domingo, 4 de março de 2018

Mangás com Musica

Escrevi ouvindo playlist no Spotify q

Ola pessoas, Nat aqui!!!! Sumidaaaaaaassa como sempre. Esse é o meu primeiro post financiado pelo PADRIM!!! UUUHHHHHHUUU!! (DESCULPA A DEMORA MATEUS, EU NÃO TE ESQUECI FAZEM SÓ 7 MESES!!!) Porque em alguns planos nós temos a opção "Participar de enquetes exclusivas sobre o que a Beta, Nippon e Natt devem escrever" e esse tema foi escolhido pela enquete. =P

Já avisando aos viajantes, não, eu não li NANA, (sim, podem querer me matar, mas nada se pode fazer), e por isso não vai estar nesse post. Para a felicidade de todos, os mangás são todos completos, e todos tem anime.

Beck
Tanaka Yukio, mais conhecido por seu apelido Koyuki, é um jovem de 14 anos que se sente desconectado da vida. Através do ato de salvar um cão, ele conhece o guitarrista Minami Ryuusuke, e se envolve com sua nova banda, BECK. A vida de Koyuki começa a mudar à medida que a banda luta em direção a fama.
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Slice of Life.
Volumes: 34 Volumes (Completo)
Autor: Harold Sakuishi
Revista: Gekkan Shounen Magazine (Kodansha)

Faz tempo que li BECK, mas a impressão que tenho dele até hoje é que foi um dos melhores que já li, principalmente por causa Character Development. Koyuki é um jovem que não tinha nada especial na vida, até conhecer um jovem que tinha algo especial, o Ryuusuke. 

O Ryuusuke é um cara problemático, mas é um ótimo guitarrista, e por ter problemas em sua banda antiga, ele sai e decide montar uma nova. BECK é formado pelo Koyuki (Vocal/ Segunda Guitarra), Saku (amigo de colégio do Koyuki/Bateria), Taira (Baixista) e o Chiba (Vocal/Rapper). Essa banda não se juntou porque era todo mundo amiguinho, todos ali toparam porque viram potencial nos talentos uns dos outros e foram em busca do sonho. 

BECK fazia bastante sucesso na cena indie, mas não conseguia escalar de jeito nenhum, no mangá sempre aparece gente falando "Mas porque eles não são famosos ainda???". Isso era efeito de muitas coisas, mas o Ryuusuke era uma boa parte do problema qqq. A banda entra em atrito VÁRIAS VEZES por causa dele. Well, cada personagem acaba tendo seu arco solo também. 

O Koyuki é um garoto inocente, sincero e acredita fácil nas pessoas, isso é uma qualidade e um defeito foda... Mas o fato dele ser assim ajudou a banda a ficar unida em algumas situações.

Eu gosto de como as coisas não dão sempre certo na história, afinal a vida não é para ser fácil mesmo, e isso foi o que mais me puxou dentro da história. Eu torcia demais pra que todo mundo se dar bem, mas os altos e baixos é o que apimenta a história.  

O traço do mangá evolui bastante ao longo dos 34 volumes, e AINDA BEM, porque o inicio de BECK é sofrível. Uma coisa que incomodava é as expressões exageradas que o autor gosta de fazer em períodos de humor, eu sei que é um estilo, é um mangá ~antigo~ (1999) e isso era comum naquela época, mas isso me irrita um pouco... claro, GOSTO PESSOAL né gente. 

Eu sinceramente recomendo a história por ter essa pegada mais realista. Na minha cabeça parece perfeito, mas talvez relendo agora eu ache defeitos...

A versão anime de BECK é de 2004, produzido pelo MADHOUSE.
Shinichi Chiaki é um músico de primeira classe cujo sonho é ser regente de uma orquestra na Europa. Vindo de uma família ilustre, ele é muito perfeccionista e crítico consigo mesmo, e com os outros também. Durante o seu 4º ano na universidade de música, ele conhece Noda Megumi ou Nodame. Na superfície, ela parece ser uma menina despenteada sem rumo na vida. No entanto, quando Chiaki ouve Nodame tocar piano pela primeira vez, ele vê algo nela que não vê em mais ninguém. Para desânimo de Chiaki, Nodame mora no apartamento ao lado do seu e acaba se apaixonando por ele. 
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Slice of Life.
Volumes: 25 Volumes (Completo)
Autor: Ninomiya Tomoko
Revista: KISS (Kodansha)

ESSSSSE MANGÁ! Eu tive um pouco de dificuldade para começar a ler porque o traço não me atrai (e olha que nem é tão feio assim viu, existe beeem piores), o anime foi meu ponto de partida, e como eu amava muito a história consegui seguir com o mangá. Por um tempo eu fiquei lendo mensalmente, até ir para a reta final onde foram lançados as duas ultimas temporadas, quando o anime acabou eu já tinha lido o mangá todo.

Nodame é uma experiência e tanto, principalmente para quem não entende nada de musica clássica. Você começa a entender melhor alguns instrumentos, ou algumas expressões utilizadas na aprendizagem da musica ou até mesmo as origens e o que os compositores sentiram ao criar suas musicas. É uma história atrativa principalmente por seus personagens muito carismáticos, e o desenvolvimento de cada um deles, que não é desperdiçado. A ambientação não é muito comum para a maioria das pessoas, já que começa numa faculdade de musica, então é bem interessante explorar aquele mundo, e logo vai se expandindo. Fora o leve clima slice of life, o humor mais escrachado e os dramas sob medida. Nodame é uma história bastante equilibrada na minha opinião.

Com relação humor, queria comentar que ele é bastante físico. Os dois protagonistas Chiaki e Nodame, são uma dupla de Tsukkomi e Bokke, a maior parte das piadas é referente ao Chiaki batendo na Nodame de alguma forma. É um artificio bem antigo do humor Japonês, mas talvez tenha gente que fique incomodada com isso. 

A imersão é maior no anime, afinal, sendo sobre musica, ouvir ela é bastante importante. É fiel ao original, e recomendo bastante, mesmo que algumas partes tenham sido removidas por questão de adaptação da mídia aos poucos episódios que tinha, mas ainda sim, eu não acho que se perde muito vendo só o anime.

As 3 temporadas e OVAs do anime foram produzidos pela J.C. Staff.

Full Moon o Sagashite
Mitsuki adora cantar, mas um tumor maligno na garganta a impediu de percorrer esse sonho. No entanto, a vida de Mitsuki se volta quando dois shinigamis parecem conceder-lhe uma pausa temporária de sua doença - e dar a sua carreira de cantora um salto mágico.
Gênero: Comédia, Drama, Fantasia, Romance e Slice of Life.
Volumes: 7 Volumes (Completo)
Autor: Tanemura Arina
Revista: Ribon (Shueisha)

Desenho do OLHÃO!!! (Como diria minha mãe). Publicado no Brasil pela JBC, foi um dos primeiros shoujos que eu li na vida, tenho completinho no meu armário. Ele é um mangá com aquela pureza da infância com um drama mais pesado (mas considero um mangá infantil, eu relendo agora com 26 anos, esbocei várias vezes porque na minha cabeça eu tinha chorado em todos os volumes).

A história é voltada na principal Mitsuki, que tem câncer nas cordas vocais, mas ela se recusa a fazer a cirurgia para remoção do tumor, porque não quer perder sua voz, já que através de sua voz, um dia ela e Eiji poderão se re-encontrar. E quem seria esse Eiji? Ele é o amor da vida dela, um rapaz que ela conheceu época que estava no orfanato (os pais dela morreram em um acidente, atualmente ela é adotada pela avó materna), e Eiji foi adotado por uma família que iria morar nos Estados Unidos. Mitsuki nunca disse a ele que o amava, então ela acredita que se conseguir ser uma cantora famosa, talvez um dia sua voz chegasse até ele. 

MAS... A doença de Mitsuki estava muito avançada, a ponto dela conseguir ver a dupla de shinigamis da ala pediátrica "Negi-Lámen" (PFFFFFFFFFFFFFFF) formada pelo Takuto e a Meroku que estariam encarregados de busca-la. E ai como ela já sabia que estava prestes a morrer, e ela ainda tinha esse desejo de se encontrar com Eiji, pensando na possibilidade de não conseguirem pegar a alma dela por causa dos arrependimentos, Takuto e Meroko decidem ajuda-la a virar uma cantora de sucesso, codinome "Full Moon".

Basicamente, TODOS, sério, TODOS os personagens tem algum drama que será desenvolvido muito ou pouco na história, vai do médico que cuida da Mitsuki, até os próprios shinigamis, principalmente o Takuto. É até um pouco engraçado como a história de todos os envolvidos é de alguma forma entrelaçada a Mitsuki como um todo, sempre são pessoas muito próximas a ela, mas é um mangá que fecha bonitinho, sem pontas soltas.

A autora gosta de comédia mais pastelão, personagens com caretas, muita movimentação, ou ataques físicos, normal para a época que ele foi publicado (2001), mas ela sabe mesclar isso com o drama, que não é pouco.

Full Moon tem uma versão anime de  52 episódios que passou em 2002, (TODO FILLER) produzido pelo Studio Deen.

Shigatsu wa Kimi no Uso
Arima Kosei foi um prodígio do piano quando criança, mas depois que sua mãe, que também era sua instrutora faleceu, ele teve um colapso durante um recital e ficou incapaz de ouvir seu piano, embora sua audição estivesse perfeita. Mesmo dois anos depois, Kosei não tocou mais piano e via o mundo em um tom monótono. Ele estava contente em viver sua vida com seus amigos Tsubaki e Watari, até que um dia, uma menina mudou tudo. Miyazono Kaori, uma bela violinista de espírito livre, cujo estilo de tocar reflete sua personalidade.
Gênero:  Comédia, Drama, Psicológico, Romance, School Life, Slice of Life, Tragédia.
Volumes: 11 Volumes (Completo)
Autor: Arakawa Naoshi
Revista: Gekkan Shounen Magazine (Kodansha)

Vencedor do Kodansha Manga Award (2013), e está sendo publicado pela Panini aqui no Brasil,  Shigatsu é um mangá muito mixed feelings para mim, principalmente por causa do desenvolvimento de todos os personagens. O Arima é muito dramático. Por causa do trauma relacionado a sua mãe, ele não consegue mais ouvir o som do próprio piano, se tornando incapaz de tocar, mesmo sendo considerando um dos melhores pianistas mirins do Japão.

A questão é que para o Arima tudo bem ele não ouvir mais, ele aceitou aquilo como sua sina, e prefere ficar preso naquelas memorias dolorosas do que seguir em frente, até é claro, sua vida ser agitada por uma brisa de primavera, mais conhecida como Miyazono Kaori, uma talentosa violonista, que ao contrário do Arima, que era conhecido por conseguir tocar qualquer coisa igual como na partitura, Kaori tem uma performance cheia de sentimento, muito haver com sua personalidade estonteante.

Kaori é o inicio de uma revolução mental para Arima, que se vê obrigado a enfrentar seus medos e seguir em frente caso queira se manter próximo a sua musa (sendo que ela está apaixonada por seu melhor amigo). A relação dos dois é muito bonita, eu não quero dar spoilers, mas da mesma forma que o Arima vai sendo salvo pela Kaori aos poucos, ele também está ajudando ela de alguma forma, mesmo que tenha MUITAS coisas por trás que não são ditas.

Os personagens secundários também são muito bons, e importantes para trama, tanto os colegas de competição, como os amigos de infância do Arima. Se for entrar nessa montanha russa, é bom se preparar.

Shigatsu tem um anime que cobre todo o mangá produzido pela A-1 Pictures em 2014.  

*-*-*

Vou falar a verdade para vocês que esse post demorou DÉCADAS porque eu não lembrava das histórias dos mangás citados... É... tipo, como você pode escrever algo se você não lembra da história nem de como se sentiu lendo??? Pois é... por isso eu não escrevi (e também porque eu tava com preguiça, mas né... isso é sempre). 

E ai vocês devem estar se perguntando "Ué, então você leu os mangás de novo para fazer esse review??? *-*!!"... Então... ah... Não. *risos*. Alguns eu até li, Shigatsu é da Panini e pans, então esse eu li os 4 primeiros volumes, mas Nodame eu vi o anime, Beck eu vi ALGUNS EPISÓDIOS (porque o anime de BECK está em outro nível de "baixo orçamento"), e sinceramente, eu ia coloca Sakamichi no Apollon no lugar de Full Moon o Sagashite, mas eu estava sem saco de reler (desculpa, mas não fiquem tristes, a Senhora Roberta Sangue que está sumida escreveu uma review do anime aqui no blog =3), Fullmoon é um mangá que gosto bastante e eu tenho completo em casa, então era mais fácil... Mas espero que vocês tenham curtido =*