terça-feira, 15 de setembro de 2015

Letrista de Música Tema de Evangelion Declara: Nunca vi Esse Anime!

Bem, tudo bem. Meu pai também nunca assistiu, mas já viu Ninja Giraya (ou seria Giraia?)
Velhos gostam de falar verdades inconvenientes, porque agora eles já são velhos e atingiram um status de “sabedoria inquestionável”.

A da vez é a senhora Neko Oikawa, que ninguém deve conhecer de nome, mas certamente se é fã de anime, já deve ter cantando bastante sua música em animeques ou simplesmente no quarto, para a loucura de seus pais. Neko Oikawa é a compositora da letra da emblemática A Cruel Angel’s Thesis, música tema de Evangelion
No último dia 10 em participação no programa japonês de variedades Out × Deluxe, inevitavelmente o assunto Evangelion surgiu, e questionada, disparou que nunca assistiu ao histórico anime, nem mesmo a recente série cinematográfica Rebuild Evangelion, que “reconta” a história sob nova perspectiva. 

A repórter continua cutucando “Então você não está interessada em Evangelion?”, no qual ela acrescenta “É um trabalho acabado, então não [estou] realmente [interessada]”.

Sua declaração repercutiu e chocou a muitos, mas talvez o mais interessante seja ela ter revelado a grande quantidade de grana que a música tema lhe trouxe em royalties anuais: a impressionante cifra de 2,4 milhões de dólares acumulados em 20 anos de receita! E VOCÊ PENSANDO QUE ANIMES NÃO DAVAM DINHEIROS!
No entanto, pra mim, o mais chocante foi descobrir que a veia gastou a grana toda com homem! Quer dizer, não exatamente assim como fiz parecer. Ao ser questionada o que fez com tanta grana, ela surpreendeu a todos revelando que seu salto bancário atual não passa de 830 dólares, já que seu ex-marido teria utilizado sua fortuna na compra de uma caverna em uma região histórica da Turquia.

(pausa dramática)

Hmmm...ok! Não quero nem comentar tal coisa!! 

A Cruel Angel's Thesis é uma das músicas mais tocadas desde sempre nos kaoraokes japas (você sabe, foram eles que inventaram esse troço, então acho que é justo reconhecer que esta é uma marca honrável em um cenário tão disputado), frequentemente figurando nos topos dos rankings. Segundo a compositora, ela recebe cerca de US$0,08 (zero dólares e oito centavos) em royalties cada vez que a música é tocada em karaokês (!!! WOW pra ajuntar tanta grana, deve ter tocado muito)

Oikawa diz ter escrito a letra da música em apenas 2 horas, e que nunca chegou a conhecer o compositor da música, Hidetoshi Sato. Cabe salientar que, mesmo supostamente não tendo assistido ao anime, ela recebeu material de dados com a proposta da série, além de cerca de 2 ou 3 minutos de filmagens brutas (apenas o storyboard ganhando vida na tela, em preto e branco), segundo ela mesma conta, para que pudesse criar uma letra que refletisse o anime. Eu diria que o resultado final é até destoando um pouco do que a série vem a se tornar, mas fiel ao seu espirito “shounen”, marca do primeiro cour e proposta inicial do anime. E claro, tematicamente é interessante e gera analises subjetivas. “não há nada de colorido [nisto]. Eu escrevi a canção, e terminei o meu trabalho. O escrevi em duas horas”, conta. 

Profissional!