sexta-feira, 8 de julho de 2016

Naha é mais um municipio japonês a aderir ao casamento gay

Naha - a capital de Okinawa, anunciou recentemente que estará reconhecendo oficialmente casais do mesmo sexo com através de certificados de união civil, a partir de julho 8. Com a adesão de Naha, este já é quinto município japonês que aderiu à aceitação de união civil entre casais do mesmo sexo, seguindo o exemplo Takarazuka em Hyogo, no mês passado.
Embora estes certificados emitidos pelos municípios não são considerados legais para todo o Japão por não ser uma lei federal, tendo sua validade legal válida somente naquele município, trata-se de um efeito em cadeia que tem recebido adesão de várias cidades. No Japão, é um feito bastante significativo levando-se me consideração as diversas restrições que são feitas a pessoas que não são reconhecidas como família. Para quem se inclui nestes casos, os efeitos práticos serão notados em situações como compra de imóveis, direitos de visitação hospitalar, planos de saúde e convênios, entre outros. 

Mikiko Shiroma, o atual prefeito de Naha, disse que: “Este é um símbolo da nossa cidade aceitando as pessoas LGBT como membros de nossa sociedade”. Nas redes sociais, muitos japoneses comemoraram a decisão.

Via RocketNews

Temas Relacionados
-Duas Mulheres se Casam pela Primeira vez Perante a Lei, no Japão
-Mais uma Cidade japonesa Reconhece a União entre o mesmo Sexo