terça-feira, 20 de março de 2012

Comentários: Another Episódio #11 - DIVERSÃO, DIVERSÃO É SOLUÇÃO PRA MIM!



Esse episódio de Another, não poderia ser melhor! Quer dizer, poderia se no meio daquilo tudo, começasse a tocar “Um Moto Muito Louco”, aquele funk lá. Ou poderia ser também “Thriller” do Michel Jackson. O quê? Seria divertido, vai. Cadê o senso de humor? Fazia tempos que eu não ria tanto e ficava tão tensa durante um episódio (olhema minha reação). Another é definitivamente algo que não se deve levar a sério. A partir disso, a diversão é garantida. Atitudes inusitadas, kouichi agindo como um pedaço de pau e indiferente a tudo que não seja a Misaki Moe, mortes divertidas e até originais (!!!)

[Essa é a trilha sonora oficial desse episódio e do post]

Tudo que prevíamos, tudo que ansiávamos, aconteceu nesse episódio. É a verdadeira profecia do grande Rei do Terror se concretizando. Pode até parecer que eu não gostei, mas eu curtir pra caramba esse episódio, foi muito bom. Primeiro, a atmosfera tensa no inicio e eu assistindo a tudo isso com um headphone realmente bom, deu toda a tensão necessária. E ainda fui assistir jantando! Pra quê? A comida deu várias voltas em minha barriga. Agora, façamos uma comparação: Estamos diante do clímax da série, aconteceu aqui o que também ocorreu em Shiki, mas qual a diferença? Pra responder, vou pegar como exemplo algo escrito no post de comentários sobre Another #11 do site RandomCuriosity“John Saul, é um cara que escreve horror, onde o verdadeiro horror é a desumanidade do homem para homem”. John Saul é o autor de um dos maiores clássicos da literatura, “Quando o vento sopra”, embora ache que ele é mais conhecido por outro livro, “A Fúria Cega”. De qualquer forma, aqui ele escreve uma inquietante história de terror e suspense, que, aliás, não deixa nada a dever para os livros de Stephen King, sendo até superior. Em Shiki, você se importa e se sente um incomodo com aquilo tudo, até refletindo sobre, em Another é apenas um espetáculo extremamente divertido. 


Mas particularmente, não acho que seria problema se Another não se levasse tão a sério, desde o inicio. Depois dessa, estou convicta em dizer que o Mizushima, tem uma ideia muito errado do que seja terror, suspense e mistério. Muito. Ao menos, no sentido de se levar a sério. Another e Blood-C não me deixam mentir. Acredito que como diretor, ele precisa pegar essa “manha” rapidinho, antes de se envolver em um novo projeto do gênero. Eu sinceramente achei que estava assistindo um anime de terror, até que tudo se transformou em comédia [não intencional, a bem da verdade]. O inicio do episódio tem uma tensão incrível, conseguiram segurar bem o suspense com relação à qual merda o meu querido Teshigawara, havia feito. Mas tudo acabou virando uma piada e impossível de se levar a sério.



Achei bem crível com relação à proposta do anime, Teshigawara ter empurrado seu grande amigo Kazami. Mas de repente, aparece Takako em Lv5 e anuncia pra toda classe o conteúdo da fita e todos aparecem no corredor, como zumbis. Almejam sua professora, a Reiko Mikami, que cai como uma jaca pobre no chão (céus, como eu ri nessa parte. Quero uma versão remix dela tombando) e partindo pra cima da Misaki. Nesse ponto, a Takako reaparece completamente enfurecida. SENSACIONAL, ela parecia estar possuída pelo demônio de “O Exorcista”. Detalhe para o Kouchi passando impassível por cima de sua tia puxando a Moe pelas mãos e dando uma voadora na boca do estomago da colega de classe que solta um berro. A essa altura, eu já estava completamente enlouquecida e nem piscava mais (vejam minha reação). Mas a coisa ainda ia ficar melhor, com uma velha aparecendo no meio do corredor (estou evitando surtos desnecessários aqui e caixa alta, mas nesse momento eu estou tendo crises de risos ao me lembrar da cena) com um cutelo na mão no maior estilo Ryuuguu Reina. Simplesmente, a AVÓ KILLER foi a melhor coisa desse episódio. Só faltou ela sair gritando “DIEEEEEEEE” com aquela perseguição “tartaruga feelings” ao Teshigawara e Yuya.

MORRI DE RIR. ANOTHER MITANDO EM PLENO 2012!!!! Só faltou tocarem a trilha sonora de Kill me Baby, na hora do ocorrido.





Agora, vamos fala de coisa boa, vamos falar de- MEN-TI-RA! Vamos continuar destrinchando esse episódio sensacional de Another. Tanto faz a explicação de como encontraram a fita. Só fico meio “bolada” como a dona do hotel, a AVÓ KILLER descobriu sobre ela bem antes da Takako anunciar ao público e já saiu matando seu marido e ferindo um estudante. Mas quem se importa? A AVÓ KILLER mitou forte nesse episódio. Quero ela como protagonista dessa droga. Mas interessante mesmo é o salão pegando fogo lá embaixo e o Kouichi em seu momento de muita inteligência, andar como uma tartaruga e ir de quarto em quarto avisar, ao invés de sair gritando. Kouichi realmente é um pedaço de tabua. Esse desgraçado tá pouco se lixando com tudo aquilo, ele e a Moe. Sua atitude de fechar as portas do local em chamas e fingir que nada aconteceu, demonstra que ele realmente não se aflige por nada.

Claro que eu não posso deixar de comentar a Takako e suas fantasias de SM ao ser estrangulada por aqueles fios. O mais incrível que dessa vez nem foi obra do grande Rei do Terror (!). Eu revi essas cenas algumas vezes e achei incrível a reação da Misaki. Acho que não importa o quanto eu reveja isso, sempre vou rir. Destaque pra dublagem desesperadora, que deixa tudo ainda mais...divertido?! Só acho que seria mais interessante um SM entre ela e a Izumi. Afinal, eu fiquei com a impressão de que ela tem uma quedona pela chefe das contra-medidas.

[HAHAHAHA PURO AWESOMENESS!!!!]


[Nããããããão!!! E isso aqui? SHOREY RYNDU]



 Mas falando sério, Another tem sido extremamente irregular desde sempre. Se no inicio não era tão ruim, apenas “xoxo”, agora se percebe em como que a trama era frágil desde o começo. Quer dizer, falo que só agora por gentileza, pois desde os primeiros posts que venho batendo nas mesmas teclas. Que sentido tinha aquelas bonecas? E me questionei, mas disseram que elas teriam uma importância pra trama. Okay. O mistério era bom, mas pouco envolvente e com personagens que não te faziam sentir afeição, além de atitudes incompatíveis com todo aquele cenário. Pra um anime de suspense e mistério, os recursos utilizados são bem bizarros. Primeiro que o mistério morreu e perdeu o fôlego já na metade (PÔ! Na metade todo mundo já estava sabendo do grande segredo da série) por deficiência técnica por parte do diretor Tsutomu Mizushima. Houve até uma discussão bacana entre o publico, sobre quem seria o extra, mas dentro da trama, poucos questionamentos (o pouco que tinha, morreu com a enfermeira) na primeira metade. Na segunda metade, tivemos mais suspense, mas ai o expectador já estava no piloto automático, afinal, não tem muitas opções sobre quem é o morto e os recursos pra tentar nos enganar, são fraquíssimos. 

O quê? O corpo sumiu justamente pra tentar causar confusão ao expectador e deixar a pergunta suspensa até o último episódio pra dar um clímax (se bem que seria trolling ao extremo se ela realmente não fosse à morta. Adoraria), mas é evidente que a morta é a Reiko. E, aliás, ela foi morta né? Digo, ela foi morta novamente. Esperamos por isso por todo o anime e tudo se resolve em segundos, sem tensão alguma. Certamente, os eventos anteriores estão se repetindo e de nada tem haver com a calamidade. Apenas desespero coletivo. Um Battle Royale. Provavelmente, no próximo episódio teremos mais um pouco disse e Misaki Moe revelando que a morta, já está morta e tudo irá acabar. Mas já é tarde.


Só é uma pena, que provavelmente nunca saberemos o que aconteceu há 26 anos atrás em detalhes ou como foi e porque foi a morte da Reiko. No mais, um show de obviedade e um roteiro pobre, com uma direção completamente equivocada, desde o primeiro episódio. Mas que sabe empolgar, principalmente a quem já ligou o “foda-se”. Another se resume na reação de seus personagens: Teshigawara diz “Eu acho que matei alguém”. Kouichi e Moe: “Oh...realmente?”. No fim das contas, a Misaki Moe sendo fria como um gelo, revela a quão certa ela está. Afinal, o anime não invoca urgência alguma. Mas detalhe para sua inusitada atitude ao fim do anime, embora eu não espere muita coisa, sobre isso.

Mas enfim, me divertir demais com esse episódio. Ele foi estranhamente sensacional, com os personagens com uma reação mais OVER que as de Black Rock Shooter com seus instintos de psicopatia. E apesar da comédia não intencional, a adrenalina estava nas alturas. Simplesmente, o melhor episódio do anime. Não dá pra julga-lo isoladamente, quando todo o restante está errado. Apenas esqueça e se divertida comendo uma deliciosa pipoca. Até acho que vou rever novamente só pra ver a reação de psicopatia nas personagens e aquelas mortes. AQUELAS MORTES tão divertidamente excitantes. Vai lá, velhinha, mata todo mundo. Nota 10/10 porque eu me senti assistindo um trailer de survival horror, com um toque de tosquice. Sensacional, muito bom.