quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Tow Ubukata é solto mas fica com a ficha suja

O estigma que persegue. 


Dias atrás comentei a respeito da prisão do roteirista de animes e escritor Tow Ubukata (só para refrescar a memória, pois sei que já esqueceram, foi ele por trás do enredo e roteirização de Psycho-Pass 2), acusado de agressão física contra a sua esposa, em 21 de agosto. No dia 1º o ANN, com fonte de Sponichi Annex, reportou que ele fora finalmente liberado da cadeia, onde estava passando umas férias desde o dia 24, data em que sua esposa o denunciou a policia de Tóquio. 

Faz um tempinho considerável para uma noticia desse tipo, mas estive atribulada esses dias, e ademais, como falei da prisão, acho que vale uma noticia com o aparente “desfecho” do caso. Ele não foi indiciado, mas a denuncia permanece. Pra quem tem grana isso não é nada, a verdadeira punição, quando se é uma figura publica, está na intoxicação da sua imagem publica junto ao publico, e consequentemente, afetando negativamente oportunidades de negócios. 

No ocidente não – salve exceções –, embora haja o inexorável julgamento social, tem que se ter uma relação muito próxima ao publico para que afete a vida profissional do artista. Diferentemente, no Japão isso leva o artista para a geladeira, quando não para o limbo. Segundo o mesmo ANN, Ubukata estava para ter um dos seus romances, Mitsukuni-den (que levaria o nome de Taiga Drama), adaptado para dorama pela rede estatal NHK, que é bastante conservadora, mas que então o prefeito da cidade em que o dorama se passaria declinou da ideia e o projeto tomou rumos incertos. Segundo as palavras do prefeito “É lamentável que isto tenha acontecido. Eu tinha uma reunião agendada com a NHK em setembro, mas vou colocar esses planos em espera”

Via ANN

Temas Relacionados