Bem, tudo bem. Meu pai também nunca assistiu, mas já viu Ninja Giraya (ou seria Giraia?)
Velhos gostam de falar verdades inconvenientes, porque agora eles já são velhos e atingiram um status de “sabedoria inquestionável”.
A da vez é a senhora Neko Oikawa, que ninguém deve conhecer de nome, mas certamente se é fã de anime, já deve ter cantando bastante sua música em animeques ou simplesmente no quarto, para a loucura de seus pais. Neko Oikawa é a compositora da letra da emblemática A Cruel Angel’s Thesis, música tema de Evangelion.
No último dia 10 em participação no programa japonês de variedades Out × Deluxe, inevitavelmente o assunto Evangelion surgiu, e questionada, disparou que nunca assistiu ao histórico anime, nem mesmo a recente série cinematográfica Rebuild Evangelion, que “reconta” a história sob nova perspectiva.
A repórter continua cutucando “Então você não está interessada em Evangelion?”, no qual ela acrescenta “É um trabalho acabado, então não [estou] realmente [interessada]”.
Sua declaração repercutiu e chocou a muitos, mas talvez o mais interessante seja ela ter revelado a grande quantidade de grana que a música tema lhe trouxe em royalties anuais: a impressionante cifra de 2,4 milhões de dólares acumulados em 20 anos de receita! E VOCÊ PENSANDO QUE ANIMES NÃO DAVAM DINHEIROS!
No entanto, pra mim, o mais chocante foi descobrir que a veia gastou a grana toda com homem! Quer dizer, não exatamente assim como fiz parecer. Ao ser questionada o que fez com tanta grana, ela surpreendeu a todos revelando que seu salto bancário atual não passa de 830 dólares, já que seu ex-marido teria utilizado sua fortuna na compra de uma caverna em uma região histórica da Turquia.
(pausa dramática)
Hmmm...ok! Não quero nem comentar tal coisa!!
A Cruel Angel's Thesis é uma das músicas mais tocadas desde sempre nos kaoraokes japas (você sabe, foram eles que inventaram esse troço, então acho que é justo reconhecer que esta é uma marca honrável em um cenário tão disputado), frequentemente figurando nos topos dos rankings. Segundo a compositora, ela recebe cerca de US$0,08 (zero dólares e oito centavos) em royalties cada vez que a música é tocada em karaokês (!!! WOW pra ajuntar tanta grana, deve ter tocado muito).
Oikawa diz ter escrito a letra da música em apenas 2 horas, e que nunca chegou a conhecer o compositor da música, Hidetoshi Sato. Cabe salientar que, mesmo supostamente não tendo assistido ao anime, ela recebeu material de dados com a proposta da série, além de cerca de 2 ou 3 minutos de filmagens brutas (apenas o storyboard ganhando vida na tela, em preto e branco), segundo ela mesma conta, para que pudesse criar uma letra que refletisse o anime. Eu diria que o resultado final é até destoando um pouco do que a série vem a se tornar, mas fiel ao seu espirito “shounen”, marca do primeiro cour e proposta inicial do anime. E claro, tematicamente é interessante e gera analises subjetivas. “não há nada de colorido [nisto]. Eu escrevi a canção, e terminei o meu trabalho. O escrevi em duas horas”, conta.
Profissional!
Via ANN e Rocket News
-Hideaki Anno Desmente Fim da Indústria de Animes
-Hideaki Anno Comenta Sobre a Sombra do Apocalipse que Influenciou Evangelion-
-A Relação entre Shinji & Kaworu em Evangelion
-Cena Do Mês #06: Dancem Em Uníssono, Asuka e Shinji!
-Para Watanabe, se Zankyou no Terror não Vendeu, a Culpa é de Quem não Comprou
Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook
e nos Siga no Twitter