domingo, 30 de agosto de 2015

Comentários: Gakkou Gurashi #08 – Futuro

Caixa de Pandora. 
Não sei se entendi muito bem, mas o episódio deixa a entender que algum órgão do governo (como militares ou cientistas loucos, talvez?) estavam envolvidos na criação e manutenção de uma arma biológica, que obviamente saiu de controle e se tornou uma epidemia. E pelo que veio a tona no episódio, diante do risco, havia um plano de contenção; uma espécie de Arca de Noé, e então preparam em segredo locais que pudessem servir de abrigo ideal para que a humanidade não fosse completamente extinta. Claro, compreende-se que algo assim deve ser mantido em completo sigilo da população, e que melhor lugar pra se preparar um abrigo nuclear... digo, um abrigo de sobrevivência que uma escola? Imagino que devam haver outros locais, assim como outros sobreviventes, mas isso não importa no momento. Isto tudo se estabeleceu como uma reviravolta do enredo, jogando em um novo rumo, e deixou muitos surpresos pela revelação. Perdi algum detalhe nisto tudo?

Então eu pergunto e me pergunto: e daí? O que há de tão surpreendente e chocante no que foi dito neste episódio? 

Não há nada de novo ou surpreendente. Para alguns, certamente foi algo que puderam antecipar pelas induções deixadas em episódios interiores. 

Oras, essa é a coisa mais obvia de uma história de apocalipse zumbi. Ou a sua origem de causa é algum vírus/bactéria desconhecida e que pouco importa para o enredo, ou o enredo utiliza o conhecimento de sua origem como um plano de fundo político que, geralmente, sempre tem ligação direta ou indireta com o governo e seus interesses escusos. Em Gyo!, horror satírico apocalíptico de peixes zumbis que saem do mar e infeccionam as pessoas, o vírus surge de uma arma biológica desenterrada das profundezas do oceano quando fora utilizada como tentativa de derrotar os americanos na Segunda Guerra Mundial – é um dos enredos que melhor utilizam este plano de fundo, que nestas histórias, raramente deixam de ser isto: um plano de fundo. 
Com mais quatro episódios pela frente, este deve ser um recurso que levará a história do anime ao seu clímax, através da reação das personagens a esta revelação. Não que ela seja importante em si, para nós ou para o universo da série, mas por afetar a perspectiva das personagens, criando um conflito interno – seja entre elas ou em cada uma. Como irão reagir? E o que isso trará para o enredo? O levará a algum lugar? Elas vão abandonar aquele lugar em buscas de respostas ou continuarão acomodadas? 

Este é o tipo de episódio mais difícil de criticar. Ele traz os primeiros segundos mais instigantes da série, sugerindo algo a se temer em uma cena recortada de algum momento do futuro, com o layout da câmera com efeitos que demonstram não se tratar de uma ação que se passa no tempo presente – e uma cena final que é a entrega de um suspense que permeia boa parte do episódio. É uma revelação que contrasta, a despeito do suspense criado em torno da chave, com o lugar comum e mesmice que se estabelece no cenário narrativo. É por contraste que ele parece tão grande. Soa mais como um respiro de alivio após longos segundos com a cabeça imersa sob a água. Eu quero dizer com isto que este foi o episódio mais fraco da série, sem nada de realmente significante acontecendo, com exceção dos dois pontos narrativos que comentei acima, que é bem pouco e quase nada, pois são apenas sugestões e de nada influenciaram para que este episódio pudesse ser mais do que foi realmente. Difícil de criticar pelos pontos que comentei acima, e também por não ser um episódio que vejo como sendo ruim. É simplesmente mais ou menos. É divertidinho e esquecível. Tem alguns momentos, mas como conjunto é fraco. Dedicar um episódio inteiro a busca do tal conteúdo, com um monte enchimentos aleatórios, só evidenciou que a revelação era fraca demais como gancho e os acontecimentos do episódio sem importância. 
De positivo, continua sendo o aspecto técnico, que é simples, mas é um simples feito por quem sabe o que está fazendo.

Por fim, a Yuki continua sendo a melhor personagem, no sentido de conduzir a história e ser aquela em que tudo gira em torno de si. O melhor é o fato de ser uma personagem tão simpática que diverte e encanta naturalmente. Ainda continua em suspense o quanto ela sabe ou não. Agora, com respeito a revelação, sempre achei estranho que as garotas tivessem tantas coisas a sua disposição, que tornassem aquele um local adequado para se montar um abrigo por um longo período, sem precisarem se expor ao mundo exterior – no entanto, nunca refleti seriamente sobre a questão porque não levei a sério o suficiente essas facilidades. Para mim, era só uma facilitada da premissa para manter o status quo de um anime moe de garotas fofas vivendo a vida. Erro meu. Essa é uma coisa fundamental em slice of life moe genéricos. O status quo é importante nestas obras exatamente pelo que elas se destinam: ser algo relaxante e escape de estresse, e só. Acaba que Gakkou Gurashi é um tanto mais pretensiosa neste aspecto, e assim como outras deste filão, querem ir um pouco mais além. Consequentemente corre mais riscos por isto, como se nota neste episódio. No entanto, saber que a obra respeita seu próprio universo ao manter coerência interna em relação a esta estrutura de mundo, só a faz crescer no meu conceito. Se tudo o mais formar um bom conjunto, estarei satisfeita.

Avaliação: ★★★★★
Staff do episódio:
Roteiro:  Kiyomune Miwa
Diretor do episodio: Fumio Ito
Storyboard: Yuu Kinome
Direção de Animação: Kazuya Saitou, Masumi Hoshino, Takashi Narikawa, Misaki Kaneko, Naoko Kuwabara
Direção: Masaomi Ando

Destaques:
 - Yuki provocando Kurumi! POR FAVOR, MELHORES MOMENTOS OAKSDPOASKDPADK EU RI TAAAANTO!!@@@@ E ela sugerindo que Kurumi tinha aptidão pra trabalhar de peão em construção? OAPKSDPAOSKDAPOSUERPSAOFMKADF,LAPOIKSPODKSAPODKAPDOKS
 - simmmmmmmmm, ela estava IMPOSSÍVEEEEEEEEL neste episódio. Por mais fraco que seja, o episódio vale basicamente pela Yuki ser uma "autista" louca! Ela estava totalmente medicada neste episódio!!!! NÃO É POSSÍVEL~
 -mãsssssss
 -.....MÃÃÃÃÃSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
-....massssss KURUMI DE CABELO SOLTO E ROUPA INTIMA É.... ISSO ME MATOU! ELA É MUITO LINDA, EU QUERO PRA MIMMMMM GAAAOO GAOOOOOOOO