domingo, 6 de setembro de 2015

Pocket #28: Cantinho do Leitor – Dicas de Blogging

A seguir, manual de como ser uma blogueira rica e famosa. 
Questão enviada por Vitor Vinicius, do já formado Indigesto

Essa é a pergunta clássica! Quase todo mundo que está (pensando em) começar um blog já sentiu essa inquietação nas estranhas. Eu já senti! E aquele seu blogueiro preferido provavelmente também. E são sempre as mesmas questões, como “como faço pra escrever bem”; “como consigo leitores”; “como fazer meu blog crescer”, etecetera e etecetera. Uma das partes deste processo que acho mais gostosa é a fase de montagem do blog, onde perdemos um tempão montando o visual e o nome antes mesmo de se pensar no publico alvo e nos artigos – pra depois de alguns dias, a empolgação morrer juntamente das postagens ¬¬. Eu tive alguns blogs, e com exceção deste blog de fundo vermelho beterraba, todos tiveram morte prematura. Se não fosse o ELBR, nem sei se estaria aqui, neste momento. Mas penso que foi um caminho natural. Sempre nutri vontade de discutir e expressar minha opinião sobre coisas que assisti ou li mas não tinha com quem discutir, e vivi isso intensamente entre 2008 e 2010, só que me frustrava um pouco que estas discussões, algumas realmente muito interessantes e esclarecedoras, se perdessem entre páginas e páginas de baboseiras de fóruns, até se tornarem inacessíveis. Claro, também havia e há aquele prazer egocêntrico subjetivo de saber que há pessoas lendo sua opinião em destaque num ambiente que é formado por opiniões. 

Enfim, muitas pessoas me perguntam essa mesma questão e, falando francamente, não existe uma formula mágica, o que há é a vontade. No mais, a fórmula é apenas uma base de orientação inicial e não serve muito como bússola de navegação por longo período, sob o risco de naufrágio. A maior e melhor dica que posso dar é uma que recebi indiretamente da Valéria do Shoujo Café, quando também procurava por dicas: a coisa fundamental sobre blogar são as palavras, é bem verdade que o aspecto visual se tornou importantíssimo; o áudio e o vídeo nunca tiveram tanta audiência e relevância, mas a palavra escrita ainda permanece sendo a coluna dorsal, portanto, leia leia leia leia leia leia, assista bastante e escreva, continue escrevendo e escrevendo, nunca deixe de escrever, não importe se a sua escrita ainda não lhe pareça atrativa ou que sua capacidade argumentativa não esteja completamente desenvolvida. Isso é um processo natural, e aos poucos, você vai alcançando o que deseja. Se você, assim como eu, não é gênio da escrita, com esplendido traquejo verbal, a única coisa que você pode fazer é praticar mesmo que pareça ruim. E quanto mais evoluir, será assustador olhar para seus textos antigos. 
Imagem meramente ilustrativo, de Akane (Rewrite). Autor: http://www.pixiv.net/member_illust.php?mode=medium&illust_id=20573646
Assim sendo, temos três pilares que considero essenciais ao blogging (especificamente os de filmes, animes, livros, mangás, etc):
_____________________________________________________
- Assistir, ou ler: Pra falar sobre algo, você precisa ter o mínimo de bagagem, senão, o que você vai dizer sobre algo que não conhece? Por exemplo, se só assiste anime casualmente, montar um blog orientado para animações é um equivoco, quando se pode montar um com mais eclético, em que se fale de tudo que lhe der na telha. 

-Ler: ler o que tem a dizer outros blogueiros que atuam na área do seu interesse acrescenta à sua experiência, é assim que você conhece muitos atalhos e compreende melhor o que você quer e como chegar lá.

-Escrever: A não ser que você já tenha a sua escrita desenvolvida e senso crítico adquirido, proponho que comece a escrever frequentemente, ao menos, uma vez por semana. E publique no blog! É importante publicar sempre e manter uma regularidade sadia, esse é o combustível tanto pra você quanto para a sobrevivência do seu blog.
_____________________________________________________
Ademais, isso é só ponto de referência, que pode ou não lhe ser útil. Cada pessoa tem suas próprias necessidades. A gênese permanece sendo a vontade. Se for realmente algo que te acende uma fogueirazinha interior, se dedicar não será uma barreira intransponível. Porque, a verdade, é que blogging é cansativo e muitas vezes frustrante (se é assunto de nicho, não há grandes visualizações ou respostas, se comparado à gravação de um vídeo. Se é de opinião muito forte, vai perder leitores, a não ser que tenha a manha de transformar acidez em humor. Se é generalizado, será necessário algo de bem próprio. Além de exercer funções de marqueteiro e administrador), e se você não é profissional, envolve muitas outras questões externas da sua vida pessoal que te fará questionar a validade do que está fazendo. Boa sorte!