segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Urban Legend Story Hikiko (2008)

Ao se defrontar com uma garota de cabelos negros no seu caminho, nunca olhe em seus olhos! 
Às vezes baixamos algumas coisas no HD e simplesmente esquecemo-nos de sua existência. Foi o que ocorreu comigo ao efetuar uma limpa geral a procura de espaços. Ao encontrar Urban Legend Story Hikiko (Toshi Densetsu Monogatari Hikiko), dei o play para ver do que se tratava, e coitada de mim, pretendia excluir, mas fui completamente enfeitiçada pela escuridão de Hikiko.

Méritos da narrativa, que logo nos primeiros segundos já apresenta uma sequência repleta de suspense e um desenrolar tão grotesco, que quando nos damos conta, o prologo chegou ao fim e agora o garotinho perseguido por Hikiko é um homem, retornando à cidade depois de 15 anos desde o ocorrido. No antigo condomínio, o ar tranquilo do local não consegue burlar seus pensamentos “É de conhecimento comum que as lembranças da infância não são sempre muito confiáveis. No entanto, uma coisa é certa: eu estava aqui. E ela também...”.

A história é um flashback intercalado com situações presentes, sobre as memórias de Satoshi Sawamura (Daiki Ueda e Hidekazu Fujita) e sua amizade com uma garotinha, Satoko Kisaki (Mizuki Saito e Mikuru Tôgi) frequentemente intimidada por seus colegas de classe devido à aparência assustadora e seu modo hesitante de falar e andar. Como vocês sabem, crianças podem ser assustadoras quando querem e as cenas envolvendo bullying são tão angustiantes que faz despertar um súbito desejo de retaliação. Acontece que a pobre garota não apenas sofre bullying, como também é vitima de violência doméstica, justificando a sua aparência nefasta e nenhum grau de alto-estima. Como toda desgraça na vida pode sempre ficar pior, acuada em mais uma intimidação por parte dos colegas, a fragilidade emocional dela dá um rumo inesperado à trama.

Em outra trama e ainda se passando no passado, Satoshi se vê as voltas com uma garota de longos cabelos negros desgrenhados, vestido branco e mancando de uma perna, que depois de olhar em seus olhos, agora o persegue até nos seus pesadelos.
Hikiko-San é mais uma das diversas lendas urbanas japonesas envolvendo garotas de cabelos negros em histórias de vingança. E assim como todas as demais, ela possui diversas versões, mas essencialmente a história que circula entre colegiais japoneses fala sobre uma garota constantemente maltratada pela família e vitima de bullying, com este resultando em sua morte. Agora seu espirito vingativo assombra diversos locais, como túneis e estradas. Os que se encontrarem com ela e olharem em seus olhos estarão marcados, diz a lenda. Mori Hikiko é um trocadilho com hikikomori, que se lido de trás pra frente, revela o nome da personagem tema.

Trata-se de um OVA 3DCG, e como é de esperar de uma produção de baixo orçamento, sua animação soa datada, mas ouso dizer que isto contribui de maneira positiva para a atmosfera da narrativa. A movimentação trôpega dos personagens e expressões caricatas se une aos efeitos sonoros e dão um aspecto trash e tenebroso – a sequência da garota de cabelos negros gemendo e mancando enquanto persegue Satoshi é de uma tensão maravilhosa. É um OVA bastante obscuro, e como foi lançado relativamente no mesmo período do filme ‘Hikiko-San’ (Scream Girls) que apresenta a história da mesma personagem, imagino que tenha sido meramente uma produção para divulgação do longa. Urban Legend Story Hikiko é um terror genuíno que infelizmente se encontra pouco em animes. 

Nota: 06/10
Direção: Kaisei Kishi 
Roteiro: Kaisei Kishi
Estúdio: ANEC
Tipo: OVA
Quantidade: 01
Duração: 40 min.

Temas Relacionados 



***

  Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter