Oi meus queridos, novidades para vocês. Estou iniciando um novo projeto pessoal aqui no blog mesmo; pretendo no mínimo uma vez por mês falar sobre um anime que já tenha assistido. Mas não vai ser qualquer gênero que eu vou abordar. Quero falar sobre meus gêneros preferidos, horror e drama. Quando me refiro a horror, quero dizer que vão ser animes que se utilizão de sangue e uma certa violência para contar determinada história. Mas é um saco assistir algo com conteúdo vazio, por isso ele precisa ser um bom drama. Mas as vezes o que esperamos, nem sempre é o que recebemos, por isso também falarei de alguns que me decepcionaram.
Inicialmente não pensava em falar de Tokki tão cedo, mas aquele final me deixou tão puta da vida, que vou disparar minha metralhadora de palavras. Mas vamos com calma né? Logo adiante entenderão o motivo de eu ter ficado revoltada. Tokki é um anime que assisti recentemente por indicação de um amigo, mas ele já tem alguns anos. Então, como diz a Mara; Ikimasuu minna-san!
As tais cenas violentas e pertubadoras, cuidado: spoilers
TOKKO (特公)
Tipo: Anime
Demografia: Seinen
Gênero: Ação, Horror, Sobrenatural
Estúdio: Aic
Direção: Masashi Abe
Episódios: 13
Ano: 2006
Originalmente, Tokko, é uma mangá escrito e ilustrado por Tohru Fujisawa (Great Teacher onizuka) e que ganhou uma adaptação para anime em 2006. A narrativa de Tokko tem inicio 5 anos após um monstruoso e inexplicável acidente que abriu uma enorme cratera bem no meio da cidade. Com isso todas as familias que moravam em um edifício (complexo) ao lado da tragédia, foram mortas (com exceção de alguns moradores). Ranmaru, que é uma dessas exceções que conseguiu sobreviver ao desastre, torna se um policial com a idéia fixa de desvendar o que realmente aconteceu. É justamente quando ele consegue se graduar policial, que começa a ter exito em sua investigação pessoal, pois, quando ele é enviado a um certo local que tem um comércio ilegal de armas, ele se depara com algo que nunca tinha visto antes. Ele fica diante de uma situação inusitada, as pessoas ao redor começaram a agir estranhamente, como se fossem zumbis ou possuídos por uma força sobrenatural, prontos para atacar a ele e seus colegas e por mais que atirassem, as pessoas não morriam.
Kureha não perde tempo |
Saya sendo "caridosa" com o irmão encalhado - vão pensar besteira né? |
Opening e ending
Tokko tem muita ação, suspense, monstros, sangue, ótimos personagens, uma trilha sonora regular que, apesar de não se destacar, casa muito bem com o clima do anime, além de uma trama que apesar de não ser original, nos instiga a continuar assistindo até que esta chegue no climax. Mas então, qual o problema com Tokko? O problema é justamente a trama, oras. Acham que estou me contradizendo? Não, não, pensem comigo em como é frustrante te instigarem com algo e depois simplesmente te negarem esse algo. Mas, deixe-me ser mais clara. A forma como trabalharam os episódios iniciais foi ótima, com a trama ganhando corpo a cada episódio e os acontecimentos levando nosso protagonista muito além do que este imaginaria que poderia chegar. Só que, aparti de determinado episódio, a história que parecia ser bem simples e suficiente para preencher 13 episódios, se revelou muito mais extensa e complicada do que inicialmente imaginado. Mas isso é ótimo. Mas o problema é que não tem mais episódios suficientes para explicar e principalmente resolver todos os acontecimentos que surgiram na ultima hora. E digo que, quando eu vi que faltava apenas apenas 2 episódios para o fim (sabendo eu que, só iria até o 13), comecei a ficar muito ansiosa para ver como iriam se virar nos 30. Ou seria épico (mesmo deixando alguns pontos em aberto) ou seria um fail enorme. E não deu outra, no inicio do ultimo episódio eu já tinha certeza que tudo estava perdido, pois iriam forçar um final ou deixar tudo inconclusivo e foi exatamente isso que aconteceu. Então, sua reação, dificilmente será outra a não ser essa: WTF? Como assim "mano", acabou? Fuuuuuuuuuu...
Zumbis? Meeeeeedo!
Esse é o tipo de expressão comum, em alguém que acaba de assistir a primeira temporada de Higurashi no naku koro ni, mas neste há uma continuação, o que faz a pessoa suspirar aliviada. Mas o fato de ter um final inconcluso, não faz de Tokko um anime ruim, apenas não souberam dirigi-lo adequadamente ou tiveram que arrumar um final de ultima hora. Digo isso, pois há quem diz que Tokko era pra ter originalmente 26 (o que faria muito sentido) episódios, mas foi cancelado antes. Mas o que se pode afirmar com certeza é que terminou daquele jeito, pelo simples fato que não havia mais história para contar. O anime consegue ser bem fiel ao mangá, mesmo alterando alguns acontecimentos, que precisavam sofrer uma adaptação no anime. Mas o mangá tem apenas 3 volumes e seu desfecho consegue ser ainda, mais inconcluso que o anime. Dois volumes são dedicados a trama principal, com Ranmaru, Rokujou e a Tokko. Já o terceiro e ultimo volume, tem como protagonistas os irmãos Araragi e conta a história deles, mas nada acrescenta a trama principal. O mangá foi claramente cancelado e mesmo o autor se despedindo prometendo mais capítulos, sinto dizer que não é bom ter muitas esperanças. Quem se interessar pelo mangá em português, segue o link.
|
Rakujou Owna -- Sem mais. |
Mesmo com todos esses infortúnios, eu recomendo o anime, principalmente para quem curte histórias policiais e horror. Mas fica o aviso que tem cenas de violência explicita, decapitações e sangue. Os monstros são meio decepcionantes, mas vale pela performance dos integrantes da Tokko, afinal, ver a Rokujou fatiar todos em pedaços com sua espada, é muito divertido. O romance esta presente e foi muito bem trabalhado, assim como o drama e a comédia, tudo na medida certa. Fanservice o anime tem demais, e falando especificamente de nudez, é logico que há, mas nada apelativo e casou muito bem com as cenas. E mesmo a Kureha, sendo a bitch do anime, não fez nenhuma exposição desnecessária com sua chamativa jaqueta que ficava sempre aberta, mostrando parte dos seios. Então, eu repito, vale a pena assistir Tokko, mas não crie muitas expectativas quanto ao final. Assistam e tirem suas próprias impressões.
8 comentários :
dependendo do angulo, ela parece ser a Lucy, principalmente nesse ultima foto q vc postou. Ouvi dizer que foi cancelado mesmo na epoca, mas ainda tenho esperança de ter continuação. Tokko e elfen lied
ps; parabens, otima resenha principalmente por ser um anime q ñ é famoso e na epoca procurei, ninguem tinha feito resenha sobre ele no brasil
eu curti o anime apesar daquele final com gostinho de quero muiiiiiito mais rsrsrs
Muito boa essa resenha, fico praticamente perfeita e responde varias duvidas sobre o anime, nao digo da historia mas em relaçao ao proprio anime.
Com aqueli final, realmente percebi que tinha sido cancelado e pelo numero de mangás deve ter sido cancelado tambem. Apesar da animaçao nao ser das melhores o anime e muito bom e envolvente, eu particularmente gostei bastante.
Entao obrigado por responder algumas duvidas que tinha...vlws xD !!
eu curti o anime apesar daquele final com gostinho de quero muiiiiiito mais rsrsrs
Muito boa essa resenha, fico praticamente perfeita e responde varias duvidas sobre o anime, nao digo da historia mas em relaçao ao proprio anime.
Com aqueli final, realmente percebi que tinha sido cancelado e pelo numero de mangás deve ter sido cancelado tambem. Apesar da animaçao nao ser das melhores o anime e muito bom e envolvente, eu particularmente gostei bastante.
Entao obrigado por responder algumas duvidas que tinha...vlws xD !!
Tokko é do mesmo criador de GTO mas o mesmo acho que não teve muita fama quanto GTO que ganhou até spin off mas e um manga muito bom que não merecia o cancelamento se e que este foi realmente o motivo foi um dos primeiros animes que assisti
obrigado por mais uma capa ka e a terceira que eu consigo no bloog
Postar um comentário
Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.