sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pra Quê Serve Mesmo Um Editorial? Eu Não Sei, Mas Te Conto Quando Descobrir!


Comunicado importante!

BRINKS!

Bem, essa é uma postagem aleatória e meio randômica, eu apenas fiquei com vontade de escrever algo descompromissado sobre blogging e o que eu tenho pensado em fazer aqui. Já faz tempo que não escrevo um editorial ou um post resposta a alguma enquete. Algo mais informal, sem muito rumo e desorganizado. Eu sei lá se você vai querer ler isso, mas se quiser, VEM DANÇAR COMIGO!

Blogging, abordagem, meu blog, seu blog

Acho bacana que um blog por mais profissional/sério que seja nunca perca certa informalidade, e com ela, um relacionamento mais próximo ao seu leitor. Particularmente, acho broxante chegar num BLOG e o seu redator não me dizer qual a opinião dele sobre o assunto que está tratando. Principalmente, porque a diferença entre um blog e um site, é a forma como se comunica com seu público. Em contrapartida, não me importo se abordagem do blog que eu leio é mais contida ou extremista, formal ou informal, cada um tem sua própria maneira de se expressar, e essa será a identidade de seu blog. Mas é importante não confundir informalidade com falta de profissionalismo. Ser profissional é levar o seu leitor a sério, procurar passar para ele a informação correta sobre o que está tratando ao invés de escrever um monte de abobrinhas sem sentido, escrever de forma que ele possa entender e principalmente, respeitá-lo.

Nossa, que coisa chata! Isso aqui tá parecendo aquelas postagens didáticas de blogs de tecnologia. Mas, bem... O ELBR nem sempre se postou de forma “profissional”, no inicio foi divertidamente zuado, escrito em português errado e sem compromisso algum. Claro, isso mudou, pois o foco mudou. Porém, ainda curto a informalidade e acho que isso não irá mudar tão cedo, mesmo que eu adote uma postura mais formal em algumas postagens [que pedem isso], CAPSLOKAS, surtos infinitos e orgasmos mentais, juntamente com palavrões que uma garota de boa família como eu nunca ousaria dizer aqui fora [pouxa, nem PORRA eu falo], ainda estão aí.


Esse blog de cor beterraba cresceu muito e tem um público, acho que até bem misto, e há quem curta uma enlouquecida HAHAHAHAHAHAHA, e os que preferem um tom mais sóbrio na abordagem, isso é super curioso e LECAAAAL, sério. Independente disso, continuarei adotando o tom que acho adequado e que condiz com o meu estado de espiro / que “varea” muito galere. Afinal, esses surtos nas postagens de Gyo!, Blood-C, Steins;Gate e Fate/Zero foram algo super divertido. Às vezes ficava em um estado de euforia tão grande, que apenas sair pulando pelo quarto e jogar meu gato pro alto não era o suficiente. Bom, Gyo! se mostrou uma decepção, RISOS, mas gostei de ter dado a atenção que merecia, PORQUE ERA O FODENDO JUNJI ITO.

E EU SEI que grande parte aí não curte gore, parafilias e essas coisas doentias que vem do Japão, mas apesar de essas postagens terem se tornado mais esporádicas, ainda não sinto pudor em postar posts assim. O contrário também é válido, quando eu tiver afim, podem aparecer coisas fofinhas assim.

Novas Investidas

Estive pensando em diversificar ainda mais, então devem aparecer mais alguns formatos de posts por aí, algo mais simples e com abordagem mais direta. Acho o ideal para se tratar de algum assunto especifico em menos de 50 caracteres. Os famosos posts de 2 linhas. Acho que pode ser legal e já tenho um monte de assunto em mente. Eu não tenho disciplina e sou meio desregrada, então às vezes crio algumas seções e simplesmente esqueço ou perco a vontade de levar adiante, mas continuo experimentando. 5 Luxos e 1 Lixo se mostrou um sucesso, e já com algumas dicas de vocês, já penso numa gama de possibilidades para experimentar. E acho que logo logo surge mais uma formada de posts nostálgicos e pessoais, como este da Ika Musume.

O bacana disso é a maior liberdade de tratar de um assunto especifico que simplesmente não cabem dentro de uma review. Pensando nisso, vou tentar uma nova seção de comentários semanais, Remember Love, destinadas a animes que já finalizados e que eu gostei de acompanhar. A ideia é fazer comentários curtos e com alguns detalhes que talvez seja relevante para quem é fã, meu ponto de vista e tal. Vou começar com ********************* [adivinha qual, hihi], não sei quando, mas em algum momento do mês que vem. E se der certo, pretendo fazer o mesmo com outras. Só acho que vai ser bem divertido. 


E claro, pedirei a opinião de vocês através de enquetes [ou não]. A enquete ali do lado, já é algo que eu vinha pensando há um bom tempo. Gosto dessa seção de comentários semanais rola uma troca de ideias bacanas e com isso, eu diminuo o flood do twitter, rs. Tento escolher um anime que possa ser legal de ser comentado e que muitos estão acompanhando. O que não quer dizer que continuarei comentando-o até o fim. Se eu achar chato, e que não vale a pena perder tempo digitando minhas opiniões sobre o mesmo, apenas descontinuo, como fiz com o recente Muv-Luv. A única vez que me obriguei a comentar algo foi com o anime de Mirai Nikki, devido a uma promessa que fiz pra mim mesma que comentaria até o fim, fosse o que fosse. E foi sofrido, acreditem [embora alguns episódios conseguiram me emocionar].

Na próxima vocês poderão escolher o anime que querem ver comentado aqui. Vou pegar um [ou dois] que seja do meu agrado, e um [ou dois, talvez...] que vocês escolherem na enquete e fazer uma postagem mix. Isso não quer dizer que as postagens isoladas acabaram, sempre que surgir um Fate/Zero ou Steins;Gate, farei questão de lhes dedicar um post exclusivo. Enfim, essa enquete não terá post-resposta, mas outras surgirão e talvez eu faça um post-áudio-resposta. O QUE MAIS, O QUE MAIS? Antes que me cobrem, postagem falando de minha coleção de mangás, sobre Sakamichi no Apollon e Korra, virão. Tenham fé, rs.

A área de comentários mudou. Não gostei de algumas mudanças, mas de um modo geral, acho essa nova versão mais prática. Não há segredo pra quem gosta de acompanhar algumas discussões:

Agora você pode escolher a ordem dos comentários, e se for registrado ou logado com alguma rede social no Disqus, a informação permanecerá armazenada.


E saber pra quem foi aquela resposta, é bem fácil, só passar o mouse em "parent".



Ah, sim, agora o ELBR tem Facebook. Sei que era pedido faz tempo, mas como não uso o caralivro, fiquei jogando com a barriga e me questionando se valeria a pena. Ainda não sei se vale, mas não custa fazer e talvez possa ser uma ferramenta interessa para uma maior interação com vocês. Então, assim como ocorreu com o perfil do blog no twitter, teremos propaganda da fanpage em alguns posts aí. Curtam lá! Tinha mais coisas pra comentar, mas fica pra próxima postagem aleatória. 

O ELBR está no Facebook, curta nossa fanpage