sábado, 16 de fevereiro de 2013

Comentários: Robotics;Notes #17 – Sétimo Relatório


Tl;dr: Episódio se perde em inconsistência narrativa.


Well... Como era de se esperar, a morte de Mizuka afeta à todos, mas o que provoca efeitos devastadores é o incidente envolvendo o  GunBuild-2 e Subaru, que está muito bem, obrigada! Foi um episódio carregado emocionalmente e mais escurecido que o normal, eu até levei um susto quando dei play. Pensei que era qualidade do vídeo que estava péssima... LOL~

Robotics;Notes sempre se mostrou melhor com todos os personagens unidos, em que mesmo Junna sendo o elo fraco do conjunto, não comprometia como mascotinho do clube. Agora Aki deve receber mais destaque. O lado negativo disso é que o seu background se resume em construir um robô para provar para a irmã que é capaz. Consequentemente, o drama que envolve isto causa um efeito de indiferença absurdo. Como plano de fundo, funciona, como elemento de destaque, falta substância. O drama de R;N ultrapassa a linha e chega perto do cômico HAHAHAHA ALOKS. Algumas conveniências aqui e ali, com direito à uma sequência desnecessária onde Kai duela com AKi no Kill Ballad. Obviamente, ele permite que ela ganhe. São situações muito mecânicas e pouco emocionantes, como o final, onde o sol enfim ressurge entre as nuvens e Aki segue novamente com o seu sonho.


A dinâmica entre Kai e Aki, que despontou em um episódio do primeiro cour, só voltou a ressurgir aqui, com todo este tempo ela sendo eclipsada, fazendo o papel de boneco de posto de gasolina. Kai por outro lado teve seu destaque, mas é um protagonista inexpressivo. Alguém disse que Subaru e Frau deveriam ser os protagonistas, e a essa altura do campeonato, eu vou ter que concordar. Bom, ao menos a dinâmica entre Frau X Kai, Subaru X Aki talvez rendesse situações melhores para o enredo.

De realmente interessante do episódio, o questionamento da FRAUZITA me fez urrar internamente e chamar o Kai de frouxo por ainda estar hesitando, mesmo com todas as obvias pontas se juntando e levando à uma só direção. Também as presenças de Toshiyuki Sawada e a Misa. Kai sendo encostado na parede me fez achar divertido suas expressões de medo. Claro, mais do mesmo. Aquilo de ficar instigando, instigando, instigando... Isso era divertido para efeitos de especulação, mas atualmente me faz indagar: Será que realmente teremos um bom desfecho? Eu sei lá, me parece que essas preliminares prolongadas, esconde alguém com trauma de ejaculação precoce. Quero dizer se realmente este mistério todo é algo que irá valer a pena, ou será resolvido em 05 minutos no último episódio?


Sim, porque tudo parece mais obvio agora. Mizuka foi silenciada por Sawada, que foi confirmar diretamente com Kai se ele ainda estava disposto a continuar investigando (até onde eu sei, o Comitê dos 300 não deixam pontas soltas e já teriam acabado com ele). Misa, como eu já desconfiava, está se sacrificando – Aquele telefonema aflitivo para Kai é um prova bem forte de que ela sabe de muito mais coisas que o Sawada. Está escondendo o jogo. Kimijima, claro, também foi silenciado por Sawada. E como essas pontas soltas se interligam com o SS anemone? Provavelmente foi um incidente provocado por eles. Misa e Mizuka certamente mantinham contato com Kimijima, e ela resolve continua com o plano de deter a Exoskeleton. Isso coincide com o momento de sua partida ter sido bem nessa época.

E no que tudo isto vai dar? A resposta talvez esteja neste sétimo relatório do Kimijima, mas tenho a impressão que o desfecho será na competição de robôs, com todo o elenco de personagens reunidos e as habilidades de Kai e Aki servindo como algum Deus Ex-Machina que irá derrotar o BOSS. Imagino que Misa morra no processo, e sim, conspirações, fim do mundo, apocalipse, conflitos a nível mundial que deixe toda a população em pânico, e real risco de destruição? Tenho pra mim que nada disto irá ocorrer de fato. Sobre o sétimo relatório, fiquei com a impressão de que ele tem o papel de fazer um viral em torno das informações secretas. Será isto mesmo? Ao menos, as informações que Misa-nee queria proteger, parece agora ter caído na web. VISHE! FODEO!

R;N têm honrado mais do que deveria a sua vibe de slice of life. Nos primeiros episódios eu já comentava dessas nuances, só não imaginava o desenvolvimento do enredo fosse ficar tão aquém. Ainda sobre o Kai, ele tem aquela monotonia e desinteresse de Oreki (Hyouka), no entanto mesmo quando resolve arregaçar as mangas lhe falta empatia. EU QUERO MAIS FRAU NO PRÓXIMO EPISÓDIO!!!!!

P.s.: “A partir de hoje, O Clube de Robótica está Dissolvido!” – Esses títulos dos episódios de R;N estão cada vez mais criativos, hein?! OKSPOSKDAPODKSAPD

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook!


***