segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Comentários: Wizard Barristers #07 – Na Estrada

Woah, um episódio no melhor estilo Road Movie, e ainda por cima, duplo! Wizard Barristers está sempre se superando, seja positivo ou negativamente
Um episódio centrando na relação turbulenta entre Hotaru e Cecil, postas lado a lado durante um longo dia, de modo que suas diferenças iriam inevitavelmente entrar em choque, mas sem escolha, teriam que lidar com elas – a bem da verdade a antipatia sempre veio da direção de Hotaru e seu comportamento truculento em relação a Cecil, e acredito que muito devido a um preconceito que ela mantinha sobre a garota e seu título de Benmashi mais jovem da história. Acontece que essa aproximação inusitada (ou talvez, nem tanto. Lembre-se: não há coincidências na ficção), não apenas propiciou que Hotaru pudesse entrar em contato e compreender melhor a Cecil, mas também que essa pudesse finalmente conhece-la além das máscaras que ela força no dia a dia. Em suma, um episódio em que ambas deixam suas máscaras cotidianas e se revelam uma para a outra. Tudo isso num episódio agradável, cheio de coincidências e com um clímax melodramático que só, mas são elementos que funcionaram muito bem em conjunto. Poderia ser melhor, sem dúvidas, mesmo o inicio do episódio até o momento em que Cecil e Hotaru vão para a estrada, soa bastante burocrático em algumas passagens.

Uma observação: interessante como todos colocam Cecil como uma gênia de 17 anos, mas esse episódio deixa transparecer que na verdade tudo foi fruto de um esforço empreendedor por parte dela, motivada por uma forte força de vontade. E Hotaru parece compreender isso. 
Ah, a estrada; os ângulos retangulares dentro do carro em que estavam Hotaru e Cecil; os olhares de canto de olho de Hotaru para Cecil; o tédio inebriante do ambiente visivelmente refletido em cochilos pontuais devido ao silêncio imposto por uma Hotaru mal humorada; planos abertos da estrada e closes muito bonitos sobre o veículo, enfim; é agradável ver a falta de urgência dessa execução que apenas se preocupa em emular uma viagem normal de carro e seus imprevistos, e a partir daí estabelecer o relacionamento das duas que vai progredindo lentamente. É uma longa viagem, tempo suficiente para que Hotaru pudesse reparar melhor em Cecil. Mas ainda não seria suficiente para que ela pudesse digerir seus sentimentos conflitos e se mostrar afável, e é ai que a entrada de um terceiro elemento foi uma ótima decisão.

Eu gostei muito desse episódio. O ponto alto é quando o carro enguiça e Hotaru chega ao seu ápice de mau humor, e então, parece relaxar e aceitar melhor a situação. É também o ponto de viragem na narrativa, quando ela passa a se transformar de fato numa aventura. Fiquei aliviada de não terem transformado a terceira menina numa antagonista, ao menos, por agora, e não deixar o caso episódico não eclipsar a direção em que o episódio vinha vindo – em geral, Wizard Barristers é um anime que tem pecado muito com relação a foco narrativo (e um roteirozinho melhor, pelo amor!). Bom, como um episódio que pela primeira, termina num gancho para o próximo, presumo que dê pra especular que enfim engatamos a terceira marcha e entraremos no enredo real? Ou quem sabe, não tão rápido levando em conta o preview.

Avaliação: ★ ★  ★ ★
______________________
-Por mim, Wizard Barristers poderia ser um anime sobre automóveis urbanos. Pensa só! 


***

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter