sexta-feira, 4 de maio de 2012

Yoshiyuki Sadamoto: System of Romance & Dirty Work


Tem se a ideia de que Slices of Lifes são sempre sobre coisas doces ou aquele marasmo entediante do dia-a-dia onde não acontece nada que seja realmente interessante. E isto não está completamente errado, o retrato do cotidiano não é lá muito interessante na maioria das vezes. Mas de vez em quando acontecem algumas coisas bem inusitadas em nossas vidas, nos tirando daquele ócio diário. Ou então, ela (sua vida) é tão chata que você está sempre a procura de noite com neon ofuscando e Rémy Martin descendo quente.  System of Romance e Dirty Work retratam dois momentos distintos dessa quebra da rotina diária.

Ambas as histórias são ilustradas por Yoshiyuki Sadamoto, um dos membros originais que ajudaram a tornar o estúdio Gainax o que ele representa hoje, conceitualmente falando. Sadamoto apesar de preguiçoso é um ótimo desenhista e um bom roteirista. Sua adaptação de Neon Genesis Evangelion (Shinseiki Evangelion) está ótima e seus desenhos não é o que se chama de lindo e perfeito, mas são bons, muito bons, possuem personalidade e toda uma autenticidade que não se vê frequentemente no mainstream. Lendo essas duas histórias, especialmente, System of Romance, fiquei me lembrando de Furi Kuri, que tem o seu character designer.

Das duas histórias, System of Romance é que me chamou mais atenção e me pareceu mais interessante. Fala sobre o romance pela perspectiva imediatista e superficial dos jovens. Nas primeiras linhas desta curta oneshot de 21 páginas, vemos o dialogo entre duas estudantes (que devem ter por volta de 16 anos), onde fica evidenciado, a linha em que a história seguiria. Elas conversam sobre futilidades e luxúrias. Enquanto uma conta que conheceu um rapaz em um chat online e na única vez que se encontraram, fizeram sexo e nunca mais voltaram a se ver, a outra comenta sobre o termino do atual do relacionamento, pelo namorado ter descoberto que ela tinha DST (doenças sexualmente transmissíveis). A história tem um desenrolar interessante, onde ela acaba descobrindo que esse “ficante”, era na verdade um estuprador (!). Eu acredito que muitos, depois de ler essa história, acabam tendo a interpretação errada, a vendo como um amor irrestrito e que foge a convenções. Não creio que seja isso. O vislumbre da história é justamente mostrar o que a juventude mais procura: Aventuras, emoções, sentir o coração bater descompassado. Essa é uma idade complicada e viver histórias de paixões alucinantes, sem se importar com o certo ou errado, também é uma forma de fugir da realidade inquietante. O desfecho da história, nos mostra justamente isso. Uma garota comum, com uma família comum, a procura de aventuras. Não é amor, é só uma busca por algo que faça, ao menos por um instante, sua vida ser mais interessante. A título de curiosidade, em um dos quadros aparece uma figure da Ayanami Rei.


Dirty Work é tão subjetiva quanto Sytem of Romance e também se utiliza de artifícios de roteiro, para contar uma história que acontece a todo instante, em qualquer lugar do mundo. Se adolescentes não se importam em banalizar o sexo e utilizar seus corpos para sentir o delicioso pulsar da vida, cada dia com um carinha diferente, também nada tão verossímil quanto àquelas que se aproveitam do fascínio que despertam no outro, para usa-los como marionetes, da forma que bem entender. Aqui nós temos a história de dois amigos de infância, Tatsuo e Kana, em uma típica cidade do interior. Kana se utiliza de sua beleza e paixão de Tatsuo, para manipula-lo a fazer diversos trabalhos sujos para ela, como matar um cachorro ou assassinar o seu próprio pai (!). A história já começa com os dois, onde ele já se arma para executar mais pedido da garota. Mas dessa vez, ele quer uma recompensa, que no caso é poder tocar em partes íntimas do corpo dela. Aqui, nos temos uma história típica de sociopatia, mas que na verdade esconde muito mais subjetividades. Para uma garota que não tem a força física de um homem, às vezes o corpo/a beleza se torna uma moeda de troca. Também é agradável ver tudo pela ótica do garoto e seu amor sincero e idealizado. O interessante aqui, é que esta pitoresca cidade onde a história se baseia, acaba sendo até mais interessante que o conflito entre os dois personagens.

No geral, duas boas histórias que ficam numa média de 07/10, mas sem muito potencial. São apenas dois contos, que você vai ler e possivelmente se esquecer logo depois. As duas histórias são uma parceria de Takaha Mako (roteiro) e Yoshiyuki Sadamoto (arte), lançadas na revista Comic Cue (East Press). Fica ai a dica.

System of Romance
Dirty Work
Ano: 2000
Capitulo único
Onde encontrar: Manga Space 

Visualizar: