segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Denpa Teki na Kanojo


Eu assisti Denpa Teki na Kanojo faz poucos dias, fui apresentada ao anime por um amigo lolicon e que tem um gosto um pouco fora do normal por sangue e adora garotas perturbadas kawaii's. Mas pera ai, essa descrição não bate comigo? Bem...como ele disse que eu tinha que assistir imediatamente, imaginei que eu estivesse perdendo um anime épico e pela imagem acima, só fiz ficar mais ainda na expectativa de algo realmente interessante. E o episódio começa com uma chuva torrencial caindo sobre a cidade escura, uma trilha sonora instrumental ao fundo e a chocante cena de um possível estupro, somados á uma narrativa em off, foi mais do que suficiente para que eu tivesse certeza que, mesmo se não fosse um anime realmente surpreendente, no mínimo seria bem interessante.




E para minha felicidade, eu não me decepcionei nem um pouco. Denpa Teki na Kanojo, originalmente é uma light novel escrita por Katayama Kentarou e tem ilustrações de Yamato Yamamoto. Atualmente a série tem se encontra com três volumes lançados e algumas adaptações. E uma dessas adaptações se trata justamente de Denpa Teki na Kanojo, que ganhou dois OVAS em 2009, lançados junto com os volumes do mangá Kure-nai, que também é um obra baseada nas light novel's de Katayama. E por acaso Kure-nai também tem um anime de 12 episódios, mas com um conteúdo bem diferente (tanto mangá, quanto anime). Isso porque mesmo que as "light novels" que deram origem às duas produções sejam diferentes, elas se passam no mesmo universo.


Denpa Teki na Kanojo marca por ter uma narrativa predominantemente em off (recurso bastante explorado em Tropa de Elite 1) e uma trilha sonora que consegue envolver quem está assistindo e traze-lo o mais próximo possível da história. Como eu disse acima, o anime começa com uma possível cena de estupro e a ordem dos acontecimentos nos deixa um pouco perdidos no primeiro momento e isso pode deixar a falsa impressão de que o anime tem uma trama bem complexa, mas com o passar dos minutos, tudo vai se encaixando e você verá que trata-se de uma trama bem simples e direta. Logo depois de seqüência inicial, somos apresentados á Juuzawa Juu, um delinqüente que está sempre arrumando brigas e á  uma garota esquisita chamada Ochibana Ame, que por um acaso dá nome ao titulo do anime; que significa "Uma garota/namorada do tipo Denpa". Denpa, além do significado original de sinal de aparelho, é um termo utilizado nas pessoas, principalmente de anime e manga, com parafuso solto na cabeça e que tem imaginação doida e sem sentido. E se você, assim como eu, assistiu á esse anime sem ler ou procurar qualquer tipo de informações, pode muito bem ter levado tudo que a Ochibana dizia á sério, pois por mais surreal que fosse a história que ela contava, ela estava sempre séria quanto á isso.


Ochibana Ame aparece na vida de Juuzawa Juu dizendo lhe que era sua serva e ele a reencarnação de um rei. Como uma boa e leal serva, Ochibana estava sempre atrás de Juu, pronta para lhe proteger de qualquer perigo, mas isso ja estava o deixando incomodado. O visual sombrio e a longa franja sobre os olhos de Ochibana, me deixaram completamente apaixonada pela personagem. Sua determinação em seguir Juu foi algo realmente incrível e que deixariam qualquer um com a pulga atrás de orelha, afinal, qual o motivo de Ochibana estar seguindo e disposta a obedecer tudo que Juu lhe ordenar? Por mais viajada que fosse essa história que ela contou, existe sim algum motivo forte para tamanha determinação. Em certo momento, a produção deixa claro que a existência desse motivo, quando em um flashback, nos é mostrado um pouco sobre o passado de Ochibana, mas nenhuma resposta é fornecida e essa é a minha principal crítica á Denpa Toki na Kanojo, pois quem não acompanha as light novels, vai ficar com essa pergunta ou na pior das hipóteses, achar que esse motivo possa ser a coisa mais clichê existente no mundo dos animes e mangás.


A verdadeira personalidade dos humanos foi revelada
Quando eu vi, um arrepio subiu pela minha espinha.
Antes que eu percebesse, estava tirando fotos sem parar,
até que a memória enchesse.
(....) No fundo sempre quis ver algo assim
Mas algumas vezes, o **** não completava o serviço.
Por isso eu precisava acabar com elas.
Usando um arame e apertando com firmeza...


Em meio as perseguições de Ochibana , estranhos acontecimentos permeiam a cidade, é quando numa noite chuvosa, Juu descobre o corpo de uma amiga, que parecia ter sido brutalmente morta pelo famoso serial killer. É quando acontece uma das cenas mais belas e sombrias do anime; Ochibane aparece logo á frente de Juu, protegida por um guarda-chuva vermelho (seria uma alusão ao livro, A menina que rouba livros?...Nããão, imagine, mas quem leu vai associar a cena, automaticamente á famosa ilustração do livro) e arrastando um taco de baseball pelo chão. Logicamente, apartir dai, ela se tornou a suspeita principal de Juu, e não somente dele, mas a pessoa que assiste, também teria seus motivos de desconfiar de uma personagem tão misteriosa e sombria como Ochibane.


Disposto a investigar Ochibane, Juu resolve se unir a garota e apartir dai, a trama se torna mais profunda do que aparente até o momento ou pela sua fraca sinopse. Quem espera de Denpa Toki na Kanojo, um anime megalomaníaco e repleto de ação pode ficar um pouco decepcionado, pois a série trata principalmente das emoções humanas. Os sentimentos dos personagens, suas motivações e dramas, nos deixam (ou deveria, se você for amante desse tipo de narrativa) com os olhos vidrados na tela. Aqui podemos ver um pouco do lado mais sombrio e perverso do ser humano através de alguns personagens. No meio da trama, enquanto Juu seguia Ochibane, somos apresentados á mais uma personagem, essa que seria a resposta que concerteza estariam se formando na cabeça de quem assiste, pois ela é á irmã da garota á qual ele estava seguindo. Ela o ataca e acusa o garoto briguento de estar se aproveitando da irmã, ou seja, Ochibane. Eles se acertam e pelo dialogo que acontece entre os dois, é possível perceber que Ochibane guarda um segredo, que de tão secreto, não é revelado nem á nós.


Se Juu ainda guardava alguma desconfiaça de Ochibane, posso dizer que elas acabaram quando ele recebe uma mensagem do possível serial Killer, pedindo um encontro á noite, com ele. Qualquer pessoa normal e com um pingo de amor á própria vida, ignoraria a mensagem. Mas Juu valente (e o protagonista, ele precisa agir pra trama prosseguir até o final) e tem uma personalidade bem dificil. Em alguns momentos, ele me lembra outro encrenqueiro "do bem"; Yusuke Urameshi (Yu Yu hakusho), com a ressalva de que Juu, aparenta não aguentar desaforo nem de mulher, caso estas o tirem do sério. Com a descoberta do serial Killer, parecia que tudo voltaria ao normal na vida de Juu e Ochibane, que agora podia ficar ao lado do garoto, aparentemente seu lado meigo conseguiu atingi-lo.


Mas toda ação causa uma reação e logo podemos comprovar que o serial killer não agia sozinho. Mas como essa cadeia de acontecimentos sanguinários e doentios, poderia ter uma ligação direta com Juu e Ochibane? É justamente ai que vemos como o roteiro foi incrivelmente feliz em fazer varias reviravoltas no decorrer da trama, fazendo com que, mesmo fatos que pareciam isolados e não muito claros no inicio, se tornasse
algo, de certo modo, bem surpreendente no final. E que surpreender o publico que assiste, é algo que uma trama de suspense e mistério não pode deixar passar batido. denpa Teki na Kanojo, é um thrillher imperdível, assistindo ao primeiro OVA, eu nem vi o tempo passar e me assustei quando chegou ao final. Mas calma ai, porque eu vou falar um pouco mais sobre esse anime e sua sequência....


Quero ser feliz
Desde criança, sempre tive isso em mente
Quero ser feliz
Todos se sentem assim
Mas...
O que devo fazer para encontrar a felicidade?
Quero ser feliz, quero ser feliz.

Essa é a premissa básica deste segundo OVA de Denpa Teki na Kanojo, que ao contrário do que eu imaginava no inicio, não segue uma trama linear, mesmo que a cadeia de eventos brutais, tenham acontecidos em curto espaço de tempo, de um episódio para outro. No primeiro OVA, vimos o lado do ser humano, que se satisfaz com a expressão de dor e medo causado em outra pessoa, chegando ao ponto da pessoa tirar fotos e espalhar pela internet da vitima em seus momentos finais. Nesse, eu esperava que o tema abordado fosse um pouco diferente, alias, esperava que fosse algo que envolvesse mais os personagens principais em uma trama mais ousada. Não que a trama apresentada, não fosse boa, pelo contrário, mas que caberia melhor em um anime continuo. A formula seguida é a de casos que acontecem á volta de Juu e Ochibane, que de alguma forma conectam os dois aos possíveis culpados. Podemos ver isso em Shinrei Tantei Yakumo, mas de uma forma mais envolvente e expondo as emoções dos personagens por trás de suas injustificáveis atitudes. Posso dizer que o drama é um pouco mais explorado, mas de uma forma sutil.


Nesse segundo OVA, Juu é acusado de molestador por duas garotas em um trem. É quando aparece a irmã de Ochibane para salva-lo daquela situação, mas pra isso ela precisou se fingir de sua namorada, fato que tomou repercussões assustadoras, afetando diretamente tanto sua rotina, quanto a de Juu, que parece ter se tornado alvo de Ayase, vice-presidente do conselho estudantil da escola, que pelo que aparenta, não parece ir muito com a cara dele. Nesse meio tempo, é mostrado mais do relacionamento entre Juu e Ochibane, e o fato do garoto se sentir incomodado com um segredo que esconde dela e que envolve sua irmã; Hikaru.

Uma cadeia de enventos acontece e varios boatos se formam em torno de Juu e Hikaru, fazendo com que Ochibane se mexa para descobrir de onde esta surgindo e quem esta espalhando esses boatos, fazendo da vida de Juu e sua irmã um inferno. Como podem ver, a trama não é tão instigante como a anterior, e desde o inicio ja percebemos quem está por trás de tais atos. Mas o interessante aqui não é quem e sim o motivo. E olhando por esse lado, o lado dramático é bem mais explorado, expondo um lado mais doentio da psicose. Tudo acontece por meio de um jogo de somar pontos. É um jogo da felicidade. As pessoas estão cada vez mais solitárias e infelizes e dispostas até a aderir á um jogo para reverter esse quadro. O clube da felicidade consiste em trazer a felicidade de volta, para aqueles que a perderam, quando estas conseguem somar um bom numero de pontos. E isso se dar por meio do sofrimento de outras pessoas, destruindo suas felicidades e rouba-las para si. E o mais incrivel é que há aqueles que realmente acreditam que só podem ser felizes, destruindo a vida alheia. Ou seria por não se contentarem em ver que a tal pessoa é mais feliz, enguanto sua vida é uma merda!? não é algo meio injusto? É assim que pensa a organizadora desse clube psicotico da felicidade.


O desfecho desse caso, não poderia ser outro á não ser o mais fatídico possível. E mesmo diante de um caso, altamente previsível apresentado nesse OVA, é impressionante poder assistir as motivações da personagem, pois por mais banal e idiota que pareça, reflete uma triste realidade. As seqüências que acontece, até a chegada ao climax final, são incríveis e digna de aplausos. E aqui também tivemos reviravoltas bem interessantes e um roteiro que soube trabalhar com uma trama que parecia previsível do inicio ao fim, mas que ainda assim reservou boas surpresas no final. O clima de tensão e a ótima fotografia apresentada nesse episódios, me deixou vislumbrada e em determinada cena, consegui senti o mesmo nojo e ansia de vomito que os personagens sentiram.A caracterização facil e o olhar dos personagens foi perfeito. Ochibane foi mais uma vez incrível na solução do caso e é sem dúvidas a melhor personagem. Podemos constatar um pouco (beeem pouco) da infância de Ochibane e notar que, mesmo ela, também é um garota como qualquer outra.


Bem, eu não sei se eu tenho sorte em sempre (ou quase sempre) ser presenteada por animes que me agradem ou se apenas sou péssima mesmo fazer uma crítica mais pesada. Seja como for, Denpa Teki na Kanojo tem lá suas falhas, que ao meu ver se restringe ao fato de não ter mais episódios, para que se explorassem mais os personagens, daria uma excelente série de tv. Tecnicamente não tem do que reclamar, o character designer dos personagens, atende perfeitamente aos personagens e a trama que o anime aborda. A trilha sonora foi muito sutil e sempre presente nos momentos certos com os belos instrumentais. A psicose dos personagens, é algo a se destacar, não via expressões faciais tão bem destacadas em personagens com esse tipo de personalidade desde os tempos de Higurashi e Umineko. No mais, quem ainda não assistiu, vai correndo baixar, pois além de ser apenas 2 OVA's de 40 minutos, o conteúdo é excelente para esse tipo de anime, que normalmente tem o único papel de promover ou de brinde para determinado mangá (no caso, Kure-nai), deixando quem assiste perdido ou sem saber o que esta acontecendo. Isso sem contar que, quem curte garotas yanderes, (aparentemente normais e kawaii que mostram um lado diferente e violento), irão se deliciar com Denpa Teki na Kanojo. E com isso termino o segundo anime da série, "animes com fortes pitadas de horror e drama".







Denpa Teki na Kanojo review, análise, resenha, crítica, estudo, OVA, anime, thriller, personagem psicótica, sexy, horror

19 comentários :

Jhon Almeida disse...

Opa, gostei do resumo e me interessei, parece ser ótimo mesmo.
Falando por mim, todas as indicações de obras que eu peguei aqui nunca me decepcionaram, só tenho que botar uma penca em dia(semanais)hehe, mas Denpa são só duas Ova's então tem erro não (apesar de que é muito melhor acompanhar esse tipo de trama com calma).

ps: Tenho a impressão que já vi aquela garota da sétima foto (com a bolsa rosa) em algum outro anime, até essa pose hoho.

juventudesportclube.blogspot.com disse...

Eu assisti o anime quando se deu o lançamento em 2009 e realmente é excelente, recomendo á todos que assistem. Parabens pelo post, você conseguiu falar um pouco da história sem precisar entregar spoilers e falou de detalhes tecnicos. Sempre acompanho o blog e gosto bastante. Recomendo que fale mais sobre mangás.

Pedro S. Ekman disse...

Ótima dica, Beta Roberta =)
Sempre bom assistir a uma animação boa e visualmente linda.
Diferente de porcarias mais novas como Yakumo...

Anônimo disse...

eu só achei com a legenda em ingles , não consigo entender tudo D:

Jhon Almeida disse...

Hey biiαhђ, tem aqui nesse link http://yokaianimes.com/multimidia/ovas/112-denpa-teki-na-kanojo.html.

Não sei se pode postar links aqui, se não puder podem apagar, e me desculpem claro..rsrs

Unknown disse...

Biiahh, você pode encontrar os ovas dublados aqui:http://www.kanzenanimes.net/anime/denpa-teki-na-kanojo

E muito obrigado Jhon, Juventude e Pedro-kun. Yakumo também me decepcionou bastante.

Gabriel disse...

Fiquei muito curioso e baixei pra ver hoje mesmo já que é curtinho...
Gostei muito, sensacional.
Se fosse descrever um poucas palavras, esse é um daqueles animes que não fazem uso de cenas chocantes exageradas e temas polemicos por simplesmente atrair espectadores, é uma trama inteligente, crítica, cada segundo do anime é uma informação importante.
Boa sugestão Roberta, gostei mesmo... até pq eu n tenho saco pra ver animes longos =P

Gabriel disse...

Ah sim, sem contar a trilha sonora com o violão àrabe F.O.D.A., da um clima muito suspenso

Anônimo disse...

muito obrigada Roberta ta legendado certinho nesse site xD
adorei

Mel disse...

a linguagem adotada no ova é deveras muito bom e tem uns momentos de suspense e fica aquele climaaa teeeeeeenso. Muito boa a dica

Unknown disse...

Otima analise do que foi o ova Bassi. A trilha sonora é um show e a dublagem idem.

De nada biiahh e valeu Mel.

Yuriness - Yuri & Shoujo-ai disse...

Acabei de assistir. Acho que foi uma das melhores histórias que ja vi. Mostra o lado negro da psique humana. O conceito é muito legal, pena que é curto ;/

Anônimo disse...

Oi, ano passado eu li essa resenha mas como não tinha assistido ainda, deixei pra opinar depois. Eu baixei legendadinho e tudo, adorei =PPPPP
obrigada pela dica e faça uma materia sobre Umineko, vale a pena e pelo que parece vc é fã de Higurashi, então tem tudo a ver

Unknown disse...

seu comentário foi recuperado Jhon, estava no spam =)

SR. IND disse...

Eu gosto do site, e já tive duas ótimas experiencias com Steins;Gate e Perfect Blue, mas realmente achei que ficou muito a desejar está indicação, porque o anime é fraco, bom como muito animes diria que da pra se fazer uma história boa com alguns elementos desse rsrsrs, e só .
Mais um típico caso de algo que embora faltando mais, poderia ser interessante se o que tem fosse bem apresentado. A e eu odeio personagens fracos, todos os animes que considero não sofrem desse mal.
Não vou dizer para ser mais exigente, porque eu mesmo não me considero fã de anime, apenas de bons títulos a lá Ergo Proxy.
O trabalho aqui do site está incrível, mas lhe recomendo assistir uns dos filmes do melhores filmes, isso apura o senso crítico.

Unknown disse...

Bem, eu não tenho o perfil extremamente crítico, mas sei discernir em algo que pode ser bom, razoavel e ruim. Acho Denpa Teki uma OVA muito bom (e como disse lá, tem suas falhas que o impedem de estar no mesmo nivel do primeiro time dos animes que Perfect Blue faz parte.É limitado), mas claro que nem sempre meu gosto vai bater com o da maioria e nem é esta a intenção. Como diz lá em cima; "haters gonna haters" e essa a idéia do blog. Mas eu realmente fico agradescida pela opinião e todo feedback é levado em consideração. Continue opinando sempre que achar nescessario e com a mesma sinceridade :)

junior disse...

denpa teki no kanojo parece o filme lenda urbana

junior disse...

foi um dos melhores dos ultimos anos esse anime a e brigado pela capa de dvd foi inprimir com ela igual eu fazo com todos os animes que eu tenho e colocar an minha estante

Anônimo disse...

parece bom mesmo!!!
se tiver um tempo eu vou ver!^^

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.