domingo, 5 de junho de 2011

Higurashi no Naku Koro ni [Parte 01]: Quando as Cigarras Choram

Higurashi no Naku Koro ni faz parte do meu passado de n00bices, porém de escolhas muito felizes na hora de pegar animes para assistir. Da mesma forma como aconteceu com o anime de Elfen Lied, eu perdida no youtube olhando openings de animes, me deparo com a de Higurashi, e o que posso dizer... foi amor a primeira vista. Me encantei com o timbre de voz da Eiko Shimamiya e a intrigante e impactante animação, que emanava um clima de suspense com a ajuda da trilha sonora de melodia suave que parecia refletir as emoções das personagens que aparecem na abertura. Na época ainda morava no Sul e tinha alguns amigos que compartilhavam dos mesmos gostos que eu (principalmente no que diz respeito a cultura japonesa) e propus o anime e concordamos de todos assistirmos.




O Começo

Baseado originalmente em uma visual novel bem comentada entre os fãs de mistérios/ suspense/ gore, o anime Higurashi No Naku Koro Ni é um drama de mistério com uma trama intrigante que envolve assassinatos e desaparecimentos que acontecem de forma inexplicável e que ocorre em quase todos os arcos da primeira temporada. Os eventos acontecem sempre no mês de Junho de 1983 em uma vila remota chamada Hinamizawa, com aproximadamente 2000 habitantes.


O enredo de Higurashi começa a ser desenvolvido quando o protagonista da série, Maebara Keiichi, se muda para esta vila e se torna amigo de Ryuugu Rena, Sonozaki Mion, Rika Furude e Houjou Satoko. Como Hinamizawa se trata de uma pequena vila, a escola é só tem uma sala de aula e alunos de diferentes idades estudam juntos na mesma classe, com isso Keiichi inicia uma forte amizade com estas garotas e acaba adentrando no clube fundado por Mion, que se consiste em praticar atividades após as aulas, como jogos de cartas, tabuleiros e até mesmo trotes, onde ele acaba sempre sendo a vitima das brincadeiras de Mion e Satoko.

A vila de Hinamizawa é aparentemente tranquila, isso até o festival do Watanagashi, uma festa anual que faz agradecimentos ao Deus local Oyashiro-sama. No dia do festival, sempre, pelo menos uma pessoa é assassinada e outra desaparece misteriosamente, o que é chamado pelas pessoas de a “Maldição de Oyashiro-sama” que pune os moradores que tentam infringir as normas da vila.


Como todas as vítimas estão direta ou indiretamente relacionadas com os personagens principais da série, Keiichi acaba envolvido nesse que parece ser um quebra-cabeça sem fim e aparentemente sem solução. Quanto mais ele investiga os estranhos acontecimentos em torno do festival Watanagashi e o Deus Oyashiro-sama, mas difícil fica confiar em seus amigos e sua vida começa a correr perigo.

O Começo do Fim

Higurashi No Naku Koro Ni é dividido em arcos que se dividem em "Capítulos de questões" (primeira temporada) e "Capítulos de respostas" (segunda temporada), além dos capítulos extras que ganhou uma mini terceira temporada produzida em uma série de OVAs que ganhou o nome de Higurashi no Naku koro ni Rei (Quando as Cigarras Choram com gratidão) e que solucionam alguns assuntos que se mantiveram ocultos mesmo na segunda temporada de nome Higurashi no Naku Koro ni Kai (Quando as Cigarras Choram – Solução) que deveria revelar todos os mistérios da trama.


Higurashi é uma série complexa em todos os sentidos, começando pelo seu enredo nada linear até sua confusa cronologia. O anime já começa com uma cena brutal de assassinato, que corta para a OP e retorna com a trama desde o seu inicio. Começa ai então, o desenvolvimento de todos os eventos que desencadeará na chocante cena de duas garotas sendo barbaramente espancadas por um taco de basebal.

Até ai tudo bem, o mindfuk começa com o fim deste arco, onde tudo parece voltar ao inicio novamente de uma forma inexplicável. Aqui, muitas pessoas tendem a desistir do anime antes mesmo do fim da primeira temporada e por motivos diversos; Seja por ter uma trama carregada em suspense e mistério, o que deixa os fãs hardcores de animes de ação a ver navios, pois as tramas são trabalhadas e seus personagens desenvolvidos ao extremo. Fato que encanta quem aprecia um enredo cadenciado que te obriga a pensar e queimar todos neurônios, onde cada detalhe (as vezes quase que imperceptíveis) se tornam invariavelmente importantíssimos para o desfecho e perfeito entendimento de tudo que se passa na tela. 

Suspeitas, segredos e mentiras

Intercalado entre o festival de Watanagashi, onde uma pessoa morre e a outra desaparece, temos muitos momentos de incrível tensão emocional e muitos mistérios, como o da "A Maldição de Oyashirou-sama". Mais além, há como foco também a incrível amizade que envolve Keiichi, Rena, Mion, Rika e Satoko que nos fará torcer como nunca por cada personagem. O drama é latente e a amizade desse grupo é fundamental para possamos compreender toda a trama quando encontrarmos a saída deste labirinto chamado Higurashi.


Produzindo pelo estúdio DEEN, Higurashi no Naku Koro ni não se destaca por sua qualidade técnica, muito pelo contrário, é lamentável ver o tratamento que o estúdio deu a esta produção, fora os erros medonhos que deixarei pra comentar no próximo post. Mas se graficamente a produção deixa muito a desejar, o mesmo não pode ser dito quanto a trilha sonora, que é excelente. Começando com algo que é característico de Higurashi e que está presente até mesmo no titulo; O "naku" (なく) do título possui duplo sentido. Naku pode tanto significar "fazer sons" (鳴く), referindo-se aos sons feitos por organismos não-humanos, como também pode significar "chorar" (泣く). O som das cigarras cantando chorando é algo que se destaca e muito no anime, principalmente nas cenas mais intrigantes e misteriosas.

A trilha sonora e as incríveis BGM’s é algo bem presente durante todo o anime, mas as openings e endings são um verdadeiro show a parte e transmitem bem a sensação que o anime deseja passar. Há que se destacar a atuação das seiyuus, mas isso tudo deixo para a parte 2.


E por falar em emoção, os produtores acertaram em cheio ao conseguirem por meio de expressões faciais, transmitir com extrema capacidade as emoções dos personagens, o que também deve se em conta á brilhante atuação do elenco de dublagem.

Se adaptações de visual novels para o mercado de anime, geralmente sempre deixa um pouco a desejar, ainda há algumas boas exceções, onde o excelente trabalho de direção consegue  transformar o sistema de arcos em um única trama muito bem executada. E se normalmente as adaptações são em tornos de enredos românticos ou que possam ser adaptados dessa forma, Higurashi foge bem da regra, trabalhando com elementos de horror e mistério.



Embora, não se tenha nenhuma resposta a principio pra nenhuma das perguntas, na segunda temporada, não há como deixar de admirar a forma inteligente em como as respostas são passadas para o público. Higurashi possui uma coleção de cenas capaz de chocar qualquer um que assistiu Elfen Lied e teve pesadelos depois (terei o prazer de comentar as minhas preferidas na parte 2), pois não é sobre a violência em si e sim o impacto que isso tem sobre determinado personagem. É tudo dentro de um contexto, onde a insanidade e o alto teor psicológico fazem todo um sentido dentro da trama. 

Comentários finais

Minha paixão por toda a série de Higurashi não é segredo algum e vai muito além de todo o ótimo desempenho do anime, é também uma questão de saudosismo. Já que foi um dos primeiros animes que baixei e desconhecendo todo o enredo e os vários clichês que hoje em dia eu enxergo muito bem. Mas foi muito prazeroso poder discutir com amigos todas as teorias e surtar a cada fim de arco, principalmente pelo fato de eu ser vidrada em obras de ficção policial, onde o suspense e o mistério andam lado á lado. Sempre digo que Higurashi é o Lost em versão animada, tão instigante quanto o seriado americano de maior sucesso dos anos 2000 e com algumas peculiaridades, mas o anime consegue ter um desfecho mais satisfatório, diria que de tirar o fôlego (literalmente).


Higurashi é uma verdadeira viral que, assim como Elfen Lied, se tornou extremamente popular por causa da internets. Hoje a franquia conta com – além da série animada – com uma série em mangás baseado na visual novel, uma light novel, duas adaptações cinematográficas em live action (ver aqui a resenha) e os mais diversos caça-níqueis.

Higurashi foi um dos animes responsáveis por fazer nascer essa alegria em assistir animes instigantes e poder surtar com os amigos. Mesmo vindo de uma fangirl, digo que é uma série extremamente divertida de se acompanhar, principalmente se for durante as madrugadas e ainda melhor se puder encontrar alguém pra dividir esse momento, afinal não tem nada mais broxante que sair da sala de cinema, depois de uma sessão extremamente excitante e não ter ninguém pra comentar o filme.


O visual das personagens de Higurashi enganam qualquer um que esteja desavisado devido ao character designer kawaii. O anime ainda tem um inconfundível humor inocente, onde o famigerado ecchi é praticamente inexistente, com exceção dos momentos de descontração. Possui elementos marcantes como uma trama mindfuk, risadas psicóticas, personagens Yanderes, mensagens subliminares, temas sociais que envolvem deste violência domestica á bullying, gore e, além disso, trabalha o terror e o mistério de uma forma capaz de deixar grandes franquias mainstream no “chinelo”. Está longe de ser um clássico, mas sem dúvidas é uma grande obra.

Hauu~! Omochikaerii, leiam a parte 2. 


Titulo: Higurashi no Naku Koro ni (26 episódios de tv)
Ano: 2006
Estúdio: DEEN
Diretor: Chiaki Kon
Gênero: Drama, Horror, Suspense, Mistério, Psicológico, Gore
Sequência: Higurashi no Naku Koro ni - Onikakushi-hen (01 OVA),
Higurashi no Naku Koro ni Kai (24 episódios de tv), 
Higurashi no Naku Koro ni Rei (5 OVAs), 
Ura Higu (24 episódios. São curtas especiais inseridos nos DVDs da segunda temporada do anime. Ver aqui), 
Higurashi no Naku Koro ni Kira (nova série de OVAs em 04 episódios)

26 comentários :

Trunks_Elk disse...

Ótimo post!! Higurashi realmente é fascinante, vi o anime a alguns anos mas só parei pra prestar atenção nele mesmo quando li a VN de Umineko e comecei a comprar o mangá.

Estou no aguardo da parte dois, espero que tenha comentários sobre algumas soluções de mistérios (spoilers) e uma mençãozinha a Umineko, já que temos a Bern lá, hehe.

Carlírio Neto disse...

Saudações

Não se dispensa, de forma nenhuma, assistir a um anime do naipe de "Higurashi", não mesmo...

E toda a trama soa confusa para muitos justamente por causa das "n" alternativas que o próprio anime oferece. Corrigindo: as oferece na 1ªtemporada, e as liga uma a outrana 2ªtemporada.

No mais, ótimo texto.

Até mais!

Hig disse...

eu assisti o Koro Ni, sofrendo, mas pretendo assistir os soutros

julio pq disse...

ahahahahaha a risada da Mion contagia pra caraio
''MuahahahahahaAHAHAHAHA'

Parabéns pelo post e já estou aguardando pela parte dois. Se puder citar Umineko será muito bom.

Vent disse...

Lendo o post me deu até vontade de assistir denovo mas acho que não teria o mesmo efeito que teve quando assisti pela primeira vez.Utimamente acho que tem faltado anime no estilo(naipe como disse o Calírio)Higurashi pra assistir.Estarei esperando a parte 2 flw.

P.S:Graças a Higurashi passei a gostar mais de personagens Yandere fora tambem que notei que sou um pouco Yandere ¬¬

Anônimo disse...

Também foi um dos primeiros animes que baixei, e concordo com tudo do seu post,exceto a frase ''não é um clássico''. Pra mim é. É meu anime preferido, é triste ver que os traços e a animação são tão caguentos.

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Assisti apenas até o episódio 10 eu acho...não sei quando poderei assistir o restante. Eu não entendo muito da história mas é isso que vc disse, a primeira temp. apresenta as questões e só na segunda é que as respostas aparecem. Realmente o visual do anime engana eu demorei em apenas passar do 1° para o 2°, mas confesso que o último arco que vi gostei muito, aquele onde uma das irmãs é o o demônio, não lembro se Shion ou Mion...enfim. A facul me impediu de continuar, quem sabe agora nas férias não termine de ver? Gostei do seu post, tinha até esquecido que não havia terminado esse anime...rs^_^

Marcela disse...

Inicialmente Higurashi parece ser um anime bonitinho com meninas lolis em seu próprio hárem com o Keiichi mas vai se tornando um anime cada vez mais pertubador. Não é perfeito e acho que nada nessa vida é, mas é um anime bem recomendado

Ichijo Hikaru disse...

Já assisti tudo e com certeza, foi um anime extremamente marcante... daquele tipo que você assiste até os últimos episódios quebrando a cabeça pra entender a história. Confesso que eu tive que realmente refletir a respeito, pra chegar as conclusões certas, e tive horas de discussão com um amigo meu que também viu, até chegarmos a concensos sobre o que acontecia em Hinamizawa... pra quem gosta do gênero, com certeza é um prato cheio. Gostei da review, mas você pegou muito leve nas críticas, pra quem joga as vn percebe um abismo enorme entre entre ela e o anime.

E agora Higurashi está voltando com força total, uma pena que séra apenas uma comédia ecchi.

Comédia Ecchi NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOO

Unknown disse...

@Trunks_Elk
Com certeza e a Bern será mencionada, adoro ela e na época que eu assisti, fiquei completamente perdida sem saber quem era aquela versão grande da Furude Rika.

@Carlírio Neto
Fostes muito feliz no comentário Carlírio, mas acredite que mesmo com as "respostas" na segunda temporada, ainda assim fiquei bem perdida viu, graças ao Higurashi Rei pude sanar algumas dúvidas e ai começei a pesquisar e descobrir o que estava por trás do véu que não foi mencionado.

@Hig

Meu querido Hig, continue assistino, ouça o que diz sua oneechan XD

@Julio pq
Opâ! Umineko rules, vou ter que dizer algumas palavrinhas sim, principalmente por ser intimimamente ligado a Higurashi.

@Vent
Realmente, pode ter certeza que não teria o mesmo efeito Vent, a graça de Higurashi está na imprevisibilidade. Apesar que, há cenas que merecem ser revistas, inclusive tem uma outra que estou sempre assistindo no youtube XD

@cham
WOA! Bem vinda ao clubinho Cham, também se trata do meu anime preferido pelos motivos citados no post.

@O Mundo escuro de Morringhan
Pois então, Higurashi tem arcos simplesmente incriveis, tenho a impressão que você irar apreciar muito mais a segunda temporada. Tem um episódio no Higurashi Kai que é terrivelmente assustador e eu ainda assistir sozinha em casa e na madru... :)

@Marcela
Exatamente, se a pessoa começar assistindo o Higurashi Rei, tenho certeza que ela não daria nada por esse anime rs.

@Ichijo Hikaru
Essa é a melhor parte, tentar adivinhar do que se trata tudo aquilo hehehe, depois que temos conhecimento da verdade, tudo parece tão simples, mas vemos o quão ingenhosa foi a trama. Acredito que grandes mistérios nascem de fatos simples, ai que fica exposto o talento do autor, em camuflar isso de quem assiste.

@Todos
Obrigado pelos comentários de todos vocês.

junior disse...

a sabia que a menina de frederica d umineko e furude rika mais velha,esse anime elfen lied,Kurozuka,

Trunks_Elk disse...

"E agora Higurashi está voltando com força total, uma pena que séra apenas uma comédia ecchi."

Não só comédia ecchi, mas também mahou shoujo!
Poderiam fazer coisas tão legais e mais a cara de Higurashi, mas não, vamos colocar as garotas de biquini numa praia, jogar uns tentáculos e temos a segunda temporada. \o/

Mas não sei, vamos ver, na vdd eu ainda tenho alguma esperança que essa nova temporada tenha algo de bom... Não podem ser 3~4 episódios só de bobeiras.

Hackeado disse...

Só assistí à primeira temporada e, OMG, que anime mais #mindfuck. Eu desisti de assistir à segunda temporada porque achava que era impossível unir, de forma lógica, eventos que se contradizem totalmente. Mas é a segunda vez que leio que a segunda temporada consegue sim ser satisfatória. Acho que eu terei mesmo que dar uma nova chance a Higurashi. Detalhe para "Higurashi é o Lost em versão animada", ri muito.

yagami inu disse...

hahahahahahah estou esperando pela a nova adoro higurashi

yagami inu disse...

mais higurashi na milha opiniao voi melhor que elfen lied e Umineko

yagami inu disse...

hahaah se voce uma Comédia Ecchi vo adora

julio pq disse...

Eu gosto dos momentos de diversão em Higurashi, mas o melhor é que sempre souberam dosar bem isso tudo com o lado mais psicológico da trama. Eu estava esperando algo com uma comédia sim, mas pensava que seria tipo o Higurashi Rei, umas mescla. Lamentável isso, mas vamos ver como vão guiar tudo isso. Vi as fotos da meninas de mahou shoujo no seu tweet Roberta, ao menos elas ficaram fofinhas kkkkkkkkkkkkkkkkkk

borbs disse...

Queria ver a versão crescida dos personagens, no mangá Yoigoshi-hen aparece a versão adulta da Shion e eu digo pra vocês: AQUILO É AMOR. Não só ela, mas queria ver a todos. Esse novo Kira é tão KyoAni :C

junior disse...

eu estou torcendo para a proxima temporada nao ser so um haruhi suzumia da vida

Fabio Shibuya disse...

Muito boa a série, mas até hoje eu não compreendi o prólogo do terceiro arco da primeira temporada, alguém poderia me ajudar?

M.A.C. disse...

Adorei o post Roberta-chan.
Espero ansioso a 2ª parte.
Eu já baixei o anime todo mais ainda não tive tempo de assisti-lo. Depois de ler esse post eu fiquei muito louco pra ver o anime.
Valeu pelo post Roberta-chan.
Você, como sempre, é incrível !!!

Hackeado disse...

Higurashi é uma série muito boa, justamente porque te faz pensar, elaborar teorias e tentar conectar eventos que se contradizem completamente. Mas, depois que você tem as respostas necessárias (ou pelo ao menos a maioria delas), a história perde um pouco da graça, justamente porque perde aquele ar de mistério. Na segunda metade da 2ª temporada, então, a história toma um rumo praticamente linear, diferente da fragmentação que estávamos acostumados. Tem também os mistérios que não foram completamente resolvidos, mas isso eu não posso falar pois ainda não assisti aos OVA's. "E então, você recomenda Higurashi?" Com certeza, mas não escondo minha insatisfação com algumas "falhas" da série.

M.A.C. disse...

Roberta-chan.
Eu gostaria que você me tirasse um dúvida, se possível.
Eu gostaria de saber se esse Higurashi no Naku Koro ni - Onikakushi-hen é o mesmo Higurashi no Naku Koro ni Gai Den - Nekogoroshi-hen, do qual eu já lhe perguntei certa vez se você conhecia.
Espero resposta sua (se possível).
Muito Obrigado Roberta-chan.

Unknown disse...

É o mesmo sim, MAC :) E não tem do quê, sempre ai pro que precisar :)

M.A.C. disse...

Muito Obrigado por tirar minha dúvida Roberta-chan.
Você, como sempre, é incrível !!!

Anônimo disse...

Trunks_Elk disse...

Ótimo post!! Higurashi realmente é fascinante, vi o anime a alguns anos mas só parei pra prestar atenção nele mesmo quando li a VN de Umineko e comecei a comprar o mangá.

WTF? Como assim? "comecei a compra o manga" ?O_O?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.