sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cena do Mês #04: Valentine's Day - Taiga & Ryuuji (Toradora)

"Toradora me dá uma visão irreal sobre o amor e relacionamentos" - Autor desconhecido. Será mesmo? Vai ai uma cena especial, já que... hmm... hoje é o dia dos namorados presentearem um ao outro e movimentarem o comercio.
Dia dos Namorados? Hora de recordar de um dos casais mais fofos e que mais fizeram meu coração saltar descontroladamente dentro do peito. O Tigre & o Dragão (ToraDora). Taiga Aisaka e Ryuuji Takasu! Inicialmente eu não torcia por eles, mas com as progressivas reviravoltas, os conflitos que os aproximavam cada vez mais e um clímax fantástico, eu passei a enxergar nos dois um casal que não apenas complementavam um ao outro, como deve ser, mas um casal extremamente carismático que sempre funcionou muito bem com o temperamento maduro e centrado de Ryuuji que contrastava com o temperamento forte e intempestivo da tigresa de bolso. Eles soavam verdadeiros, criveis de existirem, fora toda a camada fantasiosa da obra. Seus sentimentos eram pungentes e por isso sempre consegue me tocar.
                                  
Aos meus olhos, eles eram lindos como amigos, mas todo o processo que os levou a se tornar um casal é ainda mais contagiante e com um teor dramático que sacramentou o relacionamento.
Esse beijo foi um dos belos e verdadeiros que já assisti em um anime. É raro ver um beijo dado com tanta vontade e paixão em um anime ou qualquer outra mídia japonesa. É um beijo que ao mesmo tempo é delicado, mas também intenso. Doce e amargo, como lágrimas. De bocas que se entrelaçam, trocam línguas e salivas. Toda vez que eu vejo essa cena, e acreditem que não são poucas vezes que me vejo surtando silenciosamente com esse beijo, consigo sentir o peito arder como se fosse a primeira vez e me arrepio de cima em baixo! ALOKS! É uma sequência maravilhosa, está repleta de nuances que vão desde a sensibilidade da animação até o desenho de storyboard que recriar cada movimento corporal num timing absurdamente perfeito para o momento. O primeiro selinho de Ryuuji, o diálogo de Taiga que é interrompido com um outro beijo, dessa vez um pouco mais denso, e ela então diz “mais um”, e “mais um” e se levanta na pontinha dos dedos para alcançar ele ("Ei, está frio, então vamos fazer isso mais uma vez... Mais uma vez... Mais uma vez..." – Taiga)!

MAAANO deu até vontade de chorar! É uma cena que vem de sequências dramáticas e que se situa num desfecho incerto. Porra!, é difícil não ficar com o coração mão neste momento. Além do mais, a composição visual da cena é lindinha que dói, com os dois conversando sobre a situação que se encontram, e então, Taiga coloca o lençol na cabeça simulando um casamento, com o beijo selando o compromisso silencioso e sem promessas que um tinha com o outro, independente do que acontecesse e da distancia que os separaria. Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata. Ou: Que não seja infinito visto que é chama, mas que seja eterno enquanto dure... Já diriam dois grandes poetas.

Relembre:



Desde tempos antigos, o dragão foi a única besta a se igualar ao tigre. Por isso, mesmo sem uma promessa, sempre estaremos juntos, não é? (...) Seus olhos estão vermelhos. Sua respiração está estranha. Seus lábios estão rachados. Irá doer se nos beijarmos. Se nos beijarmos, com certeza doerá... muito.

Esse quote acima, dito por Taiga à Rayuuji é uma sinta poderosa sobre essa sequência e sobre o que eles estavam sentindo. Mostra o quão inteligente foi o roteiro de não usar palavras para tentar explicar aquele momento, mas deixando à cargo do inconsciente assimilar a complexidade da situação que viviam. Irá doer, não uma dor física, mas emocionalmente frente à  impotência de todos os eventos que teimam em distanciá-los. Quando você entra em contato e toma conhecimento de algo, ficar sem aquilo se torna mais difícil. Mas como diz os versos daqueles dois grandes poetas, eu acredito que nunca devemos desperdiçar uma grande experiência e lembranças de bons [e até dolorosos] momentos é a úncia coisa valiosa que alguém carrega consigo para o túmulo. Eles fizeram a escolha certa, penso que são os pequeno momentos assim que fazem a vida valer a pena, de alguma forma. XD 


Temas Relacionados

***

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter