terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Comentários: Another Episódio #08 ~Praia, Verão & Mei Moe Kyun!



WOW!!! Finalmente um episódio que me soou agradável. O clima estava denso do inicio ao fim e doeu um pouco ver todos se divertindo ali, sabendo que a qualquer momento, algo aconteceria. Acabou que foi menos do que eu esperava, mas teve uma boa execução e isso é o que importa, mesmo sem grandes revelações. O pior é que eu não apostava muito nesse episódio, mas fizeram algo bacana e respeitaram a essência da série e ainda permearam um sentimento de apreensão por todo o episódio.

E olha, teve até um suspense agradável, meio intrincado na trama do episódio, coisa que eu sempre me queixo em Another. Tá, eu sei, Another oferece diversão e é feito na medida para quem não é tão acostumado com esse tipo de série, mas na maioria das vezes, sempre faltou um tempero ali para quem quer mais do que ficar estudante o mistério; quer degustar a série e senti-la na pele. Esse episódio, olhando bem, não ofereceu nada e foi completamente vazio, mas prendeu a atenção. O que não quer dizer nada, afinal, Lost sempre prendia a atenção, mas como um episódio isolado, foi o suficiente para mim. Foi bem mais do que se poderia esperar de um episódio de praia e valeu por ter me deixado na fissura. Nem o excesso de moe me incomodou tanto assim, embora seja algo que chame atenção em tanto “Mei sorrindo”, “Mei segurando o polvo”, “Mei inocente”, “Mei waifu”.... KAWAII DESU~! AAARGH (mostra a língua)!!! A mei é a personagem ideal para o meu querido Keion, mas tudo bem, só eu penso assim. E deve haver quem reclame que não houve fanservice. Ai eu pergunto, a Mei em um maiô e fazendo o que sabe fazer dentro da serie – ou seja, ser um legítimo produto pra fazer otaku babar – não é o suficiente? Querem peitinhos? Seus sacaninhas.


Enfim, a Mei é uma grande bobagem em Another, assim como aquelas bonecas (cadê os defensores daquelas bonecas “assustadoras”?). Matem essa personagem!!! Nada contra romances ou climas agridoces, até mesmo porque, acho que isso é mais bem executado pela Izumi, que hora age de forma tsun com Teshigawara e dere~dere com Kouchi. É divertidinho, bonitinho e além de não soar discrepante, é o suficiente para algo do tipo, para dar um alivio cômico.  

MAS VAMOS FALAR DE COISA BOA? VAMOS FALAR DA IOGURTEIRA TOP TERM?


BRIN-CA-DEI-RA!


Eu confesso que me assustei um pouco no inicio, pois achei que essa era a viagem escolar, que tinha sido programada pela Reiko, mas não, foi apenas uma saída estratégica dela, com alguns alunos, para um resort hotel a beira mar, para se encontrarem com Katsumi Matsunaga, antigo colega da professora duas faces. Com exceção do corpo estranho dentro de todo o contexto do anime, que é a presença da Mei (vamos deduzir isso na conta da PA Works, que quer vender seu peixe da forma mais fácil e preguiçosa), me soou completamente bem produzido e executado, o que mascarou a falta de substância apresentada. Sim, novamente eu digo, foi vazio, mas bem executado. Quer dizer, nota-se uma grande presença de sátira durante todo o episódio, como se estivessem brincando com certos clichês, com uma sensação de perigo eminente exalando por toda a parte. Isso desde o momento em que colocaram seus carros na estrada e Reiko se mostrou um demônio da velocidade. A cena do petroleiro foi tensamente divertida, com Reiko tentando ultrapassa-lo. Soou como no clássico Duel, de Steven Spielberg, onde há um duelo entre um tanque de combustível e um Opala (acho que é opala) em meio à estrada.


[Adorei essa parte FUFUFUFUFFU]




Kou Otani, compositor da trilha incidental de Another, dessa vez executou uma BGM na medida certa e bem sútil, mas ainda assim que incomodasse e não deixasse que aquele sentimento de felicidade geral entre os personagens que saíram pra investigar sobre os fenômenos, e acabaram aproveitando para se divertirem, pudessem contagiar o espectador. Vai dizer que você não ficou esperando que algo acontecesse a todo o instante? No fim das contas, Katsumi Matsunaga, o colega de Reiko pouco participou, mas fez aumentar ainda mais o mistério e o suspense em torno dos acontecimentos de 15... Não, 14 anos atrás. Sim, porque é praticamente consenso que a Reiko seja a morta (me lembrei novamente do filme, Os Outros) e o mistério foi praticamente entregue, sem precisar pensar muito, já que os próprios produtores esfregaram isso e seguem afirmando, batendo na mesma tecla para que não haja dúvidas (“não se pode julgar um livro pela capa” e fora, as mensagens subliminares, como a Reiko ser posta em ângulos de segundo plano e sempre opacos. Prevejo um certo drama, será que o frio Kouchi dá conta ou vai agir naturalmente de novo diante a morte de alguém querido?). Mas ao menos ao meu ver, que nunca nem me liguei muito nesse mistério de Another, é saber COMO tudo aconteceu. Isso sim, me parece muito interessante, pois, por mais que a identidade do extra tenha sido revelada, há incontáveis pecinhas ainda esperando para serem encaixadas nesse quebra cabeça e isso me soa muito mais atrativo. Saber os motivos, os meios e como foi, pode ser uma experiência mais atrativa. Isso se, souberem criar bem todo um clima e desenvolve-lo. Sendo assim, não me importo o quão clichê seja e nem que usem (e vão usar) a Mei como um Deus Ex-Machina.


[Eu não sei o que a Izumi tem na cabeça de trocar o Teshigawara pelo insonso Kouchi, mas... EURI!!!]



Outro ponto interessante nesse episódio foi à certeza de que calamidade pode atacar fora de Yomiyama. Isso significa que o Chibiki está errado? Não necessariamente. Segundo sua dedução, o fenômeno tem um alcance limitado. Mas, isso porque o morto sempre esteve em Yomiyama, não é mesmo?! Mas o que acontece quando ele se desloca? Matsu disse que tinha impressão que havia visto Reiko recentemente em algum lugar, mas só se recorda do funeral de um ano e meio atrás. Uma pista meio descolada da outras, mas a certeza de que algo foi deixado para trás, como o antidoto e o veneno. No fim, quando ia revelar mais, um vendaval começa. É sempre assim.


E depois desse episódio à la Tubarão-Like, o próximo será algo meio zumbie? Sim, porque eu vi a Sanae em cena, ali. De qualquer forma, com o próximo, entramos na reta final de Another, e faltando apenas 4 episódios para o fim, o próximo certamente deverá embaralhar ainda mais a situação.

P.S: Uma boa morte, a de Katsumi. Lá se vai mais um personagem inútil. Antes ele do que a Izumi ou o Teshigawara.