sexta-feira, 2 de maio de 2014

Samumenco: Crítica aos Tokusatsus? ... PFFFFF!

Sabe Samurai Flamenco? O anime dorgas tokusatsu que só terminei pelo spolier do Shipp no tumblr? Pois é vou falar dele hoje =3


ATENÇÃO ALERTA DE SPOILERS PORQUE EU NÃO SEI FALAR DE NADA SEM FALAR DO CONTEÚDO, eu praticamente NARREI a história inteira.


Pode parecer brincadeira, mas estou começando esse "artigo" na minha viagem de volta para casa depois de passar alguns dias fora de férias (Aqui tem férias na Pascoa xD)... Sabe como é, a rota de volta que eu fiz são pelo menos 10 horas de viagem de ônibus q. Sorte que estou dopada de remédio de enjoou senão não iria conseguir nem abrir os olhos durante a viagem.

UPDATE: Certo... comecei a escrever isso no COMEÇO DO MÊS DE ABRIL e olha só quando vim terminar... xD Culpa das provas gente... e agora que acabaram, estou no cagaço de ter que fazer recuperação xD

Atenção: Esse artigo contém linguajar totalmente alucinado e sem qualquer técnica ou estilo de dissertação a qual eu posso ter feito em alguma vez na minha vida, o que quer dizer, está ainda mais aleatório que meus textos comuns, espero que dê pra RIR pelo menos.

No dia que saiu o último episódio de Samurai Flamenco eu acabei levando um spoiler pelo tumblr, que acabaram fazendo meus instintos fujoshis ativarem e decidi voltar a assistir. (Spoiler no final do Texto -q)

Para quem não sabe do que eu estou falando, Sumurai Flamenco é um anime atualmente finalizado com 22 episódios no quadro do Noitamina (Psycho Pass, Silver Spoon, Usagi Drop) que passa toda quinta conhecido por animes que geralmente tem temporadas de 11 episódios cada. Dirigido e roteirizado por Omori Takahiro, com uma produção - de baixo orçamento diga-se de passagem - do estúdio Manglobe.

A história conta o dia a dia de Hazama Masayoshi (Dublado por Masuda Toshiki), de seus 19 e poucos anos que basicamente não sabia o que fazer da vida e acabou virando um "herói"...

Pense num cara que gosta de ficar pelado...

Na realidade o Jovem Masayoshi é um fissurado em TOKUSATSUs desde SEMPRE, por isso possui um senso de justiça bastante característico, culpa do avô. Ele trabalha como modelo, o que supostamente o torna um bishounen dentro daquele universo, e graças ao trabalho ele pode manter se hobby de viciado. Numa situação bastante inusitada que foi o que me fez continuar quando terminei o primeiro episódio é como ele e o segundo protagonista se conhecem. Gotou (Dublado por NINGUÉM MENOS QUE SUGITAAAAAAAAAAAA!!! Sugita Tomokazu), um policial, acha Masayoshi, pelado, num beco escuro... E ele ainda levanta na cara de pau e diz que não é uma pessoa estranha.

Dupla dinâmica... AH! A responsável pelo Character Designer é a mesma pessoa responsável por UTAPRI... Sério. Kurahana Chinatsu xD

Sinceramente achei que seria um entretenimento válido considerando que a história iria levar uma temática realista de um super herói no mundo onde nós vivemos, o que dizer, sem poderes esdrúxulos e inimigos estranhos... Pelo menos era o que parecia até, sei lá, o sétimo episódio talvez?

O anime em si já não era grande coisa, mas de repente começou a ter plot twists carpados em todos os episódios e perdeu a credibilidade que eu tinha colocado, para virar um anime de comédia sendo que NÃO É... Sério, eu não consigo assistir aquilo sem rir ou sem girar os olhos de vergonha em certas cenas. Logicamente a proposta é brincar com os demasiados clichês do mundo dos Tokusatsus e dos Super sentais que são programas bem da cultura japonesa.

Para que não sabe, Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei", traduzida como "filme de efeitos especiais". É um termo muito utilizado para filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão com bastante ênfase nos efeitos especiais. Alguns exemplos são as séries Kamen Rider Black, Jaspion, Jiraiya, Changeman, Ultraman entre outros.

Mas eu defino Samumenco como uma avalanche de DORGAS... Aquilo foi muito fumado durante a produção.


Não apenas a ideia, mas todas as fases, trajes, inimigos, aliados até as músicas são algum tipo de referencia a algum clássico. Devo dizer que não entendo de Tokusatsu, sinto muito a aqueles que sabem muito mais que eu. Se puderem exponham suas idéias nos comentários, o máximo que fiz foi assistir Power Rangers durante minha infância.

A formula no começo era colocar um Herói em situações do cotidiano, coisas como interromper brigas de rua, evitar que pessoas pegassem seu guarda-chuva sem permissão, evitar que joguem lixo na rua ou qualquer coisa assim, considerada mais "inofensivas" mas de certa forma "crimes". Eu sinceramente achei que poderia funcionar se fosse assim, mesmo achando que repetição disso deixaria as coisas chatas.

O que me agrada bastante em Samumenco é a relação Gotou x Mazayoshi. Não, não é por que eu sou fujoshi gente... É por que é a relação deles que move todo anime poxa! Sem o Gotou o Masayoshi não seria nada, é o que eu acho (E a vida do Gotou seria bem mais tranquila sem ele qqqq). De certa forma, é por essa amizade existir que o Masayoshi consegue seguir em frente!

Dizem que quanto mais tempo juntos mais você pega as manias da outra pessoa q

Até ai beleza... ai começam a aparecer outros personagens e pans... e as coisas vão ficando cada vez mais estranhas, Tipo o "Shishou" Jouji Kaname... O Shishou é o "Red Axe", um ator de Tokusatsu que o Masayoshi gostava muito, que no começo de tudo, eu achava que ele era só mais um cara querendo se aproveitar da Inocência e fama do Masayoshi para se reerguer. Ele não servia pra NADA, só pra me irritar com aquele jeito dele de falar e de inventar desculpas que estava viajando sempre que o Mazayoshi precisava dele.

Igualzinho...

Ai tem a empresária do Masayoshi (Ishihara Sumi) que ele vivia tentando esconder sua identidade e no fim ela descobre relativamente cedo, o outro jornalista que ta afim dela (Kono Akira), o cara que faz as "armas" dele (Harazuka Jun)... ESTILO MATERIAL ESCOLAR... PFFFFFF... To ligada na jogada de Marketing pra vender material escolar depois.

E tem as IDOLS!!!! As representantes Femininas na pancadaria, Mari, Mizuki e Moe, do Mineral Miracle Muse, que só percebi agora que todos os nomes começam com "M" (O sobrenome também =O)

A galera ~quase~ toda. (Essa era a imagem promocional, e agora eu me toco que tem SPOILER ai com as naves dos Power Rangers aparecendo... MEU DEUS... QUER DIZER QUE A AQUILO TUDO JÁ ERA PLANEJADO???? O_____O... AAAAAAHHHHHHHH!!!!)

Bom as Idols eu queria comentar só depois por que eu pretendia falar sobre "estilos"... mas to com PREGUIÇA então vou comentar tudo BEM ALEATORIAMENTE (Já está bem aleatório na verdade). No Inicio era só a Mari, e seu estilo de justiça é um POUQUINHO diferente xD~, considerando a violência explícita e pisões no saco dos homens maus. Sabendo que o Masayoshi representa o Herói solitário dos Tokusatsu, a Mari representa as MAHOU SHOUJO! (E bissexuais... q) Sim garotas mágicas, que devo dizer que tem o mesmo nível de clichês que Tokusatsu (Menos Madoka... Madoka é... Madoka).

Com o tempo as outras duas se juntam e elas forma o trio, mas no inicio era como se o Masayoshi desse assistência a Mari, o que era engraçado. Ela é uma garota de personalidade forte e fazia ele de gato e sapato. A Mari também é uma personagem bem importante, ela meio que se apaixona pelo Gotou e "ajudava" o Masayoshi de certa forma, até eles entenderem que seus estilos de justiça eram diferentes e que se continuassem juntos poderiam virar inimigos. 


Depois que todos os personagens da primeira fase que eu vou chamar de "Descoberta do Herói" aparecerem a merda começa a ser jogada no ventilador. Por que descoberta do Herói? O Samurai Flamenco começa a ser conhecido pelas pessoas graças as suas boas ações, ele é filmado e colocado na internet e começa a fazer um certo sucesso, é por causa dessa mídia que os outros personagens vão se aproximando dele. As pessoas vão se conscientizando de sua presença até que ele vire praticamente uma estrela.

Primeiro, Red Axe aparece pra se passar por ele, a Mari aparece depois dele como Flamenco Girl, Harazuka-san faz as novas arma dele pois concorda com seus meios de justiça, tudo graças a internet de certa forma. E isso é tão REAL, por que realmente se isso fosse de verdade iria viralizar na internet. E ai após cada um deles se relacionar com o Masayoshi (e de certa forma com o Gotou também) cada personagem arruma seu papel na série. Um melhor amigo do herói, um mestre, um fornecedor, e um time secundário de Justiça.

O que de Clichê podemos ver nessa saga?
  • Criação do Herói: Surgimento dele.
  • Injustiça ao Herói: Seu crescimento. 
  • Dupla da Justiça: O que me remete a Tiger & Bunny, que é o esteriótipo de DUPLA, no caso Msayoshi e Gotou, mas diferente de filmes de duplas policiais, o Gotou é mais o conselheiro, ele entra em combate quando necessário, mas ele é a FUGA do herói, ele como se fosse o Porto seguro, ele é ser que o Masayoshi mais confia, ele é "A" pessoa importante, que pensando bem, não quer dizer necessariamente que sejam uma dupla, por que quando eu penso em dupla, eu penso em ambas as pessoas com papeis iguais, eles dois não possuem papeis de mesmo peso ao meu ver... LOL EU.
  • Separação: Quando o Masayoshi e a Mari se separam e cada um vai seguir seu próprio caminho, e sua própria justiça.
  • O motivo do Herói: Assassinato dos Pais, que não é exatamente o motivo dele, na verdade é algo bem da metalinguagem da série, o Próprio Masayoshi diz que esse é o motivo perfeito dentro de um Tokusatsu, o problema que ele não sente nada ao descobrir essa realidade. Seus pais foram assassinados quando ele era muito novo, ele não sente falta deles, e por isso não consegue desenvolver nenhum sentimento necessário para que esse seja seu motivo, essa situação é mostrada em um dos diálogos entre ele o Gotou que eu considero um dos mais legais.
Masayoshi desabafando

E ai agente muda de fase para "Começo das Dorgas" "Ficção em realidade" que é quando as coisas começam a perder rumo, se bem que eu ainda considerei que poderia ser interessante. PLOT TWIST. Quando o Gorila corta a cabeça do policial e sai sangue... eu achei que as coisas seriam mostradas de uma forma "realista", como seria realmente se seres multantes começassem a matar seres humanos, como um humano comum poderia resolver isso?

Quando começou a feder.

De repente começa aparecer monstros estranhos e depois de lutar um pouco eles explodiam... tipo... TÃO... TÃAAAAAAAOOOOOOOO.... TOKUSTSU. Basicamente tudo era um plano do "King Torture" (Dono de uma das cenas que me deu mais AFLIÇÃO assistindo q). Ta Beleza, ele tinha um plano maligno pá, Mari se Fudeo pá, Flamenco salva o dia Pá... Pá.... E é isso. Dã. Normal de sempre.

Que merda ein Mari?


E aqui temos um belo trecho dessa grande obra animalística super bem desenhada, cheia de desenvoltura, onde o herói mete a mão no BURACO do vilão e lhe tira a vida.


O que de Clichê podemos ver nessa saga?


  • Trabalho em Equipe: Gotou deu uma ajudada pra derrota o plano maligno do champs lá.
  • Identidade revelada: É, no epi 11 o Samumenco revela sua identidade pra galera e a empresária dele fica PUTA.
Ela sempre é bem fofa com ele
  • Destruição do Herói: Mari se Fudeo [2]... mas a cena dela cantando no show foi bem interessante.
  • Luta final onde a vida está em jogo: SEMPRE TEM... No caso ele ia acabar com Tóquio toda, fazendo todo mundo virar "mau".
  • Ponto Fraco: A Mari se fudeo [3] por que a Moe foi RAPTADA, o quer dizer, se utilizaram do ponto fraco dela, as colegas de trabalho, na verdade rapto em si... Blackmail e stuff é tudo clichê.
(Percebam que os cometários estão cada vez sem nexo e sem vontade... pra vcs verem como eu adoro esse anime.)

Bom, e ai o que aconteceu depois??  Havia qualquer sentido naquilo tudo???? NÃO. Certo... e o que vem agora então?... Seguindo a lógica dos clichês, como os monstros apenas se explodiam... eles agora tem que CRESCER, e ai vai para a fase "Super Sentai", afinal, se eles crescem, eles precisam de um Megazord.

A explicação que deram é que o King Turture era "subsidiado" por uma outra organização "Bilhão de vezes mais perigosa" chamada "From Beyond"... Ai o Shishou virou o "Comandante" de uma tropa de "Power rangers" que ele escolheu a dedo, os "Flamengers" (onde todos achavam que iriam ser o Ranger Vermelho qqqq...) mas depois cada um acabou escolhendo sua cor e o Masayoshi como é de praxe ficou de líder. Agora ele era a FIGURA PUBLICA representando os Flamengers, afinal todo mundo sabia de sua identidade.

FLAMENGERS!!!!!!

Ai vocês já tem os nomes da galera acima... da esquerda pra direita é o BLACK, PINK, BLUE E GREEN. Black é responsável pelas armas, e ele é o tipo "cool". A Pink é apaixonada pelo Shishou, mas ele é casado qqq, ela cuida da parte ~social~ com planos de fuga e mensagens para as épocas de evacuação. O Blue é o cara de 30 anos que ama seu mestre que não se conforma que o Masayoshi é o líder no lugar dele, puro músculo basicamente. E o green é o inteligente! Ele MUITO esperto... sinceramente, ele sozinho resolvia tudo q.
É eu sei o que vc tah pensando.
HORA DO FLAMENCO!!! 

E ta, blz eles começam a lutar com os monstros pá, e chama megzord pá, e ai vem sempre monstros novos e pá, e eles fazem um plano pra acabar com o Japão explodindo o monte Fuji e pá, Situação de Vida ou morte e pá, eles derrotam o mal e pá e acabou e pá. E é isso e pá.

O que de Clichê podemos ver nessa saga?


  • Monstros gigantes: PFFFFFF...
  • Monstros que não acabam mais: ISSO É TÃO POWER RANGERS... Simplesmente vai continuando até a criatividade alcançar o limite.
  • Megazord: PFFFF...[2]
  • Irmão gêmeo inimigo: PLOT TWIST. Esse foi um dos detalhes MAIS SEM NOÇÃO que eles simplesmente JOGARAM assim sem qualquer desenvolvimento... no caso, o Masayoshi tinha uma "versão" monstro, que ela era tipo o ultimo deles e ai matando esse resolvia as paradas.

Ok... me explique a necessidade de sua EXISTÊNCIA o.Ó!
  • Aniquilação mundial: Sempre.
  • Proteger a quem ama de longe: Um dos ponto chave dessa fase é que o governo quer que os Flamengers escolham 2 pessoas queridas para SALVAR, para colocar num lugar seguro durante a missão... e ai Todo mundo numas crises ai existenciais (A.k.a. Masayoshi) do quem é especial, de quem salvar, qual é o valor da vida, O que é justiça, o que é ser herói, que no fim não dá em nada... ele só decide que quer salvar todo mundo mesmo.
  • Explodir o monte Fuji: Por que faz todo o sentido.
  • Centro do mundo é o Japão: SEMPRE. SÉRIO, me diga se fosse mais voltado a "realidade", eles escolheriam MESMO uma ILHA para atacar, tendo os Estados Unidos ai sendo dono do mundo?
  • Luta final onde a vida está em jogo: Afinal... eles vão explodir o monte Fuji né.
  • Aparições na hora da merda: Ta ligado naquele epi especial que sempre tem os Power Rangers do ano anterior? Bom, nesse foram Heróis de outros programas qqq
  • Separação: No fim tudo acaba bem, ninguém precisa mais deles, e todos vão pro seu canto.
  • Depressão pós-parto derrota: Sabe como é... a Mari está na merda.

O que acontece a seguir eu chamo de fase do "Deu a Loca no Ministro!" (PFFF...) por que os Flamangers viraram heróis nacionais, ganharam toda a mídia, "Masayoshi para presidente" e Stuff... Eis que senhor Primeiro Ministro do Japão ACUSA os Flamengers por serem os maus da jogada! PLOT TWIST. E ai todo mundo é preso, dá merda e o Masayoshi-kun vira Foragidooooooo q

O que de Clichê podemos ver nessa saga?
  • De Herói para Vilão (que não era vilão...): Auto-explicativo.
  • Herói Injustiçado: Masayoshi se fudeo. xD
  • Herói solitário: Masayoshi se fudeo [2], bom ai o ele se vê sozinho, sem poder confiar em ninguém por que o primeiro ministro consegue 90% da confiança de todos. Ele se vê num mundo ele é desprezado, injustiçado, e começa a desacreditar na justiça.
  • Depressão pós-parto derrota:  Sabe como é... a Mari Masayoshi está na merda.
  • Amizade não tem Limites: Gotou ajuda o champs. Gotou NUNCA, EM NENHUM MOMENTO, acreditou naquela história toda, ele estava esperando, o Masayoshi não queria envolver o Gotou na jogada exatamente por ele ser uma pessoa importante, mas ele não teve escolha, depois de passar dias foragido e perceber que ele não podia resolver aquilo sozinho, e sabendo que o Gotou era uma pessoa que não iria virar as costas para ele nesse momento difícil, depois de se recuperar de sua depressão, ele vai até a lá e pede ajuda, e a melhor resposta do Gotou não podia ser outra além de "Você demorou demais, idiota!"
  • Revitalização do Herói: Herói se reconhece como herói novamente quando este tinha suas duvidas, isso serve tanto para o Masayoshi quanto para a Mari.





Cada um tem seu jeito de melhorar né.

E ai temos a luta lá com o Primeiro Ministro que tem um traje de sei lá, que recebe poder da confiança das pessoas... mas ai o Masayoshi convence a galera lá com aqueles discursos de herói e pá e Stuff. (To falando muito "pá", "pans" e "stuff"... -_-).

DE VOLTA A AÇÃO!!!

PODER DA AMIZADEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!

E cabou... e NÃO ACABOU. Desculpa gente eu esqueci um Clichê nessa parte.
  • Inimigo que na verdade pensar num bem maior: PLOT TWIST CARPADO. Tipo... WHAT??? AAAAAAAAAAHNNNNNNNNNNN?????????? SIIIMMMMM O primeiro ministro estava lutando contra outro inimigo MAIOR, e estava usando os Flamengers para conseguir poder para salvar a humanidade... *cuspindo sangue*
O QUE NOS LEVA A FASE "No espaço também tem Flamenco!"... Se teve Power Rangers no Espaço, FLAMENCO TAMBÉM PODE. Eu esqueci de comentar que um super herói estrangeiro ajuda o Masayoshi a fugir... e tipo... ele é um ALIEN.


Essa coisa ai... e adivinha, ele também é um FLAMENCO.

Então... sério, ai eu já tava assistindo só pra ver onde essa merda ia dar por que nada mais fazia sentindo na minha vidinha de merda... Samumenco superior. Vou NEM ME DAR O TRABALHO de explicar a situação. Assistam o anime.

O que de Clichê podemos ver nessa saga?
  • Alienígenas: PFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF...
  • Espaço: PFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF...
  • Proteger a Terra: Make sense.
  • Vida ou Morte: Masayoshi-kun tem que escolher correr o risco de morrer e tentar salvar a humanidade, ou deixar que tudo se exploda... adivinha qual ele escolhe!
  • Poderes novos: Necessário. Senão o Clichê não funciona.
  • Pessoas gigantes que conseguem respirar na LUA: Auto-explicativo.

O que nos leva a fase "Eu tenho que explicar tudo isso de alguma forma!"... essa fase dura... 7 minutos... que é a suposta explicação para que TODA AQUELA MERD* QUE ESTÁ ACONTECENDO. Então... até a explicação é Clichê... então te vira.

O que de Clichê podemos ver nessa saga?
  • Deus: LOL Sou aquele que comanda o universo.
Entendedores entenderam.

Então FINALMENTE acaba toda essa fantasia e vamos a fase "Realidade retornada". Que são os 4 últimos episódios. A VIDA VOLTA AO NORMAL. Nada de estranho acontece, mas Masayoshi continua sendo o cara que salvou o mundo q. Em especial nesses 4 epis podemos entender melhor o relacionamento do Gotou e da namorada dele (FINALMENTE!!!!) E descobrir o próximo vilão!!! (Sim... pq não podia faltar um novo né... pqp viu).

Mas dessa vez as coisas se remetem aos primeiros 7 episódios da série, o vilão é criado pelo Masayoshi! Não exatamente por que ele o deseja, e sim por que ele o INSPIRA.

Tudo culpa desse Champs ai.

O moleque fdp não tinha o que fazer da vida e decide que quer uma vida interessante, legal, acho digno, só que não do jeito que ele faz!!!!! Ele começa a atacar todos que são próximos ao Samumenco de alguma forma. O negocio fica tenso a ponto de pessoas irem parar no hospital. Mas ninguém acredita no Flamenco por que a desgraça do moleque está dito como MORTO. Então tah todo mundo achando que é só coincidência, que o Masayoshi está tendo ALUCINAÇÕES, que é tudo coisa da cabeça dele.

E por ultimo mas não menos importante. O que de Clichê podemos ver nessa saga?

  • O mal está dentro do Herói: Já que ninguém acredita no Masayoshi-kun, ele começa a duvidar de si mesmo e acredita que é tudo criação de sua mente por que ele não tem mais inimigos.
  • Lutar contra si mesmo: Aprender a lidar com suas alucinações.
  • Puxar fatos anteriores para o presente: É que o Moleque aparece LOGO NO PRIMEIRO EPISÓDIO, o que me remete muito a essas obras que apresentam as coisas e depois as utilizam.
  • Usar a fraqueza do Herói contra ele: Masayoshi se Fudeo.[3]
  • AMOR: POR QUE O AMOR RESOLVE TODOS OS PROBLEMAS DA VIDA. O amor é o PONTO CHAVE deste arco, Por que Nat? Por que o Masayoshi-kun é VIRGEM, viciado em Tokusatsu que NUNCA SE APAIXONOU NA VIDA, ele não sabe o que é o amor, e isso o atrapalha em agir como um verdadeiro herói de justiça, lhe falta algo, e ele só tem 4 epis pra descobrir o que é q.

Falando a parte "Técnica" (Que não sei comentar...)... então a animação é MUITOOOOOOOOOOO regular na maior parte do tempo, mas gostei das aberturas, no caso gostei da primeira e da versão 3 da Segunda, sendo que todas as versões da segunda tem a mesma musica que é da Banda FLOW....  nossa não podia ser de outro né, é a parte que eu mais gosto devo admitir (A MUSICA... Por que a OP em si... PFFFFFFFFFFFF)


Ai Ai Ai ni Utarete Bye Bye Bye!!!!!!!! /o/

Sinceramente acho que esse foi um dos artigos mais sem vontade que eu fiz, deve tah bem na cara isso, e vcs devem estar pensando "Por que ela postou essa merd* se nem ela gostou?", simplesmente por que eu pedir tempo fazendo e não gosto de fazer as coisas pela metade mesmo que eu demore anos fazendo -q *chata*... Além disso eu disse que ia fazer... a merd* é essa... quando você diz que vai fazer, você tem que fazer por que já tem gente que sabe que você vai fazer... (???)

No começo eu realmente estava empolgada fazendo, mas no meio eu meio que me irritei xD. Ah, qual foi o motivo inicial que me fez escrever tudo isso? 

https://www.youtube.com/watch?v=AvQpfagqDE0 
(O melhor é ver a cena toda... mas vocês podem pular para 2:55)