quarta-feira, 25 de maio de 2016

Otakus...

Hoje, dia 25 de Maio, é o "Dia do Orgulho Nerd" (Ou dia da Toalha para os mais entendidos...) e nós, amantes dos animes, "Otakus" somos uma das vertentes do mundo Nerd, supostamente falando.

Então né... do nada tive a ideia desse post, ai to aqui escrevendo... muitos Nerds de outras vertentes nem consideram os fãs de animes como realmente "Nerds", o estereotípico de um Nerd veio mudando ao longo dos anos, já foi algo bem mais depreciativo do que é hoje, como também já foi muito mais na moda do que está agora, para mim nerd ainda é a pessoa que gosta de aprender, e muitos desses costumam buscar esse conhecimento dentro de um hobby especifico como Quadrinhos, Games, Filmes, Séries, Figures... engraçado né?  Se substituir Quadrinhos americanos por Mangás, E os filmes e séries forem de Animação Japonesa (Anime)... Eu faço exatamente tudo isso ai... Então eu sou Nerd, ou só uma Otaku?

De certa forma todo nerd tem um tipo de orgulho para seu hobby e pode até desprezar o dos outros e achar que o seu é melhor, isso não acontece só com a galera que fica disputando se a DC ou a Marvel é melhor, ou se é o PS4 ou XBOX que vale mais a pena comprar... isso existe em todo lugar, até mesmo dentro do mesmo nicho como foi exemplificado.

Como também tem muito Otaku que não se considera um "Nerd" pelo simples fato de querer pertencer a um grupo diferenciado. O fator da sociedade que é "Pertencer a algo" realmente influencia diretamente no comportamento e opiniões de muitas pessoas... mas bem não é para isso que eu estou escrevendo esse post, até porque eu não sou lá especialista em psicologia, mas eu queria que ele fosse no mínimo informativo pelo menos.

Vai parecer bem clichê, provavelmente todos os leitores aqui já sabem muito bem o que significa cada termo, mas vale a pena comentar sobre:

Otaku é expressão de origem japonesa utilizada para designar pessoas que são consideradas fãs extremistas de determinado assunto. No Japão, a figura do otaku é caracterizada como sendo a de um indivíduo que busca se isolar socialmente, dedicando-se exclusivamente e obsessivamente a um hobby ou atividade específica.  Já na cultura ocidental, a palavra otaku é utilizada como uma gíria que define as pessoas que são exclusivamente fãs de animês e mangás.

E ai? Você se enquadra no "Perfil Otaku"?

Otaku é uma palavra sem gênero, por isso pode ser usada tanto para homens como para mulheres, mas aqui no ocidente, Otome foi considerada a palavra feminina para Otaku. No Japão, otome significa "donzela", "virgem" ou "senhorita". A relação entre otakus e otomes ficou conhecida por causa da "Otome Road" que fica em Ikebukuro, Tokyo (me lembra Durarara!!), frequentada predominantemente por garotas que vão comprar mangás e animês Yaois. 

E dos Yaois ou Boys Love nós temos as Fujoshis, que são garotas que gostam de obras com romance entre dois homens, tipo eu... e os Fundashis que seria o masculino de Fujoshi. Então, as "Otomes" do JP são as Fujoshis... porque são elas que frequentam a Otome Road... certo? hahahahaha. Tem até termo para garotas que gostam de Yuri, as Yurikos, junto com o masculino da palavra os Fuyuris. (Nem eu sabia dessa, descobri agora...).

Se bem que muitos dos meus amigos homens sempre me falam que não conhecem nenhuma garota que seja só Otome, sempre elas acabam sendo Fujoshis também, bom, eu conheço algumas que não são fujoshis, afinal BL não é para todos os gostos.

No japão "Otaku" e "Fujoshi" são termos depreciativos, da mesma forma como "Nerd" também já foi. Para Otakus remete a pessoas antissociais, reclusas (como os Hikikomoris) ou mesmo de pouco cuidado e higiene pessoal. Já as Fujoshis em seu próprio significado mostra isso (腐女子 lit. moça estragada), remete a garotas com baixa autoestima e "fora dos padrões de beleza", além do gosto "exótico" né XD. Mas esse tipo de coisa começou a mudar, ou pelo menos, da mesma forma que Nerd começou a ser mais comum, Otaku também começou a ser, mas é algo realmente subjetivo, algumas pessoas vêem como algo positivo e outras como negativo.

Esse é um video de um cara japonês perguntando a japoneses na rua como eles vêem os otakus

E se já não bastasse serem depreciativos para outros grupos, Otaquinho, seria o termo dentro do grupo! Porque não é todo mundo que é "otaku de verdade" #ironia, aquela pessoa que só vê alguns animes mais comuns (mainstream), e se acha o total conhecedor do assunto... De certa forma jogamos a culpa para os tais otaquinhos quando vemos gente usando palavras japonesas no meio da conversa, ou aqueles casos de ficar puto quando chama anime de desenho, (Eu já fiquei, admito...), ou fica fazendo cosplay fora de evento, entre outros casos por ai...

Eu devo dizer que isso é mais questão de amadurecimento, se a pessoa vai continuar nessa vida por muitos anos, depois de um tempo ele não vai ficar mais ligando para essas coisas, porém eu não posso dizer que eu não começo a rir internamento quando alguém que acabou de ver Death Note diz que é o melhor anime do mundo... Em geral quando eu vejo que a pessoa é do tipo que só assiste, os mais famosos eu nem discuto, apenas deixo a pessoa ser feliz.... de certa forma eu mesma estou aplicando essa separação... não é porque a pessoa viu poucos que o "gostar" de animes para ela é menor que o meu gostar de quem já viu mais que isso, e ai eu penso que amadureci, mas parece que não.

Quando fala Otaku eu sempre acabo lembrando desse vídeo.


O fato de você se autoproclamar Otaku ou não, na verdade não é realmente importante, assistir anime e ler mangás não é algo errado, é apenas um hobby que pode ser completamente saudável se você souber dosar e ele não vai impedir que se tenha uma VIDA SOCIAL, como o pessoal por ai diz (até eu saiu de casa as vezes), ou que você vá mal nos estudos, (realmente saiba como controlar isso, eu demorei 7 anos para me formar na faculdade por causa disso.. não recomendo).

Enrolei isso tudo ai em cima só para dizer que achei que fosse legal comentar alguns mangás onde "somos protagonistas", e ai quando tava escolhendo percebi que li QUASE NADA de mangás com personagens Otakus... sendo que eu super achava que já tinha lido vários... que sensação estranha.

Densha Otoko é um mangá que eu não li, no caso eu vi o Dorama, mas achei que por ser uma obra bastante icônica, ela tinha que ser comentada.
Ao voltar pra casa de trem, um jovem percebe que um bêbado incomodava um grupo de senhoras. Tentando interferir na situação, os dois acabam no chão e a confusão geral leva todos à delegacia. Esclarecido o problema, todos vão para casa e algumas das mulheres decidem anotar o endereço do rapaz para presenteá-lo em agradecimento pelo seu esforço. Ao chegar em casa, o jovem descreve todo o ocorrido em uma das seções do 2channel, e expressa sua vontade (e completa impossibilidade) de continuar em contato com uma das mulheres, uma bela moça que sentava ao seu lado no trem. Após receber pelo correio um presente da moça, o rapaz busca a ajuda dos usuários do fórum sobre como prosseguir com o “relacionamento”. Sob a alcunha de “Homem do Trem”, o protagonista contará com os conselhos de milhares de internautas para alcançar o sonho de todo nerd: superar seu medo e insegurança, e conquistar o amor da mulher de seus sonhos!
Como muitos devem saber, Densha Otoko é uma história real que foi contada nos fóruns do 2channel no japão e foi adaptada em várias mídias diferentes, só em mangás são 4 títulos: Densha Otoko: Ganbare Doku Otoko! (DOUKE Daisuke - 3 volumes), Densha Otoko - Net Hatsu, Kakueki Teisha no Love Story (HARA Hidenori - 3 Volumes), Densha Otoko - Demo, Ore Tabidatsuyo (WATANABE Wataru - 3 Volumes) e Densha Otoko - Bijo to Junjo Otaku Seinen no Net Hatsu Love Story (OCHA Machiko - 1 Volume) todos de 2005 e baseados na obra literária de Nakano Hitori (Pseudônimo do tal Densha Otoko). Para quem tem curiosidade pelo livro, JBC trouxe ai... o livro é basicamente uma adaptação dos vários posts feitos no fórum. Além dos mangás e livro, teve um Dorama de 11 episódios, um filme e peças de teatro, muita coisa.

Como eu disse, minha referencia é o Dorama (Provavelmente vou ver tudo de novo hahaha), mas na época que eu assisti eu achei ele bem dirigido, engraçado, uma boa atuação dos atores, foi realmente bem divertido, a melhor parte era quando o pessoal do forum aparecia para dar conselhos hahahaha, além do fato que muitas pessoas do forum vendo como o Densha Otoko se esforçava para conseguir seus objetivos, muitos deles fizeram o mesmo e tentaram resolver seus problemas pessoais, eu só tenho boas lembranças da obra, é bem emocionante. (mentira, tinha umas partes muito toscas, mas de forma geral vale a pena juro!).

Genshiken segue a vida de um grupo de estudantes universitários unidos pelos seus hobbies, e as provações e aventuras recorrentes na vida de um otaku. A história começa com Kanji Sasahara (a.k.a. protagonista), um calouro tímido que decide participar de um clube que ele realmente goste, e acaba por descobrir o Genshiken (Gendai Shikaku Bunka Kenkyuukai" (現代視覚文化研究会) ou "Sociedade para Estudo da Cultura Moderna Visualmente Dirigida"). Conforme a história progride, o foco também é colocado em Saki Kasukabe, uma não-otaku determinada que se esforça para arrastar o namorado otaku para fora do clube. Durante o decorrer da série, o leitor testemunha o crescimento do grupo e de sua coesão ao longo do tempo, e a formação de vínculos entre os personagens, que começam a ver-se como mais do que companheiros de clube, mas como amigos.
Genshiken (げんしけん?) é uma série de mangás criado por Kio Shimoku, completo em 9 volumes, originalmente publicado na Afternoon Magazine (Kodansha) de Junho de 2002 até Junho de 2006, publicado no Brasil pela JBC, atualmente em sua segunda fase o "Genshiken Nidaime" com seus 19 volumes. Além de ter originado 2 animes referentes a primeira fase, mais 3 ovas, e mais um anime para a segunda fase o Nidaime, além de Light Novel e um anime e light novel de um mangá que existe dentro do universo de Genshiken o Kujibiki Unbalance, gente é muita coisa.

É um dos meus mangás favoritos, fiz questão de ter todos os volumes. Hoje em dia nem é tanto, mas quando eu li pela primeira vez eu tive um grande impacto, porque ele é um mangá que buscar mostrar como é a vida de um otaku no Japão, pelo menos lá pros anos 90, então mostra muitas coisas que não são tão conhecidas para o publico ocidental mas bastante interessantes, é um mangá bem diversificado nos assuntos, então as várias vertentes otakus como Anime, Mangá, Video Game, Cosplay, Gumpla, figure, Doujins e etc... são todos mostrados e explicados com detalhes. A obra tem muitos diálogos interessantes (e longos) e personagens bastante únicos, além de todos os acontecimentos e problemas que vão ocorrendo nos anos de Genshiken, que fazem os volumes 9 volumes valerem a pena ser lidos.



É uma história simples sobre um trabalhador de escritório Otaku e sua esposa grávida.

Spotted Flower é um Spin Off do mesmo autor de Genshiken publicado na Rakuen Le Paradis (Hakusensha), tem capítulos de poucas páginas onde ele dá uma ideia de como teria sido a realidade de dois personagens específicos (De Genshiken) se eles tivesse firmado um romance, o autor logico que desmente isso mas é um mangá com uma série de referencias a série original, e mesmo que a aparência dos personagens seja diferente, como também seus nomes nunca são ditos, quem é fã de Genshiken consegue perceber facilmente quem seria quem.

A segunda fase de Genshiken ainda está sendo publicada e o autor faz questão dos fatos que andam ocorrendo nos capítulos atuais façam parte da adaptação de Spotted Flower o que faz muita gente criar várias teorias de como será o desenvolvimento da história considerando que SF seria o futuro dos personagens de Genshiken. Mas fugindo disso, basicamente é um manga de comédia muito divertido, bastante focado na esposa que está com quase 9 meses de gestação e o maridão não transou com ela nenhuma vez desde que ela engravidou! E ai lá vai as milhões de tentativas para ela conseguir isso ao longo dos capítulos, com os mais diversos planos para conquista-lo. Dá pra ler sem ter lido Genshiken, mas eu acho uma boa ler antes para se divertir ainda mais percebendo as referencias =3.


Mutou Taiga é um estudante universitário, que se apaixonou à primeira vista por Ameya Yuiko-san, uma senpai no seu trabalho de meio periodo. Um dia ganha confiança e se confessa, e ela aceita, mas declara "Eu sou Otaku e uma fujoshi". Mutou respondeu de imediato "Está tudo bem", ainda que não soubesse na realidade o que isso significa. A partir daí ele acaba se envolvendo com os gostos e conversas dela.
Também uma série que possui muitas adaptações, baseado em Light Novel de 2 volumes, publicado em 2006, escrita por Pentabu, teve sua obra transformada em Mangá e Filme. Manga foi publicado em 2007 pela Comic B's-Log (Enterbrain) finalizado com 5 volumes desenhado por SHINBA Rize, e o Filme estreiou em 2009 possuindo seus 97 min de duração.

É uma história é bastante divertida, principalmente se você conseguir entender todas as referencias, quem for fujoshi provavelmente irá entender, e o fato do namorado ficar voando as vezes é totalmente compreendivel hahahahaha, eu acho que os personagens tem uma boa química mas sinceramente, a garota tem total controle hahahaha, Yuiko-san tem uma personalidade forte e decidida e muitas vezes se aproveita do fato do Taiga ser um cara mais tranquilo, tímido que vai levando as coisas na boa, para zoar com a cara dele. (Sim, ela é o tipo de fujoshi que imagina o próprio namorado em Shipps Yaoi qqqq).

O pior de tudo é que o coitado do rapaz não entende nada dos termos, shipps, feelings, atmosfera e coisas que a garota fala, e eu me sinto mal porque eu consigo entender completamente, isso só mostra como eu já me perdi nesse mundo e não tem mais volta. Pior de tudo é quanto mais ele aprende sobre o mundo, mas hilária fica a história, por ele começa a usar uns termos também e tenho ataques de riso constate, aos poucos a conexão entre os dois vai melhorando e o Taiga fica com a mente mais aberta e nem acha mais tão estranho as coisas que a namorada fala, o que amor não faz.

A história gira em torno do casal, Narumi, uma OL (office lady) que esconde que é fujoshi, e Hiroshi Takashi, um pacato funcionário de escritório, que é um game otaku, ele não faz questão de esconder o hobby, mas também não sai por ai contando, ambos sem encontram trabalhando na mesma empresa e são amigos de infância, e depois de uns encontros, acabam por começar a namorar.
Mangá que nasceu como web comic no site pixiv, pela Comic Pool, autoria de (Hiro) Fujita, atualmente com apenas 2 volumes e em andamento, e sua periodicidade é um mistério para mim porque o manga começou em 2014, praticamente um ano para cada volume. Uma das minhas comédias favoritas ultimamente! Ele é um mangá com capítulos curtos, quase um 4-koma, pelo climax das piadas que são sempre no fim da página, mas em geral tem mais de 4 painéis, sobre um casal de amigos de infância que são otakus, e a protagonista (Narumi) comenta como namorar com não-otakus não funcionava porque sempre que descobriam que ela era Fujoshi terminavam com ela, e que ela não poderia ser totalmente ela mesma e o "Hirotaka" pergunta "Então porque não namora um Otaku?", depois de alguns trancos, ambos resolvem namorar. A partir dai são várias diálogos sobre coisas otakas hahahaha, eu gosto bastante mesmo, pena que ele é um mangá recente então tem poucos capítulos.
Eu acho todos os personagens carismáticos, mesmo que o próprio Hirotaka seja bem o cara sem expressão, mas ele é divertido, esse mangá só funciona por causa da interação dos 4 personagens que tem "níveis" diferentes nas otakisses e sempre causa boas discussões. Recomendo bastante. Ah sim! Ele é bem mais comédia cotidiano do que romance em si, mas também tem romance, no fim eu sempre escolho os mangás de romance qqq.

*-*-*


Eu tinha pensando em colocar outros mangás como Blood Lad, Ginban Kishi, Kami nomi zo Shiru Sekai, Lovely Complex, Love Stage!!, Nodame Cantabile, Sket Dance, Yowamushi Pedal, que tem personagens otakus como protagonistas, mas não é o foco do mangá, e então achei melhor corta-los, 3D Kanojo, Molester Man, Butter!! e Billionaire Girl também possuem protagonistas otakus mas já participaram de outros posts, se quiserem ler sobre eles só procurar ai no Blog.