sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Shinryaku! Ika Musume: A Invasão da Garota Lula ~ Geso~


Dessa vez, uma postagem mais emocional e pessoal, mas sem perder a cabeça. Como disse a senhora @VulgoPss em sua crítica sobre Gosick, Entretenimento Bom é para Qualquer Um. E Shinryaku! Ika Musume é um desses.

O moe já deixou de ser um fenômeno e se tornou um elemento intrínseco na cultura japonesa há bastante tempo e como tudo que faz sucesso, já chegou a um estado de saturação, onde os executivos se tornaram praticamente reféns da formula que é vista como o grande vilão da indústria que na visão dos mais críticos, vive um momento de crise. Acredito que o problema não está no moe, mas sim em sua banalização. Hoje, K-On! representa a figura repulsa desse elemento para muitos – Este é um anime bem executado e que convence em sua proposta (ame ou odeie essa proposta), porém como tudo que faz sucesso, tende a ser copiado e reproduzido a exaustão, já que apostar naquilo que tem uma porcentagem maior de dar certo e seguir a tendência, é sempre mais seguro. Com isso, muitas séries acabam ficando à margem do que é considerado “material de boa qualidade”. Todo esse rodeio, não é pra levantar a poeira sobre o polêmico moe, mas sim pra chegar numa série que eu amo de paixão; Shinryaku! Ika Musume.

Eu acho que se eu tivesse conhecido essa série hoje, talvez eu não veria com os mesmos olhos, provavelmente, quem sabe, nem desse uma chance. Quando você descobre um brinquedinho novo, você brinca com ele a exaustão. É assim comigo eu me dei conta que eu poderia assistir aqueles animes que passavam na tv, diretamente no pc, um mundo novo se abriu pra mim. Tempos depois e um pouco mais ambientada, descobri que era possível assistir animes ainda em lançamentos no Japão – Foi nessa fase ai que descobri Ika Musume. Imagine, a série estreou em 2010 e nessa época, eu ainda era uma usuária ativa do Orkut e seus comunidades, eu era uma garota pura (nhééé) que apesar de viciada nos exploitations da vida e filmes de terror, acho que eu era o que os otakinhos denominam como “normalfag”. Então, eu estava completamente à margem de malicias subjetivas que dizem estarem presentes nos animes de temática moe.


Então, olhei pra Ika Musume e enxerguei somente um anime que me parecia (naquela época) algo dedicado ao publico infantil e completamente inocente. Hoje eu sei que esse tipo de material é destinado aos marmanjões do Japão (e tantos outros que assistem ilicitamente ao redor do mundo). Mas sabe de uma coisa? Com um pouco mais de sabedoria, tenho um olhar mais crítico e apesar disso, Ika Musume ainda se mostra para mim da mesma forma que o vi na época e se eu não fosse filha única e tivesse uma irmãzinha, botaria ela pra assistir e estou certa que ela adoraria, pois a narrativa é bem familiar. Pode soar pretencioso, mas consegue mesmo em uma narrativa tão simplória e na repetição de formulas a cada esquete de episódios, é competente em sua proposta e consegue ser superior a grande parte das divertidas e apimentadas series que fazem parte do mesmo filão (desculpa Dog Days).

Essa semana eu vi os últimos episódios que me faltavam pra completar o anime e ao chegar ao último, não consegui resistir ao impulso de elaborar alguns comentários referentes ao anime. Não foi um anime que me fez quase que fazer xixi na calcinha de tanto rir, como foi com os nonsenses Mitsudomoe e MM!, embora realmente só Mitsudomoe me fazia rir de uma forma tão exagerada, que assistindo de madrugada eu tinha que tapar minha boca (o que ocasionou diversos incidentes). E eu tenho um problema com animes de comédia, pois não é qualquer um que consegue arrancar uma gargalhada de mim. Enfim, Shinryaku! Ika Musume, nunca me levou aos extremos da insanidade, mas sempre me divertiu (e independente das críticas que nós blogueiros façamos, o que importa realmente é se aquele anime no fim das contas consegue te divertir, ou não).

Ika Musume é bem moe sim e todas as características que o denominam como um produto com foco no otaku harcore, mas isso pouco importa (e diferentemente de K-On!, não se sustenta no moe-blob). O anime que em sua tradução é "Invasão! Garota Lula", veio das profundezas do mar da costa do Japão, com a “maléfica” intenção de conquistar o mundo e punir os humanos por sujarem e poluírem o oceano. Mas para o azar dela e felicidade nossa, ela vive falhando em seus diversos planos de conquista. Seu primeiro objetivo é a “Limoeiro” (ou Tenda Limão), um restaurante a beira-mar, ao qual pretende tomar como quartel general, mas acaba tendo seus planos frustrados por Chizuru, que de quebra, ainda bota a garota Lula para trabalhar e pagar os prejuízos. E esse foi só o inicio de várias aventuras e atrapalhadas que se sucederiam nas várias esquetes do anime. Antes que se pudesse perceber, Ika Musume já fazia parte da família e exalava um fraternal amor com relação à Eiko, Chizuru e Takeru, além das várias amizades que formou naquele lugar. Afinal, Ika é uma peste de garotinha, mas é extremamente carismática e ingênua. Não há como odiá-la por mais travessura que apronte.


Mas não foram só momentos apenas de risos, também me emocionei em diversos momentos que davam até vontade de chorar, onde o tom ficava mais melancólico. Como não vomitar loucamente arco-íris com a mini Ika Musume que apareceu pela primeira vez na primeira temporada do anime? Como não sentir o coração apertar e um monte de pôneis cantando ao redor de sua cabeça em todos os momentos de doçura fraternal entre ela e Eiko? Não funciona pra todos, mas Ika Musume é um anime fácil de afeiçoar, devido principalmente a forte interação entre a família formada por Ika, Eiko, Chizuru e Takeru, fora o – embora rasos –  bons personagens de apoio . Como a stalker apaixonada, Sanae, que não cansa de apanhar e ser rejeitada pela Ika que não entende, mas sente as más intenções da garota. Enfim, termino deixando aqui o diálogo final do último episódio da segunda temporada;

“Não parece que a Ika Musume-chan agora é o centro de nossas vidas? Acho que talvez já fomos invadidos há muito tempo.”


Primeira temporada: Shinryaku! Ika Musume
Episódios: 12
Exibição: 2010
Segunda Temporada: Shinryaku? Ika Musume
Episódios: 12
Exibição: 2011
Estúdio: Diomedea
Onde encontrar: Wired