sábado, 26 de fevereiro de 2011

[+18] Evangelion RE-TAKE

Qual é o fã de animação japonesa que não conhece o anime Neon Genesis Evangelion? Há quem goste e quem odeie, mas é inegável a importância que esta obra teve para a animação japonesa e embora quem assista hoje e vê apenas um aglomerado de clichês, é importante que saiba que na época de seu lançamento, todos os elementos presentes na série, foi uma novidade, tanto que diante de tanto sucesso, Hideaki Anno conseguiu garantir mais uma temporada para o anime, conseguindo fecha-lo numa temporada de 26 episódios.

Eu sempre nutri um enorme preconceito contra Evangelion, pelo fato de ser tão conhecido e comentado, na época eu era uma "odiadora" de modinhas e não via nada de bom em coisas do tipo (ai ai, ainda bem que bebi na fonte do conhecimento, né Victorique?), mas diante de uma pressão avassaladora de um amigo, eu acabei cedendo e conseqüentemente me apaixonando.



Mas ei...calma ai Roberta, tenha foco! Certo, diante de um final tão inconclusivo e poetico como o que teve na série original, nada mais justo que se procure mais material e informações para que você possa dormir em paz. Descobri os longas metragens de Evangelion, mas chegando ao fim de  "The End of Evangelion" se descobre que ele não responde nada e te deixa com mais dúvidas ainda.

E é ai que entra esse mangá chamado Evangelion RE-TAKE. Não, ele não vai te esclarecer nenhum fato da série de tv, mas se pega-lo e associa-lo ao The End of Evangelion, um novo mundo se abrirá diante de ti.


Na verdade, Evangelion RE-TAKE é um doujin e é um dos melhores que já vi, tanto em arte como em roteiro e ao contrario da maioria dessas obras que só querem mostrar sexo e sua personagem favorita como veio ao mundo (SEU HEREGE, consciência não dói depois?), RE-TAKE se caracteriza por contar uma história intrigante, psicológica, dramática e até meio doentia.

Para lê-lo, é importante que se tenha visto a série para tv e os dois primeiros longas metragens. Os acontecimentos de RE-TAKE acontecem logo após o fim do filme "The End of Evangelion" (O fim de Evangelion), com Shinji tentando enforcar Asuka. O foco principal é Shinji e Asuka, mas Rei se faz presente também, assim como toda a equipe da Nerv.

Logo após Shinji ser absorvido por um Anjo, ele acaba acordando e vê que o mundo continua igual e Asuka está bem. Ele respira aliviado mas logo a trama vai deixando de ser linear e nos apresentado uma seqüência de flash-backs e nos mostra um Shinji completamente perturbado, como se sofresse de esquizofrenia e nós também embarcamos nesse "viagem", sendo difícil dizer a certa altura da história, o que real e o que é ilusão. E para completar o cenário perturbadíssimo, somos presenteados com a presença de uma bad Asuka, que usa tapa-olho e tem como função, atormentar ainda mais Shinji Ikari. Ele que nessa versão, não está tão idiota como na versão animada, é um Shinji muito mais próximo dos filmes atuais de Evangelion, mas aqui ele não perdeu sua principal característica, que é ser intimista e melancólico.


SINOPSE

Com o fim do terceiro impacto, Shinji e Asuka permanecem diante do interminável mar de LCL. Ao tentar enforcá-la, Shinji tem suas mãos paralisadas pela carícia de Asuka e se desmancha em lágrimas. No momento seguinte, inexplicavelmente, ele acorda nas instalações médicas da NERV… Logo antes do ataque de Bardiel.
Ainda transtornado com o que acabara de ver, Shinji julga tudo ter se tratado de um mero pesadelo. Disposto a evitar que tudo que vira se tornasse realidade, ele resolve mudar suas atitudes e se aproximar de Asuka. Entretanto, para seu desespero, os fatos pouco a pouco começam a se suceder novamente. Shinji começa a perceber que está dentro de um ciclo inescapável, que jamais será quebrado enquanto os assuntos do passado continuarem pendentes.

Conclusão

RE-TAKE tem uma profundidade incrível e me fez lembrar mais um vez que, mesmo eu desgostando profundamente do gênero mecha, eu sinto uma enorme admiração por esta série, que hoje é uma de minhas preferidas por tratar do lado mais melancólico e sombrio do ser humano, sem precisar recorrer a tênue linha de maldade e bondade, todos os personagens são incrivelmente problemáticos e o mesmo se aplica a este doujin. E claro, toda boa história, tem como plano de fundo, um belo romance. E não seria diferente aqui, onde Shinji e Asuka desenvolvem um relacionamento, tanto sentimentalmente como fisicamente. Há sexo explicito, mas de forma alguma ele prejudica a leitura e deturpa seus personagens, tudo acontece da forma mais natural possível.

Este doujin foi criado pelos STUDIO KIMIGABUCHI’s e logo se tornou famoso no mundo todo (claro que estou falando no que se refere a web xD) e seria incrível se Anno comprasse os direitos e lançasse como um spin-off, pois RE-TAKE está muito a frente de qualquer extra já lançado de Evangelion.

O mangá possui dois finais alternativos e não é preciso se preocupar, pois tudo é explicado ao final, não deixando margem pra que ninguém fique perdido. Curiosamente possui uma ordem cronológica meio estranha:


  • Evangelion RE-TAKE 01 
  • Evangelion RE-TAKE 1.5 
  • Evangelion RE-TAKE 02 
  • Evangelion RE-TAKE 03
  • Evangelion RE-TAKE 00
  • Evangelion RE-TAKE 04 
  • Evangelion RE-TAKE AFTER





Volumes: 05
Gênero: Ação, Adulto, Doujinshin, Drama, Romance, Mecha, Psicológico, Sci-fi
Criação: Studio Kimigabuchi
Ano: 2004

11 comentários :

Jones disse...

Wowowww, então se rendeu ao maravilhoso Evangelion é!?! Eu realmente amo a série posso dizer de passagem que foi o anime que me colocou no mundo Otaku de vez, quando era mais novo até vi Yu yu Hakusho, Cavaleiros, e uma imensidão de animes na extinta rede manchete, mas um belo dia meu velho colocou TV a gato (DirectTV) aqui em casa e fui abençoado com o tbm extinto canal Locomotion, pronto, minha vida Otaku começou de vez.
Na locomotion o anime que me chamou atenção foi nada menos que Evangelion, pois a profundidade era imensa, mas depois de um tempo ao ler sobre o Sadamoto e a historia de Evangelion foi que fiquei ainda mais fã, descobri que apesar do anime não fazer muito sucesso na época que foi lançado no japão rendeu a segunda temporada e com absolutamente nada de fundos, Sadamoto conseguiu finalizar o anime com cenas paradas e com muito dialogo e foi ai que ele superou tudo e todos fazendo ao meu ver uns dos maiores animes de todos os tempos, com certeza este esta na minha lista dos 10 +s.
Agora sobre doujin, eu até já li todos do Evangelion por ser apaixonado pela série mas, não os levo como sendo os reais finais de Evangelion mesmo porque se quiser mesmo saber como será o real final da série tem os novos filmes (quadrilogia remakes) sendo lançados, são eles:
Evangelion: 1.0 You Are [Not] Alone
Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance
Evangelion 3.0 Quickening
Evangelion 4.0 Final
Só foram lançados os dois primeiros ainda, se procurar encontra pra baixar fácil fácil e tem o trailer do terceiro no final do segundo filme, vide link: http://www.youtube.com/watch?v=z7rLCNqUjCo
E pra finalizar e quiser saber “tudo” sobre Evangelion pode escutar os podcasts do J-Wave.
http://www.j-station.com.br/index.php/2010/08/podcast-j-wave-9-99-evangelion-parte-1/

http://www.j-station.com.br/index.php/2010/08/podcast-j-wave-10-evangelion-parte-2/

Do mais, nada mais.
Bjo me liga... Carol rs

Jones disse...

Bah desculpa a biblia ali em cima 0_0'

Pedro S. Ekman disse...

Se tem um anime que eu definitivamente não gosto, acho fraco, acho nada carismático, esse anime se chama Evangelion.

Me empolgo mais com a primeira temporada de Pokêmon =)

Unknown disse...

Ótimos links viu Jones. Eu já vi e conheço todos. Alias, esse J-Wave sobre Evangelion foi do CARALHO. kkkkkkkkkkkkkkk
E o remake é excelente, mas eu ainda prefiro a série original, mas claro, a qualidade técnica é incomparavel e podemos dizer que são dois Evangelions distintos néh, FODA FODA. Já faz bastante tempo que vi Evangelion, mas fiquei com vontade de falar desse doujin, que na época achei o melhor spin-off que a série poderia ter. Não gostei muito de Evangelion Iron Maden.

UHUHAHUAHU Pedro-kun odeia. Mas é isso, Evangelion é paixão e ódio *-*

M.A.C. disse...

Eu também sou apaixonado por Evangelion e, assim como o Jones, foi Evangelion que me pôs no mundo Otaku.
Em um belo dia um amigo meu trouxe Eva em DVD pra eu ver. Desde o 1ª episódio que assisti eu já me apaixonei por esse anime e também o considero, sem dúvida, um dos melhores animes já feitos.
E também já li e vi de tudo relacionado a Evangelion.
Ate tenho a coleção de mangá do Iron Maiden. Também comprei uma edição de colecionador do Evangelion: 1.11 You Are [Not] Alone, que me saiu muito caro, mas não me importo.
E adoro o Re-Take.
Valeu por fazer um post sobre o Re-Take Roberta-chan.
Você é demais !!!

Anônimo disse...

Òtima tacada Roberta. Re-Take é uma leitura obrigatoria para todos os fãs ardorosos de Evangelion. Não acrescenta nada na mitologia, mas é muito bom.

julio pq disse...

Olha, pessoal aqui é tudo entendido da área ein. eu gosto de Evangelion, mas nunca li nenhum dos mangás, mais por falta de oportunidade mesmo. Mas agora se a jbc lançar novamente os volumes do zero, eu compro. Quando este ai, estarei dando uma olhadinha,ja que só vou poder ler ele on line mesmo. Não gosto de ler no pc, mas as vezes não o que fazer.

borbs (twiiter @Andresama) disse...

Yattttaaa ~ ~ ~ ~: D

Poderia falar sobre os filmes novos de Evangelion ein? tem tudo a ver com o site

Jones disse...

Wowowww, então se rendeu ao maravilhoso Evangelion é!?! Eu realmente amo a série posso dizer de passagem que foi o anime que me colocou no mundo Otaku de vez, quando era mais novo até vi Yu yu Hakusho, Cavaleiros, e uma imensidão de animes na extinta rede manchete, mas um belo dia meu velho colocou TV a gato (DirectTV) aqui em casa e fui abençoado com o tbm extinto canal Locomotion, pronto, minha vida Otaku começou de vez.
Na locomotion o anime que me chamou atenção foi nada menos que Evangelion, pois a profundidade era imensa, mas depois de um tempo ao ler sobre o Sadamoto e a historia de Evangelion foi que fiquei ainda mais fã, descobri que apesar do anime não fazer muito sucesso na época que foi lançado no japão rendeu a segunda temporada e com absolutamente nada de fundos, Sadamoto conseguiu finalizar o anime com cenas paradas e com muito dialogo e foi ai que ele superou tudo e todos fazendo ao meu ver uns dos maiores animes de todos os tempos, com certeza este esta na minha lista dos 10 +s.
Agora sobre doujin, eu até já li todos do Evangelion por ser apaixonado pela série mas, não os levo como sendo os reais finais de Evangelion mesmo porque se quiser mesmo saber como será o real final da série tem os novos filmes (quadrilogia remakes) sendo lançados, são eles:
Evangelion: 1.0 You Are [Not] Alone
Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance
Evangelion 3.0 Quickening
Evangelion 4.0 Final
Só foram lançados os dois primeiros ainda, se procurar encontra pra baixar fácil fácil e tem o trailer do terceiro no final do segundo filme, vide link: http://www.youtube.com/watch?v=z7rLCNqUjCo
E pra finalizar e quiser saber “tudo” sobre Evangelion pode escutar os podcasts do J-Wave.
http://www.j-station.com.br/index.php/2010/08/podcast-j-wave-9-99-evangelion-parte-1/

http://www.j-station.com.br/index.php/2010/08/podcast-j-wave-10-evangelion-parte-2/

Do mais, nada mais.
Bjo me liga... Carol rs

Power Otaku ^_^x disse...

Esse mangá é muito bom. Li uma 4 vezes e deu vontade de ler de novo. Muito bom o seu texto Betinha XD

Anônimo disse...

Hello!

Quando assisti Evangelion li sobre ele no Wikipédia e a tal revolução temática que ele provocaria no mundo dos animes para saber o quanto daquilo se aplicaria à minha opinião ao finalizá-lo.O resultado ficado foi uma intensa
(auto)crítica da humanidade como um todo e memoráveis elementos técnicos que compoem a série e os filmes(a exemplo fica a abertura e em tradução a OST o Dilema do Ouriço etc),o que pra mim o convite da reflexão ficou mais que bem-vindo.
Em relação à Evangelion RE-TAKE parece que foram beber mais em outros gêneros para uma exploração de outros 'viéses' que causam (melo)drama na vida das pessoas(o que no contexto da série fica coerente).É mais de Evangelion em Evangelion...

Ja ne!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.