quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nova série da Key: Rewrite ~ O destino dela pode realmente ser reescrito?


Parece que desta vez o tão aguardado Rewrite, mais recente visual novel do estúdio Key (famoso por aqui devido a versão animada de alguns de suas melhores obras, como Clannad, Kanon 2006 e Air Tv) finalmente verá a luz do dia em 24 de junho próximo (Preorder) se seu lançamento não for mais uma vez remarcado. Rewrite vem sendo comentando desde meados de 2008 e o fato de ser um trabalho que vem sendo concebido como “comemoração” aos 10 anos de vida do estúdio Key, responsável por emocionar uma geração inteira de otakus com seus jogos de enredo dramático e muitas vezes trágico.
Sizuru e Kotarou ownando. Esse estilo moe loli mesclados com cenas de ação me lembrou Hidan no Aria

Mas Rewrite tem uma diferença gritante se comparado a todos os seus antecessores e isso tem uma explicação, dessa vez dos envolvidos diretamente no roteiro, apenas Yuto Tonokawa tem ligação direta com a empresa. Foram convidados para trabalhar no roteiro; Romio Tanaka – que escreve roteiros para visuais novels bishoujos e eroges. Atualmente escreve uma Light Novel publicada pela Shogakukan, intitulada Jinrui wa Suitaishimashita – e o "famoso" Ryukishi07, cabeça do grupo 07th Expansion, responsável por obras que diferem e muito do “estilo key” que todos conhecem. Seus jogos mais famosos – Higurashi e Umineko no Naku Ko ni – o horror, suspense e gore são os elementos que mais se destacam.

Chihaya e Kotarou, CG muito lindo e que cia bem como papel de parede

Se Little Busters! pode contar com uma pequena participação de Maeda Jun no script, dessa vez ele participará da composição das músicas e também como QC do jogo. Ele também está envolvido na adaptação do anime Angel Beats! (que foi originalmente criado por ele a convite da P.A. Works/Aniplex) que atualmente conta com uma série de mangás e uma light novel.

Opening versão animada

História

Rewrite acontece na fictícia cidade de Kazamatsuri. Se em Air o cenário é uma pacata cidade litorânea em pleno verão e Kanon chama a atenção por ser ambientada uma cidade coberta por uma camada de neve em um latente inverno,  o belo cenário de Rewrite se destaca  por se passar em um lugar calmo, coberto por árvores e vegetação, sendo que se tem a impressão que a qualquer momento as arvores irão tomar toda a cidade. A história tem como plano de fundo o ensino médio, com a primeira parte do enredo consistindo principalmente na interação dos personagens em suas vidas cotidiana. A segunda parte tende a ser mais dramática e emocional, além de se focar bastante no mistério da trama.

Kotori se banhando, adorei o cabelo dela ai, mas néh, ninguém vai reparar

Kazamatsuri é uma cidade reflorestada que reúne o ideal de coexistência entre civilização e natureza. É nesta cidade que Tennouji Kotarou vive uma vida normal com seus amigos Kanbe Kotori e Yoshino Haruhiko. Nesta cidade pacífica, há uma época de "bagunça" que surge uma vez por ano e que estava prestes á acontecer novamente; o festival da colheita, que envolve todos os moradores da cidade. Devido a este gigantesco festival cultural, Kotarou arranjou um trabalho de meio expediente que envolve reunir informações para reportagens. Isso porque em Kazamatsuri, correm boatos sobre pessoas sem registro de data de nascimento assim como também correm boatos sobre o oculto (temas que envolvem bruxaria e espíritismo). Kotarou acaba caindo em um acidente inexplicável e pede ajuda para a presidente do clube de ocultismo, Senri Akane, realizando pesquisas que envolvem todos os seus colegas conhecidos. Para Kotarou, é como se fosse uma pequena aventura, desde que ele pudesse se divertir com seus amigos, estaria tudo bem. Mas ele ainda não percebeu, que sua pesquisa estava ligada à uma "verdade" que ninguém sabe...

Poderia ser possível ele reescrever o destino dessa menina?

Opening versão com CG's

Personagens

Tennouji Kotarou: Protagonista ao qual o jogador poderá interagir com todo o elenco de personagens. Tem uma personalidade brincalhona e empolga-se fácilmente.Ele mesmo não percebe, mas dá bastante trabalho aos outros. Devido à sua personalidade de querer meter o nariz em tudo (um intrometido), ultimamente esteve envolvendo-se em incidentes misteriosos e sem solução.


Kanbe Kotori: Grande amiga de Kotarou e heroína principal. Pequena e cheia de energia, como um bicho de estimação. Tem habilidades de jardinagem e sente espíritos. Como esteve sempre com Kotarou, tem poucos amigos. Graças ao seu jeito, vive tendo conversas com Kotarou que parecem mais uma comédia romântica.


Ohtori Chihaya: Garota transferida repentinamente para a escola de Kotarou. Tem sobrenome tradional, mas não liga para etiqueta. Ela é extramente perfeccionista. Devido a sua lerdeza, é sempre ajudada por ele, mas como não consegue ser sincera, ambos vivem brigando. Alguns acham que ela gosta dele, outros acham que ela o detesta de verdade.


Senri Akane: Chefe do clube de ocultismo, chamada de "a bruxa da escola". Sendo um caso especial na escola, é famosa entre uma parte dos alunos. Da sua aparência delicada, não imaginam que ela é mais debochada do que Kotarou, ainda que com uma personalidade que não se destaca. Suas palavras que parecem ter segundas intenções chamam atenção, mas o que ela quer dizer, ninguém sabe.


Nakatsu Sizuru: Kouhai do protagonista, está no conselho de moral da escola. É calada e só fala o que pensa, mas mesmo sem palavras, consegue passar o que quer por ações e é bem expressiva. Não faz quase nada relacionado ao conselho de moral, mas como quer que Kotarou se preocupe com ela, vive pegando no pé dele. O tapa-olho esconde sua heterocromia (anomalia genética ocular, que faz com que a pessoa tenha um olho de cada cor), ela só o tira quando está entre conhecidos. Peixe é seu prato favorito.

Konohana Lucia: É a representante de classe, que está na mesma sala que Kotarou. Ela é bem conhecida na escola por ter um forte censo de responsabilidade e de justiça. Ela é exigente, forte e costuma bater de frente com Kotaru quando este sai da linha, lhe inflingindo punições. Ela tem uma personalidade fria e curiosidade aguçada.

Yoshino Haruhiko: Auto-proclamado deliquente da escola (ainda que não cause tantos problemas assim), ele perde a cabeça facilmente e é sempre desequilibrado por Kotarou.



Ohtori Sakuya: Considerado um grande "irmão" para Chihaya, ele cuida dela como se fosse um guardião e apesar de terem o mesmo sobrenome, eles não possuem nenhuma ligação de sangue. Embora ele seja bastante sociável, principalmente com as garotas ao qual sempre faz o papel de irmãos mais velho, com Kotarou ele tende a ser mais frio.

Touka Nishikujou: Nova professora da escola. Está sempre sorrindo e é muito gentil. Por sua personalidade otimista, goza de muita popularidade entre os meninos e as meninas. Embora não seja professora de Kotarou, ela está sempre conversando com ele nos corredores.


Mídias

Sabe aqueles mangás que nascem encostados na obra original e que quase sempre deixam muito á desejar? Pois então, Rewrite já tem 3 deles. Essa é uma pratica comum de marketing da série original e vemos bastante disso em muitos animes. Ainda há uma rádio on-line em especial chamada Radio Rewrite: Gekkan Tera Kazamatsuri Gakuin Shikyoku apresentada pelos seiyuus Masakazu Morita e Saito Chiwa, que dão voz á Kotarou Tennouji e Kotori Kanbe na visual novel.

Foi lançado no dia 28 de janeiro o single "Philosophyz", contendo a OP e a ED ("Yami no Kanata e")  da novel e alguns temas instrumentais, a artista é Runa Mizutani e aqui cabe um comentário pessoal; esse single está muito bacana. Como Rewrite tem três músicas temas (duas aberturas e um encerramento), ainda há uma segunda OP cantada pela banda Psychic Lover com o sugestivo nome de "Rewrite" e ao que tudo indica, será ela a principal. Inclusive, a música tema é a da versão animada da OP pelo estúdio White Fox.


Fora todos os produtos licenciados que tem saido com o nome da série, como as famosas figures, guide-books . Como toda série da Key tem lá algum mascote, o de Rewrite é bem kawaii e eu não me importaria em ter um em miniatura (fufufufu~).

Comentários gerais

A marca de Ryukishi está bem em evidência em Rewrite, começando pela OP do jogo, que foi feita pelo estúdio de animação White Fox (que atualmente está produzindo o anime Steins;Gate) . Também é impossível não se lembrar de Night Wizard (ver a OP aqui), jogo que deu origem á varias adaptações, como um anime de 13 episódios pela Hal Film Maker. Na história de Night Wizard, uma goth loli recruta um punhado de alunos do ensino médio para proteger o mundo usando magia de combate em um universo paralelo, e o vilão é uma loli ainda mais gótica, que está relacionada com a outra e há o simbolismo da lua.






Staff:
Character Design/Planejamento: Hinoue Itaru
Enredo: Tanaka Romeo/Ryuukishi07/Tonokawa Yuuto
Música: Orito Shinji/Maeda Jun
CG: Shinori/Na-Ga/Mochisuke/Tayama Minimo
Background art: Torino
QC: Maeda Jun
Site oficial: http://key.visualarts.gr.jp/rewrite/


Trailer 

13 comentários :

julio pq disse...

Eu não jogo VNs, mas fiquei bem curioso com a descrição. Bem que poderia virar logo anime viu, até agora não teve nenhum anime da Key que eu realmente não tenha gostado, será que tem chances de acontecer?

Carlírio Neto disse...

Saudações

Ete jogo é, realmente, aguardado desde meados de 2008, Roberta.

Recordo-me quando o Nisishima comentou brevemente sobre ele no "Subete Amimes", e na seqüência acabei fazendo breve menção no meu blog também.

O seu texto ficou rico em informação e profundidade. Os links para textos de vários blogs (que tendem a contribuir com o ideal deste seu post) também é uma prática das mais interessantes (novamente agradeço pelas menções).

Acredito que, para as pessoas que não conhecem os trabalhos da Key com alguma profundidade, esse texto vem à servir como uma importante vitrine de conhecimento à quem quiser saber.

Parabéns.

Até mais!

Moranguinha disse...

Finalmente essa novela terminou, agora é esperar outra eternidade para alguém traduzir. Bom texto, ótimo pra situar quem estiver de fora.

Hig disse...

Nossa, ta com uma cara tão boa esse animê, concerteza absoluta vou ver

Unknown disse...

@Julio
Muito provável que sim néh, apesar da aposta de meio mundo no anime de Little Busters, até agora não acontece. Não seria surpresa que Rewrite ganhasse bem antes, seria ótimo.

@Carlírio
Muito obrigado, fico feliz que tenha achado legal. Achei que ficou bem raso, mas queria que fosse bem light pro pessoal que não conhece. E se não assistiram nenhum anime da Key ainda, ta ai a dica nos links de blogs indicados ;)

@Moranguinha
Obrigadinha ^_^

Arthur Gomes disse...

não gosto muito dos trabalhos da Key,mas esse ai eu quero jogar, parece ser uma proposta muito intressante. Não sabia da Light Novel de Angel Beats, torço para uma continuação do anime mas isso parece um sonho bem distante.

Leandro disse...

Muito bom o post!

Estou ansioso por Rewrite. De fato o jogo teve mudanças com a troca de equipe, mas muitas das características da produtora permanecem intactas, e isso que mais gosto da Key, a capacidade de criar jogos diferentes sem perder as origens.

Outro detalhe interessante é o fato de estarem lançando a versão all-age primeiro, a criação de uma CM para ser exibida na TV e até o fato de criarem uma opening animada para chamar a atenção. Não acho que com isso a Key vai se lançar no mainstream, mas certamente foi uma iniciativa louvável.

Unknown disse...

@Leandro Nisishima

Obrigada pela opinião ^_^
Concordo com você, tem muita gente criticando devido a mudança e outros detalhes bobos que notaram (ou sentiram falta) na versão demo, mas gosto muito da peculiaridade de sempre deixar a marca Key em tudo que fazem. E com um projeto tão cheio de mudanças na equipe e no jogo, há motivo pra tanta demora e também por receber tantos "mimos".

borbs disse...

O fato de ter havido a troca de engine do jogo, que era RealLive para SiglusEngine, que nesse novo engine suporta a resolução wide, pode ter colaborado por esse atraso enorme na entrega da vn e a mudança de equipem as isso não alterou muito o enredo e jogabilidade, as diferenças são bem sutis.

Kauê disse...

Roberta, estou passando apenas para informar que retornei as atividades com meu blog, o otakismo.

http://otakismo.blogspot.com/2011/06/homo-virtuens-o-surgimento-do-fenomeno.html

Com mais calma volto para ler seus bons textos. (gostei muito do Perfect Blue/Cisne Negro).

Kekkaishi-san disse...

Ei vo uns comentários seus sobre a Sizuru e concordo plenamente, ela é a encarnação do moe. Simplesmente adoravél. Eu não sei como eles vão explorar isso ai não, mas eu adorei ela. Mas pelo pouco que eu sei das personagens, de longe a que mais me interessou foi Akane. O fato dela não suportar magia e ser extremamente manipuladora só tem a acrescentar no enredo. Estou realmente interessado nesse lado sobrenatural e em witchiness, tomara que tenha essa abordagem. Quanto as críticas, pouco me importo, acho bom que surjam uns projetos mais ousados vez ou outra e esse ai já esta dando o que falar.

Unknown disse...

Olá Kuê, seja muito bem vindo de volto á blogosfera, TODOS COMEMORA.

Anônimo disse...

Tem previsão do lançamento do anime? e o manga, tem algum lugar q se possa lê-los?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.