consigo viver sem eles, desculpa gente, foi mal =P... ATÉ A PRÓXIMAAAAAAAAAAAAA e Duvidas nos comentários que eu tento explicar, eu acho... XD

Posts relacionados:
- Noragami: Até deuses suam 

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook
@ElfenLiedBR

resenha, review, análise, crítica, segunda temporada, Noragami Aragoto, anime, estudio BONES