quarta-feira, 26 de outubro de 2016

God Eater (2016) - Corrente de Reviews 2016

Foi uma longa jornada até este momento.

EEEEEE ESTÁ COMEÇANDO MAIS UMA CORRENTEEEEEEEEE DEEEEE REVIEWWWWWSSSSSSSSSS!!! *Palmas* e para vocês que estavam curiosos para saber "Mas que pqp de anime é esse que vocês falam tão mal no twitter???" acho que o título do post já te responde essa duvida, PRESSINTO QUE entretanto, porém, todavia, muitas pessoas vão pensar... "O QUE? MAS ERA ESSE? NÃO CARA, MAS NÃO É RUIM NÃO!!!" Até porque eu tenho amigos que falaram pra mim que gostaram, mas gente... eu dropei esse anime no segundo episódio... olha a minha cara de querer continuar... foi uma dura batalha o.ó7... PODE CONTER SPOILERS então cuidado (tentei ao máximo não por MAS-)... então vamos a sinopse!!
No início dos anos 2050, uma forma de vida desconhecida, formada pelas Oracle cells, começa a consumir todo tipo de vida existente na Terra. O seu apetite voraz e a sua grande capacidade de adaptação primeiramente gera medo, mas depois acaba gerando admiração, e finalmente, recebe o nome de “Aragami”. E diante de um inimigo imune a todas as armas atuais, a humanidade entra em colapso e está sendo conduzida à beira da extinção. Mas uma última luz de esperança surge: Possuindo armas que incorporam as Oracle Cells, as “jinkis” são confiadas a alguns humanos que formam uma elite de resistência. E em um mundo devastado, a elite denominada de “God Eater” trava uma guerra desesperada para a sobrevivência da humanidade, e isso, alguns anos mais tarde, em 2071, no domínio dos deuses loucos.
God Eater é uma franquia de jogos de ação e aventura dentro de uma temática pós-apocalíptica desenvolvido pela Shift e publicado pela Namco Bandai entreteniment, começando com o jogo titular lançado em 4 de Fevereiro de 2010 para o PlayStation Portable, tendo atualmente 5 versões e um spin-off para celular.


Teve sua adaptação para anime em julho de 2015 e finalizando apenas em Março de 2016 por atrasos na exibição dos 3 últimos episódios. A animação ficou por conta da aclamada ufotable bastante interessada em adaptações de jogos. Direção ficou nas mãos Hirao Takayuki, que também dirigiu obras como Futakoi Alternative, Gyo, Majokko Shimai no Yoyo to Nene e Sakura no Ondo, Produção e planejamento por Kondou Hikaru, Character Design original de Sogabe Shuji, character design adaptado e direção de animação por Shimizu Keita, direção de arte de Yanaka Masaru e direção de fotografia de Waki Kentarou.

Inicialmente houve a apresentação do protagonista, com sua motivação inicial nível Eren de Shingeki no Kyojin "ARAGAMI WO TAOSU TAME DAAAAAAAAAAAAA" para estar entrando na Fenrir, agencia que atualmente luta contra os Aragamis com seus lutadores chamados "God Eater" que usam armas feitas com as oracle cells chamadas "Jinkis". Até aquele momento, Utsugi Lenka, é só um protagonista qualquer... Inconsequente, impaciente e sem expressões faciais. Eu senti que ele foi protegido pelo "protagonismo" logo de cara.


Sinceramente, eu achei o inicio muito fraco, o Lenka tem esse desejo forte de querer derrotar os Aragamis, mas ele não tem treinamento adequado, muito menos sabe usar sua própria Jinki, e mesmo assim se acha bom o suficiente de sair lá no meio do terror, SEM AUTORIZAÇÃO, diga-se de passagem, só pra ser salvo depois por não conseguir lutar corretamente, pela equipe numero 1 de God Eaters, composta pelo Rindou, Souma e Sakuya (ESSES SIM, MUITOS LEGAIS...). E a desculpa disso é o altruísmo dele de querer demais ajudar pessoas que estão em perigo, totalmente compreensível quando você entende as suas origens mais para frente no anime, além disso, ele só tem 15 anos, atitudes impulsivas são da idade, bastante louvável, mas ao mesmo tempo descuidado.

Sabe gente, o Lenka virou "protagonista" por acaso (ou não, não se sabe ao certo...), ele acabou sendo compatível ao novo tipo de Jinki, uma que pode se transformar nos dois tipos existentes, que pode ser uma espada, ou metralhadora. E de certa forma, eu senti que ele teve bastante oportunidades graças a isso. Lógico, eu admito que ele se desenvolveu bastante ao longo da trama, a ponto dele MERECER essas oportunidades que ele recebe, mas acho que ele teve muita facilidade inicial sem motivo. E sim, eu gostei dele, LÁ PRO FINAL DO ANIME, depois que amadureceu e conseguiu organizar seus próprios pensamentos do que ele considerava importante e a motivação dele querer ser um God Eater.


Devo dizer que um dos erros do anime seria esquecer de desenvolver certos personagens, como por exemplo o Kouta, que aparece no inicio, e SÓ NO FINAAAAAL eles deixam ele brilhar um pouquinho com uma ideia ou outra, ou de repente dar MUITA importância a um personagem que não tinha sido mostrado tão importante assim, que é o caso do Souma, e depois não usar isso para nada.

Mas acho que o pior caso é a Alisa. O motivo seria o "desenvolvimento" dela até o fim da trama. Eu consegui compreender a dor dela de alguma forma, então mesmo que naquelas cenas onde ela era super necessária e ela acabou por não agir, eu não consegui culpa-la... e sabe, é bem nessas cenas que o Lenka brilha! Porque ele faz o que ela deixa fazer, usando todo o protagonismo possível claro, mesmo assim, foi um artificio bem colocado pra fazer o espectador gostar do protagonista, mas no fim a tendência é esquecer ou nem se importar com Alisa, e esse é o problema! Ela tinha tudo para ser uma personagem de destaque, que fizesse a diferença, que abriria discussões, que seria útil, mas virou uma personagem que fica apenas se lamentado mais da metade do anime... eu não senti que ela cresceu nada, que não desenvolveu qualquer carisma, ou que se mostrou relevante para QUALQUER COISA. 


O máximo de crescimento que ela teve nesse anime foi quando ela ACORDOU PRA VIDA, NO ULTIMO EPISÓDIO. E porque isso aconteceu? Porque o Lenka disse "VOCÊ É FORTE." POOOOOOOOOOOORRRRRRAAAAAA. Assim também é querer rushar a solução demais gente. Por isso eu repito, muitos dos personagem tem seus episódios dedicados e tal, MAS eles não souberam explorar isso de uma forma que cada um tivesse o mínimo de importância no contexto geral. Eu senti o potencial de muita coisa ali, só cair ladeira abaixo. Sinceramente, para mim, os únicos que a produção parecia estar realmente dedicando atenção foram apenas o Rindou, e o Lenka. SÓ, muita coisa foi só jogada.

Em aspectos técnicos, é um trabalho da Ufotable, então é lindo! Eles usaram uma maneira diferente de fazer a colorização para parecer mais com o aspecto do jogo original ficou bastante interessante, algo que nunca tinha visto antes, e exatamente isso faz com que a computação gráfica feita para os Aragamis ficasse bem entreposta na animação, a mesclagem não causa estranheza, e foram bem desenvolvidas. As lutas ficaram bem coreografadas, mesmo que algumas a forma de resolução pareceu um pouco fácil, mas mesmo assim interessantes.


Eu achei curiosa a ideia da direção de em vez fazer um flashback grande, fazer várias pequenos em todos os episódios, isso ajudou bastante a manter a surpresa e plot twists nos últimos episódios da série, porque os flashbacks davam o mínimo de informações para que você pudesse compreender o contexto que o presente da história mostrava, mas as partes mais importantes foram mostrados apenas no ápice onde pode se ligar tudo no mesmo episódio: As decisões feitas no passado, o que elas acabaram se tornando no presente, e as possibilidades futuras dessas mesmas decisões. Achei bastante inteligente, mesmo que essas interrupções atrapalhassem um pouco a fluidez dos acontecimentos dos episódios quando o que acontecia no passado não estava diretamente ligado ao presente, o que aconteceu várias vezes.

Além disso o anime tem alguns inconsistência, por exemplo, as células, inicialmente era para elas serem usadas para produzir energia, não se explica se foram criadas artificialmente, ou de onde vieram, ou como elas poderiam produzir energia, entende-se que é por isso que Aragamis podem soltar raios, é uma propriedade das células deles, mas isso nem é comentado, você tem que pegar isso pelo contexto, e muita gente pode deixar passar isso a desapercebido. Muita coisa não é detalhada ou explicada, tanto sobre o próprio mundo, ou sua criação, ou até mesmo o intimo dos muitos personagens apresentados, não que o que foi apresentado tenha causado dúvidas, mas você sente como se muita coisa tivesse ficado rasa demais.


O pior de tudo é ter terminado em ABERTO. Porque não foi um aberto, "Ah, ainda tem algumas coisa pra resolver..." foi um aberto que NO ULTIMO EPISÓDIO, eles CRIARAM VÁRIAS COISAS NOVAS QUE SUPER PODERIAM EXPANDIR, MAS ERA O FUCKING ULTIMO EPISÓDIO!!! Era tipo, tentativa desesperada de chamar o publico e pedir "Por favor comprem, para você ganharem uma segunda temporada dissoooo!!" e isso me irritou mais do que me instigou a ver o resto.

Resumindo, tem seus pontos fortes e fracos, não é o tipo de anime que eu gosto de ver, mas teve sim alguns episódios que eu pensei "Nossa, quero ver como isso vai continuar!" e outros que eu pensava "Eu não vou terminar isso nunca...", apenas não é para mim.


Comentário Aleatório: NENHUMA MULHER USA SUTIÃ NESSE ANIME??? Os peitos não atrapalham na corrida??? Deve ser porque depois que você vira God Eater todos os músculos do seu corpo devem ficar enrijecidos e nada balança. 

Comentário Aleatório 2: Com certeza o Lenka é SISCOM.

Tipo: TV
Episódios: 13
Estúdio: ufotable
Origem: Jogo
Gênero: Ação, Demônios, Fantasia, Militar, Sobrenatural.
LinksANNAnidbMAL.
Nota no MAL: 7,55
Avaliação DA Natth a.k.a EU*~~~~~: 5/10


Tem completo no Daisuki e Crunchyroll

*-*-*

 Corrente de Reviews 2016

Obrigada ao Canal Sempre Bom Saber, por ter feito a indicação para nós, isso não necessariamente quer dizer que foi uma boa ideia... XD.

VISITEM o post oficial da corrente de reviews no Anikenkai para ver todos os participantes da corrente, é só clicar no Banner ai.

Indicamos Eve no Jikan para um dos nossos parceiros o Nave Bebop que CURIOSAMENTE foi quem nos indicou o anime da ultima corrente, acompanhem lá =D

Para ver outras participações do ELBR nas correntes anteriores olhem as TAGS porque eu to com preguiça de procurar os links...

Beijos e até a próxima! IMPRESSÕES DA TEMPORADA PARTE 2 VAI DEMORAR PRA SAIR.