quinta-feira, 31 de março de 2011

Comentários: Elfen Lied volume 10 - Como pode uma garota ter esse tipo de sentimentos!?


Discriminação, medo, compaixão, ódio e traição. Tudo isso se faz presente no volume 10 de Elfen Lied, que sabiamente é definido pelo próprio como muito pesado, e realmente é. Mas também é um dos melhores volumes e como eu já cansei de dizer e babar aqui nas minhas resenhas comentadas, chegamos naquela que pra mim é a melhor fase de Elfen Lied.




Temos algumas personagens que eu adoro e gostaria que tivessem sido mais exploradas, caso da Barbára, Cínthia e Alícia, elas que são a evidência do que a crueldade humana é capaz. Foram feitas a partir das células da Mariko, ou seja, clones e foram dentre várias tentativas as unicas que conseguiram se tornar o "experimento" perfeito. Elas são usadas por Nousou como objetos, devido ao pleno controle que ele mantém sobre as garotas, através de uma AJNA implantado sobre suas testas. O Solar Kaede é completamente invadido e Kouta que tenta proteger Nyu acaba sendo alvejado por uma bala. É quando a personalidade de Lucy volta a tona ao vê-lo cair ao chão e ela partir Cinthía pela metade, foi apenas o catalizador para que Kouta recobrasse toda a sua memória do passado. Isso é deixado em standy-by nesse volume e voltara a ser abordado no momento mais propicio nos capítulos a seguir.


O foco desse volume mesmo, fica por conta de Lucy, Kurama e Nana que continua forçando um sorriso no rosto e tentando seguir adiante. Por outro lado, Lucy já não tem mais esperança e o que sobrou dentro dela, além de Kouta, é o rancor e desejo de vingança, por tudo que lhe foi tirado. "Como pode uma garota ter esse tipo de sentimentos", nome do único OVA que o anime de Elfen Lied ganhou e que conta um pouco sobre a vida de Lucy entre o trágico acontecimento que se envolveu ao matar a irmã de Kouta e o momento que ela é capturada e fica presa até o inicio do anime, onde consegue escapar com uma pequena ajudinha do filho de Kakuzawa. No mangá isso também nos é revelado em forma de flashback, mas ao contrário do OVA, Lucy relembra essa triste passagem de sua vida no momento que vê Kurama completamente surtado, agarrado á cabeça de Cinthía, achando que se tratava de sua filha Mariko. "Que tal a sensação de perder algo valioso pra você?, essas são as palavras de Lucy, que guarda com toda a razão, um profundo ódio por Kurama, tanto que nem lhe da o beneficio da morte, exclusivamente pra ter o gosto de vê-lo passar, pelo que ela já passou um dia.


Os acontecimentos envolvendo Aiko Takada, que acabou morrendo devido a um tiro disparado por Kurama, foi a gota d'agua para que Lucy se tornasse o que é atualmente. Se antes de conhecer a Aiko, Lucy já havia se entregado totalmente ao seu instinto sanguinário, depois que a conheceu, se permitiu confiar em alguém. Mas logo, mais uma tragédia acontece e mesmo entregando a própria liberdade, novamente ela perde alguém que lhe era muito importante e ficar trancafiada em um local escuro e totalmente amarrada apenas aumentou mais ainda seu desejo de vingança. Por outro lado, Kurama também acabou sendo vítima de seus próprios atos, ao ser infectado pela número 03. Conseqüentemente a unica filha que teve, acabou nascendo Diclonius, ironia maior não há.


Algo a se destacar também é a importante evolução das habilidades de Lucy, que em pouco tempo conseguiu aumentar o tamanho de alcance dos seus vetores e que até o fim do volume, consegue atingir uma altura que não se imaginava no inicio do mangá. Mas Lucy acaba capturada e vai parar diretamente nas garras de Kakuzawa. Percebem como o climax está se aproximando a passos largos e densos? Mas no momento em que os dois estão frente a frente, a personalidade presente é a de Nyu, que pela primeira vez consegue invocar os vetores. Isso nos mostra que até as mais doces da criaturas, são capazes sim de atos agressivos quando são acuadas ao extremo. Mas néh... faz parte do ser humano, todos nós temos um besta adormecida, aguardando apenas um catalizador para faze-la vir a tona. E não se enganem, nós não aguentamos tanto assim não, somos frágeis. Nós dê poder e verá a desgraça que irá acontecer.


Em outro ponto do volume, Nana enfim fica cara a cara com Kurama, que totalmente tresloucado não se lembra da garota e a diz coisas duras. Eu sempre achei e continuo achando Nana a personagem mais forte de Elfen Lied. Claro que não a comparo com a Lucy, pois ambas viveram momentos distintos e acredito veementemente que nem Nana conseguiria se manter "pura" se tivesse passado pelas mesmas situações que Lucy. Mas o que ela vivenciou também não foi nada fácil, sendo uma cobaia e tendo que encarar o duro preconceito das pessoas. Se há algo de bom que Kurama fez, foi dar o mínimo de atenção a esta garota, para que ela pudesse se agarrar em algo e assim poder resistir as insanas experiências no Laboratório.

Nousou começa ter vários questionamentos morais depois de ser salvo por Barbára e solta a garota de seu controle, a fim de descobrir se foi realmente salvo por ela gostar dele ou foi um impulso, gerado pela AJNA. Aconteceu o obviou, Barbára em sã consciência não poderia ainda nutrir sentimentos por uma pessoa como aquela, que fez ela e suas irmãs sofrerem, que fez tantas outras de cobaias. Barbára saindo daquele local e sendo impulsionada pelos vetores, parecia que estava voando. Essa é uma das varias cenas eu gostaria muito de ver animada. Agora, o volume 11e 12 todinho suplica por uma animação, são acontecimentos grandes e que impressionam, ficaria magnífico no 2D animado.



Antes que o volume chegasse ao fim, ainda tivemos uma rápida aparição da doutora maluquinha Arakawa, que conseguiu sucesso em algum experimento maluco e Nyu com seus longos vetores confrontando Kakuzawa na Lebensborn. Ele espera que a garota seja uma reprodutora de sua espécie, mas até onde a história contada por ele pode ser levada a sério? Mas isso, eu vou tratar melhor no nosso próximo encontro do volume 11. O fato é que Anna e Nyu parecem que vão medir forças e a última imagem do capítulo, que mostra os vetores com enormes proporções saindo do laboratório revelam que algo muito grande estar por vir e isso está realmente correto. No mais, uma belíssima edição feita pela Panini, que mesmo sendo inferior a versão original, ainda assim está em uma formato e adaptação decente.

3 comentários :

Anônimo disse...

otimo animê...final q poderia ser melhor...mais mesmo assim continua sendo bom^^

Kekkaishi-san disse...

o mangá esta cada vez melhor, nem acredito que já ta acabando T_T

julio pq disse...

Agora sim a coisa ta pegando fogo ein e eu nem acredito que já esta no finzinho : /

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.