sexta-feira, 15 de abril de 2016

Influências: O Que Sailor Moon Crystal Season III e Higurashi no Naku Koro ni Têm em Comum?

O que será que há de comum entre duas séries tão distintas? 
A internet é mesmo maravilhosa! Pensem só que eu estava evitando de assistir a OP da nova temporada de Sailor Moon Crystal por motivos de NÃO QUERO MORRER DE ANSIEDADE  (tô estagnada lá na primeira). Então, não pude perceber algumas similaridades entre a abertura do novo anime com a da primeira temporada de Higurashi no Naku Koro ni.

Mas bem, lá estava eu relaxando no Tumblr, quando me deparo com esse excelente serviço de fã que percebeu e fez questão de compartilhar para gente!



Só que como nada na vida é inteiramente coincidência, eu já imaginava do que se tratava.

Chiaki Kon, uma diretora de altos e baixos, dirigiu em 2007 e a primeira temporada de Higurashi, e agora em 2016 dirige a terceira temporada de Sailor Moon Crystal. Simples, não? Sim. Apesar de já ter trabalhado em diversas outras animações nos mais diversos postos, a primeira temporada de Higurashi deu o que falar e é um exemplo raro de série de anime em seu gênero que vendeu bem. Além do mais, foi a sua estreia dirigindo animes, para logo em seguida em 2008 ser convidada para Nodame Cantabile: Finale, ao qual ela diz ter reagido com surpresa (provavelmente por causa da diferença de tons).

Ela também se declara fã de Sailor Moon e Cavaleiros dos Zodíacos. Durante o evento relacionado à terceira temporada da série, ela apareceu trajada de cosplay da série, ao lado das dubladoras (imagem).
Por fim, a enciclopédia do ANN não credita, mas Chiaki Kon além de dirigir, também desenhou os storyabord da abertura tanto de Higurashi quanto de Sailor Moon Crystal III.

Assistam ambas e tirem suas próprias conclusões. Vale salientar, que a OP de SMC III reúne estilos marcantes da diretora presente nas duas temporadas de Higurashi, que inclusive, conscientemente ou inconscientemente acaba repetindo alguns cortes clássicos da abertura de Shoujo Kakumei Utena.






Temas Relacionados
-Higurashi no Naku Koro ni [Parte 01]: Quando as Cigarras Choram
-Sailor Moon Crystal Act. 1: De Volta às Origens
-Por Que Ninguém Reconhece os Disfarces de Sailor Moon?
-O Inesquecível Choro das Cigarras
-Madoka Magica é Desconstrução do Mahou Shoujo? E o Que é Desconstrução?
-A Relação Entre Evangelion e The General Zapped an Angel
-Influências: A Renascença de The Music of Marie
-Por que Nisio Isin Insiste em Cortar o Cabelo de Suas Heroínas?
-Influências: Mitos da Criação e o Culto às Mulheres (Milk Closet)