domingo, 23 de fevereiro de 2014

A Relação entre Shinji & Kaworu em Evangelion

Vamos pegar apenas os animes da série como base.
Eu recebi essa pergunta no meu Ask, e conforme ia digitando a resposta, ela ia se tornando mais e mais alongada. E quando cheguei ao fim, então, pensei: por que não lançar como um post, então? Feito!
Penso diferente, entre todos ali, Kaworu é o único que consegue complementar o Shinji. Aliás, acho que completar talvez não seja a palavra apropriada, mas creio que encaixa bem. O fato de surgir do nada, sem história, sem pesos, e não exigir nem sobrecarregar Shinji com nenhum conflito faz com que ele se sinta muito a vontade em sua companhia. Kaworu é o único que olha para o Shinji diretamente nos olhos e o recebe com um sorriso despretensioso e acolhedor. Ele não diz, em principio, o que Shinji tem que fazer, mas sua incógnita representa inúmeras possibilidades, aos seus olhos. Principalmente a possibilidade de se divertir, conversar com alguém que parece compreendê-lo sem pressionar ou julgá-lo, como ninguém mais o faz por suas próprias razões. Algo que ele não consegue manter com mais nenhum outro. Acho que tem muito a ver com a questão da temática da série, que á conexão com o outro. Com Kaworu Shinji consegue se conectar.
Penso que pesa muito o fato de Kaworu ser uma existência vazia, e como tal, ele não carrega consigo traumas complexos, dogmas e inseguranças. O mundo de Evangelion é repleto de personagens ambíguos, que carregam consigo dilemas e cicatrizes que não permitem o esquecimento do que proporcionou aquela ferida; ão magneticamente trágicos – e diabos, como poderiam ser diferentes num mundo pós-apocalíptico como aquele, estreitamente relacionados aos principais eventos catastróficos que assolaram aquele mundo – e ainda carregam uma dificuldade aguda de se comunicarem uns com os outros, vivendo um paradoxal dilema de ouriço.

Ao contrário de todos, inclusive Rei (por motivos evidentes na sua própria existência), Kaworu Nagisa é leve, absorvente, demonstra calor humano quando é do seu interesse, e curioso como é pela humanidade e o significado da existência humana: comunicativo. Claro, Kaworu não é humano (como ele mesmo faz questão de evidenciar, ao chamar as pessoas de Lilins). Exatamente por isso ele encontra facilidade de se comunicar com Shinji (não traindo assim, a ideologia da série). O que mostra que, somente uma existência cósmica seria capaz de conectar ao Shinji sem que isto causasse nenhum conflito em curto prazo devido às bagagens emocionais que cada ser humano traz consigo – quanto mais próximos, mais conflitivos, é natural. Shinji, com todos os seus distúrbios internos, passa a repelir a todos, e se num ínfimo ato a pessoa faz algo que se choca com suas fragilidades, ele se fecha numa concha e se mostra hostil com a outra pessoa.

O problema é o próprio Shinji e seu medo de se relacionar com outras pessoas, e superar isto é algo que apenas ele pode fazer por ele mesmo, embora o apoio das pessoas próximas seja importante na recuperação de alguém.  E no final, é disso que se trata Evangelion, né? O que eu quero dizer com tudo isso, é que eu acho que é mais uma questão de conexão do que complementação. Por exemplo, Shinji e Asuka são duas faces da mesma moeda, tanto quanto Kaworu e Rei. Por isso, eles se identificam tanto um com o outro. Por isso é que, quando Shinji alcança a ápice da sua depressão, é a Asuka que ele procura (mas ela também havia chegado num estágio incomunicável). Eles são muito parecidos, mais do que suas personas exteriores deixam transparecer, e se complementam bem nas diferenças existentes entre os dois. Mas, no estágio psicológico que se encontram, eles não podem se ajudar muito menos se conectar, e então começam a se repelir exatamente por serem muito parecidos.

Já Kaworu, é como se fosse uma existência virtual, ele não representa perigo para Shinji (ao menos, a partir de sua perspectiva), mas que o aceita [e o entende] como ele é, sem exigir nada em troca. Em outras palavras, para mim, Kaworu é a waifu (dica: Mai Waifu/Husbando: Girls Just Want To Have Fun) do Shinji (O_o’). É a materialização dos seus desejos subconscientes. Como último anjo, acho a existência do Kaworu sensacional, por representar o estágio final do Shinji.


Agora, falando de shippers, eles são bem legais juntos, né?  Na minha visão, ele é quem forma o verdadeiro triangulo amoroso, ao lado da Asuka, porque há algo de incestuoso em imaginar ele com a Rei (e eu nem creio que a atração que Shinji sente por ela seja de sentido sexual). De qualquer forma, é um romance impossível, afinal, Kaworu é o anjo final e alguém que não é permitido viver. Ironia é que, para uma existência que deseja trazer o alivio para o Shinji, seu relacionamento com ele sempre precede a caoticidade. E indo de encontro ao que eu penso sobre a existência de Kaworu, na primeira série Shinji precisa superá-lo para enfim, aceitar sair da sua concha e ser parabenizado por todos.

Temas Relacionadas
-Evangelion 3.33 – You Can [Not] Redo: Você Não Pode Refazer
-Influências: Evangelion e sua Dualidade entre Música e Imagem
-Qual o Pior Anime Que já Assistiu? E o Melhor? Por que?
-E-E-Eu só vim trazer seu dever de casa! Não quer dizer que eu estava preocupada com você!!!! Baka!

***

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter