terça-feira, 1 de julho de 2014

Isshuukan Friends (2014): Seja Minha Amiga!

O Amor... a amizade e a necessidade de estar sempre se conhecendo e reinventando continuamente. 
“Sei que se eu continuar parado não vamos fazer nenhum progresso. Por isso, mais uma vez, vou refazer minha semana. E mais uma vez, desde o começo, me tornarei amigo dela, rezando para que nosso  destino se transforme em algo bom para Fujimiya-san”

Dias atrás li uma entrevista com Mari Okada e Tatsuyuki Nagai (aqui, em inglês), respectivamente roteirista e diretor do anime Toradora, em que eles comentavam sobre Toradora exalar uma atmosfera de shoujo. Oras, sabemos que shoujo é simplesmente um demográfico e não um gênero, mas por ser o romance o enfoque característico e mais popular do shoujo mangá, se convencionou a assimilar romance com shoujo – até entre os japoneses. O interessante é que questionados em como isso poderia afetar a audiência masculina, Okada responde que enxergam como qualquer outra história, não como se fosse um “mangá shoujo”. Essa perspectiva estabelece uma dicotomia paradoxal, porque se por um lado comumentemente não se evita uma série de anime ou mesmo dorama por ela ser um romance shoujo, muitos homens hesitam em pedir por um mangá shoujo numa banca. Provavelmente pela questão de gênero ser tão intríseco dos mangás que se orientam por demográficos bem definidos, enquanto uma série de animes, por exemplo, é geralmente mais abrangente a um publico geral e no caso um romance shoujo não despontaria apenas como uma série para meninas. De qualquer forma, com uma série de tv, não existe a necessidade de se expor a uma possível reprovação social.

Isshuukan Friends (One Week Friends/ Amigos Por Uma Semana) é uma adaptação de um mangá shounen que também olha muito como se fosse um shoujo genérico daqueles melozinhos e agridoces repletos de indecisões e mal entendidos, mas por uma perspectiva masculina. Oh, bem, isso apenas evidencia, apesar das possíveis diferenças de percepção, que o amor afeta igualmente ambos os lados. Isshuukan Friends é adaptação de um mangá de tirinhas exibido na temporada de primavera.
Yuki Hase (Yoshitaka Yamaya) é um garoto apaixonado por sua colega de classe Kaori Fujimiya (Sora Amamiya), mas que não consegue estabelecer contato por ela estar sempre se isolando dos demais com uma postura arrogante. Para Yuki, porém, Kaori não é nada do que as circunstâncias dizem e as pessoas parecem acreditar. O fato de ela estar sempre sozinha e sem nenhum amigo lhe motiva a se aproximar dela e ser seu amigo, mas o que ele não podia imaginar é que Kaori sofre de uma síndrome que faz com que suas memórias sejam apagadas e reiniciadas todo final de semana. Ela não se esquece de tudo, caso contrário sua convivência em sociedade seria improvável, mas apenas de pessoas importantes, com exceção de seus pais.

A estruturação dessa premissa a principio soa bem simplista e conveniente, convergindo facilmente para situações conflituosas e manutenção do status quo da obra. Afinal, é estranho que Kaori perca as memórias justamente das pessoas que lhe são mais importantes – sendo que a lógica pede o inverso – e ainda assim mantenha as memórias afetivas dos pais. Mas como diz a velha máxima, é a forma como uma premissa é trabalhada por quem a está contando que faz com que você aceite ou não, ame ou odeie. A partir disto, não importa quantas vezes a mesma história fora contada anteriormente ou o quão absurdo ela seja. Se esta obra te diz algo, você irá abraça-la.

Como comentei no post de primeiras impressões sobre a série, tinha um grande receio por se tratar da adaptação de um mangá de tirinhas que são, por essência, extremamente simples. O grande desafio era conseguir fazer que uma premissa aparentemente tão limitada se sustentasse e convencesse ao decorrer de 12 episódios, sem perder o fôlego. Para o meu prazer, Isshuukan Friends não apenas seque se reinventando, como também emocionando. Me senti tão boba no último episódio que não pude evitar os sorrisos e lágrimas. Sou fraca para coisas singelas e sentimentos bonitos. Para prazer de quem gosta e insatisfação de quem rejeita, o anime está repleto desses fragmentos.

O estúdio Brains Base e a staff sobre o comando do diretor Tarou Iwasaki promovem uma produção fabulosa, com uma animação que apesar de não exigir grandes firulas visuais, proporciona uma fluidez minimalista nos trejeitos dos personagens que encanta e ressalta a delicadeza da animação. Isso se estende pelos belíssimos e apaixonantes cenários de diversos bairros residenciais de Tokyo. A série faz um verdadeiro tour por esses bairros, com uma projeção que os fazem parecer incrivelmente acolhedores. O cenário de Isshuukan Friends tem esta característica, provavelmente por fugir da grande metrópole e se focar no aspecto domestico da grande cidade. Isso é importante para uma série emocional que dialoga com o abstrato interior humano e de como, dependendo do seu humor, ele vê a vida e as paisagens ao redor.
Todas as características ressaltadas refletem em sua delicadeza, da sensível trilha sonora à sintonia da paleta de cores e filtros que ressaltam e dialogam com as emoções dos personagens. A direção entende o espirito da série, que encanta nestes pequenos detalhes. Mas a completa absorção e experiência só são possíveis porque há um bom trabalho em amarrar a série e desenvolver seu potencial. É mais uma história sobre conexões humanas, dessa dificuldade de se conectar ao outro, de entender e se fazer entender – como na premissa básica de Kimi ni Todoke; que estes sentimentos alcancem você. É fundamentalmente sobre comunicação e os conflitos que surgem dessa dificuldade em se integrar. É um tema recorrente em obras japonesas e mais significativo para uma cultura como a deles, mas é uma questão que afeta todo o mundo.

Receios, anseios, dilemas, fugas. Vemos tudo isso através do prisma de Yuki, que conceitualmente é um personagem na idade transitória de descobertas e contatos com novos mundos – são conflitos e inseguranças típicas da idade, o passar do tempo e a pouca maturação destes elementos é uma sintomática cruel, embora recentes estudos tenham dito que a adolescência não termina de fato aos 18 anos, mas se estende pela casa dos 20. Yuki é um personagem instável, por vezes chato e egoísta, que tem dificuldades em dar o passo seguinte e não compreende bem os próprios sentimentos, fazendo com que tenha ações questionáveis através de um ponto de vista adulto. Mas é difícil não olhar para ele e não compreendê-lo. Não é preciso se identificar com seus impulsos e ações, basta olhar para o lado e ver que é algo que está sempre acontecendo com diversas pessoas. É isto que dá mais calor humano ao personagem. Seus equívocos são sempre com as melhores das intenções, embora nem sempre acerte.

O roteiro evidencia seu crescimento natural a partir de seus equívocos, assim como a sua relação com Kaori. Relacionamentos amadurecem através de conflitos e a profundidade do envolvimento individual de cada peça deste relacionamento se dá na capacidade ou não de superar os inevitáveis obstáculos que surgem pelo caminho. Por isso ser tão comum relacionamentos anteriormente nunca confrontados, não resistirem à primeira instabilidade. Não é?! Quando se está conhecendo intimamente alguém, estes conflitos apenas refletem o nível de envolvimento entre as partes. Quanto mais se envolve com alguém, mais choques ocorrem.

Os desentendimentos entre Yuki e Kaori se dão principalmente por estarem se envolvendo mais profundamente e evidencia o quão longe estão indo e a necessidade de se conhecerem e consequentemente amadurecerem mais esta relação. Claro, isso só é possível com o próprio crescimento pessoal e, por mais que Yuki não se transforme em outro até o final do anime, ele está continuamente se conhecendo mais e principalmente à Kaori. Ao final, percebe-se que a falta de diálogos e de uma conexão mais próxima é o que mais causa distanciamentos entre duas pessoas. Procurar se conhecer. Procurar conhecer o outro. São coisas só possíveis através do sincero diálogo, afinal, tentar adivinhar o que o outro está pensando e agir da forma que VOCÊ acha ser o melhor para esta outra parte sem considerar sua opinião só aponta equívocos rotineiros que estamos sempre cometendo.
Como se mostra notável depois deste longo texto, Isshuukan Friends sabe explorar as frestas da premissa e desenvolver com propriedade seu argumento, estabelecendo tramas paralelas que vão conectando todos os personagens e formando uma teia de amizades que soa sincero e honesto. Evidentemente, se trata de uma série com proposta de ser ingênua, afetivamente terna, evocando calor humano de quem vê através das ações dos personagens. Não é o tipo de anime que você vá assistindo esperando por um retrato cinzento da vida e das relações humanas. Pelo contrário, é a exaltação das cores e do que há de mais bonito nas pessoas. É uma fantasia que suprime as frustações e persegue subjetivamente as idealizações.

Por isso que é o tipo de série que você assiste – ou lê – esperando um final bonito e feliz, em que nossos personagens conseguem superar os seus problemas e seguir adiante. Um final diferente seria simplesmente frustrante – algo assim cai bem somente em obras como 5 Centímetros por Segundo. Felizmente, Isshuukan Friends não desaponta, fechando bem a história e o oferecendo o esperado. Talvez depois do que eu disse suas expectativas caiam, mas no fim das contas, mesmo as fantasias mais irreais só precisam ser reais de fato no que diz respeito às emoções, para que consiga envolver. E Isshuukan Friends conta com uma direção eficaz em criar situações em que tememos pelos personagens e sua relação, mesmo que o desfecho de tudo seja obvio. Isso só é possível por a série contar com personagens cativantes. Não é uma série que pareça atemporal, mas é uma pornografia gratificante e prazerosa.

Trivia:
Isshuukan Friends tem um argumento similar ao do filme americano Como Se Fosse A Primeira Vez (50 First Dates), que possui uma estrutura bem mais elaborada – já que estamos falando de um filme. Fiquei espantada quando descobri que essa doença de personagens que tem a memória resetada continuamente é real. É uma amnésia anterógrada, conhecida como síndrome de Korsakov, proveniente de traumas celebrais, onde a pessoa não se lembra de fatos ou pessoas recentes na memória pós-trauma, diferentemente daquele tipo de amnésia [retrógrada] em que a pessoa esquece de acontecimentos anteriores ao trama. Obvio que na ficção a síndrome é retrata com exageros para se adequar ao argumento da história, que precisa de conflitos para se sustentar. Apesar disso, a síndrome de Kaori até que faz muito sentido, descontada a dose de fantasia. Sua dificuldade em criar novos – ou se lembrar de – laços afetivos vem exatamente da necessidade de sua mente de autopreservação, após determinado incidente que a lesionou, sendo que seus pais não representam uma ameaça. A peixinha de Procurando Nemo também sofre dessa síndrome, mas o dela é mais parecido com a doença da Saki (Rumi Ookubo), que se esquece das coisas e pessoas instantaneamente, heh. 

Nota: 08/10 (Muito bom)
Direção: Tarou Iwasaki
Composição de Roteiro: Shotaro Suga
Trilha Sonora: Satoshi Motoyama
Estúdio: Brains Base
Tipo: TV
Episódios: 12
Páginas: ANN, MAL

Temas Relacionados:
-Um Olhar no Romantismo Retrógrado (de Isshuukan Friends)
-Nerawareta Gakuen: Psychic School Wars
-5 Centímetros por Segundo - Makoto Shinkai
-Kaiba: Um conto de fadas Cyberpunk e Melancólico para CriançasAdultas


Galeria:

[ AWH ] Isshuukan Friends 01 [F13E30E0].mkv_snapshot_06.34_[2014.04.08_14.05.07][ AWH ] Isshuukan Friends 02 [5EC6D8DC].mkv_snapshot_00.36_[2014.04.15_00.30.32][ AWH ] Isshuukan Friends 02 [5EC6D8DC].mkv_snapshot_13.30_[2014.04.15_00.43.52][ AWH ] Isshuukan Friends 03 [98A310F3].mkv_snapshot_03.32_[2014.04.21_21.10.45][ AWH ] Isshuukan Friends 03 [98A310F3].mkv_snapshot_10.42_[2014.04.21_21.37.44][ AWH ] Isshuukan Friends 03 [98A310F3].mkv_snapshot_15.34_[2014.04.21_21.50.44][ AWH ] Isshuukan Friends 04 [1F0B0844].mkv_snapshot_00.02_[2014.04.29_07.17.33][ AWH ] Isshuukan Friends 04 [1F0B0844].mkv_snapshot_01.05_[2014.04.29_07.18.59][ AWH ] Isshuukan Friends 04 [1F0B0844].mkv_snapshot_05.21_[2014.04.29_07.23.23][ AWH ] Isshuukan Friends 04 [1F0B0844].mkv_snapshot_09.11_[2014.04.29_07.27.38][ AWH ] Isshuukan Friends 04 [1F0B0844].mkv_snapshot_09.16_[2014.04.29_07.27.47][ AWH ] Isshuukan Friends 04 [1F0B0844].mkv_snapshot_09.41_[2014.04.29_07.28.32][ AWH ] Isshuukan Friends 04 [1F0B0844].mkv_snapshot_18.58_[2014.04.29_07.38.16][ AWH ] Isshuukan Friends 04 [1F0B0844].mkv_snapshot_19.09_[2014.04.29_07.38.33][ AWH ] Isshuukan Friends 04 [1F0B0844].mkv_snapshot_21.36_[2014.04.29_07.41.13][ AWH ] Isshuukan Friends 05 [20FDE22E].mkv_snapshot_06.45_[2014.05.07_06.45.18][ AWH ] Isshuukan Friends 05 [20FDE22E].mkv_snapshot_15.36_[2014.05.07_06.55.39][ AWH ] Isshuukan Friends 06 [F5BE2EEE].mkv_snapshot_02.50_[2014.05.14_15.00.25][ AWH ] Isshuukan Friends 06 [F5BE2EEE].mkv_snapshot_06.49_[2014.05.14_15.06.01][ AWH ] Isshuukan Friends 06 [F5BE2EEE].mkv_snapshot_14.43_[2014.05.14_15.22.42][ AWH ] Isshuukan Friends 06 [F5BE2EEE].mkv_snapshot_18.08_[2014.05.14_15.26.37][ AWH ] Isshuukan Friends 07 [B95298C7].mkv_snapshot_16.23_[2014.05.21_15.40.03][ AWH ] Isshuukan Friends 07 [B95298C7].mkv_snapshot_17.01_[2014.05.21_15.41.01][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_00.05_[2014.06.03_18.05.16][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_00.23_[2014.06.03_18.05.50][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_05.11_[2014.06.03_18.10.44][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_10.05_[2014.06.03_18.15.45][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_12.26_[2014.06.03_18.19.04][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_13.48_[2014.06.03_18.20.40][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_14.11_[2014.06.03_18.21.31][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_16.16_[2014.06.03_18.23.49][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_16.58_[2014.06.03_18.25.02][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_18.56_[2014.06.03_18.27.10][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_20.18_[2014.06.03_18.28.36][ AWH ] Isshuukan Friends 08 [E22F9F8B].mkv_snapshot_20.42_[2014.06.03_18.29.03][ AWH ] Isshuukan Friends 09 [B9934A5D].mkv_snapshot_08.07_[2014.06.03_19.42.37][ AWH ] Isshuukan Friends 09 [B9934A5D].mkv_snapshot_08.31_[2014.06.03_19.43.11][ AWH ] Isshuukan Friends 12 [389F4D9C].mkv_snapshot_02.57_[2014.07.01_03.01.50][ AWH ] Isshuukan Friends 12 [389F4D9C].mkv_snapshot_14.31_[2014.07.01_03.13.39][ AWH ] Isshuukan Friends 12 [389F4D9C].mkv_snapshot_14.41_[2014.07.01_03.13.55][ AWH ] Isshuukan Friends 12 [389F4D9C].mkv_snapshot_18.24_[2014.07.01_03.17.50][ AWH ] Isshuukan Friends 12 [389F4D9C].mkv_snapshot_18.28_[2014.07.01_03.18.02]

***
Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter