terça-feira, 9 de agosto de 2011

Se encantando e cantando com Girls Dead Monster


Independente das críticas (substituir isso ai por; DANE-SE OS HATERS), Angel Beats! foi um estouro enorme e eu até hoje me arrependo de não ter acompanhado o anime em tempo real, surtando junto com o pessoal. Tem seus grandes problemas, verdade, mas essa não é uma analise crítica sobre o anime em si, pelo contrário. O enorme hype, antes mesmo da estréia, tem sua justificativa: Jun Maeda e Na-Ga, duas das principais mentes por trás dos jogos da Key. Mas para qualquer um que acompanhou ou apenas ficou por dentro da repercussão, hoje qual a principal característica que vem á mente da maioria? Acertaram aqueles que pensaram em Girls Dead Monster. A música é um dos pontos fortes do anime e a banda fictícia, Girls Dead Monster, ou GirlsDeMon, foram responsáveis pela incrível OST que embalou momentos marcantes do enredo.



imagem promocional

Formado por Iwasawa (primeira vocalista), Hisako (guitarrista), Irie (bateria), Sekine (baixista) e a segunda vocalista do grupo, Yui, GirlsDeMon resistiu e se mostrou ainda maior que o anime, com sua melodia ganhando diversas versões e encantando milhares de fãs. Saindo da mente de Maeda, que queria uma banda formada integralmente por garotas e ganhando vida nos traços de Ga-Na, GirlsDeMon, foi uma excelente sacada ao se utilizar de uma banda fictícia para embalar alguns dos melhores momentos do anime.

imagem promocional

A banda é uma subdivisão do grupo de resistência “SSS”, sigla de Sensen Shinda Sekai ("Frente de Batalha pós vida")ou "Class 3S", liderado por Yuri (Yurippe), uma organização que se rebela contra Deus e que tem como objetivo, derrotá-lo (Oh Yes! Eles querem derrotar Deus. Sim, Esse Deus que todos nós aprendemos sobre, desde pequenos), por não concordar com suas diretrizes. Todos que fazem parte desse grupo tiveram uma vida triste e amarga na terra, morrendo sem conseguir realizar seus grandes objetivos, acordando em um mundo pós vida, onde teriam a oportunidade de reencarnar novamente, caso seguissem todas as regras daquele mundo.

imagens do anime

O Girls DeMon, coopera nas operações do “SSS”, cujo objetivo é distrair o "Tenshi” (Anjo. Kanade Tachibana, responsável por zelar daquele mundo e fazer com que todos sigam o cronograma) e uma grande quantidade de estudantes e professores da escola para que a outra divisão, liderada por Yuri, pudesse realizar as operações (ou seria contraversões? Oi?) que desafiam as regras impostas por Deus.  Mas o melhor é que os shows promovidos pelas garotas do Girls DeMon, vão além de uma simples distração e acabam sendo uma diversão para todos os estudantes daquele local e uma motivação a mais para o pessoal do “SSS”. 

imagens do anime

A voz que mais gosto é de Marina, uma cantora de J-pop que dá voz ás canções da personagem Masami Iwasawa, primeira vocalista e líder da banda. Na trama, ela toca guitarra/violão (uma Sienna Sunburst), além de escrever e compor as canções de Girls DeMon. A personagem é dublada por Miyuki Sawashiro (Que deu voz à minha querida Hotarubi, de Basilisk e à Cordelia Gallo, de Gosick), que fez um ótimo trabalho, apesar do pouco tempo que Iwasawa ficou em cena. Como um dos personagens destaque da trama, teve sua história contada brevemente em uma das passagens mais emocionantes de Angel Beats!, onde um show acaba sendo mau sucedido, sendo interrompido pela metade, com um professor pegando a replica do primeiro violão que Iwasawa teve quando ainda era viva.

Minha parte favorita do anime e ao meu ver, a mais marcante. 

Ela então o pega de volta e toca a última canção que compôs, “My Song”, e enfim reencarna, sobrando somente seu violão em cena. Foi uma cena muito tocante e que mexeu tanto comigo, que não apenas as lágrimas foram instantâneas, mas chorei mesmo (apesar de ser vergonhoso ficar relembrando isso). Primeiro por sentir que a Marina colocou todos os seus sentimentos na canção cantada por Iwasawa, ela não só cantou, mas como também interpretou maravilhosamente bem, conseguindo transmitir uma emoção verdadeira. Os versos; “O céu se tornou cinza e eu não consigo ver nada adiante”, “É você quem está chorando,é você quem está sozinho” e “Há sonhos que você quer realizar e outros que você não pode alcançar”, pareciam por si só contar toda a trajetória da personagem e sua fuga de uma realidade maçante, através da música, onde pôde encontrar seu grande objetivo, que era alcançar a todos com sua melodia. O melhor ainda foi ver, enquanto tocava, a reação da platéia que assistia e as pessoas que tinham o intuito de impedir o show, ficando completamente imóveis diante a canção. Mas lindo mesmo, achei a resistência de Iwasawa, em continuar a tocar sua música. O verso final de “My Song” parece resumir toda a trama e a saga de vida dos personagens: “Mesmo assim, obrigada pelo milagre de poder termos nos encontrado em um mundo imundo e desagradável”.

imagem promocional

Com Iwasawa reencarnando, a banda Girls DeMon ficou bem pra baixo, mas encontra em Yui, uma grande fã da banda, a garota com o timbre ideal para se tornar a nova vocalista. Assim como Marina, faz a voz de Iwasawa, quando ela esta cantando, o mesmo acontece com Yui, que é dublada nas partes musicais pela cantora Lisa. No tempo normal, quem dubla a personagem é Eri Kitamura (A Sayaka Miki, de Madoka Mágica). Yui toca uma guitarra Gibson SG Special e tem uma personalidade totalmente contrastante à de Iwasawa, sendo mais hiperativa, endiabrada, feliz e mais infantil. Ela acaba fazendo parte do grupo principal do “SSS” e se enturmando com todos.

imagem do anime

Sua história sem dúvida é uma das mais comoventes, onde sua personalidade otimista e aparentemente feliz, revela-se na verdade uma grande fachada para dores vivenciadas enquanto ainda era viva. Responsável pela maioria das músicas da banda, Lisa manda muito bem com sua voz delicada, mas firme e uma pegada mais rocker. Lisa que, aliás, tem uma banda chamada "Love is same all" e juntamente com Marina, fez uma turnê promovendo o show Girls Dead Monster last live, parecido com aquele show live action com as seiyuus de K-on!, caracterizadas como as personagens da banda HTT (Houkago Tea Time). O objetivo, claro era promover os singles lançados após o fim do anime.

imagem do anime

Escritas por Maeda e com arranjos do grupo Anant-Garde Eyes, as garotas de Girls DeMon ganharam cinco singles; "Song Crow",  "Thousand enemies", "Little Braver", Last Song e Ichiban no Takaramono ~Yui Final ver. Logo depois um álbum compilando ao todo 13 músicas, intitulado "Keep The Beats!".

imagem do anime

Também compostas por Maeda, às músicas de abertura e encerramento, por vontade dele, são cantadas por artistas diferentes, com o tema da abertura sendo "My Soul, Your Beats!” (que também é cantada por Lisa, no cd) cantado por Lia e o encerrando com o tema "Brave Song", cantado por Aoi Tada.



Little Braver e Day Game ganharam dois clipes simplesmente sensacionais (muito bom mesmo, quem não viu, não perca tempo) na voz de Lisa e sua banda, o que confunde um pouco as pessoas, que acham que Girls DeMon pode ser uma banda real.



Dentre todas as músicas tocadas em Angel Beats, tirando OP e ED, provavelmente as que mais se destaquem sejam Crow Song (episodio 1), Alchemy, My Song (episodio 3) e Thousand Enemies (estréia de Yui) devido ao contexto em que as mesmas forma utilizadas na trama. Mas sempre que bater aquela saudade da série, todas as músicas provocam um revival sensacional e enquanto você não tem a oportunidade de rever novamente a banda em ação, é sempre agradável escutar sua sensacional OST. Que alias, estão recheadas de versões instrumentais no Youtube, sempre inspiradoras e reconfortantes. Pelas incríveis performances e por embalar momentos importantes, é impossível imaginar Angel Beats!, sem a banda  GirlsDeMon. [Para maiores detalhes sobre o anime, podem acessar a review feita no blog Mundo Mazaki]

imagem do anime

24 comentários :

Panino Manino disse...

Só um comentário.

A personalidade da Yui não é fachada do passado dela, eu vejo mais como consequência, ou resultado. Ela não tenta esconder o que aconteceu, ela apenas se comporta de acordo com os acontecimentos.
Ou algo assim.

Natália Fontanna disse...

Faz pouco tempo que sou otaku mas já estou por dentro *orgulho*
Anime muito bom, você ou qualquer um poderia me indicar animes que também tem bandas. Kon eu já conheço.

Por falar nessa cantora a Marina, ela ta cantando essa música aqui junto com a vocaloid Yowamushi MontBlanc http://www.youtube.com/watch?v=7bs7ZtRJdR0

Linda demais, muito gamante *¬*

Unknown disse...

@Panina
Hmmm... falo fachada, pelo fato de que fiquei com essa impressão, lá pelo finalzinho, quando ela enfim se abre sobre sua vida quando era viva.

@Natália
Tente: Nana, Nodame Cantabile, Beck,Gravitation, Piano no Mori e Othelo (esse só tem em mangá). Tem outros que não me recordo no momento, por não te-los assistido.

Ricardo Eveton disse...

Angel Beats é uma anime bom, com boa comédia e boas situações de drama, mas o show das meninas do Girls Dead Monster é um show a parte. As músicas que mais gosto são Crow Song, Alchemy e My Song. Gosto e acho a voz da Yui agradavél, mas nem se compara com o grave da Iwasawa, com suas músicas expetaculares.

junior disse...

roberta voce esqueceu do principal metroid metal city

junior disse...

digo essa indicação do metroid metal city e para a natalia mas MTD as musicas são um pouco mais pesadas(e rock pauleira com vocais guturais aterradores no maior estilo death metal)

Unknown disse...

Metroid Metal City.. verdade. Tinha me esquecido completamente =)
É uma comédia muito boa e com muita música pesada.

Humberto Sasaki disse...

Como assim!? a característica mais marcante de Angel Beats é a música!? afe (isso foi um desabafo ¬¬). O que mais chama atenção é a COMÉDIA!!! Quem é que não ri até hoje do episódio da cadeira voadora!!?? A propósito, o diretor do anime é o mesmo de Seto no Hanayome, um outro excelentíssimo no quesito humor... tinha que ser.

É Panina ou Panino? Não é de agora que indago, não é a primeira vez que o Panino posta e respondem como Panina. Tem posts dos dois no Subete e pelo que li, não me parecem ser a mesma pessoa. O_O

@Roberta
Gravitation.... ai

@Natália
Tem também Full Moon wo Sagashite, cujo mangá saiu pela JBC faz um tempo.

Power Otaku ^_^x disse...

Post muito divertido. Eu gosto das musicas do GDM e toca sempre aqui.

Mas quanto ao anime, lá no Twitter vc já sabe né Betinha XP

junior disse...

umas duvidas esse anime e comedia nossense?

junior disse...

quando li o nome achei que ia ser uma cosia de zumbis garotas de saia rodada

Unknown disse...

@Junior
Não exatamente, mas tem também.

@Power
Você é herege u.u

Aurélio disse...

Sou fanático por Angel Beats e de longe é a melhor série do ano de 2010 em minha humilde opinião! Quanto as GirlDeMo é de longe a melhor banda ficcional do universo dos animes, humilham as menininhas do HTT e botam os monstros do DMC para correr!

Só não posso acreditar que você não deixou de citar nas músicas marcantes a 「Ichibn no Takaramono」, insert song do episódio 10, onde é contado o passado da Yui, uma das cenas mais marcantes de toda a série! Na época até cheguei fazer um vídeo usando essa música e cenas do anime, pena que o uTube deletou...

junior disse...

eu ja fui chamado de herege por varios otakus so por que falei que eu não assisti death note e lucky star todo por achar sem graça

Power Otaku ^_^x disse...

@junior

Todo mundo é herege então. Pq é complicado gostar de tudo.

Angel Beats pra mim no máximo consegue ser um bom sessão da tarde decerebrado. Dá pra ver e curtir (especialmente as musicas). Mas não é lá O ANIME.

Na minha opinião (não precisam concordar, claro) PA Works "tenta ser KyoAni" com AB, mas falha. Porem, vendeu, deu lucro, ninguém vai ver os defeitos do anime. Varramos pra debaixo do tapate o_Ox

Unknown disse...

@Power

Não acho que tentaram ser KyoAni. Pode ver que tirando o chara designer (logico que ia parecer, ja que foi o Na-Ga que fez) e o estilo narrativo (logico que ia parecer, foi o Maeda que escreveu), o resto não se parece nada com KyoAni, que eleva muito mais o lado moe dos personagens. Fora o capricho com as cenas.

A direção é falha sim e AB é um projeto muito maior que o comportado no formato de um cour. O diretor não soube trabalhar isso, evidente. Mas o roteiro é excelente, isso salta aos olhos.

O engraçado é que eu não acho o humor, o grande charme do anime. Toda vez que quiseram escrachar, meio que não deu muito certo. Mas aquele humor ambiente e natural, juntamente com as cenas de ação foram muito bacanas. Também teve furo de roteiro, mas foi emocionante o suficiente para que eu releve tudo isso heheheehe.

Unknown disse...

@Aurelio

Verdade. bola fora da minha parte. Viajei tanto na Iwasawa que esqueci de aprofundar na Yui. Sorry.

Fabio Shibuya disse...

Uma das primeiras "críticas" (nenhum blogger que sigo ousou tentar escrever sobre isso), mesmo que parcial, da série que vejo por ai. Fiquei curioso com o comentario das membros da banda no final da série falando que Yui cantava mal, sendo que sua voz era ótima para mim.
Angel Beats foi uma das minhas séries favoritas de 2010, foi muito curta para o conteudo que tinha para apresentar, mas agradou mesmo assim, espero que esse não seja o fim de Jun Maeda.

Luk disse...

GirlsDemo é a melhor banda em um anime que eu já ouvi. Pena que a Iwasawa foi embora tão cedo na trama, eu gostava demais dela.

Lih Sonozaki disse...

Ichiban no Takaramono é a melhor música de GirlsDemon e a minha preferida. Mal percebo e as lágrimas já estão descendo. O mais incrivel é o Jun Maeda ter escrito todas as músicas, eu já sabia desse detalhe, sou fangirl de Angel Beats, o cara realmente bota pra fuder. Ele também escreveu a OST de Clannad, sabia Roberta? E cá entre nós, não acha que a Yui de Angel Beats é uma homenagem pra Yui de K-on? Eu noto algumas familiaridades ali.... estranho

junior disse...

deve ser pessimo voce ser cantor e sua musica e sua voz fazer sucesso com os personagens e pouca gente saber que e voce que canta de verdade

Unknown disse...

@Junior

Seiyuus japonesas são realmente incriveis, tocam, cantam e encenam XD

As seiyuus de Keion, fazendo um show com a banda HTT, cantando e tocando; http://www.youtube.com/watch?v=yVTnZOi_gLw&feature=player_embedded#at=21

Muito show XD

Mary Vanucchi disse...

Concordo com o pessoal que afirmou que a GirlsDeMo ganha da HTT. Todas vez que começo a ouvir a trilha de Angel Beats!, não consigo parar até ouvir todas as músicas das Dead Monsters x3

Aliás, a Iwasawa é uma das minhas personagens favoritas Ever. Nunca vi uma personagens ser tão bem apresentada e trabalhada em um único episódio.

Moranguinha disse...

realmente faltou falar mais da Yui e seus momentos mais marcantes, snif snif
Mas adorei o post, Angel Beats foi o melhor anime de 2010 em disparado.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.