quinta-feira, 1 de março de 2012

$100 Is Too Cheap: 100 dólares é muito barato!

Um dos posts que eu mais gosto de fazer aqui no ELBR é sobre one-shots. Por quê? Porque é rápido, faço com no máximo 5 jujubas mastigadas e ainda me sinto como se estivesse diante de algum colega na minha sala de aula, descrevendo minha sensacional experiência ao assistir um filme no dia anterior num desses canais de tv aberta que exibe filmes reprisados a exaustão como se fossem inéditos. Então, com essa ideia de comentar apenas os melhores, trago hoje, $100 Is Too Cheap, literalmente “100 dólares é muito barato”. O engraçado é que já passei diversas vezes por essa historiazinha, mas nunca me vi interessada, seja por causa do título ou da arte pouco atraente. Até o dia que me recomendaram no “boca a boca”...

Petey é uma caçadora de recompensas, que vive em um tempo e lugar repleto de caçadores de recompensas. Com isso, os criminosos acabaram superados em números pelos caçadores de recompensas e sempre que um cartaz de procurado era colado, acabava não permanecendo por muito tempo, devido à demanda. Isso acabou instaurando certa crise. Mas curiosamente, havia um cartaz que nunca despertava interesse de ninguém, devido a sua recompensa negativa de 100 dólares, tendo o caçador que pagar pela captura do bandido. Como toda mulher, Petey é curiosa e vai a procura de solucionador de mistérios, para descobrir o segredo desse anuncio.

$100 Is Too Cheap é simples e direto em suas 31 páginas, constituído basicamente de diálogos, como toda boa série de mistério. A história é excelente e surpreendente. Começa meio que, sem mostrar a que veio com a Petey contando sobre esse pressuposto caso misterioso ao caçador de recompensas, mas sempre desviando o assunto para algo pessoal de sua vida. Achei simplesmente hilário, porque né, eu também sou assim. Mas logo, a curta história ganha forma arredonda e mostra sua perspicácia, conseguindo prender a atenção do leitor, o “cutucando” com uma pequena agulha, afinal, o que há por trás disso tudo? É um pequeno quebra-cabeça, que vai tomando forma a cada quadro e demonstra certa habilidade do autor em contar histórias.


Chegando às páginas finais, é possível com certa lógica, deduzir o mistério, mas ainda assim essa história se mantém bem prazerosa. O seu tom extremamente lúdico é o que mais me chamou atenção. Gosto de histórias lúdicas, não é atoa que me divertir tanto lendo Mirai Nikki e Gyo, respectivamente, obras de Sakae Esuno e Junji Ito. Se você for muito sério, ou muito crítico, vai perceber que tanto Petey, como o solucionador de mistérios, são concebidos dentro do conceito da história como aparência e idade pré-adolescente. É tudo muito descabido, e isso é um máximo.


Os layouts são bem deficientes. Quer dizer, me agradou completamente, já que são basicamente diálogos e funciona como se fosse uma tira de jornal. Porém, não há fundos detalhados nos quadros, as páginas não possuem muito tom e o visual é bem limpo com os desenhos em sua totalidade, em preto e branco, com ausências de tons cinza. $100 Is Too Cheap é bem divertido e agradável, com excelentes diálogos e uma Petey à lá kick ass. 

Autor: Yamamoto Kazune
Ano: 2009
Gênero: Mistério
Demográfico: Shounen
Revista: Akamaru Jump
Onde encontrar: Aqui