quinta-feira, 10 de março de 2011

Comentários: Supernatural the Animation (seis primeiros episódios)


Manual de instruções, de como assistir Supernatural the Animation: 1)Assista de madrugada 2) APAGUE AS LUZES, 3) Coloque seu Heardphone 4) mantenha os aperitivos ao alcance das mãos 5) Dê play e respire fundo. Prontos pra embarcarem de volta para os 90/2000 onde assistir filmes de terror nas tardes do Sbt e Band eram diversão garantida? Então...let's go!



Ainda não se sente empolgado? Assista o preview - EMPOLGAÇÃO MASTER


Espiritos demoniacos, possessões, casas mal assombradas e lendas urbanas. Esses são os temas tratados nesses primeiros seis episódios desta que, certamente é a melhor adaptação da Madhouse de uma série americana. Se com os super heróis, ela não consegue grandes elogios, com uma série de temática sobrenatural parece que ela encontrou seu caminho. A Madhouse que parece sempre se dar bem com séries mais adultas, como por exemplo Boogiepop Phantom e Death Note. Eu assisti todos os seis episódios de Supernatural the Animation numa unica madrugada, terminando lá pelas seis da manhã, simplesmente porque não conseguia parar de assistir, todos os episódios são desenvolvidos de forma dinâmica, sendo que não há tempo para enrolações e dialogos futeis. O cenário é predominantemente escuro, a trilha sonora funciona muito bem e te ajuda a entrar no clima.


Supernatural the Animation segue o caminho contrário do seriado americano, nos apresentando os irmãos Winchester já na estrada, a procura de seres sobrenaturais que espalham o terror e a desgraça. Li algumas críticas a respeito e não vi muita lógica, gosto da forma como estão abordando a saga de Sam e Dean
no anime, deixando todos os fragmentos de sua origem espalhados, para que no decorrer dos episódios, isso possa ser mostrado e trabalhado, sem comprometer a dinâmica de um episódio de apenas 22 minutos. Para quem acompanha somente a animação, fica a dúvida diante de um fato não explicado, mas este mesmo fato
mais a frente pode funcionar como um fator surpresa para o espectador. O anime cresce impressionantemente no decorrer dos episódios, começa com um caso mediano, onde um Metamorfo demoníaco rouba a forma de humanos para cometer assassinatos, é um episódio bom, com ótimas seqüencias, mas que não empolga tanto, exceto quanto ao seu final, que consegue atingir um climax impressionante.


Mas Supernatural ganha ares de thriller psicológico nos episódios seguintes, onde o anime consegue ser aterrorizante visualmente, com o supense predominando em todas as tramas. Todos os elementos presentes nos filmes de terror e suspense que gostamos ver se encontra presente ali, seja em uma rodovia que é aterrorizada por algum fantasma ou por um carro possuido por um ser demoniaco, também tenho que citar o velho articio da casa mal assombrada e daqueles perigosos jogos de atrair espiritos que todos nós já jogamos alguma vez na infância.


O roteiro foi muito bem escrito, a trama bem desenvolvida e há profundidade suficiente para se emocionar em alguns episódios, assustar e te deixar apreensivo em outros. Há reviravoltas na trama,o climax é sempre satisfatório e temos dois personagens muito bem carismaticos. Bem verdade que a Madhouse pegou um produto de sucesso, já pronto, onde poderia desenvolver melhor alguns elementos que uma série em live action (com atores reais) não consegue. Por exemplo, eu acho que o lado terror do anime, consegue envolver bem mais que no seriado, onde o suspense é o elemento que consegue se sobressair. Mas também não é facil pegar qualquer série e adapta-la para outro formado completamente diferente. Tem que se levar em conta o publico alvo e a duração dos episódios.


Podemos dizer que, esses seis episódios iniciais funcionam como um arco, onde mesmo se seguindo uma formula episódica, cada episódio teve sua finalidade e em cada um foi adicionado alguma coisa relevante para a história dos personagens e o ambiente que os cerca. Assim como o episódio seis, onde temos uma trama que aborda o passado, mostrando o inicio do relacionamento de Sam com sua namorada e Dean, que ainda tinha como parceiro seu pai. Mas nem tudo nos é revelado, deixando um gacho para algum episódio futuro. No fim desses seis episódios, se percebe como houve toda uma preocupação em construir uma boa história, que mesmo sendo uma adaptação, tem potencial pra se mostrar original.


Tecnicamente, todo o visual do anime é maravilhoso. O ambiente é escuro e combina perfeitamente com as histórias, a animação é excelente, mesmo que, a forma como os personagens são animados na hora da ação caiba uma pequena crítica, por não serem tão flexíveis, o que da uma impressão que estão duros demais. Mas apenas detalhes, nada que atrapalhe a fluidez da trama. O character designer dos personagens também é incrivel. Lembra bastante o estilo comic americano, talvez quem não esteja acostumado com um estilo de personagem mais realistico, pode ficar um pouco encomodado, mas ai o problema já é com a pessoa. A arte é incrivel, as cores foram bem selecionadas, nada muito exagerado e que, as vezes me deixou a sensação de estar folheando uma hq da Vertigo.


Evitei aqui, ficar fazendo comparações com o seriado, afinal, são produtos distintos e se este, esta funcionando bem de forma independente, não há porque comparar. Mas deixa eu, como fangirl do Dean, desabafar que seu personagem não ficou tão bonito como no original, mas é coisa minha mesmo (mimimi). Mas manteve todo seu ar sarcástico que lhe é característico. O jeitão de conquistador também se manteve, como todo seu apego ao seu maravilhoso Chevy Impala 67. A dublagem japonesa está ótima, casou bem com os personagens. Infelizmente o anime não tem OP, mas temos um encerramento que combinou muito bem com o estilo da série, com a empolgante "Carry On My Wayward Son". A trilha sonora presente durantes os episódios, foram muito bem produzidas e está altura do que é Supernatural. A nota que eu dou para esses seis primeiros episódios é a máxima que tiver. Não importa se você é ou não fã do seriado, se gosta de animes com uma temática mais sombria e de investigação sobrenatural, Supernatural the Animation é uma ótima pedida e se continuar tão bom, logo se tornará referência. O melhor é o fato de você não precisar do seriado pra entender como funciona. E você, gostou? Odiou? Esperava mais? Acima você leu minha opnião, deixe a sua também. See ya minna-san.

Gênero: Drama, Sobrenatural, Suspense, Horror, Paranormal
Estúdio: Madhouse
Direção: Atsuko Ishizuka, Shigeyuki Miya
Tipo: OVA
Episódios: 22 (não finalizados)