sábado, 30 de outubro de 2010

Higurashi no Naku Koro Ni - O filme live action


Olá pessoinhas, curtiram curtindo o halloween? Ah não liga pra isso né? Eu também não, mas fato que desde que terminei de assistir o anime de Higurashi (e isso já ta fazendo aniversário), sempre quis assistir o live action. Baixei o filme mas acabou que acabei me "esquecendo" dele, e como já havia feito falado sobre personagens assustadores, mangás e animes de terror, vi que seria uma ótima de não apenas assistir os dois filmes da franquia, como também comentar sobre o mesmo aqui. Higurashi no Naku Koro Ni, ou simplesmente Shrill Cries of Summer ( Gritos agudos no verão), nome que ele recebeu nos EUA. Agora, o porque de não manterem When They Cry (nome da série em anime por lá), eu não faço a menor idéia. 

O filme se baseia no arco Onikakushi-hen, que é onde tudo começa, tanto no jogo, quanto nas adaptações para anime e mangá. Keiichi se muda de Tóquio para a pequena cidade de Hinamizawa e lá fica amigo de Rena, Mion, Rika e Satoko. Mas estranhos acontecimentos começam acontecer após o festival Watanagashi e Keiichi suspeita que suas amigas conspiram contra ele. Mas se você conhece Higurashi, já deve saber do que se trata, certo? E se você assistiu ao anime, ao assistir esse filme, notará que ele foi muito fiel á trama. E eu não sei se os puristas estão certos quando dizem que otaku só sabe reclamar, mas...o fato de que Ataru Oikawa (diretor do filme), chupou e copiou toda a trama do anime, deixou o filme muito previsível e chato de se acompanhar. Agora some isso a uma péssima atuação dos atores e uma falta de ousadia de Oikawa, que o resultado será um filme que fica abaixo, até mesmo de qualquer filme trash do Zé do Caixão. Eu estou falando sério, Goki Maeda, que interpretou o Keiichi, me fez sentir vergonha alheia. Será que o cachê oferecido foi muito baixo? Acho que sim, o que pode ter sido um erro, pois intregar o principal personagem da trama nas mãos de um ator como ele, é pedir para que o filme seja um fracasso. E de fato, parte da responsabilidade é dele. A atriz que interpreta a Rena, também se mostrou bastante insegura nesse primeiro filme, mas ela ainda consegue se sair um pouco melhor. Outra coisa que eu preciso destacar, é o fato de que, Ooishi consegue ser tapado e lesado em todas as versões de Higurashi.






Sem dúvidas que, o fato do filme ter "tentado" ser fiel á obra, deveria ser uma coisa boa. Mas tenho que dizer, que não basta copiar, tem que saber adaptar da melhor maneira possível. E depois que uma história é contada diversas vezes, ela acaba se tornando repetitiva e sem graça, ai é que deveria entrar o fator originalidade. Mas enfim, vou parar de trollar o filme e fazer mais elogios. Mas não vai ser para esse e sim para a seqüência: 

Shrill Cries 2 - Reshuffle, ou simplesmente;  Higurashi no Naku Koro Ni Chikai


Sei que não deveria, mas mantive boas expectativas sobre esse filme, devido as boas criticas que já tinha lido sobre ele. E felizmente não me decepcionei, o filme cumpre o que promete, mas claro, ainda é um filme limitado, mas que se comparado ao primeiro, faz parecer que são agua e vinho. Dessa vez o arco adaptado foi  Tsumihoroboshi-hen, que é um capitulo solução para Onikakushi-hen e tem como destaque, a Rena (a garota do cutelo assassino). E ao contrário do Goki Maeda, a interprete de Rena, Airi Matsuyama, consegue segurar bem a responsabilidade de ser a protagonista e diferentemente da primeira versão do filme, neste ela consegue dar vida a personagem e conseqüentemente transmitir uma certa emoção para quem assiste. Mas na minha mais humilde opnião, a melhor atuação foi de Rin Asuka, interprete da Mion Sonozaki. Fato este, que me deixou curiosa sobre um possível filme, baseado no arco em que ela é protagonista, ela e Shion (claaaaaaro :P). 

Mas falando especificamente sobre esse filme, ele conseguiu ser fiel á obra e ser original. Conseguiu entrar um pouco mais na atmosfera de terror que Higurashi transmite nos momentos mais paranoicos, mas continou pecando na caracterização dos personagens. Logicamente que, ninguém em sã consciência iria exigir que os atores fizessem cosplay dos personagens, mas algumas características sutis, seria importante terem deixado. Os efeitos especiais nem são ruins, mas em certos momentos, fica parecendo coisa de amador. A cena da personagem Miyo Takano (que não faço idéia do nome da interprete) rindo em certa parte do filme, me fez lembrar dos velhos tempos da Usurpadora no Sbt, e eu não estou zuando ein. A lente vermelha que foi colocada, quando Rena e sua madrastra (que na verdade é uma biscate) Ristsuko, se "pegam" no lixão da cidade, foi algo bem tosquinho, um filme lançado em 2009, ultilizando um truque desses pra encobrir a falta de verba e critividade...Anyway, o filme se salva mesmo com essas e muitas outras baixas.

Nessa seguência indireta do filme, vemos que Rena começa a passar por situações similares a que Keiichi passou no primeiro. Ela começa a desconficar que seus amigos conspiram contra ela, e não vai ser spoiler algum eu dizer que, ela se encontra paranóica, uma vez que o filme segue uma dinamica diferente do anime e isso já fica claro desde o inicio. Rena contraiu a Sindrome de Hinamizawa, nivel 03 e começa a viajar na maionese, deixando um rastro de sangue por onde seu cutelo passa. E é nos momentos de tensão que Airi Matsuyama (Rena) consegue atuar em um nível bem acima da média e o clima vai ficando mais intenso e instigante. Goki Maeda só foi exigido nos momentos finais e conseguiu não prejudicar o andamento do filme. As atrizes que fizeram a Rika e a Satoko, entraram mudas e sairam com meia dúzia de palavras.

Outra coisa muito legal, foi que aumentaram o blood, agregaram partes de outros arcos e pode se dizer, que fizeram um final original. Mesmo o filme se baseando em um arco de solução, não espere por respostas, até mesmo porque não foram deixadas nenhuma pergunta pelo caminho e se foram, respondidas serão até o fim do filme. No final, deixam a possibilidade para um próximo filme, fato que talvez explique a presença de Takano Miyu. Eu termino por aqui e no mais, para quem é fã de Higurashi, tosco ou não, assistir qualquer um desses filmes é questão de sobrevivência, você não quer ver Oyashiro-sama bravo né? 

Curiosidade: temos um Power Rangers no elenco, Kotaro Tanaka, que interpreta o Irie. 








Título Original: Higurashi no naku koro ni
Gênero: Horror
Lançamento: 2008
País de Origem: Japão
Duração: 106 min
Direção: Ataru Oikawa




Título Original: Higurashi no naku koro ni: Chikai
Gênero: Horror
Lançamento: 2009
País de Origem: Japão
Duração: 108 min
Direção: Ataru Oikawa