sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Pocket #39: A Morioh de Diamond Is Unbreakable

Há algo de especifico que me fascina nessa nova temporada de Jojo,Diamond Is Unbreakable. Assim, bem particular mesmo. 
É a cidade de Morioh, que também parece ser um personagem a parte, assim como a Ikebukuro de Durarará ou a Neo Tokyo de Akira. Elas desempenham o papel de um cenário polarizador com alto fluxo de ocorrências em vários pontos. 

No caso de Morioh, ela não emerge com a impotência de algo muito maior que os personagens, os tornando pequenos. Seu ambiente é absolutamente interiorano e de atmosfera doméstica – ela fica no meio termo entre cidade rural e em crescente desenvolvimento. 

Uma curiosidade interessante é a de que Morioh é inspirada na cidade natal do autor do mangá original Hirohiko Araki, Sendai. Em seus primórdios era uma cidade histórica e tipicamente interiorana de instâncias rurais, mas a partir dos anos de 1980 a cidade foi ganhando contornos mais modernos. Foi com a sensação de se sentir intimidado com o crescimento urbano e aumento de densidade demográfica, tornando a cidade repleta de rostos estranhos, que surgiu a inspiração para a parte 4 de Jojo, Diamond Is Unbrekable. É a razão pela qual Morioh de uma cidade aparentemente pacífica e desinteressante vai se tornando um lugar cada vez mais estranho infestado de criaturas bizarras.

Mas ao meu ver o que dá o tom absoluto à atmosfera doméstica em Morioh é a Radio Morioh que ouvimos em praticamente todo o inicio de episódio, com seu locutor saudando os ouvintes e uma música oldschool ao fundo – pelo que me lembre sempre em língua inglesa. Ela acaba criando uma circunferência entre todos os personagens, meio que conectando a todos, uma vez que exerce o papel de estampar uma manchete do que está rolando em determinado núcleo de personagens em um outro ponto do cenário.