quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Comentários: Mirai Nikki Redial (OVA)


Alguém ainda se lembra daquele novo projeto envolvendo Mirai Nikki? Então.


Depois de assistir o OVA Mirai Nikki Redial, fui atrás do mangá para reler o último capítulo e refrescar a memória. Depois de lido, eu tive certeza de duas coisas: eu amo Mirai Nikki e odeio esse cancro de série animada adaptada pelo Asread. É tudo tão pobre e sem inspiração, que se tornou meu passatempo defecar em cima dessa coisa. Oh, eu acho que estou levando isso muito pro lado pessoal aqui e GRRRR, a série de tv é passado, vamos falar sobre o OVA. Bem, mesmo com certas inconsistências (que comentarei adiante) e da baixa qualidade técnica, eu achei bem legal.

Mirai Nikki Redial  é mais um spin-off de Sakae Esuno, que em seu novo mangá Big Order, não consegue repetir o mesmo carisma, então ele retornou à série anterior. BRINCADEIRA. Mirai Nikki é um mundo muito amplo, cabe bastantes reinterpretações sem que isso afete a história original. Mas o que eu mais gosto são as que complementam a história original. O Mosaic, centrado na best character Minene-sama fez isso muito bem, acrescentou detalhes e deu sentido à certas inconsistências do enredo original. Em prol da narrativa frenética e sempre pulsante, Esuno optou por não descentralizar demais o enredo, e acho que foi bem acertado. Até o momento, Mirai Nikki Redial tem apenas o epilogo e o primeiro capítulo traduzido (ou a primeira parte dele), mas já dá pra sacar que se trata de uma sequência planejada. Na verdade não é bem uma sequência, se trata de um ponto cego no último capitulo que se passa entre os eventos do terceiro mundo onde a terceira Yuno segue com uma vida feliz depois das intervenções do segundo Yuki; e o momento em que ela surge com um martelo quebrando as paredes de um segundo mundo vazio ao encontro de Yuki que se sentia muito solitário e desmotivado a criar uma existência naquele mundo.

Eu adoro esse plot twist, é insanamente divertido e despirocado e aparentemente sem lógica alguma como o próprio Mirai Nikki. Na época, esse prologo do mangá ficou muito à margem da interpretação, Sakae Esuno não explica nada, apenas nos pega desprevenidos com uma reviravolta sem lógica. Até que se torne lógico (apenas o enredo, as ações dos personagens não se preocupam nem um pouco com isso – motos saindo de uma cortina de fumaça rules – e eu adoro HUEHUEHUEHUEHUEHUHUAHUAHUD), sua mente já surtou! Em Redial, o terceiro mundo está prestes a sucumbir, Deus ex tem pouco tempo restante para escolher um substituto, enquanto Yuki se recusa a apertar o botão start do segundo mundo, chorando por FUCKING 10 mil anos (e você achando o Shinji Ikari insuportável). A solução então surge com Yuno unificando os dois mundos, mas o que aconteceu nesse meio tempo, a Yuno não tinha morrido?

Não tenho certeza se este OVA pega o conceito de Redial e faz um resuminho à sua própria maneir ou se é uma adaptação de um último capítulo. Tudo indica que pegaram o capítulo final, já com a resolução, porque no o mangá não se resume à déjà vus da Yuno, vários eventos são repetidos diversas vezes em sua mente ao ponto dela ficar desnorteada. No OVA só há mesmo os vislumbres do conceito da Yuno do terceiro mundo que começa a ter constantes déjà vus enquanto vive seu dia a dia ao lado de amigos que no segundo mundo eram seus rivais. Esse OVA exibe até, timidamente, algumas características marcantes da terceira Yuno presente no mangá, a de ser uma stalker sem recuperação, mas não se concentra na existência do terceiro Yuki como no primeiro capítulo do mangá. Akise continua sendo um observador e lembranças de uma vida não vivida continuam a atormentar a terceira Yuno, ela sente como se tivesse esquecido alguém muito importante em sua vida e há um ponto em que Yuno se encontra em uma sequência em que ela começa a entrar em neuroses e falar sozinha, que se assemelha muito à do primeiro episódio protagonizada por Yuki. É tão repentino, que talvez o OVA tenha compilado mais de um capítulo.


Agora entendo o motivo de não ter havido um prólogo no anime, que optou pelo final agridoce com Yuki e Yuno separados. No fim das contas, a conexão da terceira Yuno com Muru Muru fez com que suas memórias se embaralhassem com as memórias da primeira Yuno e então ela começasse a ter esses déjà vus cada vez mais frequentes e mais longos. O único contra do OVA é o fato dele ser bastante resumido, então algumas ações não possuem um sentido tão forte, como os constantes déjà vus da Yuno, o fato dela manter sua principal característica em todos os mundo, que a fixação em Yuki como uma espécie de herói prometido (ela tem vaga lembranças do ocorrido quando o segundo Yuki muda seu destino e luta contra a primeira Yuno, o que justifica sua incontida afeição ao terceiro Yuki, que nada tem haver com o ocorrido), ou mesmo a participação dos demais personagens como Akise e Minene, que são participações muito abruptas (aliás, a Minene se tornou uma senhora muito mordível), muito jogadas como ferramentas para a resolução da trama. No mangá, esse desenrolar é gradual, dando consistências ações de Akise e Minene no clímax da história.

Minha parte preferida é quando a terceira Yuno se defronta com a primeira Muru Muru enjaulada e essa lhe pede para que receba o cristal com as memórias da primeira Yuno. Não faço questão de mentir, fiquei emocionada quando ela diz que não poderia deixar essas memórias cair no esquecimento, embora contivessem grande quantidade de tragédias e tristezas. E a terceira Yuno as aceita como sendo parte dela mesma. Depois de longos desdobramentos por tempo e espaço, de crescimento e aprendizados de Yuno e Yuki, eu não poderia querer outro final, que não este para uma história tão vibrante como foi Mirai Nikki. O crescimento da Yuno é algo sensacional, se ela ainda fosse aquela mesma do inicio da história, certamente isto não teria me tocado nem um pouco. Mas Yuno e Yuki se influenciaram mutualmente e cresceram juntos em uma sintonia perfeita de yin-yang, superaram seus conflitos e fez com que eu torcesse para que pudessem terminar juntos. Oras, se eles são Yin e Yang (a dualidade, o branco e o preto, o negativo e o positivo, o equilíbrio, o Tigre e o Dragão, opostos que se atraem e se distraem), um não pode viver sem o outro. Desconfio que tudo o que Sakae Esuno queria era escrever uma linda história de amor.

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Artigos Relacionados:
-Impressões: Mirai Nikki - ANOTHER WORLD ~ J-Drama
-Mirai Nikki: O diário do Futuro - Stalkers Psicopatas!
-Preview: Mirai Nikki – Diário do Futuro (editora JBC)





***

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter