terça-feira, 27 de março de 2012

Comentários: Another Episódio 12 - Um Final Emocionante...



...Só que não. Qualquer série de mistério que se preze, precisa jogar limpo com seu público e não mentir pra ele. Another mente descaradamente na cara dura ao colocar duas seiyuus, pra mesma personagem e assim, desviar o foco do mistério, que no fim das contas, foi fácil de descobrir devido a um roteiro não muito bem trabalhado e a incapacidade do diretor em dirigir uma história com coesão. Embora, eu tenha relutado bastante para acreditar que isso aconteceria, por ser muito obvio, mas acabou se confirmando o meu temor. Mas enfim, Another que tinha tudo pra ser um anime razoavelmente bom, apesar da falta de tempero e algumas forçadas de barra, mas termina de forma bem medíocre, sendo sincera. Não vai ser esquecida completamente, unicamente por “falta” de animes do gênero, mas não servirá como referência.


Esse episódio foi um anticlímax e um fim bem melancólico, para a série. As personagens perdem suas personalidades e são envoltos em um drama barato que não convence ninguém e cometem uma chacina, motivadas por....sei lá o quê. Precisava haver uma chacina, então houve uma chacina e todo mundo ficou louco. Então, fiquei até um pouco triste pela Izume, uma personagem que eu curtia desfigurada daquela forma. Mas também senti a morte dela, e o fight que teve com a Misaki Moe, não teve muito impacto. O Kouchi andando despreocupadamente no meio do fogo, também é um ponto de destaque, afinal, uma série que mantem o pé no tom mais credível a todo instante, não precisa se preocupar com meros detalhes (ironia).


A Mikami também era uma personagem legal, mas devido aos rumos tomados, a forma como as personagens agem, o tom muito caricatural em suas atitudes, também não trouxe comoção alguma na “revelação”, nem no flashback (o da Izumi foi até um pouco bonitinho, apesar de que não foi o suficiente pra me fazer sentir qualquer coisa aqui – E olha que sou bem emocional), muito menos no pesar do Kouichi ao descobrir sobre sua “querida” tia ser o extra (O roteiro usa tantas muletas, que nem vou me preocupar em entender como ela foi parar debaixo daquelas toras e a facilidade de Moe ter descoberto ela àquela altura do campeonato. Whatever). A declaração da Misaki de que não queria contar, pra não machucar ele, causar uma dor pra ele, devido ao que ele sente por ela, não impressiona e nem convence em momento algum. Afinal, a própria série nunca construiu uma relação devidamente próxima o suficiente entre os dois, nem muito menos demonstrou o afeto de Kouichi por ela. Então eu pergunto pra vocês: Por que eu deveria me importar? E se não me importo, a justificativa da Misaki, me soa completamente vazia e sem sentido.

Então, uma série de mistério, de suspense, que chega ao seu fim, sem causar surpresa e emoção alguma ao seu expectador e muito menos suspense, não pode ser considerada nem razoavelmente boa. Desculpem-me, mas eu penso assim. Dar 7 para uma série que foi honesta e se desenvolveu bem apesar de faltar algo, e dar a mesma nota para Another, eu vejo como incoerente. Claro, tem coisas piores por ai, Another alternou bastante, mas teve bons momentos. Mas não se julga uma série de mistério, com os mesmos critérios de um drama/romance. As engrenagens precisam fazer sentido (Uma série romântica, precisa ser ao menos boa no que se propõe a ser), não vale apenas ter um visual acima da média, uma premissa interessante e soar agradável. O fato é que Another promete algo, e não entrega isso. Ao contrário de um UN-GO, que começa bem devagar e consegue se sobressair episódios depois, Another falha no que lhe é mais caro.


Minhas impressões finais sobre Another é a pior possível. Me soou meio vago esse último episódio. Não houve o foco no plot [O extra, a calamidade, o mistério], a tragédia retratada pode ser bonita visualmente ou comicamente trash, mas não há sentimento algum ali. Misaki Moe enxerga gente morta a todo instante. Mas ao contrário de O Sexto Sentido, aqui isso não passa de uma muleta para a trama e na falta de capacidade do autor em desenvolver o mistério que nos propôs. Só fico contente mesmo, com o Teshi ter sobrevivido: “Eu não quero morrer” – Uffa!! E essa é a minha opinião, um pouco dura, sobre tudo que levou a esse final completamente morno. Claro que me divertir, e acho que valeu a pena acompanhar Another, mas é um entretenimento cretino e covarde, que não teve coragem de ousar em sua proposta. Talvez, eu ainda faça uma review mais “adocicada” e com menos “paixão” (e mais centrada) da minha parte, de todo o anime. Mas deixo registrado que Another é pior que Blood-C, que ao menos consegue ser “bom” naquilo que se destina: Blood (ainda que falhe no desenvolvimento como um prólogo). Então, até depois.

Obs.: Mas a qualidade técnica da P.A. Works, me deixou impressionada. Excelente fotografia. Isso num BD, vai ficar lindo demais! P.A. Works e Production I.G produzem animes para TV, com uma qualidade de animação muito acima da média.   

Obs².: Aquela música melancólica ao finalzinho, Anamnesis, caiu muito bem.