quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Steins;Gate faz 5 Anos e Retorna Com Novo Anime....

Steins;Gate VAI VOLTAR, mãããs apenas em 4 curtas animados pelo estúdio White Fox, em uma colaboração comercial entre a 5pb./MAGES e a IBM, companhia de informática criadora do original IBN 5100, um dos elementos mais importantes do enredo da visual novel/anime. Steins;Gate é uma visual novel produzida pela desenvolvedora 5pb./MAGES [em parceria com a Nitroplus], e   que está fazendo hoje exatos 5 aninhos de vida. Lançada originalmente em 15 de outubro de 2009, a série se destacou e vendeu bem, mas sua marca se tornou bastante conhecida foi com a adaptação do anime em 2011. Contava com um produção de valores médios e creio que não esperavam que o anime fosse fazer o sucesso que fez e elevar tanto a franquia. Steins;Gate faz parte da linha “ponto e virgula” [Science Adventure] que também adaptou para animes suas outras duas séries, Chaos;Head (em 2008) e  Robotics;Notes (em 2013), ambas sem o mesmo êxito nas adaptações e com muitas criticas.

Aqui a gente odeia Robotics;Notes e amamos Steins;Gate, então... omedetou “maido scientist”!!!!

Em relação a este novo projeto, a trama é basiquinha, sobre um Oopa capaz de usar funções de computação cognitiva e reconhecimento de voz, que agora se tornou mais um membro da trupe do Future Gadget Laboratory. Apesar de serem apenas animações curtinhas, a nova empreitada tem até um título: Steins;Gate - Soumei Eichi Cognitive Computing (a inteligência intelectual da computação cognitiva). O argumento obviamente surgiu do supercomputador IBM Watson, que entrou para a história da inteligência artificial derrotando oponentes humanos em um programa de tv sobre perguntas e respostas. Ele surpreendeu por sua forma de utilizar cálculos cognitivos, com vários dos seus projetos sendo colocados em práticas em diversos sistemas operacionais. Formular hipóteses, aprender com resultados e se desenvolver ao aprender com correlações, isto é basicamente o argumento deste novo projeto. Ou seja, é uma propagandazinha para promover a tecnologia desenvolvida pela IBM.

O primeiro curta já está disponível on-line e se chama Cooking-hen (a saga da cozinha), e mostra as habilidades deste Oopa futurista com habilidades cognitivas para preparar um kara-age caseiro. Vejas os vídeos (com legendas em inglês):


2)Navigation-hen



3) Fashion-hen