terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Despera, Projeto do mesmo time de Serial Experiments Lain, pode seguir em frente com novo diretor


Durante a Overload Comic Convention realizada na cidade de Auckland, Nova Zelândia, o artista Yoshitoshi Abe – conhecido pelas obras Serial Experiments Lain, NieA_7, Texhnolyze e Haibane Renmei – disse que apesar de todos os problemas encontrados, o projeto de anime Despora seguirá com um novo diretor. O projeto, originalmente revelado pelo próprio Abe em 2009 no Sakura-Com, seria a próxima série de anime dirigida por Ryutaro Nakamura e escrita por Chiaki J. Konaka. Seria a segunda vez que as três mentes criativas por trás do cultuado Serial Experiments Lain se reuniriam para um projeto de anime (e a terceira entre Nakamura e Konaka, que já haviam trabalhado juntos em Ghost Hound). Mas o projeto começou a encontrar problemas de seguir adiante depois que Nakamura foi diagnosticado com uma doença não especificada, e mais tarde, colocado em espera. Em 2013, com a morte do diretor, por câncer de pâncreas, o projeto caiu no limbo definitivamente e os envolvidos davam como algo que não veria a luz do dia.  

É um caso similar ao de The Dream Machine, película póstuma de Satoshi Kon, que com a morte do diretor, encontra sérias dificuldades de seguir adiante. Se tratando de um projeto conjunto, obviamente que Despera mesmo ganhando sinal verde para a sua produção não será o Despera que seria com o Nakamura, que se destacou com Lain, Kino no Tabi e Ghost Hound. Mas de qualquer forma, creio que sejam boas noticias, não é? Muitos têm cogitado que este diretor seria Hiroshi Hamasaki, que esteve a frente de Texhnolyze. Não me parece o caso em que tentarão emular o estilo de direção de Nakamura, como é a intenção de Masao Maruyama para The Dream Machine, no entanto, imagino que ele tenha deixado muitas ideias e conceitos que podem ser levados adiante. É uma pena realmente que não possamos ver este anime através dele, mas se sair, ainda tem tudo para ser algo bom. 

O título Despera surgiu de um poema homônimo do poeta dadaísta japonês chamado Jun Tsuji (1884-1944), que deriva da palavra desespero ou desesperado – segundo o blog oficial, o título também implica a palavra espanhola “desperado”, que também significa desespero/desesperado. Durante a produção do anime, um romance gráfico foi sendo serializado na revista japonesa Animage de 2009 a 2011 pelo Abe, que é o responsável pelas ilustrações, assim como também foi com Lain. Finalizou com 12 capítulos. A história gira em torno de uma menina de 12 anos chamada Ain, que muitas vezes cria dispositivos muito avançados para a sua época, apesar da falta de embasamento científico. Segundo a descrição, se trata de um sci-fi se passando num período histórico definido em uma Tóquio alternativa durante a era de Taisho , em 1922, um ano antes do grande terremoto que assolou Kanto em 1923.

Fonte: ANN

Abaixo, algumas ilustrações:







Temas Relacionados