sábado, 16 de novembro de 2013

Discovering The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem

I’m Here... One More Time!!!
Ola pessoas! Eu sou a Nat e parece que vim para ficar! Hoje com Review!!

Eu e Beta conversamos, e no fim fui convencida a ser uma das escritoras daqui do Elfen Lied Brasil! Com minha Coluna “N Talks” (puta criatividade meo!) onde meu amor deixou que eu escrevesse o que eu quisesse e quando quisesse. Então... é... Provavelmente vou demorar a escrever por que mesmo tendo as idéias eu geralmente não tenho o tempo ou à vontade, meu poder de preguiça é de mais de 8000.


***


Há alguns dias atrás eu li um artigo no Papo de Budega sobre “Interstella 5555” e simplesmente tive uma surpresa. Eu mal poderia imaginar que aquele clipe que eu adorava tanto quando criança (Isso até antes de eu viciar nos animes) que sempre parava para ver na MTV, na verdade pertencia a um filme!!! Como assim???

Agora to com essa peste na cabeça e não quer sair de jeito nenhum!!!

"One More Time", a musica das minhas lembranças, é uma canção da dupla francesa de French House Daft Punk primeiramente lançada como single em 13 de novembro de 2000 e depois incluída no segundo álbum da dupla Discovery de 2001, é a musica que inicia essa estória.


Daft Punk em seus Alter Egos Róboticos, que também fazem uma aparição no Filme.

Na verdade o álbum Discovery em si é o que faz a história fluir por que “Interstella5555: The 5tory of The 5ecret 5tar 5ystem” é um musical, aonde toda sua trilha sonora vem das 14 musicas que aparecem na mesma ordem que no CD, não havendo nem falas dos personagens, mas todo contexto pode ser entendido pelas imagens e a sensação que a musica passa em cada um dos momentos chave da história.

Musicas que aparecem no Filme:

#
Título
Duração
1.
"One More Time" 
5:20
2.
"Aerodynamic"  
3:27
3.
"Digital Love" 
4:58
4.
"Harder, Better, Faster, Stronger" 
3:44
5.
"Crescendolls"  
3:31
6.
"Nightvision"  
1:44
7.
"Superheroes" 
3:57
8.
"High Life"  
3:21
9.
"Something About Us"  
3:51
10.
"Voyager"  
3:47
11.
"Veridis Quo"  
5:44
12.
"Short Circuit"  
3:26
13.
"Face to Face" 
4:00
14.
"Too Long" 
10:00


A história se resume no sequestro de quatro membros de uma banda alienígena muito famosa de uma galáxia distante. Forçados por um inescrupuloso executivo que saía em busca de músicos famosos planetas a fora, apenas para suprimir seus desejos ocultos de poder, os priva de seu passado, da verdade e da liberdade, os tornando bonecos prontos para o sucesso na Terra. Causando um grande impacto na musica da época, com certa ajuda, os membros da banda tentam recuperar suas identidades e voltar para casa.

Nome da Banda e nome de uma das musicas do Álbum

O Filme tem duração de aproximadamente 68 min, e foi dirigido por Kazuhisa Takenouchi que trabalhou em alguns episódios de animes famosos como Bishoujo Senshi Sailor Moon, Dragon Ball e Slam Dunk, produzido pela Toei Animation. O roteiro foi escrito pela própria dupla Daft Punk com colaboração de Cédric Hervet. Os três levaram o álbum e a história completos a Tóquio na esperança de criar o filme com seu herói de infância, Leiji Matsumoto (criador e Diretor de Uchuu Senkan Yamato, Galaxy Express 999 e Capitain Harlock) que foi o supervisor da animação.


Discovery trouxe um estilo orientado ao synthpop (é um estilo de música em que os teclados e sintetizadores são os instrumentos musicais dominantes), mais suave e distinto. A dupla afirma que Discovery foi concebido como uma tentativa de se re-conectar com uma atitude divertida e mente aberta, associada com a fase de descoberta da infância, fazendo uso pesado de temas e samples do final dos anos 70 e início dos anos 80, o que pode ser percebido no Character Design dos personagens e também nos backgrounds sendo que o filme foi lançado no ano de 2003. É possível notar uma mistura do futurístico com o antigo na utilização de Fita Cacete ao mesmo tempo em que existem espaçonaves que conseguem se transformar em aviões.


Devo dizer que não sou fã de Daft Punk e por isso a Wikipédia me ajudou muito nesse post, mas fiquei muito feliz com a volta deles esse ano (2013), e fiz questão de ouvir todo o álbum Discovery antes de começar a escrever. O Filme eu assisti legendado apenas para não ter o trabalho de traduzir mentalmente as letras das musicas, que são poucas, afinal estamos falando de música eletrônica.

O que me deixou fascinada nesse filme foram os movimentos de câmera, tudo parecia fluir muito bem mostrando belas cenas com movimentos naturais, realçando a energia dos personagens quando representavam suas musicas. O filme em si é curto, e todo seu time depende exclusivamente das musicas que representam a trilha sonora, e isso deixou um pouco a desejar por que tem certas cenas que dariam para trabalhar melhor o drama existente se ela não tivesse que terminar exatamente quando a musica acaba.


Mas a escolha de fazer dessa forma não é de todo mal por que as musicas combinam e muito com cada ponto chave do filme, na minha opinião, principalmente "Aerodynamic", "Digital Love" e "Harder, Better, Faster, Stronger" que são singles de sucesso do CD. Como também existem cenas onde não se toca musica alguma exatamente por que situações específicas foram feitas para elas aparecerem.

Aerodynamic aparece na cena de perseguição aos artistas, por ser uma musica feita na base dos solos guitarra, ela trás um ritmo frenético a tentativa de escapar das garras dos sequestradores, o que considerei uma sequencia interessante.


Digital Love acaba representando o 'amor' mesmo, o Capitão Shep de uma espaçonave que foi contactado pelo seu planeta natal exatamente para tentar salvar os integrantes da banda, era apaixonado pela baixista Stella, e a musica se inicia com ele tendo suas pequenas alucinações com ela na solidão do espaço, e a medida que os acontecimentos vão ser tornando conhecidos, a musica passa a sua mudança de comportamento, mostrando sua determinação em salvar a amada.


Sonha Shep!
E a cena que achei que mais combinou com o enredo foi Harder, Better, Faster, Stronger, onde a música se baseia na sequenciação de pequenas porções de vozes de uma forma tanto lógica como melódica, o que trás uma sensação robótica, metálica, e nessa cena os personagens estão basicamente numa "linha de montagem" sendo preparados para ter uma aparência mais humana como também tendo suas memorias substituídas e mentes controladas.




















Os personagens estão bem caracterizados aos anos 80, e mesmo que não falem nenhuma palavra, pode-se sentir por suas expressões tudo que eles estão passando, mesmo que eu considere que tenha ficado um pouco incompleto, como se nada tivesse desenvolvido.


Os protagonistas


O filme foi bem aceito pela crítica mesmo tenha tido aqueles que disseram que só valia para quem gostava da banda, eu gostei bastante do filme e recomendo para quem quiser ver, tendo versões em DVD, e está totalmente disponível no Youtube.


Nota: 07/10
MAL e ANN

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.