quinta-feira, 10 de março de 2011

Comentários: Supernatural the Animation (seis primeiros episódios)


Manual de instruções, de como assistir Supernatural the Animation: 1)Assista de madrugada 2) APAGUE AS LUZES, 3) Coloque seu Heardphone 4) mantenha os aperitivos ao alcance das mãos 5) Dê play e respire fundo. Prontos pra embarcarem de volta para os 90/2000 onde assistir filmes de terror nas tardes do Sbt e Band eram diversão garantida? Então...let's go!



Ainda não se sente empolgado? Assista o preview - EMPOLGAÇÃO MASTER


Espiritos demoniacos, possessões, casas mal assombradas e lendas urbanas. Esses são os temas tratados nesses primeiros seis episódios desta que, certamente é a melhor adaptação da Madhouse de uma série americana. Se com os super heróis, ela não consegue grandes elogios, com uma série de temática sobrenatural parece que ela encontrou seu caminho. A Madhouse que parece sempre se dar bem com séries mais adultas, como por exemplo Boogiepop Phantom e Death Note. Eu assisti todos os seis episódios de Supernatural the Animation numa unica madrugada, terminando lá pelas seis da manhã, simplesmente porque não conseguia parar de assistir, todos os episódios são desenvolvidos de forma dinâmica, sendo que não há tempo para enrolações e dialogos futeis. O cenário é predominantemente escuro, a trilha sonora funciona muito bem e te ajuda a entrar no clima.


Supernatural the Animation segue o caminho contrário do seriado americano, nos apresentando os irmãos Winchester já na estrada, a procura de seres sobrenaturais que espalham o terror e a desgraça. Li algumas críticas a respeito e não vi muita lógica, gosto da forma como estão abordando a saga de Sam e Dean
no anime, deixando todos os fragmentos de sua origem espalhados, para que no decorrer dos episódios, isso possa ser mostrado e trabalhado, sem comprometer a dinâmica de um episódio de apenas 22 minutos. Para quem acompanha somente a animação, fica a dúvida diante de um fato não explicado, mas este mesmo fato
mais a frente pode funcionar como um fator surpresa para o espectador. O anime cresce impressionantemente no decorrer dos episódios, começa com um caso mediano, onde um Metamorfo demoníaco rouba a forma de humanos para cometer assassinatos, é um episódio bom, com ótimas seqüencias, mas que não empolga tanto, exceto quanto ao seu final, que consegue atingir um climax impressionante.


Mas Supernatural ganha ares de thriller psicológico nos episódios seguintes, onde o anime consegue ser aterrorizante visualmente, com o supense predominando em todas as tramas. Todos os elementos presentes nos filmes de terror e suspense que gostamos ver se encontra presente ali, seja em uma rodovia que é aterrorizada por algum fantasma ou por um carro possuido por um ser demoniaco, também tenho que citar o velho articio da casa mal assombrada e daqueles perigosos jogos de atrair espiritos que todos nós já jogamos alguma vez na infância.


O roteiro foi muito bem escrito, a trama bem desenvolvida e há profundidade suficiente para se emocionar em alguns episódios, assustar e te deixar apreensivo em outros. Há reviravoltas na trama,o climax é sempre satisfatório e temos dois personagens muito bem carismaticos. Bem verdade que a Madhouse pegou um produto de sucesso, já pronto, onde poderia desenvolver melhor alguns elementos que uma série em live action (com atores reais) não consegue. Por exemplo, eu acho que o lado terror do anime, consegue envolver bem mais que no seriado, onde o suspense é o elemento que consegue se sobressair. Mas também não é facil pegar qualquer série e adapta-la para outro formado completamente diferente. Tem que se levar em conta o publico alvo e a duração dos episódios.


Podemos dizer que, esses seis episódios iniciais funcionam como um arco, onde mesmo se seguindo uma formula episódica, cada episódio teve sua finalidade e em cada um foi adicionado alguma coisa relevante para a história dos personagens e o ambiente que os cerca. Assim como o episódio seis, onde temos uma trama que aborda o passado, mostrando o inicio do relacionamento de Sam com sua namorada e Dean, que ainda tinha como parceiro seu pai. Mas nem tudo nos é revelado, deixando um gacho para algum episódio futuro. No fim desses seis episódios, se percebe como houve toda uma preocupação em construir uma boa história, que mesmo sendo uma adaptação, tem potencial pra se mostrar original.


Tecnicamente, todo o visual do anime é maravilhoso. O ambiente é escuro e combina perfeitamente com as histórias, a animação é excelente, mesmo que, a forma como os personagens são animados na hora da ação caiba uma pequena crítica, por não serem tão flexíveis, o que da uma impressão que estão duros demais. Mas apenas detalhes, nada que atrapalhe a fluidez da trama. O character designer dos personagens também é incrivel. Lembra bastante o estilo comic americano, talvez quem não esteja acostumado com um estilo de personagem mais realistico, pode ficar um pouco encomodado, mas ai o problema já é com a pessoa. A arte é incrivel, as cores foram bem selecionadas, nada muito exagerado e que, as vezes me deixou a sensação de estar folheando uma hq da Vertigo.


Evitei aqui, ficar fazendo comparações com o seriado, afinal, são produtos distintos e se este, esta funcionando bem de forma independente, não há porque comparar. Mas deixa eu, como fangirl do Dean, desabafar que seu personagem não ficou tão bonito como no original, mas é coisa minha mesmo (mimimi). Mas manteve todo seu ar sarcástico que lhe é característico. O jeitão de conquistador também se manteve, como todo seu apego ao seu maravilhoso Chevy Impala 67. A dublagem japonesa está ótima, casou bem com os personagens. Infelizmente o anime não tem OP, mas temos um encerramento que combinou muito bem com o estilo da série, com a empolgante "Carry On My Wayward Son". A trilha sonora presente durantes os episódios, foram muito bem produzidas e está altura do que é Supernatural. A nota que eu dou para esses seis primeiros episódios é a máxima que tiver. Não importa se você é ou não fã do seriado, se gosta de animes com uma temática mais sombria e de investigação sobrenatural, Supernatural the Animation é uma ótima pedida e se continuar tão bom, logo se tornará referência. O melhor é o fato de você não precisar do seriado pra entender como funciona. E você, gostou? Odiou? Esperava mais? Acima você leu minha opnião, deixe a sua também. See ya minna-san.

Gênero: Drama, Sobrenatural, Suspense, Horror, Paranormal
Estúdio: Madhouse
Direção: Atsuko Ishizuka, Shigeyuki Miya
Tipo: OVA
Episódios: 22 (não finalizados)

12 comentários :

Jhon Almeida disse...

HEY HEY!!! o/

Tá aí um que eu tive meses pra me preparar e saber separar série e a ADAPTAÇÃO em anime, e fazer uma crítica justa sem o fanatismo como bom fã da série que sou.
E tenho que dizer que gostei muito do anime, ficou muito bom mesmo esses 6 primeiros episódios. A diferença da adaptação da Madhouse de Supernatural para as da Marvel que ficaram sem sal (pelo menos as duas da Marvel até agora), é a supervisão de perto do próprio mestre Kripke, daí a essência, suspense, e o terror dos episódios das duas primeiras temporadas da série tá bem presente no anime.
Só teve um episódio que me incomodou bastante pelas mudanças que fizeram na história original, mas pra comentar vou fazer spoilers tanto do anime quanto da série (quinta temporada pra ser mais exato), então cuidado pra quem não viu ainda.

SPOILERS ON:
Pra quem acompanha a série e já chegou ao final da quinta temporada, sabe que foi revelado ao Sam que a forma que ele e a Jéssica se conheceram foi manipulada por um demônio que possuía um antigo amigo deles que lhes apresentou um ao outro. Aliás toda vida dele foi manipulada pelos de olhos pretos, por isso achei estranha a forma como foi mostrada como eles conheceram no anime, mas calma gente eu sei que é uma ADAPTAÇÃO e vai ter coisas diferentes, só achei estranho mesmo porque talvez seja um indicio de que o anime só vai ter uma temporada mesmo e não vão aprofundar mais ainda na trama da série.
SPOILERS OFF:

Agora até os episódios criados exclusivamente pro anime achei bem bacana, até esse que juntaram a lenda da Blood Mary com o passado do Sam e Jéssica na faculdade que eu critiquei um ponto dele alí em cima ficou muito bom, a forma como apresentaram o espírito da "Dona Maria" foi espetacular.
Enfim, pra finalizar e não ficar mais longo do que já tá, animação da Madhouse impecável, adaptação dos 40 pra 20 minutos pro anime que poderia ficar corrido com as investigações e resoluções dos casos, impecável também.

Unknown disse...

EURI de você ter que se preparar pra saber separar o anime do seriado. Aconteceu comigo também. Alias, eu já estava com metade do texto pronto, repleto de comparações anime x seriado. Tava ficando enorme e resolvi refazer tudo. Sobre o spoiler, eu acho que eles vão mudar algumas coisas e a resposta está nesse gancho do passado do Sam com a Jessica. Vamos ver como vai ficar néh. Ótima analise Jhon.

Colocação perfeita:
"A diferença da adaptação da Madhouse de Supernatural para as da Marvel que ficaram sem sal (pelo menos as duas da Marvel até agora), é a supervisão de perto do próprio mestre Kripke, daí a essência, suspense, e o terror dos episódios das duas primeiras temporadas da série tá bem presente no anime."

Lamb-Desu disse...

Eu..eu não tenho nenhum idéia de como eu estou me sentindo. (Eu sou fã de Supernatural).

Meu cérebro simplesmente explodiu...eu não sei se é devido a excitação ou o wtf quando terminei de assistir. Então não consigo fazer nenhum tipo de comentário inteligente. Mas digo, concordo com você Roberta, Dean está menos hot.

Embora os monstros da Madhouse + o louco estilo japones que não vimos na série da tv me faça ficar bem satisfeita.


[quote]Jhon Almeida disse...[/quote]

Mas sua linha de raciocínio não faz muito sentido. Eles não vão chegar com o anime até os fatos ocorridos na quinta temporada. Serão a primeira e a segunda temporada somente, até onde eu sei. Tudo vai se resumir a casos episódios e no meio disso tudo, eles vão encaixar todo esse lance com o Pai deles e a Jéssica. Eu até já sei mais ou menos e imagino como será o final.

No site oficial, vocês podem ver as sinopses, até o episódio 21 http://wwws.warnerbros.co.jp/supernatural/index.html#/animeEpisode

julio pq disse...

Bom demais esses seis episódios. Agora estou aqui na ansiedade, esperando os novos sairem. Alguém já conferiu a versão americana? Apesar que não gosto da dublagem deles em desenhos e animes, estou curioso pra ver como ficou. Tem um episódio, onde a garota morre mas não sabe disso, eu achei meio complicado e não entendi bem como o Sam e o Dean sabiam do paradeiro dele. Sem falar que ficaram voltando no tempo e aquilo me deixou confuso pacas, tive que assistir 2 vezes pra entender que era um flashback do passado. E a explicação me soou um pouco confusa também, quer dizer...o casal foi assustado por um fantasma...a menina morreu e ela virou fantasma e passou assustar o pessoal na estrada.....CONFUSED

Pedro S. Ekman disse...

Juro que só vou dar uma chance pro anime por sua causa, Beta Roberta!

Sempre fui da opinião de "Se tem o seriado... assista o seriado!"

Vou dar uma chance... mente aberta... cof cof...

pamela disse...

poxa se o anime fosse identico ao seriado acho que seria chato pq nos que assistimos ao seriado saberiamos tudo que iria acontecer...
essa readaptacoes sao muito maneiras igual ao game silent hill shatered memories que foi uma readaptacao do game de play 1 mais mesmo assim agradou aos fans...
supernatural animation e mt xD aaaaa nao vejo a hora de ver outros episodios quero muito ver o azazel como ele ficou no anime hehe

Jhon Almeida disse...

Mas Lamb-Desu é justamente isso que eu quis dizer. A "estranheza" que eu citei na forma como foi mostrada eles se conhecendo no anime, é porque essa mudança pra mim é um forte indício que o anime só vai ter uma temporada mesmo, abordando a primeira e a segunda da série, tanto que os dois últimos episódios do anime vão ser os dois últimos da segunda temporada da série, "All Hell Breaks Loose" - Parte 1 e 2.

Jhon Almeida disse...

Ah julio, esse episódio que vc citou do fantasma da Molly, é "vítima" da adaptação necessária dos 40 min de série pra 20 de anime. A resolução do caso tem que ser um pouco corrida mesmo, se vc piscar deixa algo passar e fica confuso. Eu recomendo assistir se vc não viu, ou assistir de novo se vc já viu o episódio 16 "Road Kill" da segunda temporada da série, que apesar de ser um pouquinho diferente vc vai entender bem tudo que aconteceu.

Fernando disse...

sinceramente fico puto quando vejo os outros comparando o anime e reclamando de nao seguir identico os episodios live ¬¬ sinceramente brasileiro nao merece oque ganha sempre bota defeito afff vei se o anime fosse identico a serie td mundo ia sabe o fim do episodio fan que e fan nao bota defeito nem critica apenas aprecia mais essa obra de arte que é o anime pow eu adorei o primeiro episodio com o metamorfo o final me deixo com aquela cara de surpreso rsrs se fosse igual a serie seguindo segundo por segundo apenas ficaria com a cara ah ta ja vi isso fico legalzinho em anime ¬¬
serio mesmo pessoal nao comparem ou critiquem pow fan nao critica apenas aprecia cada segundo do anime

junior disse...

olha eu achei bem legal mas tem que continuar tudo ate o lucifer e se der ate a eva e a guerra no ceu da sexta temporada

Fernando disse...

sinceramente fico puto quando vejo os outros comparando o anime e reclamando de nao seguir identico os episodios live ¬¬ sinceramente brasileiro nao merece oque ganha sempre bota defeito afff vei se o anime fosse identico a serie td mundo ia sabe o fim do episodio fan que e fan nao bota defeito nem critica apenas aprecia mais essa obra de arte que é o anime pow eu adorei o primeiro episodio com o metamorfo o final me deixo com aquela cara de surpreso rsrs se fosse igual a serie seguindo segundo por segundo apenas ficaria com a cara ah ta ja vi isso fico legalzinho em anime ¬¬
serio mesmo pessoal nao comparem ou critiquem pow fan nao critica apenas aprecia cada segundo do anime

Lamb-Desu disse...

Eu..eu não tenho nenhum idéia de como eu estou me sentindo. (Eu sou fã de Supernatural).

Meu cérebro simplesmente explodiu...eu não sei se é devido a excitação ou o wtf quando terminei de assistir. Então não consigo fazer nenhum tipo de comentário inteligente. Mas digo, concordo com você Roberta, Dean está menos hot.

Embora os monstros da Madhouse + o louco estilo japones que não vimos na série da tv me faça ficar bem satisfeita.


[quote]Jhon Almeida disse...[/quote]

Mas sua linha de raciocínio não faz muito sentido. Eles não vão chegar com o anime até os fatos ocorridos na quinta temporada. Serão a primeira e a segunda temporada somente, até onde eu sei. Tudo vai se resumir a casos episódios e no meio disso tudo, eles vão encaixar todo esse lance com o Pai deles e a Jéssica. Eu até já sei mais ou menos e imagino como será o final.

No site oficial, vocês podem ver as sinopses, até o episódio 21 http://wwws.warnerbros.co.jp/supernatural/index.html#/animeEpisode

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.