terça-feira, 21 de outubro de 2014

Hagoromo Mishin (2007): O Manto do Cisne

Quando um cisne se apaixona por uma homem e se transforma numa linda mulher para conquistá-lo.
Hagoromo Mishin (Tecendo Uma Manta), da mesma autora de Sakamichi no Apollon Yuki Kodama, conta a história do estudante de engenharia civil Youichi que no caminho de casa ajuda um cisne preso no andaime de uma ponte, e durante a noite é visitado por Miwa, que diz ser a cisne que ele ajudou e que deseja retribuir o favor. Obviamente ele não acredita no que ela diz e fica confuso com a súbita aparição desta garota estranha que do nada diz que é sua esposa e que a partir de então irá viver com ele.

Desde o inicio já podemos ver o vislumbre de como esta história termina, principalmente se você já tiver lido Video Girl Ai, mas isto não tira a doçura pungente com que Kodama guia este enredo adiante. O processo de nos envolvermos com Yuichi e Miwa é fácil e rápido, seja através dos trejeitos meigos e atrapalhados dos dois ou no modo como a conexão entre eles parece tão natural como a luz da lua. Depois de apenas 2 capítulos, é como se fossem velhos conhecidos. Yuichi não acredita em Miwa, mas nós sabemos muito bem quem ela é, e vermos todos os seus esforços atrapalhados para ser útil de alguma forma à Yuichi é de uma candura impressionante. Da mesma forma a ingenuidade e amabilidade ardente de Yuichi, que mesmo sentindo a estranheza daquela situação que lhe acometera, se vê envolvido cada vez mais pelo brilho intenso de Miwa. Ambos se afetam mutualmente, se esforçando ao máximo para se saírem bem em suas profissões [Miwa se mostra uma talentosa costureira] para que possam oferecer o seu melhor para o outro. Com o passar dos capítulos, o é até natural o crescente desejo para que tudo acabe bem com eles. 
História clássica de romance com muitas características de comédias românticas. Há um tom maduro e cultural em que o relacionamento entre dois parceiros que vivem juntos é retratado por uma ótica onde ambos encontram em si a razão para se empenharem ao máximo para crescerem profissionalmente. Isto é algo bem sutil, mas perceptível o suficiente. Casais que vivem juntos ou ambicionam constituir família se tornam mais ambiciosos, e no caso de Hagoromo Mishin o aspecto conservador desta ótica se faz presente no relacionamento entre Miwa e Yuichi, com ela não tendo nenhuma aspiração própria que não seja o suporte do parceiro, e ele pensando na estrutura familiar.

Já ouviram falar de Tsuru no Ongaeshi (Uma Ave Retorna Um Favor)
É uma antiga fabula japonesa com diversas versões, tais quais os nossos contos de fadas. Hagoromo Mishin é inspirado em uma dessas histórias de Tsuru no Ongaeshi. Uma especifica que é sobre um jovem solitário chamado Osamu, exilado nas montanhas, que no caminho de casa avista uma Tsuru (uma ave sagrada do Japão. Inclusive, se faz vários origamis com o formato desta ave – ficou mundialmente conhecida pela pequena Sadako, de 12 anos, vitima dos efeitos nefastos da explosão da bomba de Hiroshima, diagnosticada com Leucemia. Tsuru simboliza a saúde, boa sorte, felicidade e longevidade. Conta a lenda que a Tsuru vive mil anos, e que se a pessoa fizer 1000 tsurus de origamis com um desejo em mente, este desejo se realizará. A Sadako começou então sua corrida para fazer mil origamis de tsurus, a fim de ter seu desejo realizado: ser curada. Então todo dia ela fazia um pouco, mas ela morreu antes de completar a meta. Depois de sua morte, seus colegas se juntaram e completaram os mil tsurus. Dá até arrepios) presa em uma armadilha, e resolve libertar a coitada. Algum tempo depois, numa noite, uma bela jovem bate à sua porta procurando abrigo. Eles se apaixonam. Para ajuda-lo nas despesas, ela começa a tecer roupas para que ele possa conseguir algum dinheiro, com a condição de que ele não a espie enquanto tece. Ela passa 3 dias trancada no quarto e retorna com uma peça incrível. Quando ela vai repetir o processo, ele não aguenta de curiosidade e a espia, descobrindo sua verdadeira identidade: ela era uma ave que tecia usando suas próprias penas. Ao ver que ele quebrara a promessa, ela voa para longe e eles nunca mais se veem.

Como uma boa fabula, tem teor moralizante e punitivo, mas a história de Kodama segue um rumo ligeiramente diferente, revestida de um sentimento doce e amargo. Tem gosto de saudades, daqueles que doem no peito e as lágrimas se misturam ao sorriso furtivo. Hagoromo Mishin ainda conta com mais uma trama que se entrelaça à de Miwa e Yuichi e se complementam, de mais um casal, no entanto, em uma relação retratada por uma ótica mais moderna. São ambas tramas bem construídas, mas enquanto a de Miwa e Yuichi não apresentam grandes conflitos até o ato final, esta segunda desenvolve um conflito que dá substância e ligamento à estrutura de Hagoromo Mishin, fazendo com que fosse uma narrativa de inicio, meio e fim bem definidos. A arte de Kodama é simples, mas tão articulada quanto elegante. Sua capacidade de narrativa é envolvente e com alguns quadros que realmente entorpecem o olhar por sua beleza cinética e aqui ela se sai particularmente bem ao explorar as características de uma ave que se transformou em mulher. 

Nota: 07/10
Autora: Yuki Kodama
Volumes: 01 (finalizado)
Revista: Flowers (Shogakukan)
Demografia: Josei
Página: MU

Temas Relacionados:
-Kagen no Tsuki (Last quarter) – Ai Yazawa
-[+18] Oh, My Sweet Alien! – Minha Esposa é Uma Alienígena!
-Isshuukan Friends: Seja Minha Amiga!
-5 Centímetros por Segundo - Makoto Shinkai


Imagens selecionadas (traduzidas por mim)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook