quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cena do Mês #05: A Choradeira de AnoHana

Oh, isso está meio brega! Oh, oh, fui infectada! *faz drama*
Acho que não importa o tanto de vezes que eu reveja Ano Hana, a série sempre vai conseguir me arrancar um filete de lágrimas. A amizade que sempre houve entre eles tentando desabrochar, a dificuldade em lidar com a perda – se fosse uma história de romance talvez não conseguisse me tocar tanto como faz. Um tempo atrás me pus a rever o antepenúltimo episódio, só pra olhar uma cena e acabei acompanhando o episódio inteiro. Hoje peguei o último e já nos minutos iniciais, frustrados e com a consciência pesada pela Menma não ter conseguido reencarnar, eles começam a lavar a roupa suja e se atacarem mutualmente. O desenrolar dessa sequência é... tenso! Sabe aquele sentimento inquietante de sentir vergonha pelo outro? Eu acompanho essa discussão dos personagens e minha bochecha começa a queimar, tamanho constrangimento. Mas... não seria este o objetivo? O da entrega e imersão total?
Segundo o dicionário, a palavra melodrama tem diversas conotações, e o significado que melhor expressa este contexto aqui é sentimentos exagerados. Na época em que o anime foi ao ar, lá em 2011, a cena de todos os personagens berrando em uníssono deu o que falar. É de fato uma reação exagerada a dos personagens, mas não cabe dentro do contexto de uma obra que conta a história de jovens que estão amadurecendo, emocionalmente instáveis e que têm dificuldade de se comunicarem? AnoHana se assemelha aos melodramas tão característicos de algumas obras japonesas da década de 70. O país e diversas camadas da sociedade passavam um momento delicado e de definição e isto refletiu diretamente nas páginas de mangás de diversas demografias. As situações overdramaticas pareciam querer externar um grito estridente entalado na garganta. Um grito por mudanças e reações.

Perguntaram algo semelhante para a roteirista do anime, Mari Okada, no qual ela respondeu que a sua geração considerava que a fraqueza emocional era embaraçoso e ela sentia que gritar era uma boa maneira de se mostrar honestamente. Segundo ela, o grito descompassado dos personagens no final de Ano Hana era a reverberação de suas emoções que até então havia sido reprimida, congelada, e por que não dizer, os próprios personagens se sentiam aprisionados no tempo. É parecido com a forma que algumas pessoas reagem quando lhes acontece algo trágico, elas se trancam ou simplesmente não conseguem externar aquele sentimento, o que consequentemente vai causando danos interiores. Nunca aconteceu comigo, mas já ouvi e vi diversos relatos de quem perdeu pessoas próximas ou sofreram algum trauma e estas só conseguiram chorar e superar muito tempo depois. Enfim, existem varias situações similares.

Na época acredito ter ficado divida com relação a essa cena, mas hoje a compreendo melhor e penso refletir com eficácia a emoção à flor da pele pelo qual aqueles personagens estavam passando. É tempestuoso e exagerado, como tudo nessa idade. A melhor parte mesmo é quando começam a se atacar mutualmente, é quando eles começam a ser sinceros consigo mesmos, permitindo-se abrir para o próximo, e quando se dão conta, percebem o quão próximos e conectados estão novamente. O silêncio e a frieza é o ato mais cruel numa relação, enquanto conflitos e discussões são sinônimos de envolvimento. Você sabe que está muito próximo de alguém quando surge o primeiro conflito, e fundamental é saber transpô-lo, afinal, para que possam te compreender, é preciso se fazer entender. É curioso como isso parece ser uma das maiores dificuldades para jovens japoneses, embora eu ache que não apenas japoneses. Mari Okada termina falando que este choro exagerado é uma declaração de amor e que às vezes mesmo ela sente vontade de gritar também. Isso me lembra daquela letra: “Quando choramos abraçados... E caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite. Não há palavras para explicar o que eu sinto” – ações as vezes se expressam melhores do que palavras! ;D

***
Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter