sábado, 7 de maio de 2016

Variety Elege Makoto Shinkai como um dos 10 Animadores que Devem ser Vistos em 2016

A Variety, revista americana sobre a indústria do entretenimento e economia especializada em cinema, divulgou em seu site a sua lista anual (que está apenas em seu segundo ano) dos 10 Maiores Animadores que Devem ser Assistidos em 2016. 
E na posição 8 se encontra Makoto Shinkai, autor do cultuado 5 Centímetros por Segundo.  A lista ainda inclui os animadores Frank Abney, Seth Boyden, Carl Faruolo, Nina Gantz, Ian Jones-Quartey, Adrian Molina, Fletcher Moules, Kevin Parry, e Alyce Tzue. Você pode ler no artigo original, uma minibiografia e comentários acerca da obra de cada um deles.

Na de Shinkai, está assim:

Ao contrário de quase todos os diretores de animes clássicos, o relativamente recém-chegado Shinkai sempre trabalhou com em um computador, começando sua carreira como designer de cenas em videogames japoneses antes de criar o curta-metragem sci-fi Voices of a Distant Star em seu próprio PC.

“Eu não tinha nenhum equipamento ou equipe”, diz Shinkai, ou então ele poderia ter tentado uma abordagem em live action ou projeto de animação computadorizada 3D ao invés disso. “Eu apenas queria fazer obras que seriam amadas por aqueles que estavam perto de mim, como meu parceiro ou minha família”. 

O ponto de viragem na carreira de Shinkai veio em 2011 com Hoshi o Ou Kodomo, longa-metragem cuja mistura de fantasia e atenção a um mundo natural e encantador lhe valeu comparações com o mestre da animação Hayao Miyazaki. Mas Shinkai é mais inovador do que um imitador. Enquanto seus personagens têm a mesma aparência desenhada à mão como num anime tradicional, os ambientes possuem um nível de detalhe e naturalismo raramente visto no formato, devido ao fato de que Shinkai nunca trabalhou com cels pintadas à mão e, portanto, não é limitado por aqueles hábitos.

Em vez de separar plano de fundo (nota da garotinha Roberta: uma das características do processo de animação é a de se desenhar e animar personagens e objetos a parte para depois inseri-los num ambiente), ele mergulha personagens dentro do mundo que ele cria, permitindo que as sombras de nuvens que passam; as rajadas de vento e chamas de sol se envolvam ao longo de toda a composição. Enquanto suas histórias acompanham o nível elevado de sua imaginação, ainda permanecem fundamentadas em observações do mundo real - um continuum que vai pressionar ainda mais em seu próximo filme, ‘Your Name’, um romance cujo senso de escala “conecta detalhes aparentemente insignificantes da vida quotidiana à própria expansão do universo”, diz ele. – por Peter Debruge
Shinkai ganhou notoriedade no ocidente devido às suas animações altamente originais, em todos os sentidos, onde a falta de maiores recursos e grande equipe contrasta com a alta qualidade de sua animação e histórias em obras lançados de modo independente – até o momento em que surgiu a oportunidade de se profissionalizar, e hoje ele é membro de um estúdio próprio, o CoMix Wave Films. Aqui no ELBR, eu já comentei sobre a pérola Ela e Seu Gato e o Crítico Nippon já escreveu sobre 5 Centimeters Per Second, Garden of Words e Hoshi o Ou Kodomo

Ao tomar conhecimento da honraria, Shinkai expressou profunda gratidão por ter seu nome incluso na lista e disse que o reconhecimento é encorajar para ele e a sua equipe, que continuarão se esforçando para criar obras de alta qualidade artística.

No Verão de 2016, estreia o próximo filme de Shinkai, intitulado Your Name (pessoalmente, olhando APENAS pela temática e videos promocionais, não me convenceu muito. Na verdade, me soa como um retrocesso, depois do magistral Jardim das Palavras - Garden of Words - e seus personagens mais adultos. Mas vamo ver sim, Makoto Shinkai!).




Via Crunchyroll, Variety

Temas Relacionados
-Kotonoha no Niwa - Makoto Shinkai
-Kanojo to Kanojo no Neko: Ela & seu gato
-Top 05 Curtas de Animação: Ani-Kuri15
-Pocket #15: Filmes Lançados em 2013