sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

13 (Thirteen): Eu Vou Te Matar!

13 (Thirteen) é uma oneshote lançada na Jump SQ, revista shounen da editora Shueisha. Descobri por acaso, quando dando uma conferida na página de Allumage no site MAL, vi que Thirteen estava apontado como leitura recomenda por ser similar – Tive uma agradável surpresa e acabou se tornou uma das oneshotes mais interessantes que eu já li. Tramas que envolvem assassinos profissionais e gangs de rua se tornaram um produto tão comum no gênero shounen, quanto à presença do moe em todos os demográficos japoneses. Porém, Thirteen tem o diferencial de ter sido escrito pelo mesmo autor de Gintama, Hideaki Sorachi. Para os que conhecem Gintama, sabem que o tipo de humor pastelão é sua principal característica, porém em Thirteen isso é mais diluído, compondo o enredo ao lado da ação e um pouco de drama, que provoca um humor involuntário em diversas situações. Mas o melhor de Thirteen é conseguir ser uma história dinâmica e envolvente, mesmo sendo apenas um capitulo.

Mondo Fujieda é apaixonado por Izayo Gorugo, uma garota meio estranha e solitária que está sempre olhando para o “nada” e distante dos grupos sociais. A premissa se torna inusitada e curiosa quando Gorugo vai ler uma redação em frente toda a classe e acaba revelando que faz parte de uma família de assassinos. Logicamente, ninguém leva fé (traduzindo pra gíria local: ninguém dá 1 foda pra coitada) e zombam dela. É ai que Fujieda vê a oportunidade de se aproximar da garota. Em uma viagem de excursão escolar, dentro de um ônibus, ele oferece para ela daquelas balinhas ácidas (aqui na minha cidade tem umas sabor pimenta, que arde toda a boca), mas o que era para ser apenas uma brincadeira que pudesse os aproximar acaba se tornado um desastre. Gorugo tem uma estranha reação alérgica e vomita tudo que está em seu estomago. Vocês sabem que vomito, além de não ter um visual muito agradável, também fede, é então que ao se aproximar para ajuda-la limpar a sujeira, ele também acaba vomitando, mas em cima dela! Completamente humilhada na frente de todos, Gorugo jura que irá mata-lo com as próprias mãos.

Thirteen é um dos melhores oneshotes que eu já li e aquela com maior potencial em ganhar uma serialização, mas infelizmente não aconteceu. A história é redondinha e consegue prender a atenção completamente com as situações que envolvem Fujieda e Gorugo, além da incógnita deixada pelo roteiro, afinal, não sabemos bem pra que lado à história vai andar. As possibilidades são muitas, no inicio parece um drama com elementos de horror, fato que fica bem evidente com o character designer com expressões mais sisudas e obscuras, mas também surpreende com situações que beiram ao nonsense. São 37 páginas que passam voando e quando termina você ainda quer mais. Mas NÃO TEM MAIS. É uma história divertida e como já mencionada, envolvente, onde o centro são as famosas famílias mafiosas japonesas e as gangs que assombram aquela sociedade. Se centrar estritamente na história dos personagens principais, certamente é o que torna Thirteen algo capaz de agradar qualquer um a procura de uma boa e rápida leitura. 




Ano: 2008
Gênero: Artes Marciais, Romance, Comédia, Ação
Demografico: Shounen
Autor: Hideaki Sorachi
Serialização: Jump SQ
Editora: Shueisha
Onde encontrar: Aqui


Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.