sábado, 28 de fevereiro de 2015

Especial: Elfen Lied Brasil completa 5 anos!!!

Epa pera... COMO ASSIM JÁ FAZEM 5 ANOS? O_O

Essa semana eu estava pensando em coisas novas para produzir, e achei que seria legal fazer algo diferente para o aniversário do Blog... mas ai eu descobri que... Não sabia quando era o aniversário do blog! D:. Logo corri para perguntar a minha chefinha né, não podia fazer essa desfeita.

Elfen Lied Brasil está no ar desde 28 de fevereiro de 2010, e senti até um pouco de vergonha de só descobrir isso essa semana quando eu já "trabalho" aqui um ano, ÇOCORRO!! E GENTE, vocês tem noção que o Carlirio sempre faz post especial para nós no nosso aniversário (Ah, Obrigada Carlirio! Você é um amor =3), e comemora e NÓS NÃO!!!!!! Fiquei super indignada!!!! E ainda mais, SÃO 5 ANOS!!!!!

Por isso como este é meu primeiro aniversário do Blog junto dessa equipe Maravilhosa, eu queria pelo menos fazer esse post especial, comentando a data com vocês, porque afinal, esse Blog só continua de pé graças a perseverança da Roberta (Ou apenas a vontade MONSTRO dela de escrever, afinal ela não faz isso porque se sente obrigada, e sim porque gosta). Com suas resenhas cheias de simbolismo, interpretação, e embasamento. E ao Pedro que também esteve junto do Blog desde 2010, com sua coluna de críticas interessantes e de muita qualidade. 

Olhando os arquivos de 2010, vi os posts da Bozoka, antiga redatora e dona do Blog, devo dizer que o post de abertura do Blog foi bem simples. Infelizmente porque ela queria se dedicar mais a faculdade, ela deixou o Blog e a Roberta que era uma das redatoras assumiu o comando. No fim de 2010, o Elfen Lied começou a expandir seus horizontes para agregar as mais diferentes obras, principalmente de terror/gore, mas de outros gêneros também, com isso sua popularidade foi subindo e se destacando até sua posição nos dias atuais.

Primeiro post do ELBR

Hoje o Elfen Lied tem cerca de 1132 artigos publicados nesses 5 anos, Sendo 46 da Coluna "Critico Nippon" e 39 no "N Talks" incluindo meus 2 Guest posts. Além disso tivemos Guest Post do ilustres, Carlirio, Augusto Rodrigues e da Pandora.

Eu sinceramente fico muito feliz por fazer parte disso, mesmo que eu represente bem pouco de tudo que vocês podem apreciar aqui no ELBR. Um Blog que surgiu falando exclusivamente de Elfen Lied, uma coisa feita entre amigos, da forma mais despretensiosa possível.

Agora algumas considerações dessa equipe MAIS DE 8000:

Pedro, O "Critico Nippon" 
"Sempre lembro com muito carinho desses anos todos no ELBR. Sei que é clichê, mas lembro como se fosse ontem de quando comecei. Quando falei com a fundadora e antiga colega Vic e depois com a Beta Roberta pelo Orkut. Foi tão de repente e rápido, quando me vi eu já tinha mergulhado de cabeça. Hoje, a atual CEO da bagaça, Betinha, sempre foi bastante aberta com qualquer tipo de post, divulgação dos meus livros, cof, e qualquer assunto ou dinâmica. Nunca me senti preso ou restrito de forma alguma, e com o passar dos anos, vemos quão raro são pessoas que lhe dão autonomia dessa maneira. Mesmo em coisas simples da internet, as pessoas adoram complicar sob o pretexto de "organização" e dar ordens e ter a sensação de que mandam. Nunca foi o caso aqui no ELBR. Só tenho a agradecer. Enfim, quem diria que o nome “Crítico Nippon” viria pra ficar, não é? Espero que por muito mais tempo. Enquanto vocês estiverem aí lendo, gosto de acreditar que eu também estarei por aí. Leiam Cidade das Trevas"

Roberta Caroline, A "Beta Blood"
"5 anos, huh? Nunca me imaginei chegando até este momento escrevendo sobre cultura pop japonesa, e com cada vez mais seriedade *caham*. Hm...é estranho pensar que existem muitos que leem o blog que nos acompanham desde o comecinho de tudo – eu já considero extraordinário pessoas que nos acompanham desde 2012/2013. Oras, por que não? A internet é um ambiente rotativo, que está sempre se transformando, afinal ela é feita de androids pessoas. As pessoas raramente permanecem as mesmas, sempre muda alguma coisa, principalmente no que diz respeito a sua zona de interesse. E se manter lendo o mesmo site por 3, 4 ou 5 anos é... gente... é muito, muito tempo. É extraordinário.  Sou realmente tão grata por fazer parte de um blog que abriga tais leitores, além de estar sempre acolhendo novos. 5 Anos... eu tenho 20 neste exato momento... daqui a pouco estarei fazendo 21. Ou seja, eu comecei isto ainda adolescente. Eu era tão diferente. Olhar para trás em algum post é como folhear um álbum de fotografias repleto de recordações nostálgicas acerca de pessoas que não existem mais – sim, por que é isto que a fotografia faz, ela congela a pessoa no tempo em um momento que se mantém “eterno”. Acredito que um blog, especialmente blogs como este, feito por pessoas apaixonadas que querem propagar suas ideias sobre as coisas que ama ou odeia, por mais que se tente seguir uma linha base que dá forma a sua identidade, acaba acompanhando o crescimento individual de quem escreve nele. Como eu escrevo bastante para o ELBR, é visível o quanto eu cresci, mudei, amadureci. De alguma forma também me faz feliz de perceber que, essencialmente, ainda sou aquela garotinha – só que com mais idade e um pouco mais amadurecida. 

Falei pra Nat que não iria escrever muito, que somente um paragrafo para nós 3 estava bom, mas... peço perdão porque vou escrever muito. Eu preciso dizer que, se hoje estamos aqui, lá no começo contamos com o apoio de pessoas muito legais que fizeram a diferença – claro que me refiro aos leitores que divulgam, recomendam, participam, acessam (porque views são legais, sabe? Quanto mais views, mas chances de outras pessoas verem, e mais chance de seu artigo ser bem recomendando pelo google. E saber que está sendo lido, é importante também. Se ninguém me lê, vou escrever no meu diário ou em um blog privado ou manter as ideias dentro de mim mesma – transformar ideias e emoções em frases nem sempre é tão simples. Não de uma forma que soe atrativa). Mas, também, a pessoas que já estavam no meio. Ou seja, meus colegas blogueiros. Especialmente @Cnetoin e @gyabbo, que me estenderam a mão quando o ELBR não era nada (o Carlírio fez até post divulgando a recém-parceria, e não me lembro se já cheguei a comentar com ele, mas nunca me esquecerei da felicidade que senti naquele dia –e também da extrema vergonha. Me senti debutando, sendo apresentada para a alta corte), e depois as coisas foram acontecendo.

E, bem, o Pedrinho como colega e amigo também foi muito importante. Esteve comigo desde o começo, praticamente, e agradeço aos céus pela minha amiga Vick ter aceito ele aqui. Me trouxe segurança e me ajudou a velejar rumo a um novo norte. Sempre gostei de ideia de equilíbrio, e em um mesmo ambiente como um blog, acho importante que os redatores pensem diferente um do outo e escrevam diferente, ainda que busquem a mesma coisa. Mas, o mais importante, que se respeitem e tenham uma boa sintonia. E como colegas de blogging, sempre senti isso com o Pedro, que esteve sempre ali, a disposição. Pensando bem, eu tenho realmente muita sorte de ter me cercado de pessoas que eu gosto e que são tão dedicadas. O Pedrinho entrou no blog e fez dele a sua casa, e Natchim rapidamente expandiu seu espaço particular e já se tornou de casa, olhando para o ELBR como algo também seu. Eu realmente fico feliz com essa equação. Embora seja a líder e administradora das coisas, nunca precisei ser a “chefe”. Eles sabem o que fazem e fazem bem aquilo ao qual se propõe. 

Eu nunca soube bem como convidar a Natchim pra escrever aqui. Eu via ela dizendo que queria um espaço para escrever, e desde então pensei que ela poderia escrever no ELBR, que talvez ela quisesse. Mas nunca consegui chegar diretamente e fazer o convite, porque sou um pouco insegura. 1) Não gostaria que ela se sentisse forçada a NADA, 2) nós não temos a popularidade de um ChuNan [e portanto, não teria muito que oferecer em relação a visibilidade do seus artigos], e também, 3) eu não tinha certeza se ela se encaixaria ou se escrevia bem o suficiente para estar aqui (oh, sim, eu não aceitaria aqui alguém que não sabe escrever e nem o que diz. Nem mesmo a pessoa que eu amo. Seria desconfortável). Por isso, depois de vê-la comentando bastante sobre isso, timidamente a convidei e ela aceitou. Eu adorei o estilo dela. Foi paixão instantânea. Ela é divertida, sincera, escrevia bem e, como comprovei mais tarde, era tão apaixonada pelas coisas que escrevia (yeah, este é o blog da cor da paixão, afinal. Odiamos e amamos e sentimos apatia na mesma intensidade). Era exatamente o que o ELBR estava precisando: alguém para escrever para a parte dos leitores que buscavam algo mais descontraído e surtante, simples e efetivo mas que fizesse isso muito bem, além de escrever sobre coisas de [ou com] focos tão diferentes do meu ou do Pedrinho. O ELBR sempre teve este lado, e comigo buscando posts cada vez mais sérios, isso estava ficando mais distante. Natchim foi uma lufada de ar fresco, pois ela é inteligente e tem opinião e personalidade bem modelada: sabe o que quer e fala sobre o que quer e com o tom que preferir. Depois de dois quests posts, eu já a queria muito aqui e, receosa dela recusar, a convidei. E aqui estamos. É satisfatório ter ao meu lado pessoas que eu tanto gosto e que tanto Natchim quanto Pedrinho, entraram praticamente sem pedir licença cada com seu marcante estilo próprio. Por isso, se o ELBR chegou até aqui, é também graças a eles e seus esforços e paixões. Espero que continuem ai comigo por mais um bom tempo XD"

E bom, acho que sou a ultima a falar então né? Depois dessa, Irei falar muito também...

Raphaella, A "Natth"
"Ah sim, meu nome real é Raphaella, será que já deixei isso claro alguma vez? Muita gente pensa que é Natália, e sinceramente eu não faço questão de dizer que está errado porque eu acho engraçado. Eu estou com 23 aninhos agora, mesmo que não pareça já que eu escrevo como uma adolescente. Eu entrei no Twitter em 2011, lá eu acabei me dando conta dessa "Bloguesfera Animalística", rapidamente eu conheci os grandes blogs como o Gyabbo, Anikenkai, Netoin, Chuva de Nanquim, e o Elfen Lied Brasil. Eu sempre tive isso de considerar pessoas "bem sucedidas" como "distantes", algo que eu nunca chegaria, como Youtubers, Podcasters, e Blogueiros. Então para mim, eu nunca seria capaz de conversar normalmente com nenhum dono de blog, exatamente porque eles estavam acima de mim. Mas isso se provou errado bem rápido, eu segui a Roberta logo no começo, ela era popular, quase como uma "Idol" para mim, sim eu não to brincando, eu realmente pensava isso, e ai eu nem sei te dizer como nós ficamos amigas, eu só sei que somos amigas. Eu adorava os surtos dela e a maneira como ela escrevia, tão maduro, e mais nova do que eu até! Nossa. 
Eu nunca fui confiante no jeito que eu escrevia, minhas notas em redação nunca foram maiores que 14/20, eu já tinha escrito contos/fanfics antes, mas artigos nunca haviam passado na minha cabeça, sempre achei que nunca fosse capaz, descrever tecnicamente ou analisar plots nunca foi meu forte, por isso nunca criei um blog. Mas a ideia de ter um blog era bem interessante, ver as pessoas achando legal o que você escreve deveria ser uma ótima sensação, porque eu sou ligeiramente egocêntrica e gosto de elogios. E por isso eu deveria sempre falar no Twitter nessa possibilidade de escrever mas nunca tomava uma atitude, o medo da rejeição era muito grande. Até que a Beta chegou para mim e disse "Você quer tentar?" 
A oportunidade estava ali na minha frente, eu só tinha que agarrar aquilo, ou fugir, é nessas horas de desespero que eu uso uma técnica chamada "VAI NO IMPULSO", nossa eu faço muito isso, e eu digo sim. Gente eu estava TÃO NERVOSA, vocês não tem noção, meu Guest post de Free eu escrevi tentando parecer o mais profissional possível, era o Elfen Lied Brasil, eu não poderia escrever de qualquer jeito!! Mas como vocês que leram sabem, eu não consigo ser séria demais. O sarcasmo está tão em mim que vira missão impossível. Me mate.

Depois que a Beta postou, eu apertava F5 o tempo todo para ver se alguém comentava, depois de 10 min eu me auto-proibi de olhar, e só olhei no dia seguinte... Gente... aquele texto tem 154 comentários hoje... OHHH VOCÊS!!! Se bem que foi mais por causa da discussão entre o pessoal do que de comentários únicos, mas NOSSA, PAREM DE ME ASSUSTAR! E eu adorei... a sensação de conseguir aquele efeito nas pessoas era mágica, e Roberta ainda completou, "Sempre que tiver algo para postar, o ELBR está de portas abertas para vocês." ai pronto. Mas eu ainda tinha receio com minha habilidade de escrita... tanto que demorou 3 post até eu me tornar oficialmente redatora daqui e no começo eu realmente me forçava a tentar ser o mais perfeita possível... Hoje em dia, acredito que o pessoal já se acostumou com meu jeito de escrever, e é bem mais natural (Mesmo que em Reviews de filmes eu ainda me esforce um pouco mais...).
 
Nesse ponto da minha "carreira" eu não posso dizer que vi esse blog mudando, crescendo, e se tornando algo realmente intrigante nessa nossa bloguesfera, eu ainda sou nova por aqui, tenho muito que aprender, mas eu realmente agradeço por fazer parte dessa família que sempre tive tanto respeito e admiração. Não fui eu que fiz esse blog ser o que é, mas quero estar aqui quando ele estiver ainda melhor. E que venham os próximos aniversários, se assim for possível para todos nós"
 *-*-*

"Nossa Nat como vocês fala demais!" E vocês acreditam que eu ainda cortei umas coisas que eu tinha escrito antes e ainda está grande assim?? Agora nas considerações finais, eu realmente não sei ao certo o que dizer, por mim eu terminava com meu comentário e pronto, mas tem uma coisa que eu esqueci de falar. Eu esqueci de dizer OBRIGADA. 

Muito obrigada mesmo por vocês nossos leitores, que participam, discutem, criticam, que reconhecem nosso trabalho e nos fazem felizes, dando forças para continuar com esse projeto. Eu estou chorando enquanto eu escrevo isso, porque eu realmente me importo com vocês, eu acho que fiz alguns amigos por aqui, e não seria a mesma coisa sem isso. Sendo assim, o dia de hoje é seu também, eu espero vê-los novamente por aqui sempre que possível, trazendo essa presença que nos faz indivíduos únicos e diferentes, mas os detalhes em comum faz a sociedade existir, nos faz humanos. E ta bom que se eu chorar demais eu fico com enxaqueca o resto do dia, sou péssima com essas coisas sentimentais.

Um beijo grande, 

Nath*~