sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Primeiras impressões: Persona 4 the Animation



O primeiro episódio de um dos animes mais aguardados da temporada, Persona 4, não foi apenas sensacional, como também visualmente tem um apelo enorme. Sério, o episódio poderia ter sido uma merda que ainda valeria a pena ter assistido apenas pelo fator estético. O character designer de  Kazuaki Morita (Kamisama Dolls) está uma lindão e daria vontade de comer (?),  caso fosse uma fruta (!). Eu que não sou de me importar com a parte técnica na maioria das vezes, não pude deixar de “pagar pau” pra animação, que mesmo não chegando aos níveis de detalhismo de Fate/Zero, artisticamente ficou ótima. Traço bem contornado e cores bem vivas, OH YEAAAH! Muito bom, muito bom.


Eu suponho e pelos belíssimos comentários do blog RandomCuriosity sobre a estreia, com toda certeza para aqueles que jogaram, foi um episódio surtante, repleto de referências e pelo que foi comentado no post e nos comentários, já está sendo eleito a melhor adaptação de um game para anime, desde...ãnh!? 1978? Bom, deixando de lado toda a fapação dos fãs, eu que não cheguei a jogar nenhum game da franquia por pura preguiça de ir atrás, também vejo esse episódio como puro AWESOME! E foi diferente de quando assistir Fate/Zero, talvez por já conhecer detalhes da história, sem dúvidas quando terminei de assistir eu me senti no céu. Já com Persona 4, o sentimento foi puro pecado, já que eu adoroesse clima de mistério e o suspense crescente – e isso teve bastante no episódio.


A história começa com um prologo provocador para os que não conhecem o universo Persona, então, essa é uma das pontas soltas deixadas no primeiro episódio, que deverão ser desenvolvidas no decorrer da história. Depois, temos Yu Narukami se mudando para Yasoinaba, uma pequena cidade da zona rural que mais parece uma cidade fantasma, daquelas que vimos em Shiki, Higurashi, Ookami-Kakushi, entre tantos outros animes que também se desenvolvem a partir de misteriosos eventos – normalmente, assassinatos aleatórios e misteriosos. O motivo de Narukami ir para esta cidade, também é a mesma desculpa usual nesse tipo de série: Os pais se mudam para o exterior e ele fica aos cuidados dos parentes. Mas o que importa, não é o quão clichê se pareça e sim como isso é trabalhado. Assassinatos estranhos começam a acontecer naquela pequena cidade o clima tranquilo de cidade interiorana, é abalado por estranhos acontecimentos.


Pelo primeiro episódio, já tivemos a dica de como tudo deverá seguir. Espero ai que o clima de mistério e crescente suspense se intensifiquem cada vez mais. A base já está formada, como o estranho universo do canal Mayonaka, para onde Chie Satonaka, Yosuke Hanamura e Narukami são sugados. Não vejo problema com o fato de o primeiro episódio ter sito tão corrido e não deixando muitas referências para o expectador se orientar, o que para alguns, pode ter sido meio confuso. Não vejo problemas nisso, desde que eles saibam desenvolver bem essa história, que apesar de ter pela frente 2 cours (uma temporada de 20+ episódios) para amarrar todas as pontas, é muito material para adaptar.


Em suma, apesar de ter adorado e ficado louca por esse primeiro episódio, quero um desenvolvimento melhor nos próximos, com a construção de toda a atmosfera do enredo – e certamente, será assim. Os personagens são muito bons, espere só ver quando todos estiverem entrosados. A trilha sonora é bem gostosa, preciso dessa OST de Persona 4. Não tivemos OP e nem ED animada, mas provavelmente no próximo episódio, já teremos. Conceitualmente, tudo muito bonito, foi um show visual. Se fosse definir Persona 4: The Animation em uma palavra, seria: COOL – em todos os sentidos. Com apenas um episódio, já é notável que este anime será bem superior ao bom Persona -trinity soul – também, em todos os sentidos. Logicamente, é mais um concorrente ao grande premio abacaxi, melhor anime do ano. 

[Deixo aqui, o link de uma segunda opinião, do blog ChuNan, não tão discordante assim, mas que talvez possa interessar.]

21 comentários :

Kyohei disse...

Como esperado de um envolvido em Kamisama Dolls *-*. Esquecendo um poco a história em si, e falando mais dos personagens: Protagonista, muito bom ao mesmo tempo que é calmo, controla suas atitudes sem escândalos, por enquanto é claro. Já os dois amiguinhos são o tipo de personagem que me da nos nervos agitadinho, "engraçadinho" e chatinho ou seja ponto negativo.
Uma coisa que me incomodou foi o finalzinho, em que ele diz "Persona, então esse é meu poder". PORRA, essa fala me deu ódio. Mas, tirando pequenos erros tem de tudo e mais um pouco para ser um ótiimooo anime!

julio pq disse...

O que você está esperando pra começar a jogar Roberta? O jogo é muito perfeito em todos os aspectos que você imaginar. Apesar de achar a história do 3 muito superior, o anime foi broxante, como dizem. Mas a do 4 é ótima. Os gráficos são bem questionáveis, mas nem atrapalha em nada a experiência de se joga-lo.

Mas falando do anime em si, FOOOODAASTICO. Está muito fiel. A dublagem também não decepcionou, apesar do lamentável desfalque. E a trilha sonora sensacional terem usado a do jogo que fala por si mesmo.

LuizE disse...

"Uma coisa que me incomodou foi o finalzinho, em que ele diz "Persona, então esse é meu poder". PORRA, essa fala me deu ódio. Mas, tirando pequenos erros tem de tudo e mais um pouco para ser um ótiimooo anime!"

Você fala um pouco engraçado, mas tem uma veracidade nisso. No entanto, porém o anime não tem "florido", e sim, enigmático de verdade, já que adotara desde o 1° episódio.

Marcelo disse...

O review ficou bom, como sempre, mas eu discordo em alguns aspectos que foram citados aqui. A animação não foi algo tão bom pra se elogiar, ficou naquele "padrão", com altos e baixos, onde no final do episódio em que os monstros "linguados" começam a atacar os personanges, a animação ficou na minha concepção, horrível. Talvez nos próximos episódios isso melhore.

Outra coisa que notei, como já foi falado que o episódio foi corrido, é que os personagens foram muito pouco desenvolvidos (eu sei que ao decorrer das duas temporadas dará certamente para desenvolvê-los muito bem) e deixaram uma impressão de serem frios e "ocos", sem sentimentos, simplesmente estão lá. Não tem aquela emoção, sabe? Espero que isso melhor ao decorrer da série.

Após ler alguns reviews na interwebs (vide myanimelist), percebi que os que jogaram o game não gostaram muito do uso dos personagens no primeiro episódio, como o tiozão lá e a filha dele, são personagens muito trabalhados no game e nesse primeiro episódio mal apareceram, coisa que percebi também.

Quando fiquei sabendo que Persona 4 iria estrear na hora já coloquei um torrent pra baixar o jogo, agora que tenho o jogo completo aqui só falta o DVD pra poder gravar. Tô muito ancioso pra jogá-lo, já que amo RPGs. Deve ser tão mais perfeito que o anime. Apesar dos pesares, o anime tem tudo para dar certo. Abraços!

Unknown disse...

@Semper

Obrigado :)

Concordo que a animação não foge do convencional, mas no que diz respeito ao visual, achei que ficou muito bacana e pelas screns do jogo, muito bem reproduzido.

Também quero dar jogar Persona,já que é sempre muito elogiado. Mas fica pra quando o anime terminar.

Juliuzzz disse...

Eu estou começando a me preocupar com esse anime , eu vi umas duas coisas diferentes do jogo mas essas coisas não são relmente importantes , mas a paranóia não para de me encher eu só espero que o resto seja bem adaptado .
Se o anime adaptar os social links então vai dar pra desenvolver muito melhor os personagens , então não se preocupe o desenvolvimento vai melhorar , isso se a adaptação for boa .
Eu achei um otimo post , a unica coisa que eu não concordo é dizer que Yasoinaba parece uma cidade sombria ou uma cidade fantasma,eu não posso argumentar mais se não vou acabar dando spoiler xP.

Anônimo disse...

Persona é sem dúvida o meu jogo preferido, embora ache que o 3 é o melhor, por este motivo esta era estréia mais esperada por mim e... bem não é que eu não tenha gostado, mas a meu ver este primeiro episódio deixou a desejar.

Como disseram eu achei que o episódio foi muito corrido, tá certo que tem muito conteúdo para adaptar, mas a correria deixou a sensação, que já citaram também, de vazio por parte dos personagens, o que não ocorre no jogo, já que cada um possui o seu próprio background que é muito explorado no jogo, tornando os personagens muito ricos e carismáticos, e pelo menos neste primeiro episódio o anime falhou em transmitir isto, que na minha opinião é um dos pontos fortes do jogo, portanto neste momento estou com o sinal de alerta ligado para este anime.

Apesar destas preocupações,houveram coisas realmente fantásticas, como por exemplo terem utilizado a trilha sonora do jogo e pequenos detalhes como o registro da passagem dos dias e a apresentação dos status, iguais ao que temos no jogo, foram coisas realmente bacanas de ver no anime.

Bem como este é o primeiro episódio e acho que eles podem acertar a mão daqui para frente ainda tenho grandes esperanças para com o anime!

Juliuzzz disse...

Parece que eu não sou o unico que acha que Persona 3 tem uma história mais legal que Persona 4 ^_^

Matheus-Kuchiki disse...

bom o personagem principal provavelmente é bem calado pq no jogo ele não tem fala nenhuma so acena com a cabeça, mas o anime ta bastante igual ao jogo, diferente do trinity soul, quando eu ouvi as musicas eu pirei pois elas são as mesmas do jogo, e com o tempo os personagens vão ficando mais carismaticos e a historia vai fazer mais sentido(se for igual o jogo), e pra quem nunca jogo eu recomendo, o 4 é bom mas o 3 é bem melhor(mais dark)

RubioPaloosa disse...

Era meio obvio que as quem jogou não iria gostar do principal, afinal no jogo o principal é você.

Não achei tão corrido, ele apresenta o principal, depois seu amiguinhos, depois onde a ação vai rolar e o poder, normalmente e o que um primeiro episódio mostra.
Sobre isso vejo mais normal ver fans do jogo reclamando, já que o jogo vai a passo de tartaruga, o que é muito bom no contexto que se coloca.

Ótima review de um ótimo anime(espero) de um maravilhoso jogo.

Ricardo Eveton disse...

É compreensivel que eles acelerassem o primeiro episódio de Persona, no jogo a introdução dura umas boas horas. Então teriam mesmo que apressar as coisas pra chegar na parte da ação e deixar um bom gancho. Para quem nunca jogou, deve ter sido confuso, além que para quem jogou, sentiu falta do belo baground dos personagens. Mas tenho certeza que isso deve vir com o tempo.

srKuran disse...

ta loco voces gostaram disso?
historia com desenvolvimento fraco pra um episodio 1
cara animação horrivel, o design ta muito tosco comparado a arte do jogo, esse anime é o fail da temporada, um dos animadores principais postou no twitter que estava sofrendo de bullying por uma das diretoras, pagamentos atrazados e se demitiu, dizendo que o episodio 2 esta "impossivel de ver" de tão mal feito, outros animadores tambem tao pensando em sair fora,
Horizon e fate/zero vão ser os carros chefes desta vez, sendo que F/0 disputa alto como um dos melhores animes do ano, Persona 4, grande decepção.

filipe3994 disse...

eu também ,apesar de não ter jogado o jogo pq estava com preguiça de comprar achei bem interessante esse 1º episódio... o anime criado a partir de um jogo que eu mais gostei foi Tales of the Abyss,vamos ver se esse consegue superá-lo

LuizE disse...

Nana-san, manera no "alongado" aí, poxa.

Você mesma disse que fora corrido o anime, mas o seu texto fora mais, acredite. hehehe

ZZZ disse...

Eu achei o epi muito corrido, mas mesmo assim não tirou seu brilho, já que o jogo é puro AWSOMENESS!!!

No jogo o ponto forte(além da história) são os personagens, que por meios dos Social Links pode descobrir seus dramas e tudo mais.

Ja vi muitas pessoas que disseram que acharam o Yuu muito sem sal, e que com a animação ele fosse ficar + interessante, mas acho que eles não prestaram atenção que quando vai para o comercial, aparecem os status dele igual no jogo, então ele vai ficar mais interessante no decorrer do anime(aí que está a graça, vc desenvolve ele no jogo, e ele se desenvolve no anime)

Fiquei muito feliz quando escutei a musica da Velvet Room e Pursuing My Treu self(eu pulei da cadeira de tanta emoção :O). As músicas do P4 são muito fodas, aqueles solos de guitarra são muito foda.

Vlw pelo post Roberta ^^,

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Para falar a verdade eu me sentir muito perdida nesse primeiro episódio...Vou assistir o segundo com a esperança de entender.:/

Shio disse...

CARALHO! PERSONA È FODA!
È tudo o que posso dizer?!
Puta que pariu meu , esse episódio ficou foda! CARA PRIMEIRO EPISÒDIO SER ASSIM? PUTA QUE PARIU!!!! Nota 1.000 mil Vey!
sinceramente...se continuar assim , cara será muito foda! e é incrível pois é o PRIMEIRO CARA! e já está desse jeito , tá tão foda! a parte dos dias muito fantástico esse persona está melhor que o anterior , mas o anterior também foi bom , só que esse cara tá sensacional!!!

peo disse...

"character designer"? Também conhecido como "desenhista"?

Capeleto disse...

Adorei a versão anime do jogo, ficou muito perfeito, quando vi o Igor no começo do primeiro ep, me deu até arrepios, uma emoção.
Mas concordo com o julio pq, a história do Persona 3 é muito mais superior, bom isso na minha opinião, mas há quem diga que a do 4 é melhor, mas isso depende do gosto da pessoa. ^-^

deiwid disse...

Excelente jogo, será um dos melhores animes do ano mas NÃO, não é e nem vai ser superior a Persona Trinity-Soul. --'

Quem não gosta de Persona T-S é que não entendeu o enredo, então, só lamento, mas à essas pessoas só é recomendado jogar jogos teen mesmo, como Persona 4) e FF VII e assistir os fillers de Naruto.


P4A é um scanner (não diria nem uma adaptação) do jogo. E pô, falar que um cópia é melhor do que uma estória original - e muito bem executada, diga-se de passagem - como P T-S é osso.


Ah, Persona 3 > 4.

Anônimo disse...

"Mas concordo com o julio pq, a história do Persona 3 é muito mais superior, bom isso na minha opinião, mas há quem diga que a do 4 é melhor, mas isso depende do gosto da pessoa. ^-^ "

Jogo chato, e clichê. Sem falar das intermináveis dungeons que chegava a ser irritante.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.