quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Devilman Crybaby (Netflix)


Saudações do Crítico Nippon!

Baseado no mangá da década de 70 – e reconhecendo sua existência no próprio universo, como forma de metalinguagem – Devilman Crybaby é de tirar o fôlego do início ao fim. É um desenho adulto, repleto de sexo e mutilações, com um desenvolvimento que cresce exponencialmente e com uma coragem admirável na escala em que alcança.




O anime começa com o protagonista Akira, e seu amigo de infância Ryo, enquanto o primeiro tenta cuidar de um gatinho ferido à beira da morte. Em contrapartida, Ryo julga que é perda de tempo e só estão adiando o inevitável. E essa dinâmica irá ecoar por todo o restante da série. Por exemplo, quando Akira está com uma amiga no colo impedindo Ryo de executá-la; ou quando Akira está olhando certos massacres na televisão e Ryo diz que não há nada a se fazer, e ouve como resposta “Eu devo só ficar olhando?!”.


A trama inicial é relativamente simples, com Akira e Ryo tentando provar a existência de demônios que começam a surgir em uma festa local. Ao entrarem lá, Akira é possuído por Amon, mas mantém sua consciência humana. Ele agora se torna uma espécie de Salvador em corpo de demônio.


É impossível falar de Devilman Crybaby sem falar dos seus simbolismos católicos. Em quase todos os episódios são vistas imagens de cruzes. O famoso quadro da Santa Ceia se encontra na sala de jantar da casa em que o protagonista vive (e onde eles passam mais tempo confraternizando). O número do apartamento de Ryo é 666. E, claro, os demônios surgem em festas regadas a drogas e sexo (viu, sua avó tinha razão). 


Os personagens que viram demônios ao longo da série, todos tinham um “histórico sexual”, pois nessa religião é algo pecaminoso, liberado apenas para reprodução. Akira assistia vídeos pornô na aula; o garotinho que mora com ele também via os mesmos vídeos logando com sua senha; Miko se masturbava, e notem o formato de seios da cabeceira dela (radicalmente diferente de sua amiga com cabeceira em forma de gatinhos e que, exatamente, não vira demônio).


Quando transformado no homem demônio título, Akira mantém os impulsos animalescos mais básicos. Comer bastante e foder bastante. Constantemente tendo o hábito de cheirar as pessoas como um selvagem, e acordar com ereções bem maiores do que o normal.


Essa relação entre sexo/demônio/pecado irá perdurar até o fim. Miko, por exemplo, mata um estuprador na hora em que ele irá gozar. Não à toa, sua forma demônio é uma viúva negra. Já a personagem Silene, sedenta por sexo tanto ou mais que os machos, encontra seu fim com seu chifre na cintura ereto de forma fálica e com sangue amarelo na ponta representando o óbvio (além de sua expressão congelada em satisfação e regozijo).


Com imagens cada vez mais fortes no decorrer da série, desde pessoas se atirando de prédios, o sofrimento de um pai decidindo matar a própria família, e todos os massacres em boates, ônibus e estádios, deixariam Hiroaki Samura orgulhoso. Isso tudo pela animação excepcional de Masaaki Yuasa (Ping Pong the animation), e com uma trilha sonora eletrônica absolutamente espetacular, dando o ritmo perfeito à narrativa repleta de cores e desejos.

O anime encontra eco na religião inclusive nas montagens mais sutis, como um bando de humanos empalando outros humanos e um fogo infernal atrás; ou Ryo, na televisão, com suas vestes brancas sacerdotais, incitando o ódio através de um discurso radical; e na cena em que ele e Akira estão conversando em seu apartamento, com cores opostas nas vestimentas e no fundo (Ryo vestindo branco, com o fundo preto; Akira vestindo preto com o fundo branco; o Bem e o Mau). E, claro, toda narração de Gomorra e Sodoma que encontra reflexo na história com a intervenção literal de deus.


Construído com cuidado até culminar na forma mais grandiosa possível, Devilman Crybaby pode ter seu título explicado de duas formas: em Akira, que surpreendentemente é o que mais chora de todo o anime. Ou pode fazer referência ao outro personagem revelado ao final, cuja última ação é chorar (e é sintomático que um personagem tenha morrido perdendo justamente a parte de baixo, com a castração do falo). Fazendo jus ao Antigo Testamento, seja nas ações dos humanos e do deus, Devilman Crybaby é desde já um dos melhores e mais ambiciosos animes do ano. 

(Agora você pode votar no que quer que a gente escreva; receber fotos dos bastidores; e ainda incentivar o nosso trabalho! Saiba como ser um padrinho ou madrinha: AQUI)

(Para mais dos meus textos, só ir no menu "Crítico Nippon" lá em cima)

Twitter: @PedroSEkman
 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.